Page 1


1. O nome correto das cordas vocais são pregas vocais.

4. Para curar rouquidão, gemada e um chá bem quente são fundamentais?

( ) Certo

( ) Certo

( ) Errado

2. Mel, gengibre e limão fazem bem para a voz? ( ) Certo

( ) Errado

3. Para cuidar bem da voz é muito importante beber bastante água durante o dia? ( ) Errado

5. Quando a voz do adolescente está mudando e oscila, é preciso forçar a voz para ficar grossa, caso contrário, ficará sempre oscilando ou fina? ( ) Certo

( ) Errado

6. Maçã é um exemplo de alimento que faz bem à voz? ( ) Certo

( ) Errado

Respostas: 1)Certo; 2) Errado; 3) Certo; 4) Errado; 5) Errado; 6) Certo.

( ) Certo

( ) Errado


Alguns cuidados são muito importantes para a nossa saúde vocal: Ingerir líquidos ao longo do dia, de preferência água ou sucos cítricos. Leve sempre uma garrafinha de água por onde você for. Leite e seus derivados (chocolate, queijo, iogurte, etc.), assim como os doces em geral, deixam a saliva mais engrossada, criando ruídos durante a fala que deixam a voz com aparência suja, então, não coma antes de usar a voz pra cantar ou se apresentar. Maçã, abacaxi, melancia, pera, manga, uva, maracujá, melão e kiwi são alimentos adstringentes, isto é, funcionam como um detergente para a voz, limpando e deixando bonita. Dê preferência a estes alimentos quando for usar a voz por muito tempo. Quando estiver gripado ou com dor de garganta, evite o excesso de fala e/ou canto, caso contrário, as pregas vocais podem facilmente ficar machucadas.


O grito sempre prejudica a voz, pois precisamos fazer muita força. Percebemos o esforço pelos músculos que “saltam” no pescoço. Evite chamar alguém de longe com gritos ou falar competindo com outros ruídos (música alta, multidão, etc.) e gritar por qualquer motivo. Existem outras alternativas de comunicação à distância, como por exemplo, ao ar livre, podemos projetar melhor o som usando as mãos em concha na frente da boca ou chamar alguém que está longe sinalizando com os braços. Falar demais causa sobrecarga vocal. Evite imitar vozes, sons de animais ou personagens onde é preciso forçar a voz. As pregas vocais são músculos e ficam cansadas como qualquer outro. Durma bem, suas boas horas de sono são fundamentais para o descanso do corpo e da voz. Na adolescência a nossas pregas vocais crescem de tamanho e a voz muda, amadurece. É comum neste período, principalmente em meninos, que durante a fala a voz oscile entre grave e aguda. Isto é normal! Procure falar com o menor esforço possível, em pouco tempo sua voz estará adulta e firme.


Você sabia? O otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo são os profissionais que cuidam e tratam da voz. No Centro de Saúde Escolar do Colégio Farroupilha você pode contar com uma médica e uma fonoaudióloga. Sempre que houver dúvida, ou perceber mudanças vocais, procure imediatamente!

www. colegiofarroupilha .com.br

Cuide bem de sua voz  

Dicas de cuidado com a voz

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you