Revista Gênesis do Colégio Espírito Santo

Page 15

Inverter e inovar Estudar, concentrar-se e perceber uma conexão entre as matérias parece ser algo impossível, mas, quando entendemos o porquê de estudarmos determinado assunto ou, ainda, quando temos a oportunidade de entrar em contato previamente com um conteúdo, podemos nos tornar os verdadeiros protagonistas das aulas e da construção do nosso conhecimento, deixando de lado uma postura passiva. A educação, no século XXI, passa por transformações e nós, educadores, estamos em constante busca de novos recursos para que nossos alunos possam participar das aulas de maneira ativa. Técnicas novas estão surgindo, dentre elas a educação híbrida que vem sendo utilizada de diversas formas.“O ensino é híbrido porque somos aprendizes e mestres, construtores e produtores de informações e conhecimentos, [...]. Somos o que escrevemos, que postamos, o que 'curtimos'. Nisso, expressamos nossa caminhada, nossos valores, visão de mundo, sonhos e limitações.” (MORAN, 2015, p.28). Neste final de trimestre, foi aplicada, nas aulas de Matemática, com os alunos dos nonos anos, a metodologia flipped classroom que consiste em estudar em casa o que será trabalhado em sala e, no momento da aula, aplicar o conteúdo na resolução das atividades propostas.

Sendo assim, foram publicados no Classroom textos e exemplos de aplicação do conteúdo estudado. Depois de lidos, em sala de aula, um grupo de alunos expôs o que entendeu dos textos, apresentou as dúvidas e iniciou um debate que foi intermediado pela professora e teve a participação dos outros colegas. Em seguida, os estudantes aplicaram o conhecimento construído na resolução de situações-problema, de maneira crítica, autônoma, assumindo a autoria de seus atos e produções. Esse modelo de aula também foi aplicado em Educação Financeira, com um formato um pouco diferente. Os alunos assistiram, em sala, a um vídeo sobre consumismo e obsolescência programada e, ao final, discutiram o que entenderam e apresentaram as suas dúvidas. Em casa, responderam a perguntas que foram disponibilizadas no Classroom, realizaram pesquisas sobre o tema estudado e, na aula posterior, estruturaram argumentos contra e a favor do consumismo, reconhecendo a relevância social do tema e propondo abordagens interdisciplinares. Para finalizar a atividade, no auditório do CES, eles participaram de um debate no qual apresentaram os argumentos e todo o conhecimento construído durante as aulas, favorecendo, assim, processos de atuação, pesquisa e reflexão.

FIQUE POR

Professora Vera Lúcia de Oliveira Ferreira Martins

DENTRO

Nas aulas de Biologia, os estudantes das segundas séries do ensino médio, fazendo uso de ferramentas tecnológicas, criaram vídeo aulas, aplicativos e sites sobre o conteúdo de Botânica e apresentaram informações sobre grupos vegetais, formação de flores e frutos. Todos desfrutamos dos benefícios gerados pelas plantas. A diversidade dos ecossistemas e da vegetação neles contida é um fator chave para a nossa sobrevivência, por isso a importância de estudar sobre os vegetais. Ao participarem dessa atividade, os alunos tornaram-se protagonistas do próprio conhecimento. Decifre o QR Code e conheça a produção dos alunos.

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.