Revista Municipal nº 1 Abril 2022

Page 1

Revista

Abril de 2022

Município de Penedono

Distribuição Gratuita

Municipal
N.º 01

Contactos úteis

Bombeiros Voluntários 254 504 120

Centro Saúde 254 549 302 / 254 504 125

GNR Penedono 254 504 151

Farmácia Rua 254 504 028

Emergência 112

Serviços Municipais

Câmara Municipal 254 509 030

Centro de Inovação Social e Cultura 254 247 230

Pavilhão Municipal 254 509 037

Piscinas Municipais 254 505 113

Loja Interativa de Turismo 254 508 174

Serviços de Ação Social 960 402 870

Serviços de Água (Avarias) 925 200 156

Serviços de Águas e Saneamento 925200160 / 933622863 / 925200157

Juntas de Freguesia

Antas e Ourozinho 254 505 063

Beselga 254 549 292

Castainço 254 549 295

Penedono e Granja 254 549 194

Penela da Beira 254 549 221

Póvoa de Penela 254 549 276

Souto 254 504 815

Na eventualidade de pretender receber esta publicação em sua casa, pode manifestar a sua intenção para o email penedonorevistamunicipal@ gmail.com, indicando o seu nome, contacto e morada.

Ficha Técnica

Revista Municipal de Penedono N.º 1 - Ano 1

Propriedade: Município de Penedono

Diretor: Cristina Ferreira (Presidente da Câmara Municipal)

Textos e fotografias: Município de Penedono

Design Gráfico: Hermínio Lopes - HMLprint

Depósito Legal: 123478797/22

Impressão: Penobrindes

Tiragem: 1000 exemplares

Editorial

Estimados Penedonenses, venho ante vós, apresen tar-vos o primeiro número da Revista Municipal de Penedono, uma publica ção periódica autárquica, de âmbito institucional que adota uma periodici dade trimestral.

Qualquer órgão de comunicação, para além de informativo deve ser inclusivo, assim, a Revista Municipal de Penedono, veiculará não só informação relativa à ação municipal, bem como fará referência às atividades desenvolvidas pelas nossas associações e coletividades, importantes ativos da sociedade penedonense que mediante o seu contributo, dinamizam o espectro cultural e económico concelhio.

A Revista Municipal de Penedono não é uma publicação estanque, fechada sobre si mesma, pretende ser e será a voz de Penedono, a voz de todos nós.

Em outubro, assumi o cargo de Presi dente da Câmara, fi-lo com a responsa bilidade que advém da confiança que depositastes em mim e na minha equipa. Vivíamos tempos de incerteza e receio devido à pandemia da COVID 19, tempos esses que, juntos fomos ultrapassando, alimentando a esperança, promovendo a solidariedade e a resiliência que nos é tão característica. Hoje podemos afirmar que caminhamos, com passos firmes, para o fim deste flagelo. Seria injusta se aqui não prestasse o meu tributo àqueles que tudo fizeram para mitigar os efeitos desta pandemia: os Serviços de Ação Social do Município de Penedono, os Serviços de Saúde Local, as direções dos Lares de 3.ª Idade Concelhias, os Bombeiros Voluntários de Penedono, a Guarda Nacional Republicana, o próprio Executivo Municipal de Penedono, com a adoção de medidas que vi saram atenuar o efeitos na econo mia penedonense, os empresários e comerciantes deste concelho que resistiram com tenacidade e souberam manter vivo o nosso tecido económico. Por último, um agradecimento especial a toda a população que soube, de forma civilizada e ordeira, acatar

as recomendações das autoridades de saúde, resguardando-se e cuidando muitas vezes do seu próximo. A pandemia terminará inevitavelmente; no entanto, guardarei sempre, em mim, o orgulho em Penedono e nas suas gentes. Contudo, a ação governativa da Câmara Municipal prossegue assente nos propó sitos e objetivos que eu e a minha equipa delineámos, e que vós sufragastes, para este quadriénio, propósitos esses que assentam numa política de proximidade com toda a população, no desenvolver de uma ação social equitativa, na dinami zação das potencialidades económicas e turísticas, e claro está, na execução de obras estruturais necessárias ao desen volvimento concelhio. Não me proponho executar grandes obras emblemáticas, pretendo sim planear e efetivar, obras que vão de encontro às reais necessidades de toda a população. Uma população que terá na Câmara Municipal de Penedono, uma entidade presente e ativa, disposta a ouvir e apontar soluções para os seus problemas.

Estarei sempre cá para vós! Isso é uma premissa minha, é a minha missão, sou uma de vós.

Em abril somos chamados a celebrar a Páscoa, época de reencontro e confrater nização; sendo o momento mais alto da comunidade católica possui, no entanto, ideais que devem ser transversais a todos os credos tais como a solidariedade, a amizade e a crença na humanidade. Saibamos, pois, nesta época festiva expressar de forma positiva tão nobres sentimentos, saibamos estar próximos, ouvir e partilhar um pouco de nós.

A todos quantos por esta altura regres sam às nossas aldeias, reencontrando os seus, votos de uma feliz estadia e de um bom regresso.

A todos os penedonenses em geral, uma Santa e Feliz Páscoa! Queira Deus na sua infinita misericórdia abençoar-nos e dar-nos a paz!

Sempre convosco!

3CM Penedono
Fazer,
Viver e Sentir Penedono
Cristina Ferreira Presidente da Câmara Municipal
Estarei sempre cá para vós! Isso é uma premissa minha, é a minha missão, sou uma de vós.
01

Autarquia 02

Tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal

Na sequência do sufrágio eleitoral de 26 de setembro de 2021, realizou-se, no dia 17 de outubro, no Salão No bre dos Paços do Concelho, a cerimónia de tomada de posse dos titulares dos órgãos autárqui cos para o mandato de 2021 – 2025.

Integram o Executivo, Cristina Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes e Joana Faustino como Vereado res eleitos pelo PPD/PSD; completando o órgão executivo Sónia Numão e António Silva, Vereadores eleitos pelo PS.

Numa cerimónia que contou com a pre sença de diversas entidades e represen tantes de instituições locais e distritais a edil empossada agradeceu a confiança nela depositada assim como no seu executivo ressalvando que o mandato que agora iniciava, iria pautar-se pela valorização de uma política de proximida de onde o enfoque maior serão sempre as pessoas.

Tomou posse como Presidente da As sembleia Municipal, Carlos Esteves de Carvalho, eleito pelo PPD/PSD; para além de outros membros desta força partidá ria o orgão deliberativo conta também com eleitos do PS e do Movimento Mais Penedono.

4 Revista Municipal

Espaço coworking de Penedono

Nos dias de hoje, e fruto da constante evolução tec nológica, o conceito em presarial sofre mutações que vão de encontro às exigências de um mercado cada vez mais abrangente e competitivo

onde o mote empresarial consiste na partilha de experiências.

Para isso e numa óptica de acompanha mento constante dessa mesma evolução e apoio ao tecido empresarial, o Municí pio de Penedono coloca à disposição de todos, o espaço coworking de Penedono

situado no Centro de Inovação Social e Cultura.

O Espaço está dotado com equipamento informático, acesso à internet e outras valências que permitem o desenvolvi mento da atividade empresarial, assim como a partilha de experiências.

Mercado de Penedono na DOTT

Tendo como objetivo divulgar e potenciar a comercialização dos produtos locais sejam eles agrícolas, gastronómicos ou artesanais, o Município de Penedono estabeleceu parcerias com os CTT e a plataforma on-line da Dott para a criação do projeto Mercado de Penedono.

Em tempos de incerteza e de alguma contração financeira esta é uma iniciativa que visa, acima de tudo, proporcionar aos produtores e artesãos o escoamento dos seus produtos quer para o mercado nacional quer para o internacional.

Assim, entre 02 de dezembro de 2021 e 02 de junho de 2022, pode encontrar o que de melhor se produz em Penedono à distância de um clique.

Mercado de Penedono, saberes e sabores online de Penedono para o mundo!

5CM Penedono

Pinheiro de Natal

Como forma de assinalar a época natalícia, a Câmara Municipal de Penedono procedeu à distribuição de pinheiros de natal pelos es tabelecimentos comerciais do concelho, numa iniciativa que teve como intuito promover e estabelecer a interação entre comércio e a sociedade Penedonense em geral.

A adesão superou as expectativas e os pinheiros decorados pelos comercian tes deram um novo mote a esta quadra singular e querida dos portugueses. Com a implementação desta iniciativa, a Câmara Municipal de Penedono pre tendeu fomentar uma maior envolvência da sociedade civil nas temáticas e ações necessárias ao desenvolvimento social e cultural do concelho.

6 Revista Municipal
Autarquia

Mercado de Natal de Penedono, no Porto Canal

No dia 24 de dezembro, o Mercado de Natal de Penedono foi alvo de reporta gem no programa Viver Aqui do Porto Canal. Através desta iniciativa o canal televisivo destacou o que de melhor se produz em Penedono, dando voz aos produtores e artesãos que assim tive ram oportunidade de divulgar os seus produtos. Todas e quaisquer iniciativas deste género terão sempre o apoio e reconhecimento do Município de Penedono uma vez que as mesmas contribuem para o propósito de promover e divulgar as atividades econó micas concelhias.

o canal televisivo quis dar enfoque ao que de melhor se produz em Penedono

7CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Câmara assina Protocolo de Parceria com o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira

ACâmara Municipal de Penedono assinou, no dia 25 de janeiro, um Protocolo de Parceria com o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira no qual são definidas as bases de cooperação e articulação entre as duas entidades.

Com a sua implementação, a Câma ra Municipal de Penedono e o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de

Moimenta da Beira pretendem potenciar a construção de percursos individuais de qualificação escolar, identificar e procurar soluções formativas ajustadas às neces sidades dos jovens ou adultos do conce lho, reforçar as qualificações profissionais de indivíduos com défices detetados, ou seja, através deste protocolo, a Câmara Municipal de Penedono procura colocar à disposição dos munícipes ferramen tas que lhes permitam uma valorização curricular, logo uma maior valorização profissional.

Penedono como destino de eleição na edição da Revista Caras!

Oconceituado editor da Revis ta Contraponto, Rui Cou ceiro, elencou na rubrica, “A escolha de…”, numa edição da Revista Caras de janeiro, algu mas das suas preferências, tendo escolhido Penedono como destino de eleição, para uma “escapadela de Fim de Semana”.

Para além de se referir ao seu Castelo como, “O mais extraordinário Castelo do país…”, o editor realça a qualidade da nossa unidade hoteleira e o esta do “impecavelmente” cuidado da Vila de Penedono.

O Município de Penedono congratu la-se com a escolha de Rui Couceiro, pois são estes gestos que nos fazem acreditar cada vez mais nas poten cialidades deste concelho e atestam a contínua afirmação de Penedono como destino turístico.

8 Revista Municipal
Autarquia

Abertura ao Público do Balcão Único do Prédio

Atenta ao evoluir tecno lógico e apostada em proporcionar aos seus munícipes uma maior comodidade no acesso aos serviços, a Câmara Municipal de Penedono colocou à disposição da população o Balcão Único do Prédio (BUPI), uma plata forma online e um balcão de atendimento presencial, sediado no edifício dos Paços do Concelho, que reúne informação sobre

Dia Internacional da Mulher 8 de março

Oser mulher foi desde os primór dios dos tempos, sinónimo de luta e resiliência. Se hoje evoca mos o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, é porque nessa data, em 1857 e posteriormente em 1908, um grupo de mulheres teve a coragem de sair à rua, enfrentar os dogmas de então, e lutar pelos seus direitos. Começava en tão o penoso caminho rumo à igualdade e à emancipação feminina.

Hoje, ser mulher é ser independente, é ser ponto de equilíbrio, é ser mãe, é ter a au dácia de recomeçar mesmo que a queda tenha sido enorme, é amar com todas as suas forças ainda que desiludida. Enfim, ser mulher é ser porto de abrigo, ser a cal maria de uma brisa ou a intempestividade de um rio, é ter a graciosidade de um dia de sol que teima em iluminar e aquecer as nossas vidas.

O Município de Penedono associando-se à celebração do Dia Internacional da Mulher, ofertou uma flor às mulheres do concelho; um gesto simbólico, no qual incluiu o reconhecimento pela sua parti cipação na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

as propriedades e onde os proprietários podem fazer a georreferenciação e o registo dos seus terrenos.

Para além de uma maior proximidade, pretende-se, proteger e valorizar as propriedades e contribuir para um melhor planeamento e gestão do território.

BUPI – Penedono, um espaço que é seu, consulte-o, interaja com o mesmo e usu frua dos seus serviços!

O que é seu é seu! E o que é seu merece ser protegido!

9CM Penedono
Fazer, Viver
e Sentir Penedono

Centro de Mostra e Divulgação de Penedono

Situado sobranceiramente ao Castelo de Penedono, o Centro de Mostra e Divulga ção é um espaço concebido para a promoção e divulgação dos produtos endógenos e do artesanato caraterístico deste pequeno recanto beirão.

Aberto ao público, todos os dias, este é um local onde os visitantes e naturais deste concelho podem tomar contacto com produtos hortícolas, doçaria artesa nal, licores, cogumelos e manifestações de diverso tipo de artesanato.

O Centro de Mostra e Divulgação de Penedono para além de ser montra de

tudo o que melhor se faz e produz neste concelho, é essencialmente um espaço comercial, dimensionado para satisfazer as necessidades de escoamento dos pequenos produtores e artesãos locais. Um projeto desenvolvido pelo Município de Penedono que persiste, assim, na senda de apoiar a economia local.

Autarquia

Penedono surge como sugestão de destino, no suplemento, Roteiros para Descobrir Portugal do Semanário Expresso

Das edições mais recentes do Jor nal Expresso faz parte um suple mento intitulado “Roteiros para Descobrir Portugal”, onde várias personalidades são convidadas a percorrer Portugal e, na sequên cia das suas viagens, propõem aos seus leitores, destinos que consideram únicos e de eleição.

No suplemento do dia 4 de março, Penedono surgiu como suges tão de destino, (Roteiro n.º 12 “Dos Vinhedos às Fragas”), por parte do consagrado piloto de Fórmula E, António Félix Costa que, “sugere uma visita ao

Castelo Medieval que alia a robustez à elegân cia. Encimado por quatro torres, semelhantes a mãos com dedos abertos. Um local a não perder, tal como a Vila que o rodeia”.

OMunicípio de Penedono con gratula-se com a proposta do piloto, António Felix Costa, a quem vaticina os melhores feitos desportivos, congratulando-se, em simultâneo, com o trabalho desenvolvido pelo Semanário Expresso em prol da divulgação das potenciali dades turísticas deste concelho.

12 Revista Municipal
Autarquia

Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte já dispõe de máquina personalizada de carimbo de selo branco!

OPassaporte Douro é um projeto desenvolvido, pela Comunidade Intermunicipal do Douro, que visa acima de tudo a promoção e dinami zação turística dos territó rios que integram a mesma. O Passaporte Douro é um documento colocado à disposição dos turistas que atesta, me diante carimbo, a presença dos visitantes nas atrações turísticas indicadas pelos 19 municípios da CIM Douro. No final do seu roteiro turístico e, com o Passaporte com

pletamente carimbado, o turista recebe um certificado de excelência e uma oferta exclusiva do Instituto do Vinho do Douro e Porto.

Penedono aderiu à iniciativa indicando, como pontos de interesse turístico, o Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte, o Castelo, o Centro de Interpre tação de Penedono e o Núcleo Museo lógico do Lagar de Azeite em Póvoa de Penela. Os Passaportes estão disponíveis na Loja Interativa de Turismo e devem

ser carimbados nos pontos de interesse referenciados. No entanto por uma ques tão de comodidade a Câmara Municipal de Penedono instalou, no Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte uma máquina que lhe permite carimbar o seu passaporte in loco.

Adquira o seu Passaporte Douro e des cubra o património turístico da região duriense! Vá pra fora cá dentro e perca-se numa região única e singular!

13CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono
O Passaporte Douro é um documento colocado à disposição dos turistas que atesta, mediante carimbo, a presença dos visitantes nas atrações turísticas indicadas pelos 19 municípios da CIM Douro

O Município de Penedono foi avaliado como uma das 10 melhores autarquias do país

OMunicípio de Penedono foi avaliado como uma das 10 melhores autarquias do país, a 1.ª do distrito de Viseu e a 1.ª entre os concelhos integrantes da Comunidade Intermunicipal do Douro [CIMDOURO], com melhor eficiência financeira no uso dos recursos públicos na administração local.

Dos 308 municípios portugueses – organizados por dimensão, dos quais 24 definidos como grandes [mais de 100.000 habitantes], 96 mé dios [entre 100.000 e 20.000 habitantes] e 188 pequenos [menos de 20.000 habitantes] e com uma pontuação global de 1.444 pontos [num máximo possível de 1.800 pontos], ocupa a 10.ª posição a nível nacional e a 3.ª posição entre os municípios de pequena dimensão com melhor pontuação global, segundo o Anuário Finan ceiro dos Municípios Portugueses referente às contas de 2020, publicado pela Ordem dos Contabilistas Certificados [OCC].

O estudo analisa vários indicadores de desem penho financeiro tendo por base diferentes aspetos orçamentais, económicos, financei ros e patrimoniais, sendo que o Município de Penedono está bem referenciado em muitos dos indicadores analisados, destacando-se os seguintes resultados:

1.º lugar a nível nacional, com melhor grau de cobertura de despesas [60%]

1.º lugar a nível nacional, com menor volume de pagamentos de amortizações de empréstimos – passivos financeiros em 2020 [0 €]

1.º lugar a nível nacional, com menor volume de

juros e outros encargos financeiros pagos em 2020 [0 €]

1.º lugar a nível nacional, com maior diferença positiva entre o Grau de execução de receita liquidada e o Grau de execução da despesa comprometida [39,7%]

2.º lugar a nível nacional, com maior grau de execução do saldo efetivo, na ótica dos com promissos [40%]

2.º lugar a nível nacional, com menor Peso do Passivo Exigível no Ativo [2,1%]

4.º lugar a nível nacional, nos Municípios com melhor índice de dívida total [7,1%]

4.ª lugar a nível nacional, com melhor Grau de execução da despesa relativamente aos com promissos assumidos [165,9%]

5.º lugar a nível nacional, com menor valor de Passivo Exigível [461.429 €]

7.º lugar a nível nacional, com menor valor no Passivo Exigível referenciados pelo ano de 2020 [582.289€]

O estudo, da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade [CICF] do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave [IPOCA] e do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados [OCC] e do Tribunal de Contas.

14 Revista Municipal
Autarquia

Ação Social e Saúde

Natal Solidário

Pese embora a situação pandémica que assola o país e limita o contacto e a interação social, a Câmara Municipal de Penedono não deixou de promover a iniciativa Natal Solidário, ainda que em moldes completamente distintos das edições anteriores.

Assim, ao invés do convívio presencial que, acontecia no Pavilhão Gimnodesportivo de Penedono, com o almoço de natal e várias atividades planeadas para fomentar a inclusão social, cada vez mais necessária na comunidade sénior, a Câmara Municipal optou por fazer chegar, a todos os munícipes com mais de 60 anos uma pequena lembrança evocativa desta iniciativa que, em tempos conturbados, denota a vontade inequívoca do Município de Penedono em permanecer presente no quotidiano das suas gentes.

Uma vontade que não esmorece ante a pandemia que nos assola, pelo contrário fortalece-se na certeza de que juntos e coesos alcançaremos um futuro bem melhor.

15CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono
03
juntos e coesos alcançaremos um futuro bem melhor

Informação Médica Crónica Op.1 – O ABCD do AVC

Estimados leitores, apresento-me a vós pela primeira vez neste registo. A maioria conhece-me de outra área que não a escrita. E ainda bem. De escritor nada tenho. Por isso, estes momentos serão meramente informativos (se tudo correr bem e São Lucas ajudar) e não recreativos. Abraço o desafio de vos falar sobre saúde, esperando verda deiramente que estas crónicas possam ser úteis e esclarecedoras. “Prontos”. Introduções feitas. Cortesias cumpridas. Vamos ao que interessa.

Falo-vos hoje sobre o tão fa moso AVC ou, siglas à parte, Acidente Vascular Cerebral. Comecemos com alguns fac tos. As doenças do aparelho circulatório são a principal causa de morte em Portugal. Estas, nas quais se encontra o AVC, são responsáveis por quase 30% de todas as mortes em Portugal. Portanto, relevante é. Mas afinal o que é o AVC?

O AVC é uma condição que resulta da falta de oxigenação das células que com põem o nosso cérebro. Isto pode ocorrer por dois motivos: o primeiro e mais fre quente (em quase 80%) deve-se à obstru ção de um vaso sanguíneo do cérebro, ou seja, um coágulo entope o vaso, o sangue não passa e o oxigénio e os nutrientes não chegam às células. Consequente

mente elas começam a morrer; o segun do, em cerca de 20% dos casos, deve-se a uma hemorragia – um vaso rompe-se e danifica as células cerebrais. Concluindo, se as células cerebrais morrem, então deixam de realizar as suas funções. Sendo o cérebro um órgão essencial para controlar todos os sistemas, vamos ter diferentes resultados consoante a área afetada. Por exemplo, se afetar a parte do cérebro responsável pela linguagem, então teremos alterações da fala. Se afe tar a parte da visão, haverá alterações da visão. O importante é perceber algumas alterações que são muito frequentes para que as possa reconhecer.

Existem mil e uma mnemónicas distribuí das pelo país. Todas elas válidas desde que resultem para si. Eu sugiro mais uma: ABCD do AVC.

A – Alteração - Subitamente, a pessoa parece diferente. Mais confuso? Dificul dade em levantar ou equilibrar? Se for um familiar próximo vai perceber que algo mudou, ainda que não entenda o quê...

B – Braço – De repente, quem está ao seu lado ficou sem força de um lado do corpo, não consegue mexer o braço ou a perna.

C – Cara – Olha para a pessoa que está à sua frente e repara que não está tudo bem. A boca parece desviada para um lado. Pode pedir à pessoa para tentar assobiar que ficará mais evidente.

D – Discurso – O discurso de repente altera-se e a pessoa tem dificuldade em falar e dizer frases percetíveis.

Se reconhecer estas alterações, deve imediatamente pedir ajuda. Costuma di zer-se que “Tempo é cérebro”. Isto deve-se ao facto de existir uma janela apertada de intervenção. Ou seja, só é possível a equipa médica intervir se for nas pri meiras horas imediatas após surgirem os sintomas. Se for tarde demais, pouco haverá para oferecer.

16 Revista Municipal Ação Social e Saúde

Ora bem, já sabemos reconhecer... Mas falta um tópico igualmente importante. O que fazer para não ter um AVC? A verdade é que existem diversas causas responsáveis por este evento. Muitas de las, não temos como as alterar. Por isso, insisto naqueles fatores em que podemos e devemos intervir. Começo com a base: estilos de vida saudáveis. Esta é sem dú vida a minha melhor recomendação. Isto, reforço, antes ainda de haver qualquer doença, e mais ainda depois de haver.

Começamos por uma alimentação saudá vel, fundamental para a manutenção de um peso adequado. Deve dar-se preferên cia a uma dieta rica em vegetais e frutas, reduzindo açucares, e alimentos ricos em gordura e sal. O excesso de peso e a obesidade aumentam a probabilidade de ter um AVC e estão também associados a maior prevalência de diversas doenças como hipertensão e diabetes, também elas associadas a maior risco de AVC.

Segue-se a prática regular de exercício físico. Por fim, recomenda-se limitar a ingestão de bebidas alcoólicas e para os

fumadores, a cessação tabágica. Para os que estão a perguntar, fumar duplica as probabilidades de ter um AVC. Sim, mesmo se forem poucos cigarros. E sim, cigarros eletrónicos também aumentam. Nivel 1 completo. Vem então o seguinte, que diz respeito ao bom controlo das doenças mais associadas a este evento. Se tem hipertensão, ou seja, se tem a ten são alta, deve procurar um bom controlo da mesma, primeiro cumprindo as medi das que já apresentei, depois cumprindo a medicação, se a estiver a fazer. Se é diabético, deve procurar um bom controlo da sua diabetes para prevenir as suas complicações.

Se apresenta uma dislipidemia, ou seja, se tem o colesterol alto e toma medica ção, é importante que o faça, primeiro cumprindo estilos saudáveis, e depois cumprindo a medicação. Falo por esta ordem intencionalmente.

Deixo a seguinte analogia: o medicamen to do colesterol está para as mudanças, como os seus hábitos estão para o travão de mão. Se não se alimenta bem e, portanto, tem o travão de mão ativado, não adianta tomar o comprimido, ou seja, engatar a primeira. Da mesma forma, como já entendeu, não adianta tomar o comprimido do colesterol antes do rodí zio de picanha...

Resumindo, o AVC é uma entidade demasiado frequente e que carece de uma correta e atempada identificação por todos nós. ABCD (Alteração, Braço, Cara, Discurso) pode ajudá-lo a identifi car precocemente um AVC. Se preferir outra forma de se lembrar, vou tentar não o levar a peito. Todos temos o poder de cuidar dos nossos hábitos.

E assim, termino por hoje, que já estou atrasado para um jantar com os colegas! Assim que tomar o comprimido...

17CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono
O AVC é uma condição que resulta da falta de oxigenação das células que compõem o nosso cérebro.
O AVC é demasiado frequente e carece de uma correta e atempada identificação

Dia Mundial do Cancro

No dia em que se assinalou o Dia Mundial do Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, promoveu uma campanha de sensibili zação que, visou essen cialmente, mobilizar a população na luta contra o cancro. Um flagelo omnipresente que toca a todos sem exceção, independentemente do seu status social. Sendo a saúde um tema muito caro à Câmara Municipal de Pe nedono, a mesma resolveu associar-se a esta iniciativa, promovendo várias ações que convergiram no mesmo sentido, encetar sinergias de divulgação e de com bate ao cancro.

No dia em que se assinalou o Dia Mun dial Contra o cancro e naqueles que o precedem, devemos tomar consciência de quão importantes são os rastreios, a adoção de estilos de vida saudáveis, a sensibilização, a esperança e acima

de tudo a solidariedade. Ninguém deve percorrer este caminho sozinho, todos somos importantes numa batalha que se quer e, deve ser ganha.

Dia Mundial do Cancro, porque ele existe!

Não acontece só aos outros… se, por aca so acontecer, saibamos ser solidários… uma mão amiga ou um estar presente ajudam na caminhada.

Ação de Sensibilização Violência Doméstica

No dia 7 de março, data em que se assinalou o Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica, o Município de Penedono promoveu em parceria com NAVVD (Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Viseu) e o Núcleo de Investigação Especifica da Guarda Nacional Republicana, uma ação de sensibilização, para a população em geral, sobre a violência doméstica, um flagelo presente na sociedade portuguesa que urge erradicar.

A iniciativa aconteceu no Centro de Inovação Social e Cultura de Penedono e teve como objetivos principais alertar e sensibilizar a comunidade para aquela problemática, incentivando a identifica ção e denúncia das situações de crime, por parte dos cidadãos que vivenciem ou presenciem situações de violência doméstica seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

Se é vítima de qualquer género de vio lência doméstica, não consinta, nem se conforme, denuncie.

Se tem conhecimento de qualquer situação, não pactue, não ignore, alerte as autoridades.

A Violência Doméstica é Crime Público. Está nas nossas mãos acabar com este flagelo!

18 Ação Social e Saúde
Não acontece só aos outros… se, por acaso acontecer, saibamos ser solidários…

Somos Todos Ucrânia

Todos nós abominamos a guerra, as suas razões e acima de tudo as suas con sequências. Se até há bem pouco tempo a hipótese de um conflito na europa nos parecia distante, assisti mos, agora, incrédulos ao que acontece na Ucrânia, onde um povo determinado resiste, defendendo com tenacidade o seu direito à liberdade e soberania. Porém, essa luta tem um preço, um preço altíssimo que resulta na perda de vidas e na fuga de milhares de mulheres e crianças a quem se torna cada vez mais penoso explicar as razões de um conflito que não tem qualquer razão de existir. No entanto, no meio deste caos e destrui ção, a humanidade restaurou a fé em si própria e assumiu a obrigação de ajudar o povo da Ucrânia.

Imbuída desse mesmo espírito, a CIM DOURO, em consonância com os 19 municípios que a integram, desenvolveu uma campanha de apoio à Ucrânia, reco lhendo alimentos, roupa e medicamentos, procurando assim dar resposta à situação social dramática vivida por milhares de ucranianos.

Penedono e as suas gentes, assumin do a solidariedade que os caracteriza, aderiu em massa, doando um pouco de si a quem nada tem. Foi gratificante ver um povo unir-se em torno de uma causa e assumi-la como sua. Após o prazo de recolha e, superadas quaisquer expetati vas que pudessem ter sido criadas, partiu rumo à Ucrânia o abraço solidário de Penedono.

A Câmara Municipal de Penedono con gratula-se com a sensibilidade e o empe nho de toda a população, uma população que se agiganta na hora de unir esforços e ajudar o seu próximo. É este o nosso ADN, é esse o nosso propósito!

Continuemos, pois, a ajudar: hoje pela Ucrânia, sempre pela Humanidade!

As crianças e jovens são as gerações futuras, pelo que se constituem como legado fundamental de uma sociedade, daí a basilar importância da existência de um sistema que as proteja e promova os seus direitos.

Tendo em conta o quadro legal definido pela Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (LP CJP), aprovada pela Lei Nº.147/99, de 1 de setembro, com a redação conferida pela Lei nº 142/2015, de 8 de setembro, 23/2017 de 23 de maio e 26/2018 de 5 de julho, as autarquias têm um papel funda mental na criação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens nos respetivos concelhos.

Neste sentido teve lugar, no dia 04 de fevereiro de 2022, uma reunião entre o Município de Penedono e a Comissão Técni ca Nacional da Promoção dos Direitos Proteção de Crianças e Jovens, reunião essa, onde foram traçadas as diretrizes a seguir para a efetiva instalação da CPCJ no concelho de Penedono.

Já no dia 21 de fevereiro de 2022, em sede de reunião do executivo, foi deliberado dar início ao pro cesso de instalação da comissão mencionada anteriormente (CPCJ Penedono).

Instalação que acontecerá breve mente.

19CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Espaços de Convívio

No contexto do progressi vo envelhecimento popu lacional, reforçado pelo aumento da esperança média de vida e o fim da vida ativa/profissional, surge a necessidade de promover o envelhecimento ativo e sau dável desta população.

Os Espaços de Convívio das localidades de Antas, Castainço e Póvoa de Penela colocam à disposição, dos seus utentes, os meios necessários para continuarem a desenvolver as suas capacidades, despertando interesses individuais e coletivos, reforçando a sua identidade, a valorização pessoal e o fortalecimento da participação na vida ativa da comunidade através do desenvolvimento de diversas atividades.

Ação Social e Saúde
Antas Antas Castainço

Projeto Hidrosénior

Piscinas Municipais de Penedono

AHidroginástica

é uma atividade física essen cial para a manutenção saudável, do sistema cardiovascular e muscu lar; através da execução de vários exercícios, os praticantes alcançam uma maior flexibili dade e uma maior coordenação motora.

A sua prática é transversal a todas as faixas etárias. Ciente desta realidade, a Câmara Municipal de Penedono desen volve, nas Piscinas Municipais, o projeto Hidrosénior que consiste em proporcio nar, uma vez por semana, aos utentes dos Centros de Convívio concelhios, sessões de hidroginástica que para além da com ponente física promovem a diversão e o convívio social entre os vários participan tes.

O Município de Penedono desenvolve e apoia a prática desportiva.

21CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono Póvoa de Penela Póvoa de Penela Castainço

Cultura e Turismo

Fins de semana de outono em tons de descoberta!

Acastanha é sem dúvida um dos maiores embaixadores do concelho de Penedono.

Sendo uma castanha de altitude possui características que a diferenciam das suas congéneres nacionais e es trangeiras. Neste sentido, e persistindo numa estratégia de promoção e divulgação, não só da castanha, mas, e também dos produtos endógenos concelhios, a Câmara Municipal de Penedono promoveu, nos fins de semana de 24 de outubro a 28 de novembro, no Centro Histórico da Vila, o evento Fins de semana de Outono em tons de descoberta!, uma iniciativa que proporcionou aos munícipes e visitantes a possibilidade de degustar, de forma gratuita, a singular castanha do concelho, e de descobrir, no Centro de Mostra e Divulgação os produtos endógenos locais, produtos únicos que espelham o saber e os sabores da identidade penedonense.

Através da realização deste evento e de outros similares, o Município de Penedono pretende apoiar os produtores locais e o artesanato assim como, divulgar e afirmar as potencialidades económicas e turísticas deste concelho.

22 Revista Municipal
04
23CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Natal

Encantado

Sendo o Natal uma época de celebração, confraterniza ção e reencontro, em que a palavra família é prota gonista das mais diversas emoções, é imperativo que, pese embora a situação pandémica que se atravessa e que teima limitar a nossa vivência em sociedade, se promovam iniciativas capazes de esbater essa limitação e nos lembrem o quão importante é viver e celebrar as nossas tradições.

Com este propósito, a Câmara Municipal de Penedono promoveu ao longo do mês de dezembro o evento Natal Encantado de Penedono que iniciou com a inaugu ração da iluminação de natal, na Vila de Penedono e, se prolongou por todos os fins de semana de dezembro com um conjunto de atividades vocacionadas para miúdos e graúdos, das quais se destacam:

- O Mercado de Natal, Pista de gelo Interior, espetáculos teatrais, espetáculos musicais, torre de escalada com slide e rapel, atividades que decorreram em espaços emblemáticos da Vila, como a praça sobranceira ao castelo de Pene dono e o largo da Câmara Municipal respeitando, sempre, as normas da DGS e contaram com uma adesão expressiva, prova cabal que a interação geracional e o celebrar das nossas tradições consegui ram superar o receio e o ceticismo.

24 Revista Municipal
Cultura e Turismo

Concerto de Natal

Acultura, nas suas mais diversas manifestações, é um fator essencial na identidade de um povo; através dela adquiri mos valências que nos permitem desenvolver capacidades intelectuais que ditam parte da nossa vivência em sociedade.

Convicta desse propósito e também como forma de exortar a época natalí cia, a Câmara Municipal de Penedono promoveu, no pretérito dia 12 de dezem bro, o Concerto de Natal preconizado pela Orquestra Clássica do Centro, uma orquestra que de alguns anos a esta parte tem permitido, ao público penedonense, o contacto com as grandes obras da música clássica.

Concerto Centenário de Amália Rodrigues Uma História de Vida

No dia 1 de dezembro, o Auditório Municipal Cine -Fórum de Penedono foi palco de um espetáculo musical, Centenário de Amália Rodrigues – Uma História de Vida, preconi zado pelo grupo Vox Angélis. Um espe táculo que evocou a obra e vida de uma maiores Divas da história contemporânea portuguesa.

Com a realização destes eventos a autar quia penedonense pretende exortar, não só parte da identidade cultural nacional, como também potenciar o contacto da população com novas realidades cultu rais que felizmente se descentralizam e encontram novos palcos nos ditos territó rios de baixa densidade.

25CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

BTL

Bolsa de Turismo de Lisboa

ABTL é o maior evento de promoção turística de Portugal. Neste certame faz-se mostra, não só das potencialidades das diversas regiões turísti cas nacionais, bem como das novidades que vão surgindo nos diversos setores ligados à indústria do turismo, sejam elas de índole cultural, de inovação ou de natureza.

Deste modo, e afirmando o propósito de promover e divulgar o potencial turístico do concelho, o Município de Penedono marcou presença na BTL- Bolsa de Turis mo de Lisboa que decorreu de 16 a 20 de março, nos pavilhões da FIL. Para além da habitual promoção ao património edificado, histórico e cultu ral, Penedono apostou na divulgação dos seus produtos endógenos e do seu artesanato. Assim, no dia 20 de março, o Centro de Mostra e Divulgação, “viajou” até Lisboa, levando até à capital o saber e sabores provenientes da mestria das nossas gentes.

Nesse dia, os visitantes do certame pude ram saborear produtos genuínos capazes de fazer o deleite de quem os reencontra va ou simplesmente descobria.

Todavia não foram só os produtos en dógenos que marcaram presença neste evento. O artesanato penedonense foi também um dos protagonistas com os seus artífices a trabalharem ao vivo, afirmando e demonstrando a essência da nossa identidade. Nesse mesmo dia a atuação dos "Jograis do Magriço” conferiu sonoridades medievais numa clara alusão a estas terras do Magriço.

Este tipo de eventos são essenciais à re vitalização do turismo, um setor essencial à economia concelhia.

A Sra. Presidente de Câmara, Cristina Ferreira, acompanhou os produtores e artesãos que se deslocaram a Lisboa, dando assim cumprimento, ao seu objeti vo de promover, não só Penedono no seu todo mas, e também, os seus produtos, o seu artesanato e acima de tudo as suas gentes.

26 Revista Municipal
27CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

05

Em Destaque

28 Revista Municipal

Dia da Árvore

Pese

embora a evolução tecnológica e científica, as árvores continuam a ser o elo responsável pela sobrevivência do planeta terra e dos seus ecossistemas.

Ocupando cerca de 30% da superfície terrestre são responsáveis, através da fotossíntese, pela produção do oxigé nio que respiramos e garante a nossa sobrevivência enquanto espécie. Para além deste papel maior, con tribuem ainda para o nosso desenvolvimento econó mico, fornecendo-nos matérias primas que transfor mamos e aplicamos no nosso quotidiano. No entanto, e fruto de um progresso desmedido e de alguma incúria, vemos as nossas florestas serem reduzidas a áreas cada vez mais diminutas; parece que perdemos a racionalidade e teimamos em antecipar o fim deste planeta que reclamamos como nosso, mas tratamos como se pertencesse a outra qualquer galáxia. Urge, pois, preservar a mancha florestal que nos sustenta, não só porque está na moda a preservação ambiental, mas principalmente pela nossa sobrevi vência.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Penedono em parceria com a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Antas e Ourozinho, a Coopenela, o ICNF, o SEPNA da GNR, a RIBAFLOR, os Bombeiros Voluntários, Associação Humanitária de Solidarieda de Social de Penedono e o Agrupamento de Escolas concelhio promoveu a 21 e 22 de março, diversas ações de sensibilização, que culminaram na planta ção, por parte da comunidade estudantil, de 2000 pinheiros mansos, cedidos pelo ICNF, nas encostas da Serra do Sirigo.

Uma iniciativa simbólica que teve como objetivo sensibilizar os intervenientes para a necessidade de preservar as árvores enquanto garante do equilíbrio ecológico e ambiental, logo a nossa qualidade de vida. Proteger uma árvore é proteger a vida!

29CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

06

Desporto e Educação

30 Revista Municipal

Centro de Inovação Social e Cultura, recebe a visita do Pré-Escolar

Nodia 6 de dezembro, o Centro de Inovação Social e Cultura recebeu as crianças do pré-escolar do Agrupamento de Esco las Álvaro Coutinho – “O Magriço” e da Associação Humanitária de Solidariedade Social de Penedono, para um primeiro con tacto com um espaço que também é deles.

Para além das diversas atividades planeadas para a sua receção, puderam descobrir a área lúdica da Mediateca onde à vários estímulos (jogos didáticos, puzzles, elemen tos multimédia), capazes de apelar ao desenvolvimento da capacidade cognitiva e criativa das crianças. Centro de Inovação Social e Cultura, um espaço dimensio nado à medida de todos!

Centro de Inovação Social e Cultura, um espaço dimensionado à medida de todos!

31CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

O Pai Natal visita a comunidade escolar ACâmara

Municipal de Penedono promoveu, no dia 17 de dezembro, no âmbito das comemorações de Natal da Comunidade Escolar, várias atividades lúdicas tais como, peças de teatro e visitas ao espaço do “Natal Encantado”. Culminando as mesmas, com a visita do Pai Natal que ofereceu uma prenda a todos os alunos da IPSS, do pré-escolar e do 1º ciclo.

32 Revista Municipal
Desporto e Educação

Workshop de Microsoft Word nível intermédio

ACâmara

Municipal de Penedono dinamizou entre os dias 20 e 23 de dezembro, através do Centro de Inovação Social e Cultura, um Workshop de Microsoft Word (nível intermédio), tendo como pú blico alvo os jovens dos 10 aos 15 anos.

Esta ação decorreu nas férias de natal e teve como objetivo dotar esta faixa etária de ferramentas informáticas que lhe per mitam acompanhar o constante evoluir tecnológico não só do ensino como da vivência em sociedade.

33CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono
acompanhar o constante evoluir tecnológico não só do ensino como da vivência em sociedade

Escola de Música, Espaço de Artes

Amúsica

O Magriçoé, desde o princípio dos tempos, um instrumento de comunicação e cultura, capaz de desenvolver potencialidades que se repercutem na maneira de ser e estar do indivíduo, despertando sensibilidades que fazem sobressair o nosso lado mais humano.

Assim, e após o interregno provocado pela COVID 19, a Câmara Municipal de Penedono reiniciou o projeto Escola de Música, Espaço de Artes “O Magriço”, um projeto que aposta na formação musical enquanto veículo de dinamização e valo rização social.

Este projeto vem de encontro aos anseios da comunidade e tem revelado talentos um pouco por todo o concelho.

34 Revista Municipal

Penedono acolheu nos dias 21 e 22 de janeiro o Beira Alta O’ Meeting 2022

Oconcelho

de Penedo no possui condições geográficas perfeitas, ideais, para a prática do desporto de orien tação, um desporto que para além de exer citar a capacidade cognitiva, promove o contacto com a natureza e o património histórico – cultural. Condições reconhe cidas pelo Clube de Orientação de Viseu – Natura que sugeriu a realização do Beira Alta O’ Meeting 2022 em Penedono. Desde a primeira hora, a Câmara Mu nicipal de Penedono aceitou e apoiou, incondicionalmente este repto para o qual contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Penela da Beira.

A prova decorreu nos dias 21 e 22 de janeiro e contou com a participação de 500 atletas, de 20 nacionalidades que percorreram os montes e vales outrora calcorreados pelos “obreiros” da identi dade penedonense. A iniciativa dividiu-se em duas etapas, uma inserida na Taça de Portugal de Orientação e outra que contou para o World Ranking Event. A par das provas aí realizadas em Penela da Beira, no dia 22 de janeiro aconteceu uma mostra/ venda de produtos locais,

numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Penedono, tendo como ob jetivo a promoção dos produtos endóge nos concelhios.

Este tipo de eventos, além de serem em baixadores da prática desportiva, proje tam, por força da internacionalização dos mesmos, as potencialidades turísticas e económicas dos locais onde acontecem.

35CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Teatro para as escolas Acultura

é o espelho da identidade de um povo, um misto de sentimen tos e sensibilidades que moldam o indivíduo, conferindo-lhe aptidões que lhe permitem uma maior sociabilização logo, uma maior interação humana.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Penedono promove iniciativas de índole cultural que visam promover o contac to da população com vários expoentes culturais. Assim, no dia 3 de fevereiro, no âmbito do protocolo estabelecido com a Filandorra – Teatro do Nordeste, a Câmara Municipal de Penedono promo veu, no Auditório Municipal Cine-Fórum de Penedono, o espetáculo teatral Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Uma peça destinada aos alunos do 8.º e 9.º ano, do nosso parque escolar e cujo o estudo faz parte do programa da discipli na de português.

Com a promoção destes eventos, a Câmara Municipal de Penedono visa o de senvolvimento cultural de toda a comuni dade penedonense.

36 Revista Municipal
Desporto e Educação

Semana da leitura 2022 Aleitura

é, em si mesma, um veículo de dinami zação cultural que me diante os vários estilos de escrita proporciona o desenvolvimento da capacidade cognitiva bem como a criatividade humana, fatores essenciais ao evoluir de qualquer socie dade que se repercutem na consolidação da sua identidade. Sentindo como válidos e assertivos estes propósitos, o Muni cípio de Penedono promoveu, de 7 a 11 de março, a Semana da Leitura 2022 que teve, este ano, como tema “Ler sempre. Ler em qualquer Lugar”. Para este evento foram planeadas um conjunto de iniciati vas, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Concelho, que aconteceram em espaços diferentes, como o Centro de Inovação Social e Cultura (Mediateca) e o

Agrupamento de Escolas do concelho, permitindo assim, a necessária en volvência não só do público em geral, bem como da comunidade estudantil. Da Semana da Leitura 2022 fez ainda parte a Feira do Livro que teve lugar no Centro de Inovação Social e Cultu ra; um certame aberto a toda a comu nidade e para o qual foram progra madas visitas dos alunos do parque escolar e das IPSS’s concelhias. No decorrer dessas visitas, a Presiden te da Câmara, Cristina Ferreira, fez oferta de alguns livros, contribuindo desse modo, para o objetivo de incutir hábitos de leitura nos mais novos, um objetivo que faz parte do Plano Nacio nal de Leitura, Ler+.

37CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono
38 Revista Municipal

Dia do Pai 19 de março

Serpai é ser vida, é dar o melhor de si aos seus filhos (independentemen te dos obstáculos que tenha de enfrentar), é ser presença assídua, é ser carinho, é ser edificador de caráter, enfim é ser exemplo, é ser o tudo nada dos seus filhos.

O Dia do Pai, 19 de março, é uma data comemorada em quase todo o mundo. Com a celebração deste dia pretende-se exortar a relação especial que existe entre pais e filhos.

Com este objetivo, os alunos do Centro Escolar de Penedono e da IPSS concelhia, participaram na conceção de um vídeo onde, através da música e da inocência dos seus gestos exprimiram, o seu sentir relativamente a este dia.

Fazer, Viver e Sentir Penedono
39CM Penedono

Desporto

Odesporto é um dos pilares essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida.

Com a sua prática reduzimos substan cialmente o risco de contrairmos doenças cardiovascula res, musculares, obesidade, diabetes e doenças do foro mental, na medida em que graças à libertação de endorfinas, o cérebro é invadido por uma sensação de bem-estar físico e emocional que nos permite diminuir os níveis de stress e ansiedade. Por outro lado, potencia a interação social e o convívio tão necessá rios à vivência humana.

A prática desportiva deve ser transver sal a todos os escalões etários, embora adequada às capacidades e necessidades dos seus praticantes. Ciente desta pre missa, a Câmara Municipal de Penedono proporciona, através dos seus técnicos de desporto, um conjunto de atividades desportivas vocacionadas tanto para o

público em geral como para a comunida de escolar concelhia.

De entre as atividades desenvolvidas no Complexo Balnear Piscinas Municipais de Penedono destacam-se a Escola Munici pal de Natação, as aulas de Hidroginás tica, o projeto Hidrosénior e as aulas de natação para os jardins de infância.

A par destas atividades em contexto aquático há a promoção da Atividade Física, de Aulas de Movimento e de aulas de Movimento Ativo, direcionadas, respetivamente, aos alunos do 1º ciclo, às crianças do Pré Escolar e aos utentes dos diversos Centros de Convívio do conce lho.

A Câmara Municipal de Penedono mantém o seu propósito de apoiar e promover o desporto e a atividade física como garante do bem estar social e físico de toda a população como se constata através da disponibilização do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal sempre que requerido por entidades, coletividades e particulares.

40 Revista Municipal
A Câmara Municipal de Penedono mantém o seu propósito de apoiar e promover o desporto e a atividade física como garante do bem estar social e físico de toda a população
Desporto e Educação

Psicologia & Bem-Estar

Cinco coisas que deve dizer sempre ao seu filho

Aeducação

de uma criança é, hoje em dia, um desafio constante para qualquer pai e mãe. É uma tarefa diária, que exige paciência e atenção.

Deste modo, conheça alguns conselhos importantes para estabelecer a ligação com aqueles que mais importam, utilizan do frases simples que fazem a diferença e que não deve deixar de dizer aos seus filhos.

1 – Eu amo-te. Há quem tenha dificuldade em usar esta expressão com os filhos, mas o que sentem por eles não é amor? Então, verbalize-o. Mostre que o seu amor é incondicional, que os ama mesmo quando se portam “mal”. Aconteça o que acontecer, eles sentir-se-ão amados e desenvolvem a auto-estima.

2- Já viste o que consegues fazer? O estímulo é uma poderosa ferramenta, faz com que a criança tenha vontade de me lhorar por ela própria e não pelo adulto.

Centre-se no processo, no esforço e não no resultado.

3- Bom trabalho! O reforço positivo é importante, para que eles saibam que valorizam certas atitudes, como partilhar o brinquedo com o irmão, ajudar um amigo, arrumar o quarto, mesmo quando ninguém lhe pede, preparar a mochila para o dia seguinte, etc.

4 – És muito importante para mim! Nem sempre os pais conseguem colocar os filhos em primeiro lugar, mesmo que queiram, mas mostrar-lhes que são im portantes para eles é essencial para que se sintam seguros e confiantes. Ajude-os a sentirem-se especiais.

5 – Tu consegues! Se desencorajar o seu filho à primeira tentativa frustrada, ele não irá conseguir atingir os seus obje tivos. Incentive, faça-o acreditar que consegue, que vai encontrar obstáculos, mas que vai conseguir. E você estará lá, sempre para o abraçar na hora da vitória ou da derrota.

41CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

O Papel do Município na Educação

OMunicípio

de Penedo no assume um papel ativo e preponderante na área da Educação.

Numa ação conjunta com o Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho, O Magriço, definem-se estra tégias que melhorem o desenvolvimento socioeducativo do concelho, potenciali zando a realidade existente e tornando a educação num tema que seja da respon sabilidade de todos e para todos.

O Município tem vindo a desenvolver es forços no melhoramento das condições de ensino e aprendizagem de crianças e jovens. Realça-se a consistente aposta na qualidade do ensino, a implementação

de medidas de apoio aos nossos alunos, com projetos de interesse pedagógico, nas melhorias ao funcionamento das escolas, na qualidade das componentes de apoio às famílias; na disponibilização dos mais diversos materiais pedagógicos, necessários à ação educativa.

Salienta-se o Projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso

Escolar (PIICIE), com o intuito de reduzir o insucesso escolar, prevenir a saída precoce dos alunos da escola, aumentar as competências facilitadas das apren dizagens dos alunos do último ano da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O referido projeto assenta numa intervenção variada, multifacetada e rigorosa através do reforço em contexto sala de aula, da promoção do apoio psico pedagógico, dinamização das dinâmicas psicopedagógicas e utilização dos labora tórios de Línguas e Ciências.

A Componente de Apoio à Família e as Atividades de Animação e de Apoio à Família asseguram a receção às crianças (Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico), o serviço de refeições, os intervalos, o lanche e o prolongamento de horário, na parte da tarde. Aquando do prolon gamento de horário do Pré-Escolar, concretamente às segundas, terças, e quartas-feiras, o Município promove diversas atividades, destacando-se: aulas de música, aulas de natação e aulas de movimento, ao passo que nos restan tes dias são proporcionadas atividades lúdico-pedagógicas, visando sempre os interesses e necessidades das crianças; Os alunos que frequentam o 1ºCiclo usufruem diariamente, após o almoço, de variadas atividades, nomeadamente: mú sica, atividades lúdicas e atividade física.

Em suma, a atuação do Município consis te em promover o contacto com diversas modalidades do saber, enriquecer a crian ça a nível cultural e cívico, proporcionar diversão e lazer e, simultaneamente, desenvolver competências que permitam o crescimento integral da criança.

42 Revista Municipal

07

Urbanismo e Ambiente

43CM Penedono

Reabilitação e Consolidação Estrutural e Geotécnica do Castelo OCastelo

de Penedono foi classificado como Monumento Nacional em junho de 1910, sendo propriedade do Estado Português, afe to à Direção Regional da Cultura do Norte.

É, sem dúvida o ex-libris cultural e turís tico não só do concelho como da região, possuindo uma traça arquitetónica que o torna único não só no país como na Europa. Um monumento secular que soube resistir ao progresso e às intem

péries, mas que, no entanto, apresenta fragilidades, degradação e alguns riscos que podem vir a pôr em risco a sua existência estrutural. Assim e, após a efetivação das diligências necessárias da tutela, a Câmara Municipal de Pene dono está a promover uma intervenção muito especifica, a nível da Reabilitação e Consolidação Estrutural e Geotécnica do Castelo, intervenção essa que visa debe lar as fragilidades detetadas e devolver a este monumento as condições necessá rias para que continue a afirmar-se como guardião da nossa história e identidade.

44 Revista Municipal
Urbanismo
e Ambiente

A nascente da Douroana situa-se em plena Serra do Sirigo

Limpeza da Nascente e Captação da Douroana Apreservação

e manu tenção dos recursos hídricos concelhios são uma prioridade para o executivo municipal pelo que a Câmara Municipal de Penedono procedeu a trabalhos de limpeza na ori gem da nascente da Douroana bem como na sua captação.

A nascente da Douroana situa-se em plena Serra do Sirigo e faz parte, conjun tamente com a nascente do Sirigo, da rede de aquíferos existentes nessa serra, que são encaminhados para a Estação de Tratamento de Águas, e que, depois de devidamente tratados, são inseridos na rede de abastecimento público do conce lho que graças a monitorização e trabalho desenvolvido pelos serviços de águas, se traduz num abastecimento de qualidade, como o atestam o resultado das análises efetuadas periodicamente.

45CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Reconstrução, Alteração e Ampliação do Edifício da Antiga Escola Primária de Penela da Beira para Albergue Social Rural

OAlbergue

Social Rural é um projeto cujo objeto de intervenção é o edifício da anti ga Escola Primária de Penela da Beira. Pretende-se com esta obra reformar a infraestrutura e dispô-la ao serviço das populações, mais especi ficamente em duas dinâmicas, a inclu são social e a valorização patrimonial e turística.

Reabilitação do Edifício do Antigo Ginásio do Colégio

Oedifício

irá agregar um con junto de espaços destinados a acolher diversas ativida des, tais como ballet, yoga, workshops, entre outras ocupações de tempos livres para crian ças e jovens.

46 Revista Municipal Urbanismo e Ambiente

Circuitos Rurais de Póvoa de Penela Parque da Cancela – Fase 1

Aintervenção

pretende levar a efeito a cria ção de um itinerário turístico - cultural na freguesia de Póvoa de Penela, concelho de Penedono, assente na valorização e dinamização dos produtos endógenos da aldeia, nomeadamente o azeite, a amêndoa e a castanha assim como na promoção e requalificação do património natural e edificado contribuin do para uma maior atratividade turística do território

criação de um itinerário turístico - cultural na freguesia de Póvoa de Penela

47CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Circuitos Culturais de Penedono Parque dos Viveiros de Penela da Beira Esta

obra surge para reconversão do espaço onde antes se situavam os antigos viveiros florestais, de forma a atrair diversas ativida des culturais e educa tivas, desenvolvidas no concelho, tornando este espaço como um pólo de atração e de comunhão das populações.

A intervenção prevê a salvaguarda do património vegetal local privile giando a manutenção e conservação dos exemplares arbóreos existentes, a promoção de atividades de recreio e de lazer em espaço exterior com oferta de equipamentos potenciado res do uso do parque por diferentes classes etárias, a definição de espa ços de estadia e circulação pedonal, a implantação de um espaço verde público com baixos custos de manu tenção.

48 Revista Municipal Urbanismo e Ambiente

reforço de abastecimento de água ao concelho de Penedono proporcionando aos consumidores o acesso a água segura e de qualidade acrescentada

Rede de Abastecimento de Águas ao Concelho – 2.ª fase Ramal de Bebeses e Conduta Adutora Ferronha/ Adobispo

Estes

investimentos encon tram-se em fase de conclu são e contemplam o reforço de abastecimento de água ao concelho de Penedono proporcionando aos con sumidores o acesso a água segura e de qualidade acrescentada.

Neste âmbito, prevê-se a execução da ligação, através de condutas adutoras, do reservatório de Ferronha ao de Adobispo e a construção da conduta adutora para alimentação do reservatório de Bebeses por derivação da conduta de alimentação a Póvoa de Penela.

49CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono
50 Revista Municipal O QUE A DECO PODE FAZER POR SI? Aconselhamento sobre os seus direitos e obrigações em questões de relações de consumo, em setores como: telecomunicações, energia, banca, compras (presenciais e online), etc. No âmbito da proteção financeira, análise da situação específica do consumidor com o objetivo de efetuar uma reestruturação das dívidas e encontrar formas que permitam ao consumidor cumprir com as suas obrigações financeiras. A DECO ESTÁ EM PENEDONO, FAÇA A SUA MARCAÇÃO: 254 509 030 geral@cm-penedono.pt Espaço do Consumidor 08
51CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono Associativismo e Entidades 09

XVI Maratona BTT

Nos Trilhos do Ceireiro

Nodia 14 de novembro de 2021, a Associação Besel guense promoveu a XVI Maratona BTT “Nos Trilhos do Ceireiro”; esta iniciativa conta, desde a sua 1.º edição, com o apoio inequívoco da Câmara Municipal de Penedono que assim, mantém o seu propósito de apoiar o desporto e a prática desportiva, na certeza de que este é um elemento indispensável ao bem-estar físico e social de toda a comunidade. Esta é uma prova que está perfeitamente en raizada nos circuitos nacionais e nos amantes da modalidade. Os acompanhantes dos cerca de 1000 atletas inscritos que calcorrearam os trilhos do Ceireiro puderam desfrutar das inúmeras atividades planificadas pelo Muni cípio de Penedono para esse fim de semana a saber: degustação de castanha assada, provas de doçaria, licores, cogumelos Shiitake, bem como a possibilidade de assistir a espetáculos musicais, entre os quais o do Artista Márcio Pereira.

52 Revista Municipal Associativismo e Entidades
Penedono apoia o associativismo!

Convívio de S. Martinho Penedono

é um fiel guardião das tradições populares que vinculam a cultura e identidade das suas gentes. Assim no dia 27 de novem bro, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono exortou o S. Martinho promovendo o evento “Convívio de S. Martinho”.

Uma iniciativa de índole cultural que contou com a presença de vários ranchos folclóricos, com a Associação de Recria ção Histórica – “Hoste do Magriço” e o com grupo musical “Jograis do Magriço".

Pese embora a situação pandémica, o evento apoiado pelo Município de Penedono foi um sucesso provando que a interação entre coletividades e autarquia resulta, saindo a ganhar a população e cultura concelhias.

Penedono é um fiel guardião das tradições populares que vinculam a cultura e identidade das suas gentes

53CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Entrudono

Nodia 27 de fevereiro, a Vila de Penedono viveu o Entrudono, uma iniciativa de índole carnavalesca promovida pela Hoste do Magriço –Associação de Recria ção Histórica com o apoio do Município de Penedono.

Das diversas atividades planeadas para o evento destacaram-se o Corso de Carnaval, vulgo desfile, “O Julgamento e Enterro do Entrudo” e a singular “Queima do Entrudo” com a qual se encerraram as festividades.

O Município de Penedono congratula-se com a promoção destas iniciativas cultu rais e enaltece a participação da popu lação em geral, bem como a envolvência das inúmeras associações e coletividades que deram mostras do seu ADN através da participação no Entrudono.

A cultura não é, nem deve ser, o barco de um homem só, é de todos e todos são importantes no seu preservar.

54 Revista Municipal
55CM Penedono

Caminhada Solidária Freguesia de Penela da Beira

Nodia 19 de março, a Junta de freguesia de Penela da Beira pro moveu, com o apoio da Câmara Municipal de Penedono, uma Cami nhada Solidária cujas receitas reverteram a favor da Santa Casa da Misericórdia de Penela da Beira.

Ao longo do trajeto delineado, os cami nhantes “solidários” puderam apreciar e desfrutar das belas paisagens da fregue sia de Penela da Beira.

No final da caminhada os participantes viveram momentos de convívio, num almoço providenciado pela organização. Apesar de algum cansaço físico, todos saíram revigorados pela solidariedade que manifestaram em prol de tão honrosa instituição.

56 Revista Municipal Associativismo e Entidades

Festividades da Nossa Senhora da Cabeça Antas ASenhora

da Cabeça que se assinala a 25 de mar ço é uma das romarias com maior relevo no concelho de Penedono, uma romaria que traz à sua Capela gentes dos mais variados pontos do país que, movi dos pela fé, aqui pagam ou pedem favores à Santa Milagreira ou em demonstrações mais profanas revivem tradições ances trais tais como a partilha dos farnéis e a compra do famigerado fumeiro.

Após o interregno de dois anos foram re tomadas, nos dias 25, 26 e 27 de março, as festividades da Nossa Senhora da Cabe ça, e sob os bons auspícios da divindade, centenas de fiéis rumaram à freguesia de Antas, participando ativamente nas ceri mónias religiosas ou assistindo ao ritual da corrida dos rebanhos, engalanados, ao redor da sua ermida, um ritual secu lar mediante o qual os pastores exibem orgulhosamente os seus rebanhos e para eles pedem a proteção divina.

Associados às celebrações da Nossa Se nhora da Cabeça, aconteceram eventos de índole mais “profana”, espetáculos musicais vários e a realização da carate rística “Feira da Senhora da Cabeça”. A título de curiosidade refira-se que a romaria da Senhora da Cabeça dá início às festividades que acontecem em todas as aldeias do concelho, mormente nos meses de verão, sendo esse ciclo encer rado pela romaria de Santa Eufémia, em setembro.

57CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Cooperativa dos Olivicultores do Vale do Torto Aprodução

de azeite é um dos principais ativos económicos do concelho de Penedono. Possuindo características climatéricas únicas, aqui se produz um dos melhores azeites nacionais, sendo a sua qualidade reconhecida mundialmen te, como o atestam os vários galardões recebidos em certames e feiras internacionais.

Mas tal feito só é possível graças ao trabalho desenvolvido pela Cooperativa dos Olivicultores do Vale do Torto, no Souto, um trabalho meritório, abnegado que dá primazia aos interesses dos seus associados e assume um papel predominante na sustentabilidade do setor.

Na campanha da azeitona de 2021/2022 a Cooperativa dos Olivicultores do Vale do Torto rececionou e transformou cerca de 1.350 toneladas de azeitona, das quais se extraí ram 222.500 LT de azeite.

Relativamente ao escoamento do azeite, saliente-se que 90% da produção destina-se ao mercado internacional, sendo a França o principal consumidor do azeite de Pene dono, sendo os restantes 10% absorvidos pelo mercado nacional.

O azeite está na “moda” e por ser um néctar gastronómico saudável assume, nos dias que correm, novas valências que se diluem pela industria farmacêutica e cosmética ou seja, pese embora os milhares de anos da sua existência o azeite continua a ser um dos ex-libris do nosso quotidiano.

Ainda não provou o azeite de Penedono?

Prove e ficará seu fã.

Penedono Terra de Saberes, Sabores e Tradições

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.