Revista Municipal Penedono nº 3 Outubro 2022

Page 1

Revista Municipal Município de Penedono
N.º 03
Distribuição Gratuita Outubro de 2022

Contactos úteis

Bombeiros Voluntários 254 504 120

Centro Saúde 254 549 302 / 254 504 125

GNR Penedono 254 504 151

Farmácia Rua 254 504 028

Emergência 112

Serviços Municipais

Câmara Municipal 254 509 030

Centro de Inovação Social e Cultura 254 247 230

Pavilhão Municipal 254 509 037

Piscinas Municipais 254 505 113

Loja Interativa de Turismo 254 508 174

Serviços de Ação Social 960 402 870

Serviços de Água (Avarias) 925 200 156

Serviços de Águas e Saneamento 925200160 / 933622863 / 925200157

Juntas de Freguesia

Antas e Ourozinho 254 505 063

Beselga 254 549 292

Castainço 254 549 295

Penedono e Granja 254 549 194

Penela da Beira 254 549 221

Póvoa de Penela 254 549 276 Souto 254 504 815

Na eventualidade de pretender receber esta publicação em sua casa, pode manifestar a sua intenção para o email penedonorevistamunicipal@ gmail.com, indicando o seu nome, contacto e morada.

Ficha Técnica

Revista Municipal de Penedono N.º 3 - Ano 1

Propriedade: Município de Penedono

Diretor: Cristina Ferreira (Presidente da Câmara Municipal)

Textos e fotografias: Município de Penedono

Design Gráfico: Hermínio Lopes - HMLprint

Depósito Legal: 123478797/22

Impressão: Penobrindes

Tiragem: 1000 exemplares

Estimados Penedonenses, volvidos que foram três meses da última edição da Revista Municipal de Penedono, a vossa revista, tenho o grato prazer de retornar ao vosso encontro para, através dela, dar-vos conheci mento das ações desenvolvidas pelos diversos setores desta edilidade, ações essas que vão de encontro às necessidades da nossa popula ção, sejam elas de índole social, administrativa ou cultural. Cumprimos recentemente um ano de mandato, um mandato assente no bem-estar das nossas gentes, objetivo que vamos cumprindo com afinco e determinação, pois é essa a nossa exigência, é essa a nossa determinação.

Vivemos tempos conturbados, a guerra que despoletou na Ucrânia atirou as economias europeias para níveis inflacionários que há muito não se viam, níveis esses que começam a refletir-se no poder de compra das famílias portuguesas.

Nos meses que se seguem terão início as campanhas da castanha e da azeitona, impor tantes ativos da economia Concelhia. Desejo que estas sejam profícuas em quantidade e qualidade.

De 11 a 13 de novembro terá lugar a XI edição do Mercado Magriço, um certame que tem como único objetivo promover as potencialida des económicas concelhias.

Vivemos tempos conturbados, a guerra que despoletou na Ucrânia atirou as economias europeias para níveis inflacionários que há muito não se viam, níveis esses que começam a refletirse no poder de compra das famílias portuguesas.

Não sou mulher de alarmismos, bem pelo con trário, exerço a minha ação pessoal e política de forma coerente e positiva, acredito que sempre encontraremos soluções que nos per mitam continuar o caminho de forma segura e sustentável, no entanto, tal só será possível mediante a conjugação de esforços entre as diversas entidades e a sociedade civil. A Câma ra Municipal de Penedono saberá, como é seu apanágio, estar atenta a todas as situações. A falta de água é tema recorrente. 2022 foi e continua a ser, um ano completamente Atípi co. A ausência de precipitação colocou os nos sos recursos hídricos em níveis preocupantes, porém muito me apraz registar que, até á data, não houve qualquer racionamento de água, para abastecimento público, no concelho de Penedono. Tal deveu-se a uma gestão eficaz, por parte do executivo, serviços municipais e Bombeiros, de todos os recursos hídricos concelhios de forma a manter os níveis freáticos, pese embora o esforço desenvolvido por esta autarquia, tal só foi e, é, possível graças ao civismo da população do concelho de Pene dono que, num altruísmo que lhe é característico, soube unir-se em torno da necessidade de poupar água, um desígnio que é de todos e está intrinsecamente ligado à nossa qualidade de vida.

O Mercado Magriço não se trata de uma qualquer festa estival, tem momentos de lazer como é lugar comum nestes eventos, mas aci ma de tudo tem como génese o potenciar de oportunidades comerciais aos empreendedo res e demais agentes económicos concelhios. Convido-os, pois a visitarem o Mercado Ma griço, a tomar contacto com a nossa realidade económica e turística, a degustar a nossa castanha e demais produtos endógenos. Esperamos por si, será um prazer recebê-los. Por último permiti que faça referência ao dia dos Fiéis Defuntos, data solene onde recorda mos de forma mais efusiva aqueles que par tiram e nos são tão queridos. Saibamos, pois, nesta data tão especial celebrar a memória dos nossos antepassados.

Sempre convosco!

Fazer, Viver e Sentir
Penedono
Editorial 01

Autarquia

Programa de Comparticipação de Medicamentos

Com o intuito de contribuir para a dignificação e melhoria das condições de vida dos agregados familiares com baixos rendimentos e encar gos pesados nas despesas da saúde, a Câmara Municipal desenvolve o Programa de Comparticipação de Medi camentos. Decorrente desse mesmo pro grama, procedeu à atribuição dos apoios referentes à 1.ª prestação deste ano.

Este programa destina-se a apoiar resi dentes no concelho cuja idade seja igual ou superior a 60 anos.

Atribuição de Bolsas de Estudo

Oacesso ao ensino é um direi to fundamental respaldado pela constituição portugue sa, longe vão os tempos em que estudar só era permiti do a quem tivesse capacida de económica para tal, nos dias de hoje a educação assume-se como a pedra an gular da sociedade, é através dela que o país evolui tecnologicamente e se afirma numa economia cada vez mais global. No entanto e, pese embora os apoios es tatais e institucionais, o ensino consome grande parte dos orçamentos familiares, famílias que tudo fazem para que os seus educandos prossigam os seus estudos, sacrificando mesmo sonhos para que esses concluam a sua formação. Neste sentido, o Município de Penedono

visando o apoio aos agregados familiares concelhios, procedeu ao incremento de Bolsas de Estudo para todos os alunos do ensino secundário e superior que obte nham aproveitamento.

No dia 23 de julho, no Salão Nobre dos Pa ços do Concelho, a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Ferreira, fez a entrega das bolsas de estudo aos alunos contem plados, enaltecendo o esforço dos seus encarregados de educação e almejando para todos os que frequentam os diversos graus de ensino um ano de sucesso e realizações pessoais e académicas.

A Câmara Municipal de Penedono pros segue, firme, no seu propósito de apoiar a educação, na certeza de que ela é o garante do futuro e sustentabilidade do concelho.

4 Revista Municipal
02

Início do Ano Letivo

No dia 16 de setembro teve início mais um ano letivo, neste dia bem especial para todos os alunos que iniciaram ou retomaram a sua atividade escolar, o Município de Penedono, na pessoa da sua Presidente Cristina Ferreira, e a Direção do Agrupamento de Escolas Álvaro Cou tinho “O Magriço” estiveram presentes e deram as boas vindas aos professores, colaboradores, alunos e respetivos encar regados de educação.

A educação é sem dúvida o pilar fun damental no ser e evoluir da sociedade neste sentido, o Município de Penedono, procedeu ao incremento de algumas me didas que visam essencialmente apoiar o esforço despendido pelos encarregados de educação com os seus educandos.

Entre as várias medidas destacam-se:

- A gratuitidade de refeições para to dos os alunos do ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º CEB;

- A gratuitidade de transportes para todos os alunos do ensino pré-esco lar, 1º, 2º e 3º CEB;

- Oferta de um cheque escolar a todos os alunos do pré-escolar e 1º CEB, que frequentam os estabelecimen tos de ensino do concelho;

- Oferta de um kit de higiene oral a todas os alunos do pré-escolar que frequentam estabelecimentos de ensino do concelho;

- Comparticipação no custo dos cadernos de fichas/ atividades dos alunos do 1º, 2º e 3º CEB;

- Apoio no montante de 10€ anuais aos alunos do ensino pré-escolar e 1º CEB para aquisição de material escolar.

A todos quantos iniciaram o novo ano letivo, o Município de Penedono deseja as maiores felicidades. Que este seja um ano de aprendizagem, sucesso escolar e acima de tudo saudável interação humana.

5CM Penedono
Fazer,
Viver e Sentir Penedono

Pro to co los

Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono

Associação de Recriação Histórica de Penedono – Hoste do Magriço Associação Grupo Motard de Penedono Associação Cultural e Recreativa Banda Filarmónica de Penedono

Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono

Celebrado

o protocolo entre a Câ mara Municipal de Penedono e o Rancho Folclórico e Etnográfi co de Penedono, grupo/ secção do Centro de Atividades Desportivas e Recreativas de Penedono.

Com a implementação deste protocolo

são definidas as condições para a atri buição de um apoio financeiro, por parte da Câmara Municipal de Penedono, para suporte da atividade regular e desenvol vimento de outras atividades culturais do Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono.

Associação de Recriação Histórica de Penedono – Hoste do Magriço

Celebrado

o protocolo entre a Câmara Municipal de Penedono e a Associação de Recriação Histórica de Penedono – Hoste do Magriço.

Com a implementação deste protoco lo são definidas as condições para a atribuição de um apoio financeiro, por parte da Câmara Municipal de Penedono à Associação de Recriação Histórica de Penedono – Hoste do Magriço, apoio esse destinado à recuperação e manutenção

de réplicas das armas de cerco. Foi, ainda, celebrado o Contrato de Co modato de Bem Imóvel entre o Município de Penedono e a Associação de Recria ção Histórica de Penedono – Hoste do Magriço, através deste contrato a Câmara Municipal de Penedono cedeu à Associa ção Recriação Histórica de Penedono o imóvel da Antiga Escola Primária da Fer ronha para que aí estabeleça a sua sede.

6 Revista Municipal
Autarquia

Associação Grupo Motard de Penedono

Celebrado

o protocolo entre a Câmara Municipal de Penedono e a Associação Grupo Motard de Penedono.

Com a implementação deste protocolo foram definidas as condições para a atri

buição um apoio financeiro, por parte da Câmara Municipal de Penedono à Associação Grupo Motard de Penedo no no âmbito da organização do even to “XX Concentração Motard – 2022” que se realizou de 05 a 07 de agosto.

Associação Cultural e Recreativa Banda Filarmónica de Penedono

Sessão Informativa

Sessão Informativa – Demons tração e Prospeção dos Instrumentos Financeiros Previstos no Ciclo de Progra mação Comunitário 2021 –2027 (Portugal 2030)

O Município de Penedono, em cola boração com a FNWAY CONSULTING, realizou, no dia 06 de julho, pelas 18.30h, no Centro de Inovação e Cultura de Penedono, uma sessão de divulgação dos incentivos comunitários destinados às empresas.

Numa altura em que o Portugal 2020 se encontra na sua fase derradeira, este evento surgiu com o intuito de dar a co nhecer, aos empresários locais e, demais agentes económicos, as oportunidades de financiamento que o Portugal 2030 tem para oferecer assim como, trans mitir boas práticas aos beneficiários, relativamente ao grau de maturidade dos projetos e outras condições especi ficas de elegibilidade, que são matérias essenciais no contexto de aprovação de candidaturas.

Celebrado

o protocolo entre a Câmara Municipal de Pene dono e a Associação Cultural e Recreativa Banda Filarmó nica de Penedono.

Com a implementação deste protoco lo são definidas as condições para a atribuição de um apoio financeiro, por parte da Câmara Municipal de Penedo no, para suporte da atividade regular e desenvolvimento de outras atividades da Associação Cultural e Recreativa Banda Filarmónica de Penedono.

Foi, ainda, celebrado o Contrato de Comodato de Bem Imóvel entre o Mu nicípio de Penedono e a Associação Cultural e Recreativa Banda Filarmó nica de Penedono; com a celebração deste contrato a Câmara Municipal de Penedono cedeu à Associação Cultu ral e Recreativa Banda Filarmónica de Penedono o imóvel da Antiga Escola Primária da Lavandeira para que aí estabeleça a sua sede.

Com a promoção deste evento preten deu-se facilitar aos empresários e em preendedores locais, informação sobre os incentivos de apoio à realização de inves timentos que permitam gerar um efeito transformador e reprodutivo na economia local: aumento do investimento privado, do emprego, da criação de riqueza, dos processos de inovação, da competitivida de e até da produtividade.

7CM Penedono
Fazer,
Viver e Sentir Penedono

Repovoamento de Perdizes Bravas

OMunicípio de Penedono como entidade gestora da Zona de Caça Municipal de Penedono realizou no passado dia 24 de setembro, um repovoamento de perdizes bravas, em locais estratégicos por todo o concelho. Esta ação de largada de perdizes com preendeu, ainda, trabalhos de melhoria de habitats com a realização de semen teiras e de colocação de bebedouros.

Uma iniciativa que tem como objetivo o aumento do efetivo animal das perdizes bravas, o que contribui para a melhoria cinegética e do ato venatório. Este ato faz parte do programa de apoio ao ordenamento e à gestão das zonas de caça, onde o município volta a fazer uma candidatura a nível nacional.

O exercício da atividade venatória nos dias de hoje é um valioso instrumento de dinamização social, económica e turística não só das zonas rurais, mas também como garante da manutenção e limpeza das florestas e do equilíbrio das espécies selvagens.

Uma iniciativa que tem como objetivo o aumento do efetivo animal das perdizes bravas, o que contribui para a melhoria cinegética e do ato venatório.

8 Revista Municipal

“Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”

Penedono Forest

Entre 01 a 31 de agosto a Câ mara Municipal de Penedono, em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), promoveu o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” –Penedono Forest que, desde o primeiro momento, contou com a adesão de vários jovens do concelho.

Esta iniciativa visou essencialmente a adoção e promoção de boas práticas no que à proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas diz respeito.

Os participantes foram capacitados não só para desenvolver ações de vigilância na prevenção e deteção de incêndios florestais como também para promover ações de sensibilização junto da popula ção em geral, alertando-a essencialmente para a necessidade urgente de pôr em prática toda e quaisquer medidas preven tivas para que, futuramente, não sejamos

confrontados com o forte impacto ambiental decorrente da problemática dos incêndios florestais e de outras catástrofes.

A implementação deste programa insere-se nas ações desenvolvidas pela Câmara Municipal de Penedono na salvaguarda do património paisagís

tico, natural e cinegético do concelho. Hoje, mais do que nunca, a preservação ambiental é prioritária, pois através dela estabelecem-se os parâmetros que ditarão os níveis de qualidade de vida das gerações vindouras.

Todos temos o dever cívico de zelar por um património que é de todos.

9CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir
Penedono

Terceira Idade Ativa 03

Penedono tem Talento

Ação Social e Saúde

No dia 31 de julho o centro histórico da vila de Penedono foi palco do evento “Penedono Tem Talento” brilhantemente protagonizado pelos utentes/ frequentadores das instituições concelhias de apoio à terceira idade, seguidamente mencionadas: Centro de Apoio Social de Penedono – Lar de Santa Isabel, Espaço de Convívio de Antas, do Espaço de Convívio de Castainço e do Espaço de Convívio de Póvoa de Penela.

Seria tão-só mais um espetáculo não fosse o facto de os seus protagonistas serem “artistas” menos jovens que atra vés do seu empenho, entrega e dedica ção fizeram jus à expressão “velhos são os trapos”; através da poesia, da dança, da música e do teatro os intervenientes manifestaram a sua alegria de viver, uma alegria contagiante, incapaz de deixar indiferente quem assistiu e se deliciou com a performance e talento destes grandes artistas.

Esta iniciativa faz parte do projeto Terceira Idade Ativa, promovido pela Câmara Muni cipal de Penedono, e visa essencialmente a inclusão social desta faixa etária da nossa população, evitando o sedentarismo, valori zando o seu saber e experiência na certeza de que assim preservamos e enriquecemos a nossa própria identidade.

10 Revista Municipal
11CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Informação Médica Crónica Op.3

Uma crónica para “elas”… e para “eles”!

Estimado leitores, uma vez mais venho ao vosso encontro. Diz o povo que “não há duas sem três”… e não gostando eu de fazer ninguém mentiroso, lá terei que me sacrificar novamente. Se tudo correr como previsto, esta crónica sairá à rua durante o mês de outubro. Apesar de para a maioria de vós poder parecer ousado, pareceu-me ser o mês ideal para relembrar os mais atentos e partilhar com os mais distraídos a iniciativa “Outubro Rosa” ou “pink october”.

Oque é o “Outubro Rosa”?

“Outubro Rosa” é um movimento que surgiu nos Estado Unidos da América, no início da década de 90, que tem por objetivo a consciencialização da sociedade para a luta contra o cancro da mama. Esta iniciativa, que começou com alguns eventos (caminhadas/corridas) no outro lado do Atlântico, rapidamente ganhou popularidade pelo mundo, sendo neste momento um mês que diversas instituições e associações utilizam para abordar este tema ainda tabu, promovendo não só a literacia em saúde, mas também a prevenção e deteção precoce desta doença.

Começando com algumas estatísticas… Segundo o Global Cancer Observatory, no ano de 2020 e a nível mundial, o cancro da mama foi o mais frequentemente diag nosticado. Por sua vez, no ranking dos cancros mais mortais, o cancro da mama feminina ocupou o 5º lugar no pódio. Isto significa que, apesar de ser o mais fre quente, não é o que mais mata. Mas para

que assim seja, é necessário que haja determinados fatores a cumprir!

Em Portugal, estima-se que, no mesmo ano, foram diagnosticados aproximada mente 7000 casos em mulheres, tendo havido cerca de 1800 mortes por esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em 100 cancros da mama ocorre no Homem. Se a regra de três simples não me falha, falamos de 70 homens no ano de 2020...

Isto significa que não falamos de uma doença da mulher e que também os homens deverão estar alerta.

O que é cancro da mama? Muito seme lhante ao que acontece no melanoma (e como certamente todos se recordam, não fosse a minha última crónica dedicada exclusivamente a esse tema), o cancro da mama resulta de uma série de alterações nas células da mama, que terminam em crescimento descontrolado e contínuo. Desta forma, as células vão se multipli cando e formam um pequeno “caroço”, que vai crescendo até ser palpável. É de extrema importância a deteção destas al

terações o mais precocemente possível, já que na fase inicial é possível a remoção apenas deste nódulo. Os problemas são tanto maiores quanto mais tarde for diag nosticado, pois com o passar do tempo, as células vão começar a espalhar-se para outras partes do corpo. Não são conhecidas ainda de forma exata todas as causas do cancro da mama. Contudo, existem alguns fatores que acrescem risco de desenvolver esta doença: a idade parece ser um dos maio res fatores de risco, sendo que cerca de 80% dos cancros ocorrem em mulheres com mais de 50 anos; quase 10% dos can cros têm influência genética, isto é, são transmitidos pelos progenitores, daí ser particularmente importante averiguar a existência de familiares com antecedente de cancro da mama; o consumo exces sivo de álcool e o consumo de tabaco estão relacionado com a grande maioria dos cancros e também com este tipo particular; para além disso, pessoas que tenham tido esta doença numa mama, têm também maior risco de a desenvol ver na outra.

12 Revista Municipal

Quando o diagnóstico é precoce e o tra tamento atempado, conseguimos taxas de cura perto dos 90%, dependendo do subtipo de cancro. Assim, é fundamental investir no rastreio.

Como rastrear? Em primeiro, quero ressalvar a autoexame da mama. É importante que seja realizado de forma regular, idealmente todos os meses. 5 minutos por mês são suficientes e podem salvar a sua vida. Para mulheres ainda menstruadas, a melhor altura será 7 dias após a menstruação, para evitar a tensão mamária natural da fase menstrual. Mu lheres em menopausa poderão escolher um dia específico do mês (por exemplo dia 1) e fazer o autoexame todos os meses no mesmo dia. Deve ser realizado em vários passos. Inicialmente, é importante que se coloque em frente a um espelho e que tome atenção a algumas alterações visuais, como alterações na pele que pareçam “casca de laranja”, assimetrias muito exuberantes das mamas, lesões da pele que não curam ou corrimento nos mamilos. Relativamente à palpação, esta será realizada mais facilmente se for feita durante o banho, já que o sabão facilita o deslizamento dos dedos e permite uma palpação mais precisa. Para o fazer, deve colocar uma mão atrás da cabeça e fazer palpação com a outra. O importante é não deixar nenhuma área esquecida.

Poderá fazer movimentos verticais, per correndo a mama em movimentos para cima e para baixo, ou então movimentos circulares, começando no mamilo e per

correndo toda a mama de forma circular e para a periferia. É essencial não esque cer a axila, já que existe tecido mamário que se prolonga até esta área. Caso note alguma alteração, deverá procurar o seu médico, para que ele avalie a necessidade de realização de algum exame. No nosso país está implementado um rastreio de cancro da mama, em que mulheres entre os 50 e os 69 anos são convocadas de 2 em 2 anos para a reali zação de uma mamografia. A mamografia é uma radiografia de baixa dose que permite detetar alterações sugestivas de cancro. Importa perceber que este rastreio, ao contrário do que muitas vezes se pensa, é extremamente qualificado. Em primeiro, os médicos imagiologistas

que avaliam estes exames são altamente diferenciados. Em segundo, cada exame é analisado por dois médicos diferentes. Cada médico relata o exame de forma independente havendo posteriormente uma comparação das respostas.

Se ambos concordarem em achados benignos, ou seja, inofensivos, a utente repete o exame em 2 anos. Se os achados forem claramente malignos, é marcada uma consulta especializada. Caso os relatos médicos não sejam congruentes, é agendada uma consulta de aferição, na qual é realizado novo exame para escla recer as alterações. Este rastreio possibi litou a deteção de alterações numa fase inicial, o que permitiu aumentar drasti camente a taxa de sobrevivência, bem como a realização de tratamentos menos invasivos.

Aproveito estas últimas palavras para fazer referência a 2 pontos importantes. O primeiro para as mulheres que tenham história familiar marcada de cancro da mama, pois é possível que seja necessá rio iniciar vigilância antes dos 50 anos. Informe o seu médico. O segundo diz respeito aos homens. Continua a haver o mito de que esta é uma doença da mu lher. É importante perceber que muitos homens são afetados e que, talvez pela falta de preocupação, costumam ser de tetados em fase avançada e com poucas opções de intervenção.

Assim termino. Se o povo diz que “não há duas sem três”, também costuma dizer que “à terceira é de vez”… Será?

13CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono
André Fonseca Interno de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar

midor

Nova lei das telecomunicações protege consumidores

De acordo com a nova lei, cancelar um contrato de telecomunicações será agora mais fácil.

Anova lei prevê que nos casos em que o motivo se trata de desemprego, doença prolongada ou emigração, os consu midores poderão rescindir o contrato sem ter que efetuar qualquer pagamento.

A rescisão de um contrato de fidelização com as telecomu nicações é extremamente complicada para o consumidor, pois este para fazê-lo vê-se, muitas vezes, obrigado a ter que pagar o valor em falta até ao final do contrato e ainda uma penalização por não respeitar o período acordado.

A nova lei prevê que nos casos em que o motivo se trata de desemprego, doença prolongada ou emigração, os consumidores poderão rescindir o contrato sem ter que efetuar qualquer pagamento. Portanto, os operadores não poderão, após a publicação da lei, exigir ao consumidor titular do contrato o pagamento de quaisquer encargos, se em causa estiver uma situação de desemprego por iniciativa do empregador e que implique uma perda de rendimento mensal ao consumidor. Também estará prevista na lei a incapacidade para o trabalho, seja ela per manente ou temporária, de duração superior a 60 dias em caso de doença e que implique novamente uma perda do rendimento mensal. Em qualquer uma destas situações a perda de rendimentos tem de ser igual ou superior a 20%.

Outra situação prevista nesta nova lei refere-se à mudança de habitação permanente, permitindo-se igualmente a rescisão do contrato sem ter que efetuar nenhum pagamento. Especialmente em casos de emigração, mas também em algumas circunstâncias em que o operador não consegue ga rantir o serviço, com as mesmas condições ou equivalentes, em termos de preço e de características, na nova morada. No entanto, nos casos mencio nados, o consumidor terá de avisar o operador, por escrito, com 30 dias de antecedência no mínimo.

14 Revista Municipal
Qualquer dúvida, a DECO está disponível para ajudá-lo. DECO CENTRO Conte com o nosso apoio no Município de Penedono, para saber mais: 254 509 030 geral@cm-penedono.pt Espaço do Consu-
04
15CM Penedono
16 Revista Municipal
17CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono Associativismo e Entidades 05

26 e 27 de julho Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Nos dias 26 e 27 de julho Penedono acolheu os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2023, a Cruz Peregrina, entregue aos jovens pelo Papa João Paulo II em 1984 e que, desde então percorreu mais de 90 países nos cinco continentes assumin do-se como verdadeiro sinal de fé. Acompa nha-a a Nossa Senhora Salus Populi Romani, ícone ao qual o Papa João Paulo II entregou a tarefa de representar a presença de Maria junto dos jovens, a esta divindade reconhe ce-se a capacidade de afastar os perigos e desgraças ou mesmo pôr fim a pestes.

Depois de uma noite de Adoração ao San tíssimo na Igreja Paroquial de Penedono, os símbolos partiram num périplo por diversas instituições concelhias tendo o seu ponto mais alto nos Paços do Concelho onde foram acolhidos por todos os funcionários, vários elementos dos serviços públicos, Bombeiros, GNR e Executivo Municipal. Numa atmosfera de fé os presentes pude ram tocar os símbolos depositando neles os seus pedidos, agradecimentos e as suas emoções.

Usando da palavra a Presidente da Câmara Municipal de Penedono, Cristina Ferreira, apelou, nestes tempos conturbados, à fra ternidade, à união, à humildade e ao difundir da mensagem expressa nestes símbolos, que se traduzem numa mensagem de paz, concórdia e esperança. Incentivou igual mente os jovens deste concelho a tomarem parte na Jornada Mundial da Juventude e a celebrarem, conjuntamente com sua Santidade o Papa Francisco, a vida, a fé e a alegria.

Pese embora esta ser uma iniciativa de índo le religiosa, os seus valores são transversais a todas as crenças e Credos. Se os souber mos colocar em prática de certeza que este será um mundo bem melhor.

18 Revista Municipal
Associativismo e Entidades

Festival de Folclore

ORancho Folclórico e Etnográfico de Pe nedono organizou e a Câmara Municipal de Penedono apoiou mais uma edição do Festival Internacional de Folclore de Penedono.

Neste contexto, no pretérito dia 30 de julho, a Praça 25 de abril, sobranceira ao Castelo de Penedono acolheu um espetáculo de cor, movimento e sonoridades, num verdadeiro hino à etnografia nacional e internacional onde as atuações dos grupos participantes no certame, Rancho Folclórico de Pedrogão Pequeno, Sertã, Grupo Folclórico de S. Louren ço de Alvelos, Barcelos, Rancho Folclórico de São Lourenço de Guilhabreu, Vila do Conde, Groupe Les Pastourelles de Campan, França e Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono, transportaram os espetadores ao que de mais genuíno caracteriza a cultura popular.

Numa altura em que pratica mente todos os dias somos confrontados com novos e diversificados espetros cultu rais que vão moldando o ser e evoluir da sociedade, é deveras gratificante observar que o fol clore e a etnografia conseguem cativar gente jovem que, des prendida de qualquer interesse, vai mantendo vivas as nossas raízes e tradições.

Honra seja feita ao Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono que através da sua entrega e abnegação vai preser vando e divulgando o cancio neiro e as danças tradicionais deste pequeno recanto beirão.

19CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Jornada Medieval

No dia 14 de agosto, pelas mãos da Asso ciação de Recriação Histórica – Hoste do Magriço, aconteceu, na zona envolvente ao mi lenar Castelo de Pene dono, a Jornada Medieval, um evento que teve como objetivo proporcionar aos veraneantes e locais que visitavam o Centro Histórico desta vila, um dia de vivências marcadamente medievais.

Foram várias as iniciativas que recria ram momentos do quotidiano medie val, num cenário Idílico. O público foi convidado a interagir com os protago nistas e a viajar por entre as estórias e história da nossa identidade, numa viagem embalada pelas sonoridades musicais de então.

um evento que teve como objetivo proporcionar aos veraneantes e locais que visitavam o Centro Histórico desta vila, um dia de vivências marcadamente medievais.

20 Revista Municipal
Associativismo
e Entidades

Romaria de Santa Eufémia

Oconcelho de Penedono exortou nos dias 15 e 16 de setembro a Mártir Santa Eufémia, venerada ferverosamente pelas suas gentes que nestes dias acorreram ao seu Santuário, participando nas cerimónias religiosas, pedindo as graças da Santa Milagreira, cumprindo as suas promessas e expressando a sua fé.

A Romaria de Santa Eufémia é, a par da Romaria da Nossa Senhora dos Remé dios, em Lamego, uma daquelas que no Douro Sul tem mais projeção, sendo o seu Santuário visitado por milhares de pes soas que reconhecem a Santa Eufémia a capacidade de operar milagres e socorrer os seres mais aflitos.

venerada ferverosamente pelas suas gentes que, nestes dias acorreram ao seu Santuário, participando nas cerimónias

21CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

06

Nossas Gentes

O castelo é Penedono no horizonte

Perante rubras linhas ténues que se despenham Lá, muito longe, no infinito cru e fusco horizonte, Os olhos do poeta histórias de pasmar desenham Enquanto teus caminhos flamejam a monte

Caminhas na sua quietude, sem nela te moveres, Circundado de ancestrais paredes que proteges. És a glória destas gentes de infernais padeceres E a memória vivificada dos feitos que tu consegues.

Tu és o tempo e a garantia dessa mesma verdade Que perdura, tal como o granito heroico que resiste. Tu honras um soberbo e duro passado de saudade!

És o tempo onde o futuro se domiciliou e já existe Ainda que mascarado de vera e tensa dificuldade Mas que em Penedono, cresce, floresce e coexiste.

22 Revista Municipal
Foto de Filipe Saraiva

Homenagem aos Ex-Combatentes

Em 1961 eclode a Guerra do Ultramar. Tinha assim início o fim do apego que Portugal tinha pelas suas colónias. No entanto, o regime de então não soube ler os sinais independentis tas dos vários territórios ultramarinos e pôs em marcha a sua máquina de guerra visando a soberania e salvaguarda do Portugal Ultramarino. Por todo o país foram recrutados milhares de jovens que depois de treinados embarcaram rumo à pátria ultramarina, levando na bagagem a irreverência da juventude, os anseios de quem parte para a guerra e as saudades e lágrimas dos seus familiares e entes queridos.

Penedono não foi exceção e entregou, ao esforço de guerra, dezenas de jovens combatentes, dignos “Magriços” que até ao ano de 1974, ano em que terminou a

23CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Guerra do Ultramar, por força da Revolu ção dos Cravos e consequente queda do regime, defenderam acerrimamente as cores da Bandeira Nacional num conflito que involuntariamente foram chamados a travar. Estes homens são testemunhas e protagonistas da história nacional. Como forma de reconhecimento e apreço pelo serviço prestado, a Câmara Municipal de Penedono, em parceria com as Juntas de Freguesia concelhias, promoveu no preté rito dia 04 de agosto o evento “Homena gem aos Ex-Combatentes”.

As comemorações iniciaram-se com os ex-combatentes e respetivos familiares a experienciar um significativo momento de introspeção e recolhimento através da participação na eucaristia celebrada na Igreja Matriz de S. Pedro, em Penedono. Finda a cerimónia religiosa, rumaram ao Monumento e Memorial dos Ex-comba tentes onde, contando com a participa ção do Executivo Municipal foram deposi tadas coroas de flores, num gesto singelo e simbólico que evocou a memória dos “camaradas” que tombaram em combate, e a daqueles que pese embora tenham então sobrevivido já não se encontram entre nós. Após os atos cerimoniosos teve lugar o jantar convívio, onde a des contração, a alegria e o bem-estar foram as palavras de ordem; ali se reavivaram memórias, ali aconteceram reencontros e, acima de tudo, ali se celebrou a alegria de estar vivo. A finalizar este dia festivo, houve a distribuição do bolo alusivo à efeméride e a entrega de uma lembrança a todos os ex-combatentes efetuada pela edil, Cristina Ferreira.

Com a promoção destas iniciativas, a

Câmara Municipal de Penedono pretende evocar todos os protagonistas da história nacional e concelhia, uma vez que o ser de um país e de um povo assenta na sua história, independentemente do maior ou menor consenso que a mesma possa gerar, pois dela irradia toda a sua identi dade.

ali se reavivaram memórias, ali aconteceram reencontros

24 Revista Municipal

Dia dos Avós

No dia 26 de julho o Santuário de Santa Eufémia acolheu as co memorações do Dia dos Avós, uma iniciativa através da qual a Câmara Municipal de Penedono pretende, não só homenagear os avós deste concelho, importantes ativos na edificação da identidade concelhia, bem como promo ver o convívio intergeracional entre avós e netos fomentando assim a partilha de experiên cias e a passagem de testemu nho àqueles que agora tomam em mãos a responsabilidade de prosseguir a construção de um presente sólido na afirma ção do futuro de todos nós.

Nesse dia, e sob os bons aus pícios de Santa Eufémia, as vá rias centenas de intervenientes tiveram oportunidade de par ticipar na Eucaristia celebrada pelo reverendo Pároco José Miguel e animada pelos alunos do Espaço de Artes “O Magri ço” do Município de Penedono, num momento de introspeção e recolhimento com Deus, espelho da fé que alimenta as nossas gentes. Após este ato teve início uma tarde vocacio nada ao lazer e descontração onde avós e netos deram verdadeiro sentido às palavras alegria e cumplicidade. No final do dia aconteceu o lanche e o cortar do tradicional Bolo do Dia dos Avós.

Um dia único e singular, um dia que exortou a vida e experiên cia daqueles que, pese embora o passado e todas as suas vicissitudes, mantêm o sorriso, a alegria, o querer ser e o que rer fazer, demonstrando uma energia invejável que a todos contagia.

25CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono
26 Revista Municipal
27CM Penedono
28 Revista Municipal

07

Cultura e Turismo

Concerto de Márcio Pereira Piscinas Municipais

No dia 10 de agosto o Com plexo Balnear de Piscinas Municipais de Penedono, foi palco de um concer to intimista do artista Márcio Pereira, jovem penedonense com provas dadas no panorama musical nacional e, por quem as gentes desta terra nutrem um carinho bem especial. Numa noite amena, as dezenas de

espetadores aí presentes, dançaram e vibraram ao som dos êxitos do artista. Esta iniciativa fez parte de um conjunto de ações promovidas pelo Município de Penedono que visaram essencialmen te a animação das noites de verão na Vila de Penedono, planeadas de modo a não coincidirem com as festividades que aconteceram um pouco por todo o concelho.

APraça 25 de abril, so branceira ao Castelo de Penedono tem sido, ao longo dos tempos, local de diversas manifesta ções culturais assim, no dia 17 de agosto foi dada primazia à música popular portuguesa que através dos artistas Mónica Sintra,

Romana e Márcio Pereira preencheram o espaço com sonoridades bem conhe cidas das centenas de espectadores aí presentes.

Este foi um espetáculo incluído nas ações de dinamização das noites de verão, planeado pelo Município de Penedono de forma a proporcionar momentos de diversão e de lazer a toda a população.

29CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

O setor do Turismo

Osetor do Turismo, foi um dos mais afetados pela problemática da pande mia, no entanto e, pese embora todas as circuns tâncias, é também aquele que tem vindo a recupe rar de forma mais consistente.

Penedono acompanha essa recuperação registando níveis de procura muito próxi mos do período pré-pandemia.

A Loja Interativa de Turismo de Penedono é o ponto de referência para os visitan tes neste concelho, ali acorrem todos aqueles que, fazem destas terras destino de eleição para os seus momentos de lazer e, na análise feita aos seus dados estatísticos, confirma-se um aumento ex ponencial de turistas que vão descobrin do o vastíssimo património do concelho de Penedono.

No entanto, Penedono não é só rico em património histórico e patrimonial, é mui to mais do que isso, é natureza, desporto, tradições, produtos endógenos, etc…

Penedono é pejado, ao longo dos seus 134 Km2, de cantos e recantos que nos fazem sentir a beleza no seu sentido mais puro …

30 Revista Municipal
Cultura
e Turismo
Venha até nós!
Penedono espera por si!

Com o intuito de apoiar os produtores locais, o artesa nato, bem como divulgar e afirmar as potencialidades económicas e turísticas deste território, o Município de Penedono, a exemplo do que aconteceu no ano passado, vai levar a efeito a realização dos “Fins de Semana

de Outono 2022”, persistindo numa estra tégia de promoção e divulgação, não só da castanha, mas de todos os produtos endógenos do concelho.

Assim, nos fins de semana de 30 de outubro a 27 de novembro, irão decorrer no Centro Histórico da Vila um conjunto de iniciativas, visando proporcionar aos munícipes e visitantes a possibilidade de

degustar, a singular castanha do conce lho, e de descobrir, no Centro de Mostra e Divulgação os produtos locais, produtos singulares que espelham o saber e os sabores da alma penedonense.

Penedono Terra Encantada, espera por si!!!

Implementação de Rotas Culturais Rede de Percursos Pedestres

Com o intuito de promover a conservação e valorização do património cultural e na tural, constituindo-se como um instrumento de sus tentabilidade do território, através da sua valorização turística, o Município de Penedono está a implementar três percursos culturais pe destres, que irão espelhar a diversidade cultural e natural deste território, sendo estes: Rota do Sirigo, Trilhos do Ouriço e da Castanha e Rota do Azeite.

O projeto está em fase de execução, na produção de conteúdos e materiais a colocar para identificação e colocação nos mesmos.

31CM Penedono

08

Desporto e Educação

Oinglês é nos dias de hoje uma língua universal, e, como tal veículo funda mental na comunicação seja ela comercial ou cultural, num mundo cada vez mais global, assu me-se como edificador de pontes entre povos e economias mundiais.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Penedono em parceria com a Academia de Inglês – Centro de Preparação de Exames Cambridge promove, no Centro de Inovação Social e Cultura, cursos de inglês. Estes cursos, com início no mês de outubro, são lecionados pela Academia de Inglês e certificados pela Cambridge English Language Assessment e abran gem quatro áreas de competência linguís tica (leitura, compreensão oral, produção escrita e produção oral).

No final do curso os alunos são subme tidos a um exame da Cambridge English Language Assessment. Após o mesmo e caso obtenham resultado positivo, ser -lhes-á entregue um diploma que é aceite e reconhecido internacionalmente, dado que estes cursos estão associados ao Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Com a promoção destas iniciativas, a Câmara Municipal de Penedono pretende facilitar a aquisição e o enriquecimento das competências linguísticas de toda a população.

edificador de pontes entre povos e economias mundiais.

Andebol

Os alunos do 1º ciclo do Centro Escolar de Pene dono usufruíram no dia 28 de setembro de uma tarde diferente, dedicada ao contacto e à prática do andebol.

Ao todo, 59 alunos do 1º ao 4º ano de es colaridade, do Agrupamento de Escolas de Penedono, participaram no Festand promovido pelo Núcleo de Andebol de Penedono (NAP). Este evento é inserido no projeto Andebol4Kids sob a orienta ção da Associação de Andebol de Viseu e que conta com a parceria do Municí pio de Penedono, do Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho – “O Magriço” e o Núcleo de Andebol de Penedono.

As crianças encheram o Pavilhão Municipal com a sua alegria e energia inesgotável, na prática da modalidade de andebol, que há muito já se afirmou por estas terras. Estes eventos, de forma leve e lúdica, pretendem sensibilizar os mais novos para a prática desportiva, promo ver o desenvolvimento físico-motor e em particular promover o contacto com este jogo, o andebol.

Estiveram presentes, e em perfeita par ceria com o NAP, para incentivar estes jovens e promissores atletas, represen tantes do executivo do Município de Penedono e da direção do Agrupamento de Escolas Álvaro Coutinho.

O técnico dos escalões de bambis, minis e infantis, do Núcleo de Andebol de Pene dono, orientou estas crianças no decorrer do evento, sendo coadjuvado por alguns atletas dos escalões de infantis e inicia dos e membros do staff do NAP.

Foi uma festa do andebol e a confirmação que esta modalidade desportiva preten de, acima de tudo, continuar a crescer no nosso concelho e a formar e educar pelo desporto.

33CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Complexo Balnear Piscinas Municipais de Penedono

No dia 14 de junho, o Complexo de Piscinas Municipais de Penedono, iniciou a Época Balnear 2022 assim, os munícipes e visitantes usufruíram, a partir dessa data, da piscina exterior e da sua zona envolvente.

O Complexo Balnear de Piscinas Munici pais é um espaço comunitário, dotado de valências capazes de satisfazer as neces sidades de quem as frequenta, sejam elas recreativas ou de manutenção.

No decorrer desta época balnear que agora termina frequentaram o espaço, 12.600 utentes, prova que pese embora as mais variadas contingências o mesmo soube responder às exigências solicita das.

No entanto este espaço não encerra com o términus da época Balnear, continua a trabalhar em prol do seu bem-estar! É sempre um prazer recebê-lo nesta casa que também é sua.

OMunicípio de Penedo no mantém ativo o seu projeto Espaço de Artes "O Magriço”, uma iniciati va que consiste na oferta pedagógica de várias valências relacionadas com a música.

Com a implementação do mesmo preten de-se que, o Espaço de Artes "O Magri ço" seja um polo de formação musical, acessível a todos, na certeza de que, esta mesma formação, contribuirá para a dinamização e valorização social deste concelho.

O Espaço de Artes "O Magriço" tem correspondido aos anseios da comunida de penedonense, revelando talentos por todo o concelho.

34 Revista Municipal
Polo de formação musical, acessível a todos

Espaços de Convívio

Aalteração do padrão demográfico exige que a sociedade modifique e/ ou repense o papel da pessoa idosa. Os Espa ços de Convívio no Con celho são uma estratégia para alcançar um envelhecimento mais ativo e saudável, nomeadamente com o desenvolvimento de estratégias/condi ções que permitem aos idosos participar de forma mais ativa na comunidade.

Encontros intergeracionais

Em colaboração com a Associação Humanitária de Solidariedade Social de Penedono realizaram-se atividades inter geracionais, de modo a promover encon tros de saberes, fomentar os valores de partilha/solidariedade e principalmente, fortalecer as relações humanas entre os mais novos e os mais idosos.

No Espaço de Convívio de Castainço todos puderam experienciar a confeção artesanal de queijo e no Espaço de Con vívio de Antas visitaram o forno comu nitário “Forno das Almas”, onde tiveram a oportunidade de “colocar as mãos na massa” e assistir a todo o processo de confeção do pão, para além de uma visita ao Mural com a História do Pão e ao Espa ço Memória.

35CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Férias Animadas

As Férias Animadas de Verão aconteceram também em setembro.

Depois de um mês de julho super animado, com muitas atividades e diversão, a experiência repetiu-se.

De 1 a 14 de setembro as crianças pude ram despedir-se das férias, num ambiente marcado pela amizade e camaradagem entre pequenos e graúdos.

Voltamos para o ano, com mais alegria e brincadeiras até mais não.

36 Revista Municipal Desporto e Educação

Hora do Conto

Acultura é e deve ser transversal a todas as faixas etárias, para além de ser um direito, pesa sobre ela a responsabi lidade do ser e evoluir de uma sociedade neste sentido, o Centro de Inovação Social e Cultura desenvolveu ao longo do verão o projeto Hora do Conto uma iniciativa di recionada aos alunos das IPSS’s onde, as monitoras do Centro apresentaram aos “pequenos munícipes” contos capazes de despertar a sua imaginação e aguçar o seu engenho criativo.

Diz o adágio popular que “de pequenino é que se torce o pepino”, pois que seja assim e fique enraizado nestes alunos o gosto pela descoberta e a avidez pelo conhecimento.

Formações Centro Qualifica

No âmbito do Protocolo de Parceria com o Centro Qualifica do Agrupamen to de Escolas de Moimen ta da Beira, mediante o qual a Câmara Municipal de Penedono procura disponibilizar aos munícipes, ferramentas que lhes permitam uma maior valoriza ção curricular e profissional, decorreram no Centro de Inovação Social e Cultura várias formações que foram de encontro aos objetivos previamente traçados. De entre as várias formações aí ministra das destacam-se;

O Processo de Reconhecimento, Vali dação e Certificação de Competências (RVCC) de nível Básico (9.º ano) e nível secundário (12.ºano), o RVCC de For mação Profissional – Nível 4 em vários cursos. Foram ainda ministradas várias formações inseridas nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) nas mais diversas valências que vão da saúde, à legislação, linguística e outras.

Paralelamente a estas iniciativas, de correu o curso PLA – Português Língua de Acolhimento, destinado a refugiados Ucranianos que, após o mesmo, obtive ram a certificação A1e A2.

No entanto as ofertas formativas man têm-se quer a nível Cursos RVCC Profis sional, quer nas UFCDS.

Para mais informações contacte o Centro de Inovação Social e Cultura de Penedo no.

37CM Penedono
Fazer,
Viver e Sentir Penedono
maior valorização curricular e profissional

Tardes de Verão na Mediateca

Durante o mês de agosto, de segunda a sexta feira, a Mediateca do Centro de Inovação e Cultura de Penedono promoveu um conjunto de ações direcionadas a crianças dos 6 aos 13 anos, no âmbito da iniciativa

“Tardes de Verão na Mediateca”, a qual visou a ocupação de jovens durante as suas férias.

Foram várias as atividades realizadas, en tre as quais a já habitual “Hora do Conto”, mas também jogos lúdicos e atividades de expressão plástica muito diversifica das. No último dia foi realizado um “Con

curso de Talentos”, permitindo aos jovens dar azo à sua imaginação.

A iniciativa, que se desenrolou ao longo de 22 dias com atividades diferentes em cada um deles, foi do agrado das crian ças, tendo chegado até nós a recetivida de e satisfação dos seus pais.

38 Revista Municipal

Volta a Portugal em Bicicleta

No dia 08 de agosto, a emoção da 83.ª Volta a Portugal em Bicicleta passou por Penedono, para gaudio dos amantes do ciclismo. Inserida na 4.ª etapa que ligava Guar da a Viseu, a prova projetou o concelho de Penedono a nível nacional.

A organização destes eventos e de outros similares deve ser descentralizada de forma a que Portugal no seu todo tenha oportunidade de desfrutar dos mesmos e beneficiar da mediatização que deles advém.

Por momentos Penedono foi o Protago nista da Volta a Portugal em Bicicleta. Ficou a emoção e a vontade de voltar a aplaudir na próxima edição os atletas que lhe dão brilho.

39CM Penedono

09

Urbanismo e Ambiente

40 Revista Municipal

Circuito Rural de Antas / Ourozinho

ECOVIA

Antas / Ourozinho

Obra em execução

41CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono Urbanismo e Ambiente

Circuitos Rurais do Souto Centro Interpretativo do Vale do Torto

Obra em execução

Cemitério de Penedono Ampliação e execução de infraestruturas (estacionamentos/ águas pluviais e passeios)

Em

de concurso

42 Revista Municipal
fase

Antigo Ginásio do Colégio Reconstrução / Reabilitação do edifício referente ao antigo Ginásio do Colégio para integração no Centro de Inovação Social e Cultural de Penedono. Obra em execução

43CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

Parque da Cancela Póvoa de Penela

44 Revista Municipal
Urbanismo e Ambiente

Albergue Reconstrução, alteração e ampliação do edifício relativo à Antiga Escola Primária de Penela da Beira para Albergue Social Rural

Obra em fase de conclusão

45CM Penedono
Fazer, Viver e Sentir Penedono

CRO Centro de Recolha Oficial (CRO) dos municípios de Penedono, Sernancelhe e São João da Pesqueira

Castelo Reabilitação e Consolidação Estrutural e Geotécnica do Castelo de Penedono

46 Revista Municipal
Obra em fase de conclusão Obra em fase de conclusão Urbanismo e Ambiente
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.