3 minute read

NOVA SEDE DO INSTITUTO DE OLHOS AMPLIA ASSISTÊNCIA OFTALMOLÓGICA 100% SUS

A união entre o Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG (IOCM-MG) e o Instituto Mário Penna fortalecerá ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS) em Belo Horizonte e demais municípios de Minas. A nova sede do IOCM-MG maisque dobrou a própria capacidade para realização deconsultas e procedimentos cirúrgicos, que passoude 600 para 2 mil por dia, todas 100% via SUS.“Continuamos a atender com os cuidados necessáriospara a segurança de todos”, disse Dr. Wagner Eduardo Ferreira, presidente da Feluma, durante a cerimônia de inauguração da nova sede.

O novo espaço físico, três vezes maior que o da antiga sede, chega no momento em que o IOCM-MG celebra 10 anos de atuação. Inicialmente, o atendimento era realizado nas dependências do Hospital Universitário Ciências Médicas – MG (HUCM-MG). Depois, durante algum tempo, no bairro Floresta. Agora, com a expansão registrada pouco tempo depois, passou a ocupar um imóvel situado no bairro Santa Efigênia. “Tínhamos a necessidade urgente de expandir a área física, para torná-la condizente com a representatividade que o serviço tem na estrutura SUS, ensino e pequisa. Nossa equipe avaliou diversos imóveis, até verificar a disponibilidade dessa parceria, que possibilitou ao IOCM-MG dispor de uma estrutura bem-localizada, dotada de diversas características que vieram ao encontro do que precisávamos”, comemora Fábio Kanadani, diretor Técnico do IOCM-MG. Estão disponíveis mais de 50 postos de atendimento e um bloco cirúrgico com seis salas equipadas para a realização de procedimentos de média e alta complexidade. Além de possibilitar a ampliação da oferta de assistência, o novo espaço favorecerá o desenvolvimento da área de ensino do Instituto. O objetivo é aprimorar o ensino com diversos cursos de pós-graduação na área da Oftalmologia.

Advertisement

Alunos da graduação, especializandos, residentes e fellows de todo o país vêm em busca de conhecimento e aprendizado por parte de preceptores que são referência nacional e internacional em suas áreas.

“É um espaço de atendimento qualificado, com equipe de extrema competência, pronta a tratar os pacientes com toda a dignidade”

O presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, e o presidente do Mário Penna, Marco Antonio Leite

O presidente da Feluma, Dr. Wagner Eduardo Ferreira, e o presidente do Mário Penna, Marco Antonio Leite

NOVO IOCM-MG EM NÚMEROS

Capacidade para 2 mil atendimentos/dia 3.133 m² de área construída 57 postos de atendimento

Bloco cirúrgico com seis salas modernas e equipadaspara procedimentos de média e alta complexidade

O evento de inauguração contou com a presença remota de autoridades estaduais e municipais, como o vicegovernador Paulo Brant e o secretário de Saúde de BH, Jackson Machado Pinto

O evento de inauguração contou com a presença remota de autoridades estaduais e municipais, como o vicegovernador Paulo Brant e o secretário de Saúde de BH, Jackson Machado Pinto

“Inaugurar este espaço por meio da Feluma, que é reconhecida pela excelência em gestão e assistência, é um motivo de muita alegria para nós. Entendemos que este seria o melhor caminho para o Mário Penna seguir. Ficamos gratos pelo trabalho que começa aqui”. Marco Antonio Leite, presidente do Instituto Mário Penna.

REFERÊNCIA EM SUS

O Instituto de Olhos Ciências Médicas – MG é uma Instituição 100% SUS na área da Oftalmologia, em Minas Gerais. A mudança para um local mais amplo, por sua vez, reafirma o compromisso da Feluma com os três pilares centrais de seus Institutos: ensino, pesquisa e assistência.

“Ter o desafio de ser 100% SUS e estar crescendo de forma progressiva tão rapidamente é motivo de muito orgulho para nós. Seguimos fortes, mantendo o foco no ensino e na pesquisa, com o perfil humanizado que é nossa característica e, agora, com muito mais espaço físico, equipamentos de ponta e melhores condições de trabalho para todos”, destaca Wagner Eduardo Ferreira, presidente da Feluma.

“É um momento de glorificação do SUS. A despeito de todos os problemas que enfrenta, o SUS vem tendo um bom desempenho na pandemia. Belo Horizonte é o centro de Minas, e são ações coordenadas como a dos dois Institutos que podem transformar nosso estado”. Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais.

Uma das salas cirúrgicas do IOCM-MG recebeu o nome do oftalmologista Dr. André Oliveira Sieiro; pais e irmãos do médico compareceram ao evento para receber a homenagem.

SUBESPECIALIDADES ATENDIDAS

• Glaucoma

• Catarata

• Estrabismo

• Córnea

• Retina clínica e cirúrgica

• Lentes de Contato

• Neuroftalmologia

• Uveítes

“As duas instituições têm tradição de ensino em nossa cidade e o dom de formar gente competente para prestar serviço ao SUS. O Instituto de Olhos já detinha qualidade, agora tem quantidade, agregando um valor imenso ao atendimento oftalmológico da cidade”. Jackson Machado Pinto, secretário Municipal de Saúde