2 minute read

PÓS-GRADUAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO COM O ENSINO A DISTÂNCIA

Instituto investe na adaptação de cursos para modelos EAD e híbrido, com novos conteúdos em 2021

Diversas demandas no mundo – e, sobretudo, no setor de educação – mudaram após a disseminação do coronavírus. Sempre adaptando-se ao contexto e à necessidade do mercado, a Pós-graduação Ciências Médicas – MG (PGCM-MG) elaborou um plano estratégico e tático para 2021. “Nossos principais desafios são consolidar o curso de Pós-graduação em Odontologia, ampliar o programa de educação híbrida e atender às demandas por novos modelos de aprendizagem e capacitação profissional, conectando áreas de atuação e conhecimento em saúde e gestão, que compõem o núcleo temático do Instituto”, explica Marcelo Miranda, diretor-geral da PGCM-MG.

Advertisement

De fato, a pandemia despertou o interesse de estudantes por EAD e modelo híbrido – parte de forma remota e parte presencialmente. Quem afirma é a empresa Educa Insight, que realizou o estudo “Coronavírus e ensino superior: o que pensam os alunos”, divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Os dados mostram que, em junho do ano passado, 18% dos entrevistados tinham interesse na modalidade a distância.

Já no mês seguinte, o índice registrado foi a 27% – e chegou a 33% no final de 2020.

A pesquisa revelou ainda que o EAD se consolidou durante a pandemia, e as instituições de ensino precisam se adequar à nova realidade. No que diz respeito especificamente à área da saúde, o relatório traz outra informação interessante: entre os 15 cursos mais procurados pelos participantes da pesquisa, obtiveram maior destaque os que envolvem saúde – Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia. Para os especialistas, isso mostra uma valorização dos profissionais que se encontram na linha de frente do combate ao coronavírus. “Como somos especialistas na área de saúde, temos que estender o conhecimento que acumulamos para todo o Brasil. Já ofertamos cursos sólidos e reconhecidos no mercado, e o programa híbrido nos possibilita essa expansão. Afinal, não temos mais fronteiras, e as nossas aulas podem perfeitamente ser transmitidas para todo o Brasil”, explica Carolina Giulianetti, diretora acadêmica da PGCM-MG.

Dentre os cursos ofertados este ano, Carolina destaca o Metodologias Ativas para Educação Híbrida em Saúde, voltado para graduados nas áreas de saúde, educação, tecnologia ou afins, que atuem ou tenham interesse em atuar na área.

OS CURSOS DE SAÚDE EM FORMATO EAD MAIS PROCURADOS NA PANDEMIA*

• Enfermagem • Psicologia • Educação Física • Biomedicina • Nutrição • Fisioterapia

* Estudo “Coronavírus e ensino superior: o que pensam os alunos”, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

NOVIDADES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM 2021

METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM SAÚDE

Modalidade: EAD síncrono Carga horária: 180 horas Público: graduados nas áreas de saúde, educação, tecnologia ou afins, que desejam trabalhar em educação híbrida em saúde

CURSO PREPARATÓRIO PARA CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM CODIFICAÇÃO HOSPITALAR

Modalidade: EAD Carga horária: 80 horas Público: profissionais que atuam ou têm interesse em atuar como codificadores hospitalares e analistas de informação em saúde.

PSICOTERAPIA HUMANÍSTICA E

EXISTENCIAL (ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU) Modalidade: EAD síncrono, com três encontros presenciais e módulo de supervisão clínica optativo Carga horária: 360 horas Público: Psiquiatras, psicólogos e médicos

FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR COM ÊNFASE EM DISFAGIA

(ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU) Modalidade: híbrido de educação (EAD síncrono e presencial) Carga horária: 66 horas de prática hospitalar (adulto e infantil) Público: profissionais de saúde com atuação hospitalar

Todas as inscrições podem ser feitas em www.cmmg. edu.br/pos-graduacao/

This article is from: