
4 minute read
PIONEIRISMO E INOVAÇÃO
Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas une-se ao Instituto Orizonti e disponibiliza a mais nova geração de plataforma robótica a Minas Gerais
Após trazer o primeiro sistema robótico utilizado em cirurgias minimamente invasivas para o Estado, em 2016, o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas de Minas Gerais (CRCM-MG) inova mais uma vez. Em conjunto com oInstituto Orizonti, disponibilizou uma versão ainda mais moderna do robô, o Da Vinci X. Com isso, quatro complexos hospitalares fazem parte da parceria –Vila da Serra, Felício Rocho, Uberlândia Medical Center e Instituto Orizonti –, que já resulta em mais 2,5 mil procedimentos realizados. “É o primeiro robô do modelo implantado no Brasil, e foi muito bom o Orizonti ter entrado conosco nessa iniciativa. É um hospital novo, com o conceito de modernidade e eficiência, e o equipamento vai somar muito aos procedimentos lá desenvolvidos”, ressalta Dr.Wagner EduardoFerreira, presidente da Feluma e diretor do CRCM-MG.
Advertisement
O Da Vinci X tem capacidade operacional de aproximadamente até 60 cirurgias por mês. Segundo Dr. Wagner, a diferença tecnológica principal entre o novo equipamento robótico e modelos anteriores é o aumento e a ampliação do campo de visão.
Além disso, o novo robô apresenta sistema óptico mais fino e acoplagem, agregando ainda mais precisão aos braços que realizam o procedimento. “Há muita segurança para o médico, que trabalha sentado, com uma imagem magnificada em 10 vezes e com filtro de tremor. Para o operado, a recuperação é mais rápida, já que há incisões e nível de sangramento bem menores do que em uma cirurgia por outro método”, explica o presidente da Feluma e diretor da Cirurgia Robótica.
Para o diretor Institucional e sócio-fundador do Instituto Orizonti, Dr. Amândio Fernandes Soares, a escolha da Feluma como Instituição parceira se deu por sua notória reputação e tradição na área de saúde e por acreditar no propósito do desenvolvimento e manutenção das atividades educacionais, assistência e pesquisa. “O programa de desenvolvimento de Cirurgia Robótica do Instituto Ciências Médicas é referência, e sabíamos que, sem dúvida, agregaria valor ao Orizonti. Somando a sua expertise ao projeto de nossa área de robótica, teremos um programa robusto, com excelência e tecnologia de ponta.”
Planos ousados para o futuro
A CRCM-MG atuará em duas frentes junto ao Orizonti – na aquisição do equipamento e com toda a experiência adquirida na gestão de mais de cinco anos da tecnologia. “Vamos orientar o Instituto na implementação do programa de Cirurgia Robótica e também na certificação dos médicos que vão se especializar para utilizar o equipamento”, pontua Dr. Wagner.
De acordo com Dr. Amândio, a expectativa é alta. “Queremos nos tornar referência em Cirurgia Robótica em Minas Gerais. Sabemos que a robotização é o futuro da cirurgia em diversas especialidades, como cirurgia geral, urologia, ginecologia, coloproctologia, cirurgia torácica, cabeça e pescoço.” Para isso, o objetivo é que os dois Institutos parceiros caminhem lado a lado, criando novas oportunidades e expandindo os conhecimentos adquiridos.
EXPERIÊNCIA COM O SISTEMA ROBÓTICO
2016 | Criado o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas de Minas Gerais
2016 | Aquisição do robô Da Vinci e fechamento de parceria com o Hospital Vila da Serra para realização de procedimentos robóticos e aulas de especialização
2016 | Realização da primeira cirurgia robótica de Minas Gerais – procedimento de urologia
2017 | Início das aulas de especialização em Cirurgia Robótica
2017 | Alcance da marca de 100 cirurgias pelo sistema robótico
2017 | Firmada parceria com Hospital Felicio Rocho
2018 | Alcance da marca de 400 cirurgias pelo sistema robótico
2019 | Firmada parceria com os hospitais Vera Cruz
2019 | Firmada parceria com o Uberlândia Medical Center, que levou o primeiro robô ao Triângulo Mineiro
2020 | Formatura da terceira turma de especialização em Cirurgia Robótica
2021 | Ultrapassada a marca de 2,5 mil cirurgias realizadas
2021 | Adquirida a plataforma robótica Da Vinci X
2021 | Firmada parceria com o Instituto Orizonti

DIFERENCIAIS DO DA VINCI X
• Orientação visual com laser para facilitar o posicionamento do carrinho do paciente;
• Design otimizado, com braços mais finos e mobilidade de posicionamento do quarto braço.
• Grampeador disponível nos tamanhos 45 mm e 60 mm, com diversos tamanhos de carga. Articulado, ele possibilita o completo controle pelo cirurgião.
• Instrumentais mais longos e pinças com capacidade de intervenção em vasos de até 7 mm, que disseca, apreende, sela e corta os vasos com maior alcance, devido aos 60º de articulação.
• Câmera mais leve e com visão 3D HD, além de Firefly® integrado, tecnologia de fluorescência que permite melhor visualização dos vasos. O endoscópio pode ser colocado em qualquer braço, a qualquer momento, facilitando o posicionamento da câmera.
• A unidade eletrocirúrgica para instrumentais monopolares e bipolares vem integrado ao carro de visão, possibilitando o ajuste fino da energia dispensada e a mudança de configuração diretamente do console do cirurgião.
