concelho boletim almada 243 DEZembro 2017 30
Ações de prevenção de fogos florestais
Limpeza e desmatação de terrenos municipais
Mata dos Medos antes da intervenção
Espaço Jovem do Centro Comunitário PIA II, Caparica
Construção de rampas facilita acesso
Desde junho têm sido realizadas ações de limpeza de terrenos em áreas florestais, propriedade da Câmara Municipal de Almada (CMA), no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios. No total, o Serviço Municipal de Proteção Civil, juntamente com outros serviços camarários, limpou cerca de 35 hectares nas freguesias da Caparica, Charneca de Caparica, Feijó, Laranjeiro, Sobreda e Trafaria. Com estas intervenções, a CMA procurou promover a proteção da floresta e das edi-
ficações envolventes, diminuir o risco de incêndio nestas áreas e facilitar o combate em caso de incêndio. O Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos, Imagem, Limpeza e Higiene Urbana da CMA (Artigo 59.º) estabelece que «os proprietários, condóminos, arrendatários, titulares ou detentores de prédios urbanos ou rústicos e logradouros, devem zelar pela limpeza e/ou desmatação» regular destes espaços.
Mata dos Medos depois da limpeza
A construção de duas rampas de acesso para pessoas portadoras de deficiência e/ ou com mobilidade reduzida ao Espaço Jovem do Centro Comunitário do PIA II, na Caparica, foi a primeira decisão de Inês de Medeiros, enquanto presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA). A medida foi anunciada, pela própria, a 28 de outubro, na cerimónia de tomada de posse.
Até ao final de 2017, os serviços municipais estão a preparar o concurso público e a contratação da empresa que vai realizar a empreitada. Prevê-se que em janeiro do próximo ano arranquem os trabalhos, com uma duração expectável de um mês. A extensão total das duas rampas, em betão armado, é de 55 metros.
Com a construção das rampas, o Espaço Jovem do Centro Comunitário do PIA II, na Rua da Maçaroca n.º 12, Caparica, ficará acessível a todos