8 minute read

concElho

concurso joVens talentos – «alMada cidade educadora» há taleNtos em almada

Os prémios do Concurso Jovens Talentos – «Almada, Cidade Educadora » foram entregues numa gala realizada no dia 10 de novembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite. Marisa Liz, vocalista dos Amor Electro e embaixadora desta 8.ª edição, esteve presente. No início da cerimónia, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, elogiou os jovens que «tiveram suficiente confiança para se candidatarem porque acreditaram, profundamente, que aquilo que fizeram é válido e deve ser partilhado por todos». A autarca almadense agradeceu ainda o empenho de todos porque esta «é uma iniciativa importante para Almada, para a Área Metropolitana de Lisboa e para o País».

Advertisement

1 2

5 6

categoria «Almada,cidade Educadora» 1 - Prémio: Almadança – Associação Educativa e Artística 2 - Jovem Promessa: Equipa EPA SAT IV - Escola Profissional de Almada ProforAl categoria «Almada, Terra do conhecimento» 3 - Prémio: Ebimed Júnior – Empresa de Engenharia Biomédica 4 - Jovem Promessa: Inês gomes (entregue ao pai da premiada) categoria «Almada, Terra das Artes e criatividade» 5 - Prémio: André Alves 6 - Jovem Promessa: José castanheira categoria «Almada, Terra do Empreendedorismo» 7 - Prémio: Intolerável clothing – Tiago marques e fábio Silva 8 - Jovem Promessa: Belant moda Africana - Daniela mendes categoria «Almada, Terra Solidária e das oportunidades» 9 - Prémio: Tatiana Vieira (entregue à mãe da premiada) 10 - Jovem Promessa: Soraia Juma categoria «Almada, Terra do Bem-estar e do Desporto» 11 - Prémio: Diogo moreira 12 - Jovem Promessa: rítmica de grupo – clube de ginástica de Almada 8 7

9 10

liVro lançado a 30 de noVeMBro almada dá eNfoQue aos JoveNs

Almada assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora, celebrado a 30 de novembro, através de uma cerimónia realizada no Fórum Municipal Romeu Correia, no centro da cidade. Neste dia foi lançado o livro Jovens em Foco 2016/2017 que dá visibilidade ao percurso de 61 jovens, entre os 17 e os 30 anos, com reconhecimento nacional ou internacional (ver caixa). Além da edição em papel, o livro pode também ser consultado em www.issuu.com/cmalmada. Durante os primeiros dias de dezembro, o rosto destes jovens está visível nas ruas do concelho, através de uma campanha de comunicação através da qual se pretende valorizar o mérito de quem se destaca ao nível cultural, desportivo, educativo ou solidário no concelho.

#SIMCIDADEEDUCADORA

Durante a cerimónia foi ainda apresentada a campanha #simcidadeeducadora, através da qual se pretende envolver alunos e professores, do ensino pré-escolar ao secundário, do ensino público ou privado, regular ou profissional, na renovação da Carta das Cidades Educadoras. O compromisso de Almada com o Movimento das Cidades Educadoras pretende, entre outros objetivos, investir no potencial humano, promover o associativismo, o diálogo intercultural, a ação solidária e o intercâmbio geracional e social. Fomentar o progresso territorial disseminando e exercendo os valores da cidadania democrática, aberta à participação alargada e disposta a percorrer novos caminhos, novas experiências educadoras, são também intenção deste movimento. a cecília Rebocho foi campeã nacional de lançamento do martelo e do disco, os cursed cliff foram finalistas do edp life Bands, o diogo pereira recebeu um prémio gulbenkian para a investigação. estes são alguns dos Jovens em foco, cujo percurso almada orgulhosamente destacou no dia 30 de novembro

cRitÉRios de seleção dos JoveNs em foco

São jovens com ligação a almada (nascer, estudar, viver, treinar e/ou trabalhar), dos 17 aos 30 anos, com reconhecimentos comprovados de maio de 2016 a julho de 2017. no desporto os critérios foram prémios a nível nacional (1.º lugar) e a nível internacional (1.º, 2.º e 3.º lugar). no Conhecimento e na Cultura os critérios foram reconhecimentos e méritos a nível nacional e internacional de relevância nas respetivas áreas.

caMpus da caparica faculdade de ciêNcias e tecNologia celeBRa 40 aNos

uma das três maiores e mais prestigiadas escolas de engenharia e ciências do país assinala quatro décadas de um percurso dedicado ao conhecimento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou numa selfie com os estudantes, integrada nas comemorações dos 40 anos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Caparica

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Nova de Lisboa (UNL), comemorou, no dia 17 de novembro, o seu 40.º aniversário. A data foi assinalada com uma sessão comemorativa que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que assinou o livro de honra da FCT, recebeu o livro sobre os 40 anos da FCT A Outra Margem da Nova, e participou numa selfie com os estudantes. A cerimónia teve início com a atuação da AnTUNiA com a Escola Superior de Dança. Seguiu-se a apresentação de um filme sobre os 40 anos da FCT e a atuação da TUNAMARIA. Esta sessão contou ainda com as intervenções da presidente da Associação de Estudantes da FCT, Margarida Dias, do diretor da FCT, Fernando Santana, do reitor da UNL, João Sàágua, encerrando com a intervenção do Presidente da República.

UMA HISTóRIA COM QUATRODÉCADAS

«Se a juventude institucional de 40 anos nos confere alguma tolerância para a irreverência que possa associar-se ao entusiasmo do nosso dinamismo, não deixa de determinar, aos que estão e aos que se seguirão, a responsabilidade de prosseguirem a construção de uma escola que se afirme como referência, por antecipar novos paradigmas de ensino e aprendizagem, que incorporem a inovação como objetivo e, sobretudo, que acompanhem a mudança de estar, de sentir e de pensar das novas gerações de estudantes. Afinal, uma escola ainda mais aberta à comunidade, mais culta e mais fresca, onde apeteça estudar, investigar e trabalhar», defendeu Fernando Santana no seu discurso. Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou o percurso da FCT, uma instituição que «quis ser diferente, no Campus e sua localização, na sua configuração estrutural e temática, nas pistas que definiu, no universo de realizações que promoveu, na amplitude social que sempre acalentou, na proximidade de que nunca se esqueceu, no entusiasmo que motivou em docentes, discentes e pessoal administrativo. (…) Esse desafio foi ganho. O arranque vingou. A implantação deu frutos. A expansão teve êxito. O sonho foi-se tornando realidade. Hoje, o projeto de 1977 é o sucesso de 2017». Situada na Caparica, a Faculdade de Ciências e Tecnologia é uma das três maiores e mais prestigiadas escolas de Engenharia e Ciências do país, reconhecida pela sua investigação de excelência, pela qualidade dos seus cursos e pela taxa de empregabilidade.

fct em NÚmeRos

30 hectares de campus universitário 23 edifícios 8000 alunos 430 professores 200 funcionários 14 departamentos 16 centros de investigação 80 ciclos de estudo 6 licenciaturas 11 mestrados integrados 28 mestrados 35 doutoramentos

José Luís Amaro (1954 - 2016)

hoMenageM pRÉmio de aRQuitetuRa JosÉ luís amaRo

No dia 20 de outubro, a Câmara Municipal de Almada assinou o protocolo de colaboração com Rotary Club de Almada e a Ordem dos Arquitectos para a criação do Prémio de Arquitetura «Arquiteto José Luís Amaro – Concurso de Ideias para Arquitetos Estagiários», no Hotel da Costa da Caparica. A criação deste prémio anual de arquitetura pretende homenagear o arquiteto almadense José Luís Amaro e servir de estímulo a arquitetos estagiários, envolvidos em áreas de projeto em que a componente social seja dominante. O Prémio de Arquitetura «Arquiteto José Luís Amaro» a atribuir será no valor de 8000 euros.

aRQuiteto JosÉ luís amaRo

arquiteto almadense (1954-2016) autor de projetos na área do urbanismo, da arquitetura e do design, nomeadamente edifícios para habitação e equipamentos, de onde se destacam escolas do ensino básico, auditórios, creches, centros de dia e residências sénior. integrou o rotary club de almada e foi sócio produtor da imargem – associação de artistas plásticos do concelho de almada, desde 1986, tendo participado em mais de 70 exposições, com trabalhos de sua autoria, no âmbito da arquitetura.

turisMo na península de setúBal almada lideRa em NÚmeRo de doRmidas

Almada continua a ocupar a primeira posição, face aos restantes concelhos da Península de Setúbal, e subiu para o quarto lugar em número de dormidas turísticas na Área Metropolitana de Lisboa, surgindo a seguir a Lisboa, Cascais e Sintra, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em 2016, os hotéis e alojamento local do concelho de Almada registaram mais de 355 mil dormidas, um aumento de 8,4% relativamente a 2015. No que diz respeito à receita gerada pelas estadias e outros serviços prestados pelas unidades de alojamento, os dados do INE revelam que Almada registou um aumento de 11,5% relativamente a 2015, atingindo receitas no valor de 14,2 milhões de euros, representando uma mais-valia para a economia local.