News 23

Page 40

40

Beija-Flores Solidários precisa de ajuda para reformar a sede e seguir atendendo moradores em condições de rua

O CIST apoia e atesta a seriedade da ONG Beija-Flores Solidários, que faz um belo trabalho de levar alívio a moradores em condições de rua no Centro de São Paulo. A entidade é presidida pela incansável batalhadora Mayra Monteiro, diretora Social do CIST e consultora de Relacionamento da Sascar. O programa nasceu em 2007, com o nome de Projeto Noites Solidárias, quando Mayra e outros amigos fundadores visualizaram a insensibilidade das pessoas ao passarem pelos moradores de rua no Centro de São Paulo. Desde então, o projeto atua na assistência às pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua. Nestes 10 anos, as ações atenderam milhares de pessoas a partir da distribuição de mais de 90 mil refeições, milhares de calçados e vestimentas em boas condições de uso, além da distribuição de cobertores, produtos de higiene e água. “Nossas ações buscam não apenas atender às necessidades primárias doando refeições com qualidade nutricional, mas também ter uma atuação sustentável na reinserção social daqueles que demonstram interesse em sair daquela situação”, conta Mayra Monteiro. “Nosso maior ganho é perceber que podemos reverter as condições de vida de várias pessoas que estão envolvidas numa redoma de invisibilidade social”. Recentemente, o projeto se tornou uma ONG e ganhou o nome de Beija-Flores Solidários, inspirado na “Parábola do beija-flor”: “Era uma vez um beija-flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta. Só que o beija-flor fazia algo diferente: apanhava gotas de água de um lago e as atirava ao fogo. O leão, intrigado, perguntou: – ‘Ô bichinho, acha que vai apagar o incêndio sozinho com estas gotas?’. ‘Sozinho, sei que não

vou’, respondeu o beija-flor, ‘mas estou fazendo a minha parte’”. Projeto Reforma A ONG recebeu da prefeitura de São Paulo um prédio para estruturar sua sede e poder dar acesso a atividades como cursos de gastronomia, culinária, banho e tosa, áudio visual, oficinas de informática para melhor idade, artesanato, música e apresentações culturais. Porém, a construção tem 60 anos e precisa de grandes reformas. Mayra Monteiro tem levado o pedido de apoio às empresas e executivos de seguros de transportes nos eventos do CIST, exibindo vídeo que mostra as instalações recebidas e suas necessidades de melhorias. “Com o Projeto Reforma vamos melhorar estruturas de áreas específicas do prédio para acessibilidade do público em geral de forma segura, para a realização de atividades de trabalho, arte e cultura propostas para reintegração e inclusão social dos indivíduos frequentadores. E, finalmente, inaugurar nossa sede”, explica Mayra. Para ajudar, entre em contato pelos sites www.beijafloressolidarios.org.br, ou https://www.facebook.com/beijafloressolidarios/. Voluntário beija-flor “Fazer parte é dedicar espontaneamente seu tempo para trabalhar em prol do próximo”, declara Mayra. “Qualquer pessoa pode ser voluntária, independente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e responsabilidade para desempenhar as atividades solicitadas. Utilizando carinho e amor para contribuir

com uma sociedade mais igualitária e para o desenvolvimento de um mundo melhor para todos”. Para ser um voluntário beija-flor, basta estar presente nos dias marcados (uma vez por mês, veja em no site ou na página do Facebook) para as atividades de preparação das refeições, triagem de roupas e distribuição para a população em situação de rua. Cuidando de vidas “A forma de não deixar que aliciadores levem estas pessoas para o mal é transformar o meio de vida delas. Depois de 10 anos de trabalho nós temos agora, com a doação deste espaço, a possibilidade de realmente fazer a diferença, já temos os profissionais capacitados para realizar as atividades, o que precisamos é reformar. Aceitamos doações a partir de R$ 10, na plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) que reunirá os recursos até o valor para realizar a reforma”, afirma Mayra.

O presidente do CIST, José Geraldo da Silva, completa: “Nós falamos tanto de gerenciamento de riscos em nossos eventos, esse trabalho da ONG Beija-Flores Solidários é gerenciamento de vidas”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.