O tribuno da plebe no direito romano The plebe tribune in roman law

Page 1

O tribuno da plebe no direito romano The plebe tribune in roman law Claudio Henrique de Castro Doutor em Direito pela UFSC, com estágios doutorais na Universidade de Lisboa, Portugal e na Universidade de Sevilha, Espanha. Pós-doutorando na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na PUC/PR. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Analista de Controle – Área Jurídica do Tribunal do Estado do Paraná. Professor Adjunto do Curso de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná. Curitibano, Advogado e Professor de Direito.

claudio15dedezembro@gmail.com

Resumo: A texto analisa a figura do tribuno da plebe no Direito Romano, seus poderes, sua criação, ascensão e declínio. O poder de veto do tribuno da plebe. Suas relações com os cônsules, o senado e os ditadores. Palavras-chave: Tribuno da plebe – Direito Romano – Participação popular.

Abstract: The text analyzes the figure of the tribune of the commoner in Roman Law, its powers, its creation, rise and decline. The veto power of the tribune of the commoners. Its relations with the consuls, the senate and the dictators. Keywords: Tribune of the people – Roman law – Popular participation.

1.

Histórico do tribunato da plebe

A criação do tribuno da plebe ocorreu em 494 a.C.1 com secessio plebis in montem sacrum2, que fez com que os patrícios transigissem e selassem um tratado com os plebeus para lhes garantir um regime de progressiva igualdade de direitos e, em princípio, garantiu-lhes a eleição de um magistrado plebeu.

1 2

FERRAZ, Manoel de Figueiredo. Do tribunado da plebe. São Paulo: Edusp, 1989. p. 28. SURGIK, Aloísio. Temas críticos do direito à luz das fontes. Curitiba: Livros Hdv, 1986. p. 173.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.