Volume 2 - Escritos sobre o Brasil, o Direito, as Cidades e as Religiões

Page 41

O que é o Brasil

Por fim, o direito à participação política direta, isto é o direito da pessoa se candidatar e ter possibilidade de se eleger é, ainda, de fato distante. Tem-se muitos partidos políticos de fachada, sem ideologia e sem democracia interna, pois as convenções partidárias representam a vontade de seus donatários o que impede a participação de cidadãos estranhos ao ninho do comando. Há o impedimento financeiro à maioria da população pelos elevadíssimos gastos nas campanhas eleitorais e, em recente, reforma eleitoral que se intitulou democrática, a possibilidade dos economicamente ricos se autofinanciarem foi legalizada. Ainda, há a tendência dos que se encontram no poder de permanecerem, em razão dos benefícios indiretos dos quais se valem, com cargos em comissão, nomeações, e verbas de toda sorte, prova disto, é a constatação de que o Congresso Nacional brasileiro é o mais caro do mundo. Esta lógica se repete em grande parte dos estados e municípios. Uma reforma política é fundamental para nos assegurar este direito à participação direta, mas dificilmente será feita pelos detentores do poder que se beneficiam do sistema. Passados sessenta e sete anos da Declaração dos Direitos Humanos no dia 10 de dezembro de 2015, há muito trabalho pela frente em prol da sua eficácia e plena vigência.

Texto integral: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dosDireitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html

41


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.