#edição 31
DIRIJAAUTO
cacá bueno,
crava seu nome no automobilismo brasileiro
O que 2022 Reserva para o setor automotivo
janeiro / 2022
revista Digital Interativa
2021 / 2022
projeções para o cenário automotivo 2022 por claudio barreto
C
om as restrições da cadeia de suprimentos mundial, vários fabricantes tiveram dificuldades para produção de algumas versões e modelos de veículos. A categoria mais prejudicada foi a do segmento premium, que normalmente tem sua oferta limitada. Com o cenário de falta de veículos zero quilômetro no mercado, impulsionou as vendas de seminovos, como também ocasionou o aumento nos veículos seminovos, chegando a ficar com valores superiores aos modelos novos. Em dezembro/2021, com a retomada gradativa do abastecimento dos veículos novos nas concessionárias, ocorreu aumento de 23,96% comparado a novembro/2021. E o acumulado de 2021 sofreu uma redução de 3,56% em relação ao acumulado de 2020, conforme dados do relatório divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). “Nossos estudos apontam para o crescimento de todos os segmentos automotivos. Mas é claro que situações conjunturais podem afetar essas estimativas, considerando na indústria ainda há falta de componentes eletrônicos e outras variáveis como: a economia turbulenta e a realização das eleições, que costumam criar um cenário de incertezas”, declarou José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave recém-eleito para o triênio 2022-2024. De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores - Abeifa, o acumulado de janeiro a dezembro/2021, das unidades importadas significaram uma queda de 7,4%: no período, foram registradas 25.421 unidades contra 27.439 emplacamentos de importados em 2020. A produção nacional das associadas à Abeifa (Fun Motors, BRP, McLaren, Aston Martin, BYD Brasil, Chery Brasil, Volvo, Suzuki, Porsche e Land Rover), acumula no mesmo período 47.755 unidades licenciadas, contra 31.046 unidades de 2020, alta de 50,9%. Somadas as unidades importadas e as nacionais, com total de 73.176 veículos ao longo de 2021, as associadas à Abeifa registram percentual positivo de 23,5%. A revista Dirija Auto conversou com Executivos de Montadoras, Diretores e Gerentes de Revendas do Setor Automotivo que abordaram sobre os resultados de 2021 e projeções para 2022.
jbs motors Saulo Galvão CEO da JBS Motors. “No resultado das vendas dos veículos usados em dezembro/2021, ocorreu um aumento de 4,82% comparando com novembro/2021. E o acumulado de 2021 um crescimento de 18,15% em relação ao acumulado de 2020, dados apresentados pela Fenabrave. O setor de veículos novos ainda têm deficiência de alguns modelos nas concessionárias, em razão da produção menor que a demanda, a fila de espera para adquirir um modelo novo ainda continua alta, em especial os lançamentos, como por exemplo: na compra de um Toyota SW4 Diamond, o cliente precisa esperar entre 8 a 10 meses. Este cenário demandou uma maior procura por produtos seminovos e usados em 2021. Já para 2022, a expectativa é que pelo menos no primeiro semestre, os seminovos continuem sendo a melhor opção de compra de um carro de qualidade. Em relação ao câmbio do dólar, não deve ultrapassar o patamar atual. Também os índices de inflação tem estimativa de cair durante o primeiro semestre de 2022. Com estas duas previsões de redução da cotação do dólar e inflação baixar, irão ajudar a impulsionar o crescimento do mercado de veículos”.
2021 / 2022
grupo Motor group vitória Renato Bello CEO do Motor Group Vitória “No período pandêmico, o consumidor tornou-se mais digital, resultando num mercado vendas mais dinâmico e personalizado. Com esse novo perfil de cliente, tivemos que nos adaptar e acelerar o processo de implantação de um projeto para tornar o grupo ainda mais digital. Uma tendência que estava prevista para os próximos anos, que se tornou realidade rapidamente. Outra mudança que aconteceu foi entre a montadora, concessionária e o consumidor: A montadora começou a realizar pré-venda dos lançamentos online, o consumidor aprendeu a fazer uma compra futura e as concessionárias com estoque na medida certa para atender os clientes. Com o alinhamento mais fino das concessionárias e montadoras, as operações tiveram uma melhoria na performance financeira. Como também a vantagem do sistema de pré-venda, que ajuda a montadora entender qual é a expectativa do cliente em relação ao produto desejado. Considero um grande aprendizado nesses dois últimos anos, período de tantas mudanças no comportamento das empresas e do consumidor”.
3
DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
ducati Diego Borghi CEO da Ducati do Brasil “Acredito que o momento em que estamos vivendo, tem nos ensinado bastante, além dos grandes desafios, nos trouxe muitas oportunidades. Sem dúvida, a falta de componentes em geral e todo o problema logístico mundial vem atrapalhando, pois teremos esse cenário por um bom tempo. Por outro lado, com o avanço muito rápido do mundo digital tivemos a oportunidade de ter uma força de vendas com uma melhor visão e mentalidade digital, o que fez com que o nível de atendimento aos clientes melhorasse. Falando particularmente da Ducati do Brasil, tivemos a chance de estarmos mais próximos dos nossos clientes, aprimorando a experiência Ducati na vida de cada um. O ano de 2022 será desafiador, todavia temos uma visão de longo prazo positiva para continuarmos com nossos planos de crescimento e investimento por aqui. Três importantes lançamentos para 2022, e já começando o ano com o principal deles, a tão esperada chegada da Multistrada V4 aqui no Brasil”.
2021 / 2022
audi Silvana Mendonça Diretora Comercial da Audi Center Recife
Royal Enfield Claudio Giusti Diretor Geral Brasil
“Os principais obstáculos que enfrentamos foi a falta de produto para atendermos a demanda, mas gradativamente, estamos conseguindo reposição de estoque, como também, direcionando nossos clientes às suas necessidades. Estamos atendendo nas diversas opções que o Grupo e a Audi dispõem: Vendas de Estoque, Vendas Diretas de Fábrica ao Consumidor Final, Vendas Corporativas, Vendas a Produtor Rural, Vendas através de Locação e Vendas Futuras, isso é, se a condição do cliente não se encaixar em nenhum desses segmentos, podemos encomendar o carro desejado, diante da produção futura da montadora.
“A produção de motocicletas em todo mundo também sofreu com as restrições causadas pela pandemia. Mesmo assim, o mercado brasileiro de duas rodas cresceu em torno de 27% em comparação a 2020, graças a uma logística mais eficiente, onde as motocicletas chegaram ao mercado consumidor mais rapidamente e com menos estoques em toda a cadeia. A Royal Enfield cresceu 173% em suas vendas, sendo o maior crescimento dentre as maiores marcas do Brasil.
O ano de 2022 será um ano bastante desafiador, com os eventos de eleição, copa e agentes externos, mas com as estratégias montadas juntamente com a Montadora, que reabre a produção no Brasil em Santa Catarina, com os Bancos parceiros, expertise do nosso Grupo e personalização que estamos realizando, atendendo as necessidades dos clientes, assim como, ficando mais próximos de cada um. Estamos gerando novas oportunidades de negócios e enxergando positividade e crescimento para esse ano”.
Em 2022 seguiremos com uma certeza: que as incertezas permanecem, mas aprendemos a lidar com elas nos programando com a produção, oferecendo aos clientes acessórios, itens de boutique e manteremos nossa Rede de Concessionários lucrativa mantendo nossa competitividade de preços e lançamentos de novos produtos acompanhando o portfólio da marca a nível mundial.
Hoje entendemos melhor as necessidades dos nossos clientes, tanto em vendas quanto com o pós-vendas, de maneira a gerenciar a escassez de produtos mantendo a fidelidade e o relacionamento de longo prazo.
Cresceremos ainda mais nossa participação de mercado através de mais Concessionários plenos e estrutura de apoio na Royal Enfield do Brasil. Nossa programação de lançamentos segue trazendo todos os produtos disponíveis em nossa Matriz”.
4
DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
2021 / 2022
fiat
jeep
Amanda Arruda Diretora Comercial da FIORI FIAT
Davi Ribeiro Diretor Comercial da FIORI JEEP
“A Fiat tem muito a comemorar com o resultado de 2021, com o retorno de fabricante “Líder de Vendas” no Brasil, fato que não ocorria desde 2016. A marca emplacou com 430.938 unidades, com cerca de 125 mil carros à frente do 2º colocado. Isso fez com que a Fiat alcançasse o maior crescimento do setor 5,2 pontos percentuais comparado com 2020. Como também pela primeira vez na história a marca colocou uma picape como o veículo mais vendido do Brasil. Em 2021, a Nova Strada vendeu 109.110 unidades e dominou de forma contundente seu segmento com 79% do share.
“O principal obstáculo que enfrentamos foi a falta de componentes que comprometeram as entregas e o aumento das vendas que ocorreu no durante esse período. Conseguimos programar a projeção de faturamento com acompanhamento semanal entre concessionária, montadora e cliente. Com isso, passamos segurança nos prazos de entrega aos nossos clientes mesmo com alguns prazos mais longos do que os considerados normais. Essa sistemática deixa o cliente mais assistido e seguro.
Em 2021, a marca lançou modelos importantes como: A Nova Toro, que passou por sua mais relevante evolução desde sua apresentação em 2016, o icônico Fiat 500 em sua versão 100% elétrico, a Nova Fiorino, a Nova Strada automática e o Pulse, o primeiro SUV desenvolvido e produzido no Brasil. Tivemos que nos reinventar na forma de trabalhar, os vendedores aprenderam a fazer vendas futuras, como também os clientes tiveram que se adaptar com a espera de meses pelo recebimento do carro zero, e com todas essas mudanças nos fezeram acreditar que reaprender sempre faz parte de qualquer negócio .
A expectativa da marca é extremamente positiva, o ano de 2021 foi bastante desafiador e fechamos com dois grandes lançamentos de sucesso e consolidando mais um ano na “Liderança no Segmento SUV”. Podemos dizer que a Jeep é referência total quando o assunto são veículos SUVs.
O ano de 2022 será desafiador, mas a dinâmica de apresentar novidades continua. Podemos esperar nova gama de Argo e Cronos, segunda versão do SUV e o Pulse ganha a versão Abarth equipada com motor de 185 cv. Vamos em frente com foco e nos adaptando ao mercado, para conseguirmos atingir nossos objetivos”.
5
DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
A projeção para o ano de 2022 será mais desafiador com o cenário de continuidade de como terminou 2021, e mesmo com eleição e copa do mundo, entendemos que a Jeep com o devido respeito aos clientes tanto em condições de compras, quanto aos prazos de entrega, teremos o lançamento do novo Renegade com motorização turbo, e um maior volume ao que se refere à venda de RAM, além de atender às demandas que vieram de dezembro dos modelos Commander e Compass”.
2021 / 2022
bremen volkswagen
toyolex toyota
Diego Cézar e Juliano Albuquerque Gerente de Vendas da Bremen Veículos
Igor Vilar Gerente de negócios da Toyolex Toyota
“No Brasil, o T‑Cross conquistou 62.307 clientes em 2021, de maneira que, em dezembro, o modelo obteve 6.574 emplacamentos, o melhor mês de vendas desde o seu lançamento em fevereiro de 2019. Outro destaque que podemos citar é o modelo Nivus com 36.664 emplacados no Brasil, somados, os modelos Volkswagen representaram quase 100 mil unidades vendidas.
“O ano de 2022 será de normalização de estoque, com entrega dos carros dentro do próprio mês e também a equalização de preço dos carros zero quilômetro, para começar a trazer para uma realidade os carros usados, pois não tem lógica um carro usado está valendo mais que um carro zero. O certo é o veículo zero ser parâmetro para o usado.
O Nivus e T‑Cross foram apostas de sucesso desde quando chegaram ao mercado brasileiro e como parte da estratégia os modelos receberam ainda mais recursos de tecnologia na linha 2022 para continuarem a ser o sonho de consumo de muitos brasileiros.
Começamos a observar há uns 20 dias que o preço de usados está caindo, devido ao retorno de carros novos no mercado para serem entregues no próprio mês. Com essa movimentação, prevemos que a partir do segundo trimestre teremos um número considerável de veículos novos. O primeiro trimestre será um período de adequação por ter ocorrido parada em algumas fábricas.
Como todos nos sabemos, os principais obstáculos foram a falta de produto, aumentos significativos tanto do carro como da taxa de juros. Para todos nós colaboradores do grupo fica o aprendizado de evolução, no que se diz respeito ao atendimento prestado ao nosso consumidor. A principal mudança que observamos no setor de vendas foi explorar o atendimento digital em todas as etapas do processo (desde do primeiro contato até a entrega do carro) sem perder a qualidade que sempre existiu no atendimento presencial! A VW mesmo com todas as dificuldades entra em 2022 com o intuito de aumentar sua produção em 5% em relação a 2021, apostando alto nos seus últimos lançamentos, principalmente no seguimento SUV”.
6
DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
A Toyota sairá na frente como uma das primeiras montadoras a ser homologada no Proconve L7, que estabelece limites ainda mais restritivos para emissão de poluentes por veículos automotores. Com isso, teremos vantagens em relação às outras marcas com lançamentos de veículos até 2023. Em 2022 não estão previstos lançamentos, conforme informações oficiais da fábrica”.
.
7
DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
lançamento
Erikson Pessoa gerente da mardisa Mercedes-Benz Recife
Mardisa mercedes-benz, bons fluidos para 2022 por Claudio Barreto
O
ano de 2021 foi atípico, marcado por incertezas, instabilidade na economia, pandemia do coronavírus, e mesmo diante de todas as incertezas que o mercado estava passando, a Mercedes-Benz conseguiu durante todo o ano abastecer sua rede. Nesse período a marca adotou algumas soluções, uma delas foi comercializar novos produtos da linha AMG e fortalecer a venda de seminovos dentro da concessionária com produtos chamados de “Seminovos Certificados”, com isso a marca conseguiu superar e fazer relativamente um ano com bons resultados, comparados a 2020. “Podemos dizer que fechamos o ano com bons números e já começamos 2022 com o pé direito, pois praticamente toda cota que tínhamos para comercializar no mês de janeiro relacionados a sexta geração da Mercedes-Benz Classe C, lançamento mundial da montadora, praticamente todas as unidades já foram vendidas. A nossa equipe de consultores já está trabalhando para fechar a cota do próximo mês”, comenta Erikson Pessoa, gerente da Parvi Mercedes-Benz Recife.
8
DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
O modelo campeão de vendas em todo o mundo, Classe C, chega com design mais agressivo e esportivo, estabelecendo novos padrões para o segmento de sedans de luxo no país, sendo um novo marco no posicionamento da marca. A nova geração vem dar continuidade com as versões C 200 AMG Line (204 cv) e C 300 AMG Line (258 cv), que possuem o novo motor a gasolina de 4 cilindros equipado com o sistema de bordo de 48V “EQ Boost” que, em sua segunda geração, gera até 27 cv e 200 Nm de torque adicionais para tornar as acelerações e retomadas ainda mais ágeis e seguras. Ambas as versões serão equipadas com o “AMG Line”, pacote de acabamentos desenvolvido para tornar o sedan ainda mais esportivo e que conta com itens como para-choques e rodas diferenciadas. O grande destaque do modelo fica para a nova geração do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), agora com uma nova tela central de 12 polegadas – duas vezes maior que a versão anterior. Podemos destacar também outros lançamentos que chegam no primeiro semestre, como: AMG, GLA e GLB. “Além disso, estamos focando em criar um conceito de produto AMG no estado de Pernambuco, que até então focava apenas nos modelos Classe C e GLA”, finaliza Erikson. Novo endereço A nova concessionária Mardisa Mercedes-Benz foi projetada e construída para atender o programa MAR2020, processo que moderniza o conceito de concessionária, adequando aos desejos do cliente para uma experiência diferenciada com quatro pontos distintos: arquitetura moderna, foco no cliente, digitalização e facilidade de processos. Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 3421 - Imbiribeira, Recife
9
DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
cacá bueno
CACÁ BUENO crava o nome na história do automobilismo brasileiro por Claudio Barreto | fotos Bruno Terena/RF1
Q
uando se fala em automobilismo brasileiro, seu nome é logo lembrado, Cacá Bueno, um personagem que virou sinônimo de Stock Car. E isso não é à toa. Acumulando a segunda maior quantidade de títulos na categoria, estando entre os dez heróis da década. Com cinco troféus da Stock Car, ele é o piloto mais próximo a bater os números de Ingo Hoffmann.
Tudo isso em virtude de seu empenho, estudos e visão de futuro. A abnegação ao trabalho de Cacá e o foco à carreira o ajuda a fugir de qualquer estereótipo e imagem monótona, estabelecendo assim novas contribuições para o desporto e para a sociedade. Com muita simplicidade e simpatia, reconhece seus pontos fortes e as qualidades dos adversários com que aprende bastante no dia a dia, sem a modéstia de admitir que valorizar o potencial do outro é essencial para o sucesso. 10 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
O piloto recentemente completou dez anos ao lado de Talita e em grande estilo renovou os votos de casamento em cerimônia no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, mesmo local da etapa de encerramento da temporada do Endurance Brasil, levando o troféu de campeão da categoria GT3 do Endurance Brasil ao lado de Ricardo Baptista, o veterano chegou ao décimo título em categorias nacionais, reforçando sua posição de maior campeão em atividade no Brasil. “Já que chegamos aos dez títulos, vamos tentar aumentar este número. O que importa é sempre estar em equipes fortes, que nos permitam brigar por vitórias e campeonatos, seja na Stock Car, no Endurance Brasil ou em outras categorias”, relata o piloto.
11 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
stock car pro series
GP Galeão Circuito Cacá Bueno por Claudio Barreto
A
Stock Car Pro Series tem grandes novidades para a temporada de 2022. Uma delas é a etapa que acontecerá pela a primeira vez na história do esporte nacional em um aeroporto comercial, Aeroporto Internacional RIOGaleão Tom Jobim. Um tipo de circuito que poucas categorias em todo o mundo foram capazes de frequentar. A concessionária que gere o aeroporto transformará a sua pista comercial 10/28, considerada a maior do Brasil, em um autódromo para receber a Stock Car Pro Series, sem causar qualquer impacto na operação do terminal durante a realização da prova que será disputada no dia 10 de abril.
A outra novidade da Stock é que a pista do GP Galeão se chamará Circuito Cacá Bueno, sendo o primeiro piloto da Stock Car Pro Series a ser homenageado com o nome de um circuito. “É uma honra, um reconhecimento pelo meu trabalho”, disse o pentacampeão. “Só cheguei a esse resultado na carreira por tudo o que aprendi aqui, no Rio, na minha cidade. Comecei a correr de kart na minha cidade, competi por equipes de Stock Car da minha cidade. Então sou muito grato ao Rio por essa trajetória, à Stock pelas oportunidades que me deu, e a ambos por essa homenagem. Muito obrigado a todos, é um dia sensacional”, comenta. Embora o GP Galeão vá ser a primeira corrida em aeroporto já realizada no Brasil, Cacá Bueno já disputou provas desse tipo ao longo da carreira. “Eu já competi no aeroporto de Templehoff, em Berlim, e venci três vezes lá”, contou o piloto. “Espero que isso possa se repetir aqui no Rio em abril”, concluiu Bueno. 12 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
“Um aeroporto comercial possui uma complexidade logística muito especial. Some-se a isso a complexidade natural de se realizar uma corrida fora de um autódromo, onde todas as instalações e pista já existem, e então você começa a entender o tamanho do desafio. Por isso é importante agradecer e destacar o papel do Governo do Estado, Aeroporto RIOGaleão, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Infraero, além da Naturgy e Light, que são os patrocinadores da prova”, completou Julianelli. “Queremos deixar um grande legado, o retorno em definitivo, do automobilismo no Rio de Janeiro”, acrescenta Márcia Dias, CEO da Buenos Dias, parceira da Vicar na implantação da prova. “A Naturgy acredita que esta parceria contribuirá para a economia e a retomada do estado do Rio de Janeiro, tão prejudicada pela pandemia, gerando empregos e estimulando o turismo e serviços”, comenta Fernanda Amaral, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Naturgy. “Participar deste grande evento é uma forma da Light contribuir com o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e fomentar o caráter cosmopolita e turístico da cidade, que tem por natureza produzir e consumir projetos esportivos e culturais. Eventos como estes têm potencial para atrair investimentos para o Rio e dialogam com a Light que estamos construindo, uma empresa cada vez mais forte e parceira da população carioca e fluminense”, ressalta Giovanna Curty, Gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da empresa.
Volvo Car Brasil
Volvo XC60 Recharge
Eletrificados batem todas as previsões de vendas em 2021 Volvo XC40 Recharge pure electric Foto: Fabio Aro
por maria do carmo veras
O
mercado de automóveis eletrificados no Brasil apresentou em 2021 o melhor resultado da série histórica da ABVE - Associação Brasileira do Veículos Elétricos. Os números superaram todas as previsões da Associação e representa um aumento de 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 e de 195% sobre os 11.858 de 2019. Nesse cenário positivo a Volvo Car Brasil atingiu a marca de 8.273 veículos vendidos, consolidando como líder do segmento plug-in, pela primeira vez na história. A montadora possui a linha totalmente eletrificada, e garantiu a segunda posição do mercado premium com participação de 18,3% no segmento.
O XC40 Recharge Pure Electric foi o carro elétrico mais vendido em dezembro de 2021, e mesmo com seu lançamento no segundo semestre, ocupou a terceira posição do ranking de elétricos mais vendidos do país, com 13.69% de participação. “O carro foi um sucesso antes mesmo de seu lançamento oficial quando comercializamos todas as unidades disponíveis durante a pré-venda. Os sete prêmios conquistados pelo XC40 Recharge Pure Electric em poucos meses, reforçam a nossa ideia de que os carros elétricos já são realidade no setor automotivo, e logo estarão dominando o mercado”, comenta João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. 14 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
volvo C40 Recharge pure electric O segundo automóvel elétrico da Volvo é o C40 Recharge, que será apresentado ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2022, sendo o primeiro automóvel da marca desenhado e projetado do zero como veículo elétrico. Equipado com dois motores elétricos, localizados nos eixos dianteiro e traseiro, alimentados por uma bateria de 78 kWh, que poderá recuperar até 80% da sua capacidade em cerca de 40 minutos. A autonomia anunciada é de 420 quilômetros em ciclo WLTP. Este modelo possui uma carroçaria do tipo SUV, mas distinguese do XC40 Recharge por ser ligeiramente mais baixo e por apresentar linhas mais esguias. O novo modelo insere-se na ofensiva elétrica da marca sueca que prevê o lançamento de vários modelos até 2030.
15 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
lançamento
Toyota apresenta linha Yaris 2023 por maria do carmo veras
O
novo Yaris nas carrocerias hatch e sedã tem um protogonismo importante no lineup da Toyota, considerado o modelo de entrada para quem pretende entra na marca. Os pilares utilizados para reestilização do Yaris que já chega na versão 2023, foram: segurança, design, conforto e performance. Seguindo a tradição e a credibilidade da marca Toyota no mundo. Os modelos chegam mais equipadas, novo design frontal e todas as versões são equipadas com motor 1.5L flex Dual VVT-i e transmissão automática CVT de sete velocidades. Apenas as versões XS e XLS possuem troca de marchas no volante. Algumas alterações foram feitas na calibração do motor e o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência, que segue com 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina, sem alterações no consumo. Segundo o Inmetro, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o sedã, também com etanol, faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Um dos destaque da versão é a parte frontal, que recebeu atualizações para dar mais modernidade e um toque esportividade. Todas as versões do Yaris 2023 contam agora com DRL em LED, seguindo as tendências de mercado e
16 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
atendendo pedidos dos consumidores. Os faróis de neblina passam a ser em LED nas configurações XLS. No interior, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para as versões XS e XLS, o novo Yaris 2023 conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, nas versões topo de linha teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento. Nas versões XS e XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2′′ em TFT de alta resolução com 16 funções. Na linha 2023, os valores de revisão continuam entre os mais competitivos do segmento. Até os 60 mil KM, o valor total é de R$ 4.309,77. Os preços sugeridos ao público do Yaris 2023 Yaris Hatchback XL
R$ 92.190,00
Yaris Hatchback XS
R$ 101.490,00
Yaris Hatchback XLS
R$ 112.690,00
Yaris Sedã XL
R$ 96.390,00
Yaris Sedã XS
R$ 104.990,00
Yaris Sedã XLS
R$ 116.990,00
19 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
20 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
21 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
audi center recife
22 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
23 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA
EXPEDIENTE EDIÇÃO #31 janeiro/2022
DIRIJA AUTO
• REVISÃO TEXTUAL Claudineide Barreto
• DISTRIBUIÇÃO Whatsapp 11.000 leads
• DIREÇÃO, EDIÇÃO E TEXTOS Claudio Barreto Maria do Carmo Veras
• CAPA ANO 2022
• PERIODICIDADE Quinzenal
REVISTA DIGITAL INTERATIVA
• DIREÇÃO DE ARTE E VÍDEOS Claudio Barreto
• PLATAFORMAS P/ DOWNLOAD SITE www.terramagazine.com.br APP REVISTA DIGITAL TERRA ISSUU claudiobarreto7
• REDE SOCIAL Instagram dirijaauto Youtube terramagazinetv • CONTATO (81) 9 9504.7550 | 9 9159.8905 revistadirijaauto@gmail.com