2 minute read

investimentos que fazem a diferença

Saúde também para os pets

Em agosto de 2020, Santana de Parnaíba entregou a primeira UBS Animal da cidade. Além de atender os animais de estimação dos parnaibanos, o equipamento servirá de abrigo para animais resgatados até que sejam adotados.

Advertisement

A unidade de saúde conta com 360 metros quadrados de área construída, tendo espaços para adoção e eventos, consultórios, salas de medicação e emergência, ambientes abertos e cobertos para os animais e local para banho e tosa.

Os animais que forem resgatados nas ruas da cidade receberão atendimento e ficarão na UBS até que sejam adotados e encaminhados para um novo lar. Durante o tratamento, receberão uma coleira que conterá todas as suas informações, que poderão ser visualizadas por meio de QR Code.

Todos os animais que passarem pela UBS serão microchipados, com fim de facilitar a identificação dos cães e gatos, além de diminuir o número de animais abandonados.

coronavírus: eficiência no combate e na prevenção

Santana de Parnaíba, assim como o resto do mundo, foi afetada pela pandemia do novo coronavírus. Porém, com ações direcionadas ao tratamento dos infectados e também da prevenção, a cidade obteve resultados satisfatórios: o índice de isolamento social é o terceiro maior do estado, com 52% dos munícipes ficando em casa, e também a menor taxa de letalidade da região, chegando a 3,80% (no estado, é a oitava menor) e mais de 95% dos infectados foram totalmente curados.

Santana de Parnaíba tem feito grandes avanços na área da saúde. Um dos fatores que contribuem para resultados positivos são os diversos investimentos realizados, com 14 unidades de saúde entregues à população nos últimos 7 anos, além do Pronto Socorro Infantil, o novo AME e a maternidade Santa Ana, que já realizou mais de 1000 partos desde sua inauguração em agosto de 2019.

Outras 9 importantes obras do setor também já estão em reta final de construção, como o Complexo da Saúde, com 5 mil m², que abrigará a Secretaria de Saúde, a UBS Álvaro Ribeiro, os Centros da Saúde da Mulher Parnaibana, Odontologia, Fisioterapia e o programa Farmácia Todo Dia.

Se preocupando com os cidadãos da terceira idade, Santana de Parnaíba desenvolveu programas e ações para proteger ao máximo essa população, que é grupo de risco da COVID-19. Uma das estratégias adotadas foi a de levar os medicamentos em suas residências, evitando assim que os idosos se exponham ao coronavírus ao ter de sair de casa.

A cidade criou diversos espaços para cuidar daqueles que foram infectados com o novo coronavírus. No espaço da antiga Casa do Idoso, foi implantado o Centro de Tratamento ao Coronavírus, visando focar no aten - dimento e tratamento dos casos mais graves da doença, contando com 50 leitos.

Outro espaço foi o Hospital de Campanha, implantado no Centro de Convenções antes mesmo de sua inauguração oficial, cuja estrutura comportava 100 leitos, voltados para atendimentos de baixa complexidade, casos de menor gravidade. No novo CAPs Vila Esperança também foram disponibilizados leitos de enfermaria, também voltados para casos menos graves, mas com capacidade de receberem respiradores em caso de necessidade.

Ao todo, 260 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem atuam nestas unidades, recebendo os pacientes diagnosticados com a COVID-19 que forem encaminhados pelas unidades de saúde.

Além disso, mais de 270 dos mais modernos equipamentos foram adquiridos para auxiliar a equipe médica de tratamento, dentre eles monitores cardíacos, bombas de infusão, oxímetros e camas elétricas.

This article is from: