
3 minute read
cultura e turismo
Santana de Parnaíba leva a sério a produção cultural pelos cidadãos e o estímulo ao turismo. A cidade recebe algumas das mais tradicionais festividades da região, como o Carnaval, que na programação de 2020 trouxe mais de 25 atividades entre diversos blocos, contando com a tradicional abertura do grupo folclórico “Grito da Noite”, que saíram pelas ruas do Centro Histórico guiados pelo toque dos tambores, seguindo a tradição folclórica de origem africana (samba de bumbo).

Advertisement


O Corpus Christi, comemoração que já está presente na cidade há mais de 50 anos com as tradicionais montagens dos tapetes de serragem, realizada pelos próprios cidadãos. Em 2019, o tapete teve mais de 850 metros, utilizando cerca de 50 toneladas de serragem e outros materiais.
O da em de Parnaíba é a 2ª maior a céu aberto do país, ambientado em espaço cenográfico de 15 mil m², na Barragem Edgard de Souza, às margens do Rio Tiete.
Diversos eventos movimentam a cidade; O Encontro de Antigomobilismo é realizado anualmente no último domingo de junho, reunindo raridades automotivas, expondo assim um pouco da história dos automóveis no Brasil. A Festa do Cururuquara une a festividade religiosa dedicada a São Benedito e a comemoração pela abolição da escravatura, contando com reza cabocla, missa, procissão e apresentações de samba de bumbo. Há também as tradicionais Cantatas e a montagem do Presépio de Natal, um dos maiores do Estado. Além disso, há os eventos recorrentes, como a Feira de Artes e Artesanato e a Música na Praça, realizadas sempre aos domingos.


Turismo Cultural
Santana de Parnaíba tem como destaque o seu lado histórico. A cidade busca a preservação de sua história e é referência no assunto, tendo 209 bens tombados em seu Centro Histórico, como o Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo (que atualmente abriga o Museu Anhanguera), a Capela do Suru, a Igreja Matriz, o Cine Teatro Coronel Raymundo e o próprio Centro Histórico, remetendo a quatro séculos de história, contando com casas térreas e sobrados que foram construídos no alinhamento da rua, sendo o maior conjunto arquitetônico tombado e preservado do Estado de São Paulo.

Na história do Brasil, Santana de Parnaíba foi ponto de largada das expedições dos bandeirantes, famosos desbravadores do território brasileiro. Nos tempos atuais, a cidade recebe agora outro de tipo de exploradores: os jipeiros, que mensalmente se reúnem na Igreja Matriz e partem em direção às colinas que circulam o município, onde podem desfrutar de terrenos lamacentos e muito área verde. São seis principais trilhas principais, cujas extensões variam entre 3 km e 9 km.
Santana de Parnaíba também é o ponto de partida da peregrinação “Caminho do Sol”, um percurso de mais de 240 km, que termina em Águas de São Pedro. Inspirada nos caminhos a Santiago de Compostela, a jornada leva 11 dias (que também pode ser feita de bicicleta, em três dias). Desde 2002, ano de sua criação, mais de 20 mil pessoas realizaram a peregrinação. E em 2019 foi lançado o Passaporte do Peregrino do Caminho do Sol, que permite que o peregrine “acumule” os quilômetros do percurso brasileiro com a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela. Há também o “Roteiro dos Bandeirantes”, que leva a oito cidades nas margens do Tietê que fizeram parte da história de Anhanguera e companhia.
O CAT – Centro de Atendimento ao Turista, localizado em frente ao Monumento aos Bandeirantes, disponibiliza a munícipes e visitantes informações sobre pontos turísticos, eventos turísticos, serviços de alimentação, hospedagem, roteiros turísticos, entre outras.
desfile cívico de 7 de Setembro atraiu milhares de pessoas

No dia da Independência do Brasil de 2019, ocorreu o tradicional desfile cívico, que teve como tema “Era uma Vez”, onde os participantes desfilaram caracterizados com temas de histórias infantis, contos de fada e personagens relacionados a história da cidade. A novidade dessa edição ficou por conta da Secretaria de Cultura, que exibiu painéis com imagens dos principais pontos turísticos da cidade.
A banda Marcial Lyra fez a abertura do evento, que é organizada pela Secretaria de Educação e contou com a participação de mais de 3 mil integrantes, entre os alunos dos colégios da rede municipal, as forças de segurança da cidade como a Guarda Municipal (GMC), Guarda Mirim, Defesa Civil, Polícia Militar, integrantes do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro, além da associação Rainha da Paz e do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente.
Diversos Servi Os E Espa Os Culturais Para Os Mun Cipes
Santana de Parnaíba disponibiliza vários espaços para o acesso da população à arte e cultura. O Museu Parnaibano De Música Benedito Antônio Pedroso, por exemplo, fica localizado no Centro Histórico e preserva a história da música e de músicos parnaibanos, reunindo acervos de diferentes tipos, de discos de carvão à CDs, bem como instrumentos musicais.
O Centro Cultural Leandro Manoel de Oliveira, no Cururuquara, oferece oficinas de capoeira, artesanato e sala de leitura com obras sobre cultura popular, arte e literatura. O Centro é mantido através de parceria entre a Fundação Esportiva Educacional Pró-Criança e Adolescente (Fundação EPROCAD) e a Prefeitura de Santana de Parnaíba e também com patrocínios dos governos Federal e Estadual.
O CAA - Centro De Apoio Ao Artesão é o espaço de exposição do artesanato produzido na cidade, e conta também com diversos cursos para a comunidade, como as oficinas de artesanato e cursos para ajudar o artesão a colocar sua arte no mercado.