Cinéfilo, para o Fernando Lopes

Page 1

CINÉFILO, para o Fernando Lopes Já lá vão quase quinze anos, Fernando Lopes era visita e companhia regular na Midas, que sobre ele e com ele tinha produzido um documentário (de João Lopes) e para ele tinha produzido o filme sobre e com o pintor Michael Biberstein (O Meu Amigo Mike ao Trabalho). O Fernando, como sabe quem com ele conviveu de perto, tinha todos os dias uma quantidade de ideias (de produção, de filmes, de tudo) que ia largando em conversa e como quem não quer a coisa, com a generosidade que todos os que o conheceram lhe conheceram. E numa dessas conversas veio por alguma razão à baila a revista Cinéfilo, de curta mas extraordinária vida, de que no estertor da ditadura e nas primeiras semanas ‘de Abril’ o Fernando tinha sido director. E perguntou ele: e porque não ressuscitar o Cinéfilo, uma revista sobre cinema (mas também sobre as outras artes), e porque não agora ‘na internet’…? - Ah, sim, mas antes porque não reeditar, em fac-simile, a própria Cinéfilo original…? Foi mais uma das dezenas ou centenas de ideias que o Fernando lançava para o ar, esperando que alguma delas viesse a acontecer. Não veio a acontecer, nem uma coisa nem outra. Como uma série de outras, ideias de produção, de filmes. Mas há uns poucos anos acreditámos que estaria na altura, e foi assim que conseguimos um modesto apoio do Instituto de Cinema, e é assim que agora finalmente disponibilizamos online todos os 37 números que entre Outubro de 1973 e Junho de 74 viram a luz do dia. Lido hoje, à distãncia de quase 50 anos, o Cinéfilo continua a ser uma coisa como nunca voltou a existir outra. O Fernando, já há uma década que não está connosco, mas entre as muitas enormes coisas que fez - realizador, produtor (e conselheiro especial de tantos cineastas portugueses), criador e único verdadeiro director da RTP2 - foi também à sua maneira um dos grandes jornalistas (e directores) que por nós passaram. Era um leitor compulsivo, e um muito compulsivo leitor de jornais, mas o Cinéfilo de que foi director permanece um caso único na imprensa portuguesa. Que todos os que vieram depois, possam agora sabê-lo.

Pedro Borges, MIDAS Filmes

(a produção da disponibilização online da edição da revista CINÉFILO foi realizada com o apoio financeiro do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual: Programa Ad Hoc)

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cinéfilo, para o Fernando Lopes by CINEFILO1973-74 - Issuu