Page 1

FERNANDA RIBEIRO DO VALLE

APRENDER E SABER EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERIAL PARA ANÁLISE

VENDA PROIBIDA

LIVRO

3


PROFESSORA

FERNANDA RIBEIRO DO VALLE

APRENDER E SABER EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO

3

SÃO PAULO, 1ª- EDIÇÃO, 2013


© Hedra Educação, 2013 © Fernanda Ribeiro do Valle, 2013

RESPONSABILIDADE EDI­TO­RIAL

SUPERVISÃO COMERCIAL

REVISÃO PROJETO GRÁFICO EDITORAÇÃO ELETRÔNICA ILUSTRAÇÕES

Ana Mortara Fábio Mantegari RAF Editoria e Serviços Ulhôa Cintra Comunicação Visual e Arquitetura S/C Ltda. Nany Produções Gráficas Allan Rocha André Valle Anderson Santos Lucas Muniz

ISBN 978-85-65206-80-8

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) do Valle, Fernanda Ribeiro Aprender e saber educação infantil, livro 3 / Fernanda Ribeiro do Valle. São Paulo: Hedra Educação, 2013. (Coleção Aprender e Saber) Bibliografia. ISBN 978-85-65206-80-8 1. Educação infantil 2. Livros-texto (Educação Infantil) I. Fernanda Ribeiro do Valle II. Título III. Série 12-07351

CDD-372.21

Índice para catálogo sistemático: 1. Ensino Integrado: Livros-texto: Educação Infantil 372.21

Todos os direitos reservados Hedra Educação Ltda. Rua Fradique Coutinho, 1139 Vila Madalena – São Paulo-SP CEP 05416-011 (11) 3031-6879


QUERIDA CRIANÇA, OS LIVROS DA COLEÇÃO APRENDER E SABER SERÃO SEUS COMPANHEIROS NESSA JORNADA, EM QUE VOCÊ TERÁ CONTATO COM O MARAVILHOSO MUNDO DO CONHECIMENTO. VOCÊ VAI APRENDER SOBRE A NATUREZA, A CONVIVÊNCIA COM AS PESSOAS, AS FORMAS, OS NÚMEROS, AS ARTES E OS VALORES QUE NOS TORNAM PESSOAS MELHORES E NOS AJUDAM A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR. BRINCANDO, RESPONDENDO ÀS PERGUNTAS, OUVINDO MÚSICAS E POESIAS, ANALISANDO IMAGENS DE OBRAS DE ARTE E CONSTRUINDO MUITAS COISAS BONITAS COM SEUS COLEGAS, VOCÊ FARÁ DESCOBERTAS IMPORTANTES PARA SEU CRESCIMENTO E SUA FORMAÇÃO COMO PESSOA. ESPERO QUE ESSA COLEÇÃO AJUDE VOCÊ E SEUS COLEGAS A TEREM UM GOSTOSO E DIVERTIDO INÍCIO DE VIDA ESCOLAR. COM CARINHO,

PROFESSORA FERNANDA


SUMÁRIO UNIDADE 1 LETRAS, NOMES E SÍMBOLOS.......................................................5 UNIDADE 2 EU E MEUS AMIGOS...................................................................24 UNIDADE 3 OS SENTIDOS NOS LIGAM AO MUNDO.....................................34 UNIDADE 4 EU E MINHA FAMÍLIA..................................................................45 UNIDADE 5 DIFERENTES MORADIAS..............................................................58 UNIDADE 6 CONTANDO QUANTIDADES.......................................................69 UNIDADE 7 MEIOS DE TRANSPORTE..............................................................82 UNIDADE 8 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL........................................................ 105 UNIDADE 9 AS PROFISSÕES......................................................................... 125 UNIDADE 10 VAMOS AO ZOOLÓGICO!......................................................... 139 UNIDADE 11 POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS.............................................. 153 UNIDADE 12 AS CORES DO ARCO-ÍRIS.......................................................... 165 UNIDADE 13 SOMOS DIFERENTES...................................................................181 UNIDADE 14 CONTANDO COM GRUPOS – NUMERAIS DE 1 A 10................ 189 DATAS COMEMORATIVAS.................................................................................. 203 MATERIAL COMPLEMENTAR................................................................................ 221


UNIDADE 1 LETRAS, NOMES E SÍMBOLOS ATIVIDADE 1

BEM-VINDOS! VAMOS COMEÇAR UM NOVO ANO ESCOLAR JUNTOS. VOCÊ JÁ CONHECE TODOS OS COLEGAS DA CLASSE?

VAMOS FAZER AS APRESENTAÇÕES. SENTEM-SE EM RODA.

CADA UM VAI DIZENDO O NOME E CONTANDO UM POUCO DE SUA HISTÓRIA.

Inicie a atividade pedindo às crianças que se organizem em roda, como mostra a cena. Você pode ser a primeira a se apresentar a elas, dizendo seu nome e um pouco de sua história. Depois, de forma bem descontraída, convide-as a fazer o mesmo.

R ODA DE CONVE RSA

5


ATIVIDADE 2

Pergunte às crianças como a professora e os colegas podem fazer para saber o nome de todos nos primeiros dias de aula. Ajude-as a concluir sobre a função dos cartões.

RECORTE O CARTÃO QUE ESTÁ NA PÁGINA 223 DO MATERIAL Distribua pequenas folhas de papel com o nome de cada criança escrito COMPLEMENTAR. em letra de imprensa maiúscula. Peça a elas que copiem no cartão. COM A AJUDA DA PROFESSORA, ESCREVA SEU NOME NO CARTÃO. DEPOIS, COLOQUE-O SOBRE SUA MESA NOS PRIMEIROS Confeccione um cartaz com o nome de todos os alunos escritos em letra de DIAS DE AULA. imprensa maiúscula e afixe-o em local visível para que as crianças possam consultá-lo sempre que for preciso.

RECORTE O ALFABETO MÓVEL DA PÁGINA 225 DO MATERIAL COMPLEMENTAR.

VOCÊ VAI USAR AS LETRAS PARA FORMAR MUITAS PALAVRAS.

GUARDE-AS EM UMA CAIXA OU ENVELOPE DEPOIS DE UTILIZÁ-LAS. Oriente as crianças quanto ao uso das letras móveis, que podem ser coladas em papel mais resistente para maior durabilidade.

6


ATIVIDADE 3 RECORTE DE REVISTAS AS LETRAS QUE FORMAM SEU NOME.

COLE-AS NO ESPAÇO ABAIXO. Oriente as crianças a consultar o cartaz e o cartão para formar o próprio nome. Depois, explore os nomes formados, conversando com elas sobre as letras usadas, a quantidade de letras, as letras que se repetem.

RODA DE CON VER SA

7


ATIVIDADE 4 FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO VOCÊ MESMO. Mostre imagens de retratos e autorretratos de diferentes artistas (como Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Vincent Van Gogh e Rembrandt van Rijn). Depois, distribua espelhos para que as crianças observem o próprio rosto e façam um autorretrato com lápis de cor ou giz de cera. Valorize as produções, expondo os trabalhos em um varalzinho na sala de aula.

9


ATIVIDADE 5 VAMOS CONHECER O NOME DE ALGUMAS LETRAS MUITO UTILIZADAS: AS VOGAIS. OUÇA O POEMA QUE A PROFESSORA VAI LER.

PINTE AS VOGAIS E AS FIGURAS QUE TÊM O NOME COMEÇADO Escreva as vogais no quadro de giz, em letra de imprensa maiúscula. Em seguida, POR ELAS. com a ajuda das crianças, fale palavras iniciadas por A, depois por E, por I, O e U. Convide algumas crianças a dizer o nome das figuras desenhadas nos vagões (abelha, elefante, igreja, óculos, uva). Verifique se há crianças que têm o nome começado por vogal e peça que escrevam seus nomes no quadro de giz.

10


ATIVIDADE 6 RECORTE TRÊS PALAVRAS DE JORNAIS OU REVISTAS, ESCRITAS COM LETRAS GRANDES. COLE ESSAS PALAVRAS NO QUADRO ABAIXO E PASSE O LÁPIS EMBAIXO DAS VOGAIS. Solicite a cada criança que descubra as vogais do próprio nome, observando o cartaz ou o cartão. Você pode perguntar, por exemplo: Quem tem a letra A no nome? E a letra E? E a letra I? E a letra O? E a letra U? Quem tem o nome começado por vogal? Quem tem o nome terminado por vogal? Conclua com elas que as vogais aparecem em todos os nomes.

11


Escreva o alfabeto no quadro de giz, em letra de imprensa maiúscula. Indique as letras conforme for apresentando cada uma. Peça às crianças que repitam o que você disser e apontem a letra no livro.

ATIVIDADE 7

ALÉM DAS VOGAIS, EXISTEM AS CONSOANTES. JUNTANDO VOGAIS E CONSOANTES, ESCREVEMOS PALAVRAS. ENCONTRE E PINTE AS VOGAIS NO ALFABETO ABAIXO, USANDO A COR VERMELHA. A PROFESSORA VAI LER O NOME DE CADA LETRA. VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO REPETIR, APONTANDO A LETRA NO LIVRO. PINTE AS CONSOANTES COM A COR AZUL.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

vermelho

azul

azul

azul

azul

azul

azul

vermelho

azul

azul

vermelho

vermelho

azul

azul

vermelho

azul

azul

azul

azul

azul

azul

azul

azul

azul

azul

azul

AGORA VAMOS LER O ALFABETO TODOS JUNTOS. PARA CADA VOGAL, BATA DUAS PALMAS, COMEÇANDO PELO A.

RODA DE CONVER SA

13


ATIVIDADE 8

Explore a ordem alfabética com as crianças. Pergunte: Qual é a primeira letra do alfabeto? Qual é a última letra do alfabeto? Quantas letras formam o alfabeto? Que letra vem depois do C? Que letra vem antes do M? Com que letra começa o nome dos animais mostrados na trilha? (U, E, G, R, Z) Com que letra começa o nome dos brinquedos mostrados na trilha? (B, C, D) E das frutas? (M, U).

AJUDE O URSO A CHEGAR EM CASA PELA TRILHA DAS LETRAS.

RECORTE AS LETRAS DA PÁGINA 227 DO MATERIAL COMPLEMENTAR. COLE A LETRA INICIAL DO NOME DE CADA FIGURA NA TRILHA. DEPOIS, PINTE O URSO E A CASINHA.

RODA DE CON VER SA

14


ATIVIDADE 9

Ajude os alunos na confecção do crachá. Peça que colem em um papel mais resistente, para durar por mais tempo. Perfure o crachá e passe um barbante para que as crianças possam pendurá-lo no pescoço.

VOCÊ SABE O QUE É UM CRACHÁ? É UM CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO. RECORTE O CRACHÁ DA PÁGINA 223 DO MATERIAL COMPLEMENTAR. ESCREVA SEU NOME E FAÇA UM DESENHO PARA IDENTIFICÁ-LO.

RODA DE CONVE R SA

Os símbolos facilitam a comunicação. Eles representam ideias, pessoas, objetos etc., de maneira simplificada. É importante que as crianças compreendam OBSERVE OS SÍMBOLOS ABAIXO. o significado dos símbolos desde pequenas para usá-los adequadamente, pois eles QUAL É O SIGNIFICADO DE CADA UM? estarão presentes em diferentes situações de seu dia a dia.

para cima

chuva

feliz

triste

15


ATIVIDADE 10 OS SÍMBOLOS SÃO UTILIZADOS PARA REPRESENTAR DIVERSAS SITUAÇÕES. OS SÍMBOLOS ABAIXO TÊM QUAL SIGNIFICADO PARA VOCÊ? PINTE AQUELE QUE CORRESPONDE AOS MENINOS, SE VOCÊ FOR MENINO, OU O QUE CORRESPONDE ÀS MENINAS, SE VOCÊ FOR MENINA.

Pergunte às crianças onde os símbolos acima podem ser encontrados (na escola, em um restaurante, em lugares públicos). Comente com elas que não é necessário escrever “banheiro masculino” e “banheiro feminino”. Basta olhar os símbolos que conseguimos nos localizar.

16


ATIVIDADE 11

Se for possível, organize um passeio pela rua da escola para que os alunos observem as diferentes placas de sinalização existentes nela. Você também pode pedir a elas que observem as placas no caminho de casa para a escola e desenhem algumas para mostrar aos colegas.

NAS RUAS, ENCONTRAMOS DIVERSOS SÍMBOLOS. MUITOS DELES REPRESENTAM CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR AO ANDAR OU CIRCULAR POR ELAS. COM UM COLEGA, DESCUBRA O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS ABAIXO. DEPOIS, DESENHE UMA CENA DE RUA COM UM DESTES SÍMBOLOS.

proibido estacionar

área escolar

proibido trânsito de bicicletas

17

sentido obrigatório


ATIVIDADE 12

Converse com as crianças sobre a importância dos cuidados que devemos ter ao circular pelas ruas: olhar para os dois lados ao atravessá-la, não brincar na rua, esperar a luz verde do semáforo de pedestres acender, atravessar sempre na faixa de segurança, não colocar o braço para fora dos veículos em movimento.

AO ATRAVESSAR AS RUAS, DEVEMOS TOMAR MUITO CUIDADO. EXISTEM LOCAIS CORRETOS PARA FAZER A TRAVESSIA. SÃO AS FAIXAS DE SEGURANÇA, TAMBÉM CHAMADAS DE FAIXAS DE PEDESTRES.

QUANTAS FAIXAS DE SEGURANÇA VOCÊ CONSEGUE OBSERVAR NA FOTO? É possível observar cinco faixas. PARA QUE SERVE UMA FAIXA DE SEGURANÇA? Para a travessia de pedestres.

18


ATIVIDADE 13 OBSERVE O SÍMBOLO AO LADO.

O QUE ELE REPRESENTA? COMO A CRIANÇA DA FOTO ESTÁ ATRAVESSANDO A RUA?

A placa indica a passagem sinalizada de escolares. Leve as crianças a perceber que ela mostra um estudante acompanhado de um adulto atravessando pela faixa de segurança. A criança da foto atravessa a rua acompanhada de um adulto, pela faixa de segurança. Chame a atenção das crianças para a luz verde no semáforo de pedestres, indicando que a travessia está liberada.

19


ATIVIDADE 14

Converse com as crianças sobre a importância dos semáforos para organizar o trânsito, evitar acidentes e preservar a vida das pessoas. Explore o significado das cores dos semáforos. Pergunte, por exemplo: Quem sabe o que acontece quando o semáforo de veículos fica vermelho para o carro? E quando fica amarelo? E

OS FARÓIS OU SEMÁFOROS SÃO FUNDAMENTAIS PARA NOSSA fica verde? Quando o semáforo de pedestres está vermelho, o que devemos SEGURANÇA. quando fazer? E quando ele está verde? Este assunto será retomado na unidade 7. AS CORES VERMELHO, AMARELO E VERDE TAMBÉM TÊM SIGNIFICADOS. ELAS SÃO USADAS EM SEMÁFOROS PARA VEÍCULOS E PARA PEDESTRES. A PROFESSORA VAI LER O QUE AS CORES DO SEMÁFORO INDICAM. PINTE OS CÍRCULOS COM ESSAS CORES.

SEMÁFORO PARA VEÍCULOS

vermelho

PARE OLHE SIGA

SEMÁFORO PARA PEDESTRES

20

amarelo

verde

PARE

vermelho

SIGA

verde


ATIVIDADE 15 PINTE AS CENAS.

Se for possível, acesse o site: <www.educacaotransito.pr.gov.br/ index.php>. Há muitas informações interessantes relacionadas ao tema em estudo. Esta pode ser uma boa oportunidade para cantar com as crianças a música “Motorista”. A letra pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor.

MUITA ATENÇÃO ÀS CORES DOS SEMÁFOROS.

21


ATIVIDADE 16 VOCÊ JÁ SABE QUE TUDO TEM UM NOME.

FORME SEU NOME E O NOME DE UM COLEGA COM AS LETRAS MÓVEIS. DEPOIS, COPIE ESSES NOMES NOS ESPAÇOS ABAIXO. MEU NOME Nesta atividade, sugerimos que as crianças se sentem em duplas. De posse do crachá, solicite que formem os nomes com as letras móveis e os copiem no livro. Em seguida, peça que comparem os nomes para descobrir qual é o maior, qual é o menor, que nome tem mais letras, que nome tem menos letras, que letras se repetem em cada nome, que letras aparecem nos dois nomes.

NOME DO MEU COLEGA OU DA MINHA COLEGA

RODA DE CONVER SA

22


ATIVIDADE 17 QUAL DESTAS FIGURAS VOCÊ ESCOLHERIA PARA REPRESENTÁ-LO?

PINTE-A COM GIZ DE CERA OU DESENHE OUTRA.

Dê oportunidade para que todas as crianças mostrem a figura que pintaram aos colegas e justifiquem suas escolhas.

23

RODA DE CONV ER SA


UNIDADE 2 EU E MEUS AMIGOS ATIVIDADE 18 VAMOS CONVERSAR UM POUCO SOBRE AMIGOS E SOBRE AMIZADE. DESENHE UM AMIGO OU UMA AMIGA DA CLASSE DE QUE VOCÊ GOSTA BASTANTE. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “guardar, organizar a sala e documentar as produções são ações que podem ajudar cada criança na percepção de seu processo evolutivo e do desenrolar das etapas de trabalho. Essa é uma tarefa que o professor poderá realizar junto ao grupo. A exposição dos trabalhos realizados é uma forma de propiciar a leitura dos objetos feitos pelas crianças e a valorização de suas produções.”

RODA DE CON VER SA

24


ATIVIDADE 19

Proponha uma conversa para que as crianças falem de seus verdadeiros amigos. Pergunte: O que é amizade? Quem são seus melhores amigos? Como devemos tratar um amigo? O que já fez pela amizade?

VAMOS CANTAR E BRINCAR DE RODA COM UMA CANÇÃO QUE FALA DA AMIZADE E DO COMPANHEIRISMO? CANTE COM A PROFESSORA E COM OS COLEGAS.

RODA DE CON VER SA

25


ATIVIDADE 20 AMIZADE É UM SENTIMENTO MUITO BONITO ENTRE AS PESSOAS. RECORTE DE REVISTA UMA CENA QUE REPRESENTA AMIZADE. COLE-A AQUI. Confeccione com as crianças a ÁRVORE DA AMIZADE. Em uma folha de papel Kraft ou cartolina, desenhe e pinte o caule e os galhos de uma árvore. Depois, uma criança de cada vez vai passar tinta verde na palma da mão e carimbar nos galhos, enchendo-os de folhas. Afixe a produção em uma parede da sala de aula ou em um corredor da escola.

26


ATIVIDADE 21 FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UM GESTO OU UMA ATITUDE QUE DEMONSTRE AMIZADE ENTRE DUAS PESSOAS. Traga um livro sobre o tema “amizade” para ler às crianças. Sugestões:

Ninguém e eu, de Bart Mertens, editora Hedra Educação. Resenha: Era uma vez Ninguém e ninguém mais. Ninguém estava sozinho. Ninguém também não tinha com o que brincar e nenhum lugar para ir. Uma maravilhosa história de amor sobre o começo de tudo. Promessa é promessa, de Knister, editora Hedra Educação. Resenha: Bruno, uma pequena marmota, acorda da hibernação depois de um longo inverno. Ao sair de sua toca, encontra uma bela flor, um Dente-de-leão. Os dois passam toda a primavera juntos, com a flor cada dia mais bela. Com a chegada do verão, no entanto, a flor fica um pouco diferente. É quando ela pede que Bruno prometa que vai confiar nela e vai fazer o que ela pediu. Bruno assopra e todas as pequenas partes da flor são levadas pelo vento. Qual será a surpresa que Dente-de-leão reservou para o amigo?

27


ATIVIDADE 22 PROCURE FIGURAS DE CRIANÇAS EM REVISTAS, RECORTE-AS E COLE-AS NA CENA DESTA PÁGINA E DA PÁGINA SEGUINTE. ELAS VÃO BRINCAR DE PEGA-PEGA AO AR LIVRE.

Antes de solicitar a realização da atividade, leve as crianças a uma área externa da escola, se possível com árvores, e convide-as a brincar de pega-pega ao ar livre. Na sala, entregue revistas para que elas representem a brincadeira, colando figuras de crianças nas páginas do livro. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “as instituições devem assegurar e valorizar, em seu cotidiano, jogos motores e brincadeiras que contemplem a progressiva coordenação dos movimentos e o equilíbrio das crianças. Os jogos motores de regras trazem também a oportunidade de aprendizagens sociais, pois ao jogar, as crianças aprendem a competir, a colaborar umas com as outras, a combinar e a respeitar regras.”

28


ATIVIDADE 23 DESCUBRA ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE AS CRIANÇAS, COMO A COR E O COMPRIMENTO DOS CABELOS, A COR DOS OLHOS, O FORMATO DO ROSTO E DO NARIZ, A ALTURA. Tenha sempre a preocupação de não expor as crianças a constrangimentos e não incentivar a discriminação. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 2), “para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.”

29


ATIVIDADE 24

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “as mímicas faciais e gestos possuem um papel importante na expressão de sentimentos e em sua comunicação. É importante que a criança dessa faixa etária conheça suas próprias capacidades expressivas e aprenda progressivamente

QUE PARTE DO CORPO CADA CRIANÇA ESTÁ APONTANDO? a identificar as expressões dos outros, ampliando sua comunicação. Brincar de fazer caretas ou de imitar bichos propicia a descoberta das possibilidades expressivas de si próprio e dos outros.”

AGORA, FORME UM GRUPO COM ALGUNS COLEGAS E BRINQUEM DE MÍMICA. CADA UM, SEM FALAR NADA, INVENTA UMA FRASE SOBRE UMA PARTE DO CORPO FAZENDO GESTOS. O GRUPO PRECISA DESCOBRIR A FRASE. LEVANTE A MÃO QUANDO QUISER FALAR.

31


ATIVIDADE 25 COM A AJUDA DA PROFESSORA, ESCREVA O NOME DE CADA PARTE DO CORPO INDICADA. DEPOIS, PINTE O MENINO E A Esta é uma boa oportunidade para cantar com as crianças “Cabeça, ombro, joelho e MENINA. pé”. A letra da canção pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor. Enquanto cantam, as crianças colocam as mãos nas partes citadas. Depois, os participantes vão cantando cada vez mais rápido. Quem errar a sequência, sai da brincadeira. CABEÇA

TRONCO

BRAÇO

MÃO

PERNA

32


ATIVIDADE 26

Proponha brincadeiras envolvendo a interação, a imitação e o reconhecimento do corpo, como “Siga o Mestre” e “Seu Lobo”. Veja as regras nas Orientações específicas do Manual do Professor.

QUANTAS CRIANÇAS ESTÃO NESTA PÁGINA? ESCOLHA UMA DELAS E IMITE A POSIÇÃO EM QUE ELA ESTÁ. Há seis crianças na página.

R ODA DE CONVE R SA

33


UNIDADE 3 OS SENTIDOS NOS LIGAM AO MUNDO ATIVIDADE 27

Nesta ocasião, seria interessante apresentar às crianças a música “Emoções”, do DVD Cocoricó – 22 clipes musicais ou o vídeo “O corpo fala”, da Turma da Mônica, disponível em: <www. youtube.com/watch?v=blG2tmsqM3w> (acesso em: ago. 2013), que abordam o tema em estudo.

PERCEBEMOS E SENTIMOS O MUNDO POR MEIO DE NOSSOS CINCO SENTIDOS.

LIGUE CADA SENTIDO À PARTE DO CORPO QUE O MENINO USA PARA VER, OUVIR, CHEIRAR, SENTIR OS SABORES E TOCAR AS COISAS.

VISÃO

OLFATO

PALADAR VISÃO

AUDIÇÃO

TATO 34


ATIVIDADE 28

Consiga diferentes materiais que apresentam cheiros variados, como: bolo, torta, frutas, perfume, pão, sabonete, xampu, flor. Organize as crianças em círculo e com os olhos vendados. Vá passando os diferentes materiais para que elas sintam o cheiro. Cuidado para que elas não utilizem outro sentido para descobrir

QUANDO RESPIRAMOS, O AR PASSA PELO NARIZ E NOS TRAZ O CHEIRO DAS COISAS. O SENTIDO QUE NOS PERMITE SENTIR OS que material se trata. Depois, guarde CHEIROS BONS E OS RUINS É O OLFATO. de todos os materiais na caixa e pergunte CIRCULE AS IMAGENS DO QUE TEM CHEIRO RUIM.

às crianças que cheiros elas sentiram. Vá tirando da caixa os materiais citados.

SABONETE

RIO POLUÍDO ROSAS

FUMAÇA DE ESCAPAMENTO

PERFUME

35

TÊNIS SUJO


ATIVIDADE 29 RECORTE DE REVISTAS A IMAGEM DE ALGO QUE TEM CHEIRO BOM E DE ALGO QUE TEM CHEIRO RUIM. COLE-AS ABAIXO. CHEIRO BOM

Permita que as crianças mostrem suas colagens e digam o que elas representam. Se for possível, leia para elas algum livro sobre cheiros. Sugestões: Cheiro de mãe, de Nazaré Fonseca, editora Bagaço. Sid, o cientista – que cheiro é esse?, de Jennifer Frantz, editora Fundamento. Que cheiro é esse? O livro do cocô, da editora Vale das Letras.

CHEIRO RUIM

36


ATIVIDADE 30

Traga diferentes alimentos, doces e salgados, devidamente lavados e picados. Sugestões: frutas e legumes variados, gelatina, sal, açúcar, leite. Organize as crianças em círculo e com os olhos vendados. Cada criança vai experimentar um alimento diferente e dizer se ele é doce ou salgado.

O SENTIDO QUE USAMOS PARA SENTIR O GOSTO DAS COISAS É O PALADAR. COM A LÍNGUA, SENTIMOS O SABOR DOS ALIMENTOS E TAMBÉM SE ALGUMA COISA QUE VAMOS COMER OU BEBER ESTÁ QUENTE OU FRIA. RECORTE DE REVISTAS FIGURAS DE ALIMENTOS SALGADOS E DE ALIMENTOS DOCES. COLE-AS NESTA PÁGINA E NA PÁGINA 39. ALIMENTOS SALGADOS

37


ALIMENTOS DOCES

39


ATIVIDADE 31 COM OS OLHOS CONSEGUIMOS ENXERGAR O MUNDO A NOSSA VOLTA. É O SENTIDO DA VISÃO. OLHE BEM SEUS OLHOS DIANTE DE UM ESPELHO. QUAL É A COR DELES?

MUITAS PESSOAS PRECISAM USAR ÓCULOS PARA ENXERGAR MELHOR OU PARA PROTEGÊ-LOS DOS RAIOS DE SOL. RECORTE DE REVISTAS PESSOAS QUE USAM ÓCULOS OU PROTEGEM OS OLHOS COM UMA VISEIRA. Prepare o ambiente da sala de aula sem que as crianças estejam presentes, afixando várias pinturas de artistas pelas paredes. Sugestões: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Romero Britto. Depois, afaste as carteiras para abrir um espaço no centro da sala. Coloque várias almofadas nesse espaço. Feche as cortinas e apague as luzes. Então, convide as crianças a entrar na sala para descobrir os tesouros escondidos. Peça que se sentem nas almofadas. Com uma lanterna, vá iluminando as paredes e aguçando a curiosidade das crianças na descoberta das pinturas. Depois, acenda a luzes, converse sobre as obras e os artistas e sobre a necessidade da luz da lanterna para enxergá-las.

41


ATIVIDADE 32

Se for possível, grave diferentes sons em um CD (buzina, miado, latido, chuva, tempestade, riso, choro, relógio, carro, trem, entre outros). Organize as crianças em roda e peça que fiquem em silêncio. Coloque um som de cada vez para que elas possam ouvi-los e identificá-los.

A AUDIÇÃO É O SENTIDO PELO QUAL ESCUTAMOS. AS ORELHAS SÃO OS ÓRGÃOS DA AUDIÇÃO. ELAS RECEBEM O SOM E O CONDUZ PARA A PARTE INTERNA. IDENTIFIQUE O SOM EM CADA UMA DAS SITUAÇÕES ABAIXO.

pássaro cantando

instrumentos musicais em orquestra

conversa ao celular

show

buzina, motor de veículo

trovão

43


ATIVIDADE 33

Em uma caixa grande, com tampa, coloque materiais com diferentes texturas: escova, bichinho de pelúcia, massinha de modelar, lixa, tecido, algodão, pedra, isopor, borracha etc. Faça um furo na tampa da caixa, possibilitando que as crianças passem a mão pelo buraco. Elas deverão escolher um material, descrevê-lo, dizer o nome para depois tirá-lo da caixa.

POR MEIO DA PELE, SENTIMOS O CALOR E O FRIO. PODEMOS SABER TAMBÉM SE ALGUMA COISA É MACIA, DURA, GROSSA, ÁSPERA E ATÉ A FORMA QUE ELA TÊM. O NOME DESSE SENTIDO É O TATO. O CORPO INTEIRO É COBERTO POR PELE, MAS NORMALMENTE UTILIZAMOS AS MÃOS PARA PERCEBER AS COISAS POR MEIO DO TATO. REÚNA-SE COM TRÊS COLEGAS. CADA UM DEVE DIZER O QUE SENTIRIA AO PASSAR A MÃO EM CADA ELEMENTO ABAIXO.

O gelo é frio.

O urso é macio.

A escova de cabelo é dura.

RODA DE CON VER SA EXISTEM CRIANÇAS QUE NÃO ENXERGAM. POR ISSO, ELAS USAM AS MÃOS PARA PERCEBER A FORMA DAS COISAS. COMENTE A FOTO COM SEUS COLEGAS.

44

A massinha de modelar é mole.


UNIDADE 4 EU E MINHA FAMÍLIA ATIVIDADE 34

Enfatize a importância de escovar os dentes ao levantar, após as refeições e antes de dormir e do hábito de tomar banho todos os dias. Oriente as crianças a lavar as mãos antes das refeições, antes das aulas de culinária, depois de usar o banheiro, depois de manipular areia, terra, tinta. É fundamental o acesso à água, ao sabonete e à toalha.

OBSERVE AS CENAS DESTA PÁGINA E DA PÁGINA SEGUINTE.

PINTE AQUELAS QUE REPRESENTAM AÇÕES QUE VOCÊ FAZ TODOS OS DIAS. escovar os dentes

brincar

45


tomar banho

cuidar das plantas

lavar as m達os

estudar

R ODA DE CONVER SA

46


ATIVIDADE 35 QUEM MORA COM VOCÊ? QUAL É O NOME DE CADA PESSOA?

COLE UMA FOTO DE SUA FAMÍLIA NO ESPAÇO ABAIXO.

DEPOIS, FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO SUA FAMÍLIA. Se for possível, apresente às crianças livros que abordam o tema “família”. Sugestões:

Minha família – amor e carinho, dar e doar, de Lisa Bullard, editora Hedra Educação. Uma família pode ser parecida com muitas ao mesmo tempo em que é diferente de tantas outras. Mas o amor e o carinho fazem parte de todas. Neste livro você vai conhecer a família de Mateus. Como será a família dele? As famílias do mundinho, de Ingrid Bisemeyer Bellinghausen, editora DCL. Neste livro, a autora mostra que cada família é de um jeito e que, respeitando as diferenças, é possível ser feliz.

47


ATIVIDADE 36 VEJA A FAMÍLIA DE

A PROFESSORA VAI

Sabemos que as composições familiares são cada vez mais variadas. Por isso, no trabalho com o tema “família”, devem ser criadas vivências e experiências que propiciem a construção do sujeito dentro dessa sociedade tão diversificada, levando a criança a compreender que sua família pode ser diferente da família do colega. Deve se ter sempre a preocupação para não expor as crianças a DUAS CRIANÇAS. constrangimentos e não LER O QUE ELAS CONTAM. incentivar a discriminação.

CONHEÇA MINHA FAMÍLIA! EU MORO COM MEU PAI, MINHA MÃE E MINHA IRMÃ.

ESTA É MINHA FAMÍLIA! MORO COM MEU PAI, MINHA MÃE, MEUS AVÓS E MEU IRMÃO MAIS NOVO. MEUS AVÓS SÃO LEGAIS, SEMPRE ME CONTAM HISTÓRIAS.

FAÇA TRACINHOS PARA REGISTRAR QUANTAS PESSOAS HÁ EM QUE CADA FAMÍLIA. FAMÍLIA DO MENINO

RODA DE CON VE RSA

//// FAMÍLIA DA MENINA

//////

49


ATIVIDADE 37 VOCÊ TEM IRMÃOS? E PRIMOS? FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO VOCÊ, SEUS IRMÃOS E SEUS PRIMOS. SE VOCÊ NÃO TIVER IRMÃOS OU PRIMOS, DESENHE VOCÊ E ALGUNS COLEGAS DA ESCOLA. Converse com as crianças sobre os parentes. Permita que contem se têm avôs, avós, tios, tias, primos, primas. Você pode propor que façam em casa, com a ajuda dos pais ou responsáveis, a ÁRVORE DA FAMÍLIA, com o desenho e o nome de todas as pessoas que fazem parte dela.

50


ATIVIDADE 38

Converse com as crianças sobre as pessoas mais velhas e mais novas da família de cada uma. Permita quem digam quem são essas pessoas, onde elas moram, quando nasceram.

VEJA UMA FAMÍLIA REUNIDA. OBSERVE BEM A CENA E MARQUE O HOMEM MAIS VELHO, A MULHER MAIS VELHA E A PESSOA MAIS NOVA.

X

X

X

R ODA DE CON VERSA

51


ATIVIDADE 39 OS AVÓS SÃO OS PAIS DE NOSSOS PAIS. COMO SÃO SEUS AVÓS? COMO ELES SE CHAMAM?

DESENHE-OS NOS ESPAÇOS DESTA PÁGINA E DA PÁGINA SEGUINTE. OS PAIS DE MINHA MÃE • AVÓS MATERNOS Antes de solicitar o desenho, verifique se alguma criança já não tem avós e oriente-a para que desenhe a pessoa mais velha da família. Esta pode ser uma boa oportunidade para convidar uma pessoa idosa a visitar as crianças e contar um pouco de sua história.

52


OS PAIS DE MEU PAI • AVÓS PATERNOS

53


ATIVIDADE 40

Converse com as crianças sobre a importância de colaborar nas tarefas domésticas, como enxugar a louça, molhar as plantas, varrer o quintal, arrumar o quarto.

VOCÊ AJUDA SEUS PAIS E SEUS IRMÃOS A MANTER SUA CASA BEM ARRUMADA? CONTORNE A CENA EM QUE O QUARTO ESTÁ ORGANIZADO.

54


ATIVIDADE 41 DESENHE UM QUARTO. PODE SER O SEU OU NÃO. REPRESENTE OS MÓVEIS, A POSIÇÃO DA JANELA E DA PORTA. Antes de solicitar o desenho, convide as crianças a brincar de EU VI. Organize-as em círculo. Você começa dizendo “Entrei no quarto e vi...”. Cada criança deve dizer, na sua vez, o nome de um objeto existente no quarto, sem repetir os nomes que já foram ditos pelos colegas. Nesta brincadeira, não há vencedores nem perdedores. O objetivo é ampliar o repertório de palavras das crianças, desenvolver a expressão oral e prepará-los para a realização da atividade.

55


ATIVIDADE 42 VOCÊ GOSTA DE BRINCAR NOS DIAS DE SOL? PINTE OS CAMINHOS E DESCUBRA DO QUE ESTAS CRIANÇAS MAIS GOSTAM DE BRINCAR. DIGA O NOME DAS BRINCADEIRAS.

Converse com as crianças sobre as cenas. Pergunte se as meninas poderiam se juntar aos meninos para brincar de carrinho e de bola e se os meninos poderiam brincar com elas de casinha. Conduza a conversa para que percebam que tanto os meninos quanto as meninas podem realizar essas brincadeiras. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “no que concerne a identidade de gênero, a atitude básica é

transmitir, por meio de ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos diferentes e permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel do homem como ao da mulher. Isso exige uma atenção constante por parte do professor, para que não sejam reproduzidos, nas relações com as crianças, padrões estereotipados quanto aos papéis do homem e da mulher, como, por exemplo, que à mulher cabe cuidar da casa e dos filhos e que ao homem cabe o sustento da família e

brincando de casinha

brincando de carrinho

a tomada de decisões, ou que homem não chora e que mulher não briga.”

brincando de bola

56


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “a compreensão de que há uma relação entre os fenômenos ATIVIDADE 43 naturais e a vida humana é um importante aprendizado para a criança. A partir de questionamentos sobre tais fenômenos, as crianças poderão refletir sobre o funcionamento da natureza, seus ciclos e ritmos de tempo e sobre a relação que o homem estabelece com ela, o que lhes possibilitará, entre outras coisas,

HÁ DIAS EM QUE FAZ CALOR. EM OUTROS, FAZ MAIS FRIO. EM ampliar seus CADA UM DELES, DEVEMOS USAR ROUPAS ADEQUADAS. conhecimentos, OBSERVE BEM AS ROUPAS E OS OBJETOS ABAIXO.

CONTORNE-OS ASSIM:

USAMOS NOS DIAS DE SOL E CALOR

USAMOS NOS DIAS DE FRIO E CHUVA

vermelho

rever e reformular as explicações que possuem sobre eles.”

vermelho

vermelho

azul

vermelho

azul azul

RECORTE AS PEÇAS DAS PÁGINAS 229 E 231 DO MATERIAL COMPLEMENTAR. MONTE OS BONECOS E COLOQUE NELES AS ROUPAS MAIS ADEQUADAS AO DIA DE HOJE.

57


UNIDADE 5 DIFERENTES MORADIAS ATIVIDADE 44

Converse com as crianças sobre os diferentes tipos de moradia. Mostre a elas imagens de casas térreas, sobrados, prédios de apartamento, habitações indígenas, castelos, palafitas, tendas etc. Se for possível, organize um passeio pelos arredores da escola para que as crianças observem as moradias, os materiais de que são feitas, como as pessoas cuidam delas. Ao voltar para a sala, podem desenhar ou descrever o que observaram.

O LUGAR ONDE MORAMOS É NOSSA CASA. SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS TÊM UM LUGAR PARA MORAR? OBSERVE AS CASAS DESTA PÁGINA E DA PÁGINA SEGUINTE. FAÇA UM X NAS CASAS DE MADEIRA. DEPOIS, COMENTE CADA TIPO DE CASA COM OS COLEGAS.

CASA DE PAU A PIQUE

X

CASA DE MADEIRA

58


X

CASA DE MADEIRA

CASAS DE ALVENARIA

PRÉDIO DE APARTAMENTOS FEITO DE ALVENARIA

59


ATIVIDADE 45

COMO É SUA CASA? VOCÊ MORA EM UM APARTAMENTO, NUMA CASA TÉRREA OU NUM SOBRADO? IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ DE FRENTE PARA A PORTA DE ENTRADA DE SUA CASA. DESENHE O QUE VOCÊ VÊ.

Faça uma pesquisa para descobrir o tipo de moradia em que a maioria dos alunos da classe vive. Você pode fazer uma tabela no quadro de giz, deixando espaço para as crianças marcarem um | na coluna que representa o tipo de moradia em que vive (casa térrea, sobrado, prédio de apartamento e outros tipos comuns da região). Depois, leia a tabela com as crianças, perguntando, por exemplo: Quantas crianças moram em casa térrea? Quantas crianças moram em apartamento? Há mais crianças vivendo em sobrados ou em prédios de apartamento? Quantas a mais? Quantas a menos? e assim por diante.

R ODA DE CONV ER SA

60


ATIVIDADE 46

Converse com as crianças sobre as cores das paredes da casa onde elas moram. Essa pode ser uma boa oportunidade para cantar “O pintor de Jundiaí”. A letra pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor.

AGORA, VAMOS COLORIR A CASA PARA DEIXÁ-LA BEM BONITA. ELA É TÉRREA OU TEM MAIS DE UM ANDAR?

61


ATIVIDADE 47 AGORA, RECORTE O PAPEL DA PÁGINA 233 DO MATERIAL COMPLEMENTAR, DOBRE NAS LINHAS E COLE NO ESPAÇO ABAIXO. DESENHE PORTA, JANELA E O QUE EXISTE AO LADO DA CASA. Converse com as crianças sobre o local onde a casa de cada uma está localizada. Pergunte, por exemplo: O que existe de um lado da sua casa? E do outro? Você conhece seus vizinhos? Como eles se chamam? Você costuma ir a casa deles? e assim por diante.

62


ATIVIDADE

Esta pode ser uma boa oportunidade para conversar sobre as condições saudáveis para a moradia, os cuidados que devemos ter 48 para conservá-la sempre limpa, os materiais usados na limpeza, o arejamento. Diga, por exemplo, que as janelas devem ficar abertas durante uma parte do dia para que o ar circule na casa. Fale da necessidade de varrer o quintal, recolher o lixo, molhar as plantas etc.

AS PARTES DE UMA CASA SÃO CHAMADAS CÔMODOS. CADA CÔMODO TEM UMA FINALIDADE DIFERENTE E ALGUNS PODEM ATÉ SER FORA DA CASA, COMO A LAVANDERIA. DIGA EM QUE CÔMODO AS PESSOAS ESTÃO NAS SITUAÇÕES ABAIXO. quarto

cozinha ou sala de jantar

sala de estar

banheiro

63


ATIVIDADE 49 OBSERVE BEM A PLANTA BAIXA DE UMA CASA. RESPONDA:

QUANTOS CÔMODOS TEM A CASA?

QUANTOS QUARTOS ELA TEM?

QUANTOS BANHEIROS EXISTEM NA CASA?

5

2

Ajude as crianças na leitura e interpretação da planta baixa.

1

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “o contato com representações como as plantas de rua, os mapas, globos terrestres e outros

tipos de representação, como os desenhos feitos pelos adultos para indicar percursos (chamados croquis) poderá ocorrer com a mediação do professor. Esse contato permitirá às crianças reconhecerem a função social atribuída a essas representações nos contextos cotidianos e de trabalho, e se aproximarem das características da linguagem gráfica utilizada pela cartografia. Algumas brincadeiras, como caça ao tesouro, por exemplo, apresentam desafios relacionados à representação gráfica do espaço e podem ser desenvolvidas com as crianças desta faixa etária.”

64


ATIVIDADE 50 DEPOIS DE RESPONDER ÀS PERGUNTAS DA PÁGINA ANTERIOR, DESENHE A FAMÍLIA QUE VOCÊ ACHA QUE MORA NESSA CASA. Peça às crianças que mostrem seus desenhos e digam por que escolheram essa quantidade de pessoas para viver na casa. É provável que elas desenhem uma família pouco numerosa, pois a planta representa uma casa pequena.

65


ATIVIDADE 51

Retome a brincadeira EU VI. Organize as crianças em círculo. Você começa dizendo “Entrei na cozinha e vi...”. Cada criança deve dizer, na sua vez, o nome de um objeto existente na cozinha, sem repetir os nomes que já foram ditos pelos colegas.

A COZINHA É A PARTE DA CASA ONDE AS PESSOAS COSTUMAM PREPARAR OS ALIMENTOS E FAZER AS REFEIÇÕES. DIGA O NOME DE CADA OBJETO ABAIXO E CONTORNE AQUELES QUE COSTUMAMOS ENCONTRAR NA COZINHA.

panela

colher

luminária

copo almofada

escova de dentes

geladeira

prato As imagens estão fora de escala de tamanho.

66


ATIVIDADE 52

Ajude as crianças na leitura e interpretação das cenas, ressaltando que a criança pode tomar choque (1) se enfiar o dedo na tomada, sofrer queimaduras (2) ao mexer com panelas que estão no fogão e sofrer lesões graves (3) se cair da banqueta ou se o armário tombar em cima dela.

MESMO NÃO PARECENDO, DENTRO DE NOSSA CASA EXISTEM VÁRIOS PERIGOS. DEVEMOS SEMPRE TOMAR CUIDADO PARA PREVENIR ACIDENTES. DIGA O PERIGO EXISTENTE EM CADA CENA. 2

1

R ODA DE CON VER SA

3

67

Ouça as informações trazidas pelas crianças. Se for o caso, complemente falando dos perigos de ingerir produtos tóxicos, manusear objetos cortantes, brincar próximo de escadas ou janelas baixas, mexer no fogão, subir em ármarios etc.


ATIVIDADE 53

Retome a brincadeira EU VI. Organize as crianças em círculo. Você começa dizendo “Entrei no banheiro e vi...”. Cada criança deve dizer, na sua vez, o nome de um objeto existente no banheiro, sem repetir os nomes que já foram ditos pelos colegas.

NO BANHEIRO, PRATICAMOS IMPORTANTES HÁBITOS DE HIGIENE. DIGA O QUE CADA CRIANÇA ESTÁ FAZENDO E LIGUE CADA OBJETO À CENA ONDE ELES SÃO USADOS. lavando as mãos

tomanho banho

fazendo xixi

escovando os dentes

68


UNIDADE 6 CONTANDO QUANTIDADES ATIVIDADE 54

Se for possível, leve maçã, banana, uva, cenoura e uma receita com frango (torta, empada, sanduíche natural) para as crianças saborearem na sala de aula.

VEJA QUANTOS ALIMENTOS GOSTOSOS. DIGA O NOME DE CADA UM. DEPOIS, PINTE O COELHO E CONTORNE O ALIMENTO QUE ELE GOSTA DE COMER. FAÇA X NOS ALIMENTOS QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTA DE COMER.

bananas maçã

uvas

///

cenoura frango

EM QUANTOS ALIMENTOS VOCÊ MARCOU X? REPRESENTE A QUANTIDADE DA FORMA QUE SOUBER.

69


ATIVIDADE 55

Para construir a ideia de um, explore inicialmente o corpo da criança. Pergunte, por exemplo: Você só tem uma cabeça. O que mais só tem um em seu corpo? É provável que elas citem, o nariz, a boca, o pescoço, o umbigo, o coração. Escreva o numeral 1 no quadro de giz, pedindo às crianças que prestem atenção

O SÍMBOLO QUE REPRESENTA AS QUANTIDADES É CHAMADO ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da DE NUMERAL. atividade do livro. OBSERVE O NUMERAL QUE REPRESENTA A QUANTIDADE UM OU UMA.

1 UMA FLOR CUBRA OS PONTILHADOS PARA APRENDER COMO SE ESCREVE O NUMERAL UM.

1 1 1 1 1 1 1 1 70


ATIVIDADE 56

Explore outras situações envolvendo a ideia de quantidade um no ambiente. Pergunte, por exemplo: o que há só um na sala de aula? E na escola? E no pátio? E na sua casa?

HÁ QUANTAS FIGURAS EM CADA QUADRO?

ESCREVA A QUANTIDADE E PINTE OS ELEMENTOS.

1

1

1

71


ATIVIDADE 57

Para construir a ideia de dois, explore inicialmente o corpo da criança. Pergunte, por exemplo: Você tem dois braços. O que mais você tem dois em seu corpo? É provável que elas citem, duas pernas, duas mãos, dois pés, duas orelhas, dois olhos, duas bochechas.

PINTE AS FIGURAS. DEPOIS, REPRESENTE A QUANTIDADE DE BALÕES E DE BANANAS USANDO TRACINHOS.

––

––

72


ATIVIDADE 58

Peça às crianças que façam desenhos ou colagens em folhas de papel para representar a quantidade dois. Escreva o numeral 2 no quadro de giz, pedindo que prestem atenção ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da atividade no livro.

PODEMOS REPRESENTAR A QUANTIDADE DE BALÕES POR MEIO DE UM NUMERAL. ELE INDICA A QUANTIDADE DOIS OU DUAS.

2 DOIS BALÕES CUBRA OS PONTILHADOS PARA APRENDER A ESCREVER O NUMERAL DOIS.

2 2 2 2 2 2 2 2 73


ATIVIDADE 59

Explore outras situações envolvendo a ideia de quantidade dois no ambiente. Pergunte, por exemplo: o que há só dois na sala de aula? E na escola? E no pátio? E na sua casa?

PINTE O BRINQUEDO QUE SE REPETE. DEPOIS, REPRESENTE COM UM NUMERAL QUANTAS VEZES ELE SE REPETE.

///

///

2

74


ATIVIDADE 60 A MENINA ESTÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO. OLHE BEM PARA O BOLO E DIGA QUANTOS ANOS ELA ESTÁ FAZENDO. A menina está fazendo 3 anos. DEPOIS, RECORTE OS BALÕES DA PÁGINA 235 DO MATERIAL COMPLEMENTAR E COLE-OS NA CENA.

QUANTOS BALÕES AZUIS VOCÊ COLOU? E QUANTOS AMARELOS?

FOI A MESMA QUANTIDADE? REPRESENTE COM TRACINHOS ESSA QUANTIDADE. Explore a ilustração com os alunos. Pergunte: São quantas crianças? Quantas velas sobre o bolo? Quantos docinhos? Quantos chapéus de aniversário? Quantos balões azuis? Quantos balões amarelos? Aproveite a cena para estimular as crianças a contar como foi o aniversário de três anos.

75


ATIVIDADE 61

Peça às crianças que façam desenhos ou colagens em folhas de papel para representar a quantidade três. Escreva o numeral 3 no quadro de giz, pedindo que prestem atenção ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da atividade no livro.

VEJA COMO SE ESCREVE O NUMERAL QUE REPRESENTA A QUANTIDADE TRÊS PARA OS BALÕES QUE ESTÃO NA FESTA.

3

TRÊS BALÕES

3

TRÊS BALÕES

CUBRA O PONTILHADO PARA ESCREVER O NUMERAL TRÊS.

3 3 3 3 3 3 3 3 76


ATIVIDADE 62 VEJA QUANTOS BRINQUEDOS INTERESSANTES! DIGA O NOME DE CADA BRINQUEDO. PINTE AQUELES QUE REPRESENTAM MEIOS DE TRANSPORTE. QUANTOS SÃO?

/// trem boneca

bola

pipa

cachorro de pelúcia

/// navio

///

avião

urso de pelúcia

REPRESENTE COM UM NUMERAL A QUANTIDADE DE BRINQUEDOS QUE VOCÊ PINTOU.

3 Peça às crianças que digam o nome de mais três brinquedos. Depois, peça que pesquisem o que há de três em casa, na rua, na sala de aula, no dia a dia.

77


ATIVIDADE 63 BRINCAR É MUITO BOM!

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 2), “brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação.

CADA CRIANÇA ESTÁ MOSTRANDO O BRINQUEDO DE QUE MAIS GOSTA. DIGA O NOME DE CADA UM. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.”

brinquedos de praia

caminhão

bicicleta

urso de pelúcia

RODA DE CON VER SA

78


ATIVIDADE 64 PROCURE FIGURAS DE BRINQUEDOS EM REVISTAS, RECORTE-AS E COLE-AS NO ESPAÇO ABAIXO. Peça às crianças que colem as figuras estabelecendo algum critério. Por exemplo: por ordem de preferência, de tamanho, de idade. Após a colagem, peça que contem aos colegas qual foi o critério escolhido.

79


ATIVIDADE 65

Aproveite a cena para desenvolver outras noções de posição. Pergunte, por exemplo, o que há embaixo da televisão, em cima do tapete, na frente da menina, na mão direita do menino, atrás do menino que está com os pés para cima, e assim por diante.

AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO NA SALA. PINTE A CENA. DEPOIS, CONTORNE O BRINQUEDO QUE ESTÁ AO LADO DA TELEVISÃO E O BRINQUEDO QUE ESTÁ EM CIMA DO SOFÁ.

REPRESENTE COM UM NUMERAL QUANTOS MENINOS HÁ NA SALA.

ESCREVA O NUMERAL QUE REPRESENTA O NÚMERO DE CRIANÇAS.

2

3

81


UNIDADE 7 MEIOS DE TRANSPORTE ATIVIDADE 66

Para iniciar o trabalho com o tema, faça um levantamento prévio de todos os meios de transporte que as crianças conhecem. Você pode registrar os nomes em um cartaz.

VAMOS CONVERSAR SOBRE MEIOS DE TRANSPORTE. QUAIS DELES VOCÊ CONHECE? DIGA O NOME DOS MEIOS DE TRANSPORTE MOSTRADOS NESTA PÁGINA E NA SEGUINTE.

CONTORNE O TRANSPORTE ESCOLAR.

82


A motocicleta, o carro, o trator, o helicรณptero e a carroรงa transportam poucas pessoas. A van escolar pode transportar de 8 a 16 pessoas. O trem, o aviรฃo e o navio transportam uma grande quantidade de pessoas.

R ODA DE CON VE RSA

83


ATIVIDADE 67

Comente com as crianças que as bicicletas devem ser utilizadas em pistas destinadas a sua circulação, como as ciclovias e as ciclofaixas. Aproveite para comentar também que o trem e o metrô circulam sobre trilhos.

NA CIDADE E NO CAMPO EXISTEM MUITOS MEIOS DE TRANSPORTE QUE CIRCULAM EM ESTRADAS E RUAS. ELES SÃO CHAMADOS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS. MARQUE UM X NAS FOTOS DESTA PÁGINA E DA SEGUINTE QUE NÃO REPRESENTAM TRANSPORTES RODOVIÁRIOS.

X

As imagens estão fora de escala de tamanho.

84


X

X

As imagens est達o fora de escala de tamanho.

85


ATIVIDADE 68 VOCÊ UTILIZA ALGUM MEIO DE TRANSPORTE PARA IR À ESCOLA? QUAL? FAÇA DESENHOS PARA REPRESENTAR OS MEIOS DE TRANSPORTE ABAIXO. TRANSPORTA SOMENTE PESSOAS Faça uma pesquisa para descobrir de que maneira as crianças se locomovem até a escola. Você pode fazer uma tabela no quadro de giz, deixando espaço para as crianças marcarem um | na coluna que representa cada tipo de transporte (carro, ônibus, van, barco, bicicleta, carroça, caminhão e outros tipos comuns da região). Depois, leia a tabela com as crianças, perguntando, por exemplo: Quantas crianças vão para a escola a pé? Quantas utilizam algum tipo de transporte? Qual é o transporte mais utilizado? E o menos utilizado? e assim por diante.

TRANSPORTA SOMENTE MERCADORIAS

86


ATIVIDADE 69 PINTE DE VERDE O CARRO QUE ESTÁ ATRÁS DO CARRO AZUL E DE VERMELHO O QUE ESTÁ ATRÁS DO AMARELO. Peça às crianças que formem um trenzinho. Cada uma deve dizer o nome do colega que está atrás.

verde

vermelho

PINTE DE AMARELO O MEIO DE TRANSPORTE QUE PODE que as crianças falem dos meios de transporte CARREGAR MAIS PESSOAS. Permita que utilizam com mais frequência.

amarelo

87


ATIVIDADE 70

Leia o texto para as crianças. Depois, pergunte como é o trânsito de pessoas e veículos nas ruas e avenidas do lugar em que elas vivem. Ressalte a importância das regras que precisam ser seguidas por motoristas e pedestres. Quando estão caminhando a pé, acompanhada dos pais ou responsáveis, pergunte o que

O TRÂNSITO É A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E VEÍCULOS EM RUAS, ESTRADAS, CALÇADAS E AVENIDAS. TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS POR GARANTIR A SEGURANÇA NO TRÂNSITO. PARA ISSO EXISTEM REGRAS QUE devem fazer antes de atravessar a rua (olhar DEVEMOS SEGUIR:

para os dois lados, atravessar na faixa de segurança, respeitar os semáforos). Quando estão dentro de um veículo, pergunte se utilizam cinto de segurança e cadeirinhas ou assento de elevação.

FAZER TRAVESSIA DE VIAS DE FORMA SEGURA.

ANDAR DE BICICLETA EM LUGARES SEGUROS OU UTILIZAR CICLOVIAS.

RESPEITAR O SEMÁFORO DE VEÍCULOS E DE PEDESTRES.

88


TRANSPORTAR CRIANÇAS NO CARRO COM SEGURANÇA.

USAR CINTO DE SEGURANÇA É OBRIGATÓRIO.

RESPEITAR AS PLACAS DE SINALIZAÇÃO.

RODA DE CON VER SA

89


ATIVIDADE 71

Se for possível, brinque de guiar carrinhos, levando as crianças para um espaço amplo da escola. Simule uma rua com uma faixa de pedestres para que elas vivenciem o respeito aos pedestres e a importância de obedecer à faixa para evitar acidentes.

NO TRÂNSITO, EXISTEM MUITAS PLACAS E SINAIS QUE SERVEM PARA ORGANIZAR O QUE OS PEDESTRES E MOTORISTAS DEVEM FAZER. O SEMÁFORO QUE OS VEÍCULOS DEVEM OBEDECER, QUE TAMBÉM É CHAMADO DE FAROL, TEM LUZES DE TRÊS CORES. O SEMÁFORO DE PEDESTRES TEM APENAS DUAS LUZES.

RODA DE CON VER SA

90


ATIVIDADE 72 VOCÊ JÁ SABE QUAIS SÃO AS CORES DOS SEMÁFOROS DE VEÍCULOS E DE PEDESTRES. ENTÃO, RECORTE OS CÍRCULOS DA PÁGINA 237 DO MATERIAL COMPLEMENTAR E COLE-OS ABAIXO. Retome o conteúdo que foi apresentado na Atividade 14, página 20.

vermelho vermelho

amarelo

verde

verde

91


ATIVIDADE 73 AS CRIANÇAS MORAM PERTO DA ESCOLA. POR ISSO, ELAS VÃO A PÉ. O PAI TAMBÉM COSTUMA ANDAR A PÉ PELA CIDADE. O PAPAI PRECISA LEVAR AS CRIANÇAS À ESCOLA.

ANTES DE VOLTAR PARA CASA, ELE VAI PASSAR NO BANCO E NA IGREJA. DESENHE O CAMINHO QUE ELE VAI FAZER.

ESCOLA

Esta pode ser uma boa oportunidade para conversar com as crianças sobre as atitudes que contribuem para a preservação do meio ambiente, como andar a pé ou de bicicleta para reduzir os gases poluentes que são lançados no ar por meio da queima de combustíveis.

R ODA DE CONVE R SA

93

BANCO


ATIVIDADE 74

A música “Barquinho de papel” pode ser encontrada na internet. Sugestão: <www.letras.com.br/#!musicas-infantis/barquinho-de-papel>. Acesso em: ago. 2013.

APRENDA A CANTAR “BARQUINHO DE PAPEL”.

DEPOIS, PINTE O MAR E O BARQUINHO COM AS CORES QUE VOCÊ ACHAR MAIS BONITAS.

94


ATIVIDADE 75 VOCÊ SABIA QUE EM MUITOS LUGARES DO BRASIL AS PESSOAS UTILIZAM BARCOS PARA IR AO TRABALHO, À ESCOLA E PARA TRANSPORTAR CARGAS? RECORTE OS PAPÉIS COLORIDOS DA PÁGINA 239 DO MATERIAL COMPLEMENTAR. DOBRE NOS LOCAIS INDICADOS E MONTE TRÊS BARQUINHOS. COLE-OS SOBRE O RIO ABAIXO. Explique às crianças que os meios de transporte podem ser terrestres, aquáticos e aéreos. Depois, pergunte de que tipo são os barcos. Ouça as respostas e cite outros exemplos (navio, bote, jangada, transatlântico, veleiro, balsa, escuna, iate, lancha, moto aquática ou jet ski) para ajudar as crianças na assimilação dos conceitos, que também serão trabalhados nas próximas páginas.

95


ATIVIDADE 76 EXISTEM MEIOS DE TRANSPORTE AÉREOS, COMO O AVIÃO E O HELICÓPTERO, E MEIOS DE TRANSPORTE TERRESTRES, COMO OS CARROS E CAMINHÕES. RECORTE OS TRANSPORTES TERRESTRES E AÉREOS DA PÁGINA 241 DO MATERIAL COMPLEMENTAR E COLE-OS NA CENA a ajuda das crianças, elabore cartazes para representar os meios de transporte ABAIXO. Com aquáticos, terrestres e aéreos. Escreva o nome de cada meio de transporte e afixe os cartazes em local visível.

97


ATIVIDADE 77 VEJA COMO SE ESCREVE AVIÃO. PINTE AS LETRAS QUE FORMAM ESSA PALAVRA NO ALFABETO Peça às crianças que formem a palavra AVIÃO com as letras móveis. Pergunte: ABAIXO. Quantas letras tem a palavra? Qual é a primeira letra? E a última? Que letras se

repetem? Qual é a diferença entre elas (A e Ã)? Você conhece outras palavras que começam com A? Quais? No seu nome aparece a letra A? Aparecem outras letras da palavra AVIÃO?

ABCDEF H I J K L M O P Q R S U V W X Y ///

///

///

///

99

G N T Z


ATIVIDADE 78

Antes de solicitar a realização da atividade, trace a letra A de imprensa maiúscula no quadro de giz, pedindo às crianças que observem o movimento que você faz com as mãos. Depois, explore as figuras, identificando cada uma delas oralmente.

ESTA É A LETRA INICIAL DA PALAVRA AVIÃO.

A

CUBRA OS PONTINHOS PARA APRENDER O TRAÇADO DA LETRA.

DEPOIS, CONTORNE AS FIGURAS QUE TÊM O NOME COMEÇADO PELA MESMA LETRA INICIAL DA PALAVRA AVIÃO.

A A A A avião

trem

bola

aranha navio urso

100

abelha


ATIVIDADE 79

Converse com a turma sobre os trens. Convide algumas crianças que já andaram de trem para contar sua experiência aos colegas. Se for possível, leia um livro sobre o tema. Sugestões: O trem, de Mary França, editora Ática. O trenzinho do Nicolau, de Ruth Rocha, editora Salamandra. Trenzinhos de papel, de Heliana Grudzien, editora Cortez.

O TREM É UM MEIO DE TRANSPORTE DO TIPO FERROVIÁRIO, POIS UTILIZA TRILHOS DE AÇO PARA SE LOCOMOVER. OS CAMINHOS COM TRILHOS SÃO CHAMADOS DE ESTRADAS DE FERRO. OS TRENS SERVEM PARA TRANSPORTAR GRANDES CARGAS E MUITOS PASSAGEIROS.

COMPLETE O DESENHO DO TREM.

DEPOIS PINTE-O COM CORES BEM BONITAS.

101


ATIVIDADE 80

Várias interpretações da música “O trenzinho do caipira” podem ser encontradas na internet. Sugestão: <http://letras.mus.br/boca-livre/1077130/>. Acesso em: ago. 2013.

ANTES DE FAZER O CAMINHO DO TRENZINHO ATÉ A ESTAÇÃO, APRENDA A CANTAR “O TRENZINHO DO CAIPIRA”, COMPOSTA PELO MÚSICO BRASILEIRO HEITOR VILLA LOBOS E PELO POETA FERREIRA GULLAR.

102


ATIVIDADE 81

Esta pode ser uma boa oportunidade para cantar “O trem de ferro”. A letra pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor.

AGORA FAÇA O CAMINHO DO TREM ATÉ A ESTAÇÃO.

103


ATIVIDADE 82

Convide algumas crianças a identificar os meios de transporte observando apenas a parte mostrada na página. Elas podem observar um caminhão, um helicóptero, um navio de cruzeiro e uma carroça. Peça que digam se o meio de transporte é terrestre, aéreo ou aquático.

DESTAQUE OS ADESIVOS DA PÁGINA 249 DO MATERIAL COMPLEMENTAR. COLE NOS ESPAÇOS ABAIXO AS PARTES QUE FALTAM PARA COMPLETAR OS MEIOS DE TRANSPORTE.

As imagens estão fora de escala de tamanho.

104


UNIDADE 8 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ATIVIDADE 83 NOSSA SAÚDE DEPENDE MUITO DE NOSSA ALIMENTAÇÃO. VOCÊ SE ALIMENTA CORRETAMENTE? COSTUMA COMER FRUTAS, CARNES, VERDURAS E LEGUMES? IDENTIFIQUE ALGUNS ALIMENTOS QUE ESTÃO NA FOTO. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO OS ALIMENTOS DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA. Se for possível, leia para as crianças o livro “Verdura? Não!: aprendendo sobre nutrição”, de Claire Llewellyn, editora Scipione. Resenha: Mônica tem péssimos hábitos alimentares. Mas, com a ajuda de Raquel, uma menina muito legal e que gosta de comer bem, ela descobre a importância de ingerir alimentos saudáveis.

RODA DE CONVE R SA

105


Comente com as crianças que uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e a manutenção do organismo. Oriente-as a comer pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada for a alimentação, mais saudável ela será. O consumo frequente de alimentos gordurosos (frituras, pele de frango, couro de peixe, banha, carne de porco) também deve ser evitado.

ATIVIDADE 84

UMA BOA ALIMENTAÇÃO NOS AJUDA A PREVENIR DOENÇAS E NOS FAZ CRESCER SAUDÁVEIS. OS DIFERENTES GRUPOS DE ALIMENTOS CONTÊM MUITAS VITAMINAS E NUTRIENTES. IDENTIFIQUE CADA UM DOS GRUPOS MOSTRADOS NAS FOTOS E, EM CADA UM, DIGA UM ALIMENTO QUE VOCÊ COSTUMA COMER OU BEBER.

CARNES, AVES, PEIXES E OVOS.

LEITE E DERIVADOS.

VERDURAS E LEGUMES.

PÃES, CEREAIS E MASSAS.

FRUTAS.

106


ATIVIDADE 85

Se for possível, providencie os alimentos abaixo para mostrar às crianças. Depois, os alimentos eleitos pela turma podem fazer parte de uma deliciosa salada.

OS ALIMENTOS, PRINCIPALMENTE AS FRUTAS E OS LEGUMES, TÊM CORES MUITO BONITAS. COM OS LEGUMES, FAZEMOS DELICIOSAS SALADAS. PODEMOS, TAMBÉM, COLOCAR FRUTAS NAS SALADAS. IDENTIFIQUE CADA UM DOS ALIMENTOS ABAIXO. DEPOIS, MARQUE NO QUADRADINHO AQUELES QUE VOCÊ COLOCARIA EM UMA DELICIOSA SALADA.

maçã

pepino

cenoura

repolho

rabanete

cebola

manga

chuchu

alface

As saladas ajudam na hidratação de nosso organismo, são de fácil e rápida digestão e ricas em nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo.

As imagens estão fora de escala de tamanho.

RODA DE CONV ER SA

107


ATIVIDADE 86 OS ALIMENTOS PODEM SER DE ORIGEM VEGETAL, QUANDO SÃO OBTIDOS DE PLANTAS, OU DE ORIGEM ANIMAL, COMO AS CARNES DE BOI, PORCO, AVES E PEIXES. TAMBÉM SÃO DE ORIGEM ANIMAL OS OVOS, O LEITE E O MEL. RECORTE DE REVISTAS OU FOLHETOS DE SUPERMERCADO FOTOS DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL E DE ORIGEM ANIMAL. COLE AS FIGURAS NESTA PÁGINA E NA PÁGINA SEGUINTE. ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL São exemplos de alimentos de origem vegetal: as frutas (banana, laranja, maçã e outras), as verduras (agrião, rúcula, alface, repolho e outras), os legumes (batata, cenoura, chuchu e outros) e os cereais (feijão, arroz, milho e outros). É importante as crianças saberem que as frutas, as verduras e os legumes devem ser bem lavados e que os cereais devem ser fervidos antes do consumo.

108


ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL São exemplos de alimentos de origem animal: carnes, ovos, leite e produtos feitos a partir do leite, como a manteiga e o queijo. É importante as crianças saberem que a carne, o ovo e o leite devem ser fervidos antes de serem consumidos.

109


ATIVIDADE 87 VAMOS AJUDAR A MAMÃE A FAZER UMA GOSTOSA SOPA DE LEGUMES? IDENTIFIQUE OS ALIMENTOS DA PÁGINA 243 DO MATERIAL COMPLEMENTAR. RECORTE SEUS LEGUMES PREFERIDOS E COLE-OS NA PANELA. Esta pode ser uma boa oportunidade para apresentar às crianças a música “Sopa”, do grupo Palavra Cantada. A música pode ser encontrada na internet. Sugestão: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/283414/>. Acesso em: ago. 2013.

111


ATIVIDADE 88

Oriente as crianรงas a coincidir as cores dos alimentos e das cestas. Faรงa a contagem oral dos alimentos de cada cesta antes de solicitar o registro do numeral no livro.

RECORTE AS FIGURAS DA PรGINA 245 DO MATERIAL COMPLEMENTAR. OBSERVE AS CORES DOS ALIMENTOS E DAS CESTAS PARA FAZER AS COLAGENS. DEPOIS, REPRESENTE QUANTOS ALIMENTOS EXISTEM EM CADA CESTA, ESCREVENDO OS NUMERAIS NOS QUADRINHOS.

112


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “ter acesso à boa literatura é dispor de uma ATIVIDADE 89 informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. A intenção de fazer com que as crianças, desde cedo, apreciem o momento de sentar para ouvir histórias exige que o professor, como leitor, preocupe-se em lê-la com interesse, criando um ambiente agradável e convidativo à escuta

OUÇA ATENTAMENTE A HISTÓRIA DA GALINHA DOS OVOS DE OURO. DEPOIS, DESTAQUE OS ADESIVOS DA PÁGINA 251 DO MATERIAL COMPLEMENTAR, COLE-OS NOS LUGARES CERTOS E mobilizando a expectativa das crianças, permitindo que RECONTE A HISTÓRIA. atenta, elas olhem o texto e as ilustrações enquanto a história é lida.”

113


ATIVIDADE 90

Apresente às crianças a canção “A Galinha e o Galo Carijó”, da Galinha Pintadinha.

VOCÊ SABIA QUE OS PINTINHOS NASCEM DOS OVOS QUE A GALINHA BOTA? PARA QUE ISSO ACONTEÇA, ELA CHOCA OS OVOS NO NINHO. PINTE A GALINHA COM SEUS PINTINHOS.

REPRESENTE COM TRACINHOS A QUANTIDADE DE PINTINHOS.

////

115


ATIVIDADE 91

Esta pode ser uma boa oportunidade para recitar a parlenda “A galinha do vizinho”, que pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor.

COM GIZ DE CERA, PINTE A GALINHA E OS QUATRO OVOS QUE ELA BOTOU.

116


ATIVIDADE 92

Peça às crianças que façam desenhos ou colagens em folhas de papel para representar a quantidade quatro. Escreva o numeral 4 no quadro de giz, pedindo que prestem atenção ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da atividade no livro.

PODEMOS REPRESENTAR A QUANTIDADE DE OVOS COM UM NUMERAL. OBSERVE O NUMERAL QUE REPRESENTA O QUATRO E COMPLETE OS PONTILHADOS PARA APRENDER A ESCREVÊ-LO.

4 QUATRO OVOS

4 4 4 4 4 4 4 4 117


ATIVIDADE 93

Peça às crianças que formem a palavra OVO com as letras móveis. Pergunte: Quantas letras tem a palavra? Qual é a primeira letra? E a última? Que letras se repetem? Você conhece outras palavras que começam com O? Quais? No seu nome aparece a letra O? E a letra V?

VAMOS LER A PALAVRA OVO.

REPITA COM A PROFESSORA A PALAVRA E O SOM DA PRIMEIRA LETRA. QUAL É ESSA LETRA?

OVO NA HISTÓRIA QUE VOCÊ OUVIU, A GALINHA BOTAVA OVOS ESPECIAIS. VEJA COMO SE ESCREVE OVOS DE OURO. PINTE AS LETRAS DE CORES BEM BONITAS E DIGA QUANTAS VEZES A LETRA O ESTÁ ESCRITA.

OVOS DE OURO 118


ATIVIDADE 94 CUBRA OS PONTILHADOS PARA FAZER O TRAÇADO DA LETRA O.

O O O O RECORTE A FIGURA DE UM OBJETO, ALIMENTO, ANIMAL OU QUALQUER OUTRO ELEMENTO QUE TENHA O NOME COMEÇADO PELA LETRA O. COLE-A NO ESPAÇO ABAIXO. Peça às crianças que digam o nome das figuras coladas. Registre esses nomes no quadro de giz. Depois, peça a elas que copiem o nome de sua figura no livro.

119


ATIVIDADE 95

Esta pode ser uma boa oportunidade para cantar com as crianças “Sítio do seu Lobato”. A letra pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor.

TODA CRIANÇA DEVE TOMAR BASTANTE LEITE. ELE É RICO EM CÁLCIO E AJUDA A FORTALECER OS OSSOS E OS DENTES. ALÉM DE TOMAR LEITE, ELAS DEVEM COMER OS PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE, COMO QUEIJO, IOGURTE E MANTEIGA. OUÇA O POEMA DA VAQUINHA E DEPOIS PINTE-A COM CORES BEM BONITAS.

121


ATIVIDADE 96

Antes de solicitar a realização da atividade, ofereça sucos naturais para as crianças beberem. Enquanto tomam o suco, conversem sobre a fruta da qual a bebida foi feita e da árvore que produz essa fruta. Em seguida, apresente às crianças a música “Pomar”, do grupo Palavra Cantada, que nomeia diferentes árvores

ALÉM DO LEITE, DEVEMOS BEBER MUITO LÍQUIDO DURANTE O DIA, COMO ÁGUA E SUCOS NATURAIS. A ÁRVORE QUE PRODUZ A LARANJA É A LARANJEIRA. A ÁRVORE QUE PRODUZ A UVA É A VIDEIRA, TAMBÉM CHAMADA DE frutíferas. Depois, pergunte: Quem já viu alguma árvore que produz PARREIRA. frutos? Que árvore é essa? Como é o nome do fruto que ela produz? RECORTE OS ADESIVOS DA PÁGINA 253 DO MATERIAL COMPLEMENTAR E COLE-OS NOS LUGARES CERTOS.

122


ATIVIDADE 97

Peça às crianças que formem a palavra UVA com as letras móveis. Pergunte: Quantas letras tem a palavra? Qual é a primeira letra? E a última? Há letras repetidas? Você conhece outras palavras que começam com U? Quais? No seu nome aparece a letra U?

VAMOS LER A PALAVRA UVA. REPITA COM A PROFESSORA A PALAVRA E O SOM DA PRIMEIRA LETRA. QUAL É ESSA LETRA?

UVA VOCÊ JÁ TOMOU SUCO DE UVA? PINTE AS LETRAS DE CORES BEM BONITAS E DIGA QUANTAS VEZES A LETRA U ESTÁ ESCRITA.

SUCO DE UVA 123


ATIVIDADE 98 CUBRA OS PONTILHADOS PARA FAZER O TRAÇADO DA LETRA U.

U U U U RECORTE A FIGURA DE UM OBJETO, ALIMENTO, ANIMAL OU QUALQUER OUTRO ELEMENTO QUE TENHA O NOME COMEÇADO PELA LETRA U. COLE-A NO ESPAÇO ABAIXO. Peça às crianças que digam o nome das figuras coladas. Registre esses nomes no quadro de giz. Depois, peça a elas que copiem o nome de sua figura no livro.

124


UNIDADE 9 AS PROFISSÕES ATIVIDADE 99

Inicie perguntando às crianças que profissões elas conhecem. Em seguida, leia o nome de cada profissão, apontando as respectivas fotos. Depois, converse com as crianças, perguntando se conhecem alguém que exerça as funções apresentadas. Permita que elas contem a profissão dos pais ou responsáveis, que profissão gostariam de exercer no futuro etc. Fale um pouco da sua profissão também.

TODOS OS DIAS ESTAMOS EM CONTATO COM DIVERSOS TIPOS DE TRABALHADORES E PROFISSIONAIS. CADA UM DELES TEM UMA PROFISSÃO QUE É MUITO IMPORTANTE PARA NOSSAS VIDAS. A PROFESSORA VAI LER O NOME DAS PROFISSÕES QUE APARECEM NAS PÁGINAS A SEGUIR. FAÇA UM X NAQUELAS COM AS QUAIS VOCÊ TEM CONTATO FREQUENTEMENTE.

PROFESSORA

POLICIAL

DENTISTA

PEDREIRO

125


EMPREGADA DOMÉSTICA

BOMBEIRO

MOTORISTA

FEIRANTE

126


MÉDICA

CABELEIREIRA

VENDEDORA

BANCÁRIA

127


ATIVIDADE 100 RECORTE DE REVISTAS A FIGURA DE UMA PESSOA TRABALHANDO NA CIDADE. COLE-A NO ESPAÇO ABAIXO. Nas cidades, predominam as atividades ligadas à indústria, ao comércio e à prestação de serviços (educação, saúde, transporte, alimentação, bancários, limpeza, informática, turismo). Permita que as crianças mostrem a imagem obtida e falem sobre o trabalho que está representado.

128


ATIVIDADE 101 RECORTE DE REVISTAS A FIGURA DE UMA PESSOA TRABALHANDO NO CAMPO. COLE-A NO ESPAÇO ABAIXO. No campo, predominam as atividades ligadas à agricultura, à pecuária, à mineração, à pesca e ao extrativismo vegetal. Permita que as crianças mostrem a imagem obtida e falem sobre o trabalho que está representado.

RODA DE CON VER SA

129


ATIVIDADE 102

NESTA PÁGINA E NA SEGUINTE ESTÃO SEIS PROFISSÕES LIGADAS À ESCOLA. DIGA QUAIS SÃO ELAS E QUAL É O diferentes profissionais TRABALHO DE CADA UMA DAS PESSOAS. Convide da escola para contar às crianças sobre o trabalho que realizam.

Merendeiras ou merendeiros são os funcionários encarregados de preparar os alimentos que serão servidos aos alunos e aos outros funcionários da escola. Secretárias ou secretários são responsáveis por: organizar e manter os arquivos de todos os ex-alunos e professores, bem como de todos os atuais alunos e professores; cuidar das correspondências recebidas ou expedidas pela instituição de ensino; planejar, coordenar e executar os trabalhos administrativos da escola; participar das reuniões pedagógicas e de gestão escolar em parceria com a diretoria.

Faxineiros e faxineiras realizam os serviços de limpeza.

131


Professores e professoras são aqueles que ensinam.

Motoristas são os responsáveis pelo transporte das crianças da escola para casa e vice-versa.

Bibliotecários e bibliotecárias administram a biblioteca. São responsáveis por catalogar e guardar as informações, orientar sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos.

132


ATIVIDADE 103

FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA PESSOA QUE TRABALHA EM SUA ESCOLA. Peça às crianças que mostrem o desenho aos colegas e digam o nome da pessoa representada.

133


Converse com as crianças sobre os diferentes materiais que as pessoas utilizam em seu trabalho. Você pode conseguir uma ATIVIDADE 104 caixa grande e colocar alguns objetos que podem servir para representar diferentes profissões, como um apagador, uma colher de pedreiro, um pincel, um microfone etc. Vá retirando da caixa um objeto de cada vez. Peça às crianças que digam que profissional costuma utilizar cada material apresentado.

DIGA O NOME DE CADA PROFISSIONAL DAS FOTOS A SEGUIR E, EM SEGUIDA, LIGUE CADA UM AO SEU LOCAL DE TRABALHO.

coletor de lixo

construção

pedreiro

hospital

médica

rua

134


ATIVIDADE 105

Se for possível, convide um profissional para conversar com as crianças sobre o trabalho que realiza, os materiais que utiliza, o horário e o local de trabalho, as alegrias que o trabalho lhe proporciona etc. Você pode organizar com as crianças uma lista de perguntas que poderiam ser feitas durante uma entrevista com esse profissional.

CONTINUE DIZENDO O NOME DE CADA PROFISSIONAL E LIGANDO CADA UM AO SEU LOCAL DE TRABALHO.

musicista

orquestra

operário

restaurante

cozinheiro, chef

indústria automobilística

135


ATIVIDADE 106

Escreva a palavra COMPUTADOR no quadro de giz, em letra de imprensa maiúscula. Peça às crianças que formem essa palavra com as letras móveis. Depois, pergunte: Qual é a primeira letra dessa palavra? E a última? Quantas letras formam essa palavra? Que letra se repete? Onde está a letra A? E a letra U?

O COMPUTADOR É UTILIZADO POR MUITOS PROFISSIONAIS. A PROFESSORA VAI LER A PALAVRA QUE ESTÁ ESCRITA NA TELA. DEPOIS, PINTE NO TECLADO DO COMPUTADOR AS TECLAS QUE CORRESPONDEM ÀS LETRAS DESSA PALAVRA.

136


ATIVIDADE 107

Faça com as crianças um levantamento de diferentes profissionais que trabalham com atividades relacionadas à alimentação: padeiro, cozinheiro, merendeiro, agricultor, pescador/peixeiro, açougueiro, feirante, nutricionista, entre outros.

ENTRE AS PROFISSÕES ABAIXO, HÁ DUAS QUE ESTÃO LIGADAS AOS ALIMENTOS. PINTE-AS E DIGA QUAIS SÃO.

recepcionista

pintor

///

agricultor

enfermeira

bombeiro

///

padeiro

cabeleireiro

137


ATIVIDADE 108 RECORTE DE REVISTAS A FIGURA DE UMA PROFISSÃO QUE É BASTANTE COMUM NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE. Esta pode ser uma boa oportunidade para cantar com as crianças “Criança não trabalha”, do grupo Palavra Cantada”, CD Pé com pé, e conversar com elas sobre o tema “trabalho infantil”. Há várias informações e vídeos sobre o assunto disponíveis na internet.

138


UNIDADE 10 VAMOS AO ZOOLÓGICO! ATIVIDADE 109

Para o trabalho com esta unidade, seria muito interessante levar as crianças para um passeio ao zoológico de sua região ou a um local onde elas possam ter contato com diferentes animais.

OBSERVE AS IMAGENS DESTA PÁGINA E DAS SEGUINTES. ELAS MOSTRAM ALGUNS ANIMAIS QUE PODEMOS ENCONTRAR EM UM Auxilie as crianças na realização da atividade. Leia as informações contidas ao lado ZOOLÓGICO. de cada imagem e oriente-as a assinalar dois quadrinhos para cada foto. DIGA O NOME DE CADA ANIMAL E MARQUE X NOS QUADRINHOS PARA MOSTRAR COMO ELES SÃO. ELEFANTE X

É GRANDE É PEQUENO

X

TEM TROMBA

ARARAS X

TÊM PENAS

X

PODEM VOAR VIVEM NA ÁGUA

As imagens estão fora de escala de tamanho.

139


TATU TEM O CORPO COBERTO POR PENAS X

TEM O CORPO COBERTO POR UMA PLACA DURA

X

VIVE EM TOCAS

MACACOS X

TÊM O CORPO COBERTO POR PELOS VIVEM NA ÁGUA

X

COSTUMAM PULAR DE GALHO EM GALHO

JABUTI TEM O CORPO COBERTO POR PELOS

As imagens estão fora de escala de tamanho.

140

X

TEM O CORPO COBERTO POR UMA PLACA DURA

X

TEM PATAS PARECIDAS COM AS DE UM ELEFANTE


TUCANO VIVE NA ÁGUA X

TEM BICO

X

TEM PENAS

LEÃO TEM O CORPO COBERTO POR PENAS X

TEM O CORPO COBERTO POR PELOS

X

TEM JUBA

GIRAFA X

É GRANDE

X

TEM O CORPO COBERTO POR PELOS TEM BICO

As imagens estão fora de escala de tamanho.

R ODA DE CON VE R SA

141


ATIVIDADE 110

Antes da colagem, analise a cena com as crianças para que elas consigam reconhecer mais facilmente o ambiente mais adequado para cada animal viver.

VAMOS COMPLETAR A CENA DO ZOOLÓGICO. DESTAQUE OS ADESIVOS DA PÁGINA 255 DO MATERIAL COMPLEMENTAR. OBSERVE O MELHOR LUGAR PARA CADA ANIMAL VIVER E COLE AS FIGURAS.

142


143


ATIVIDADE 111

Leia o poema para as crianças. Depois, peça que encontrem no texto a palavra ELEFANTINHO. Esta pode ser uma boa oportunidade para cantar com elas “UM ELEFANTE INCOMODA”. A letra pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor.

O ELEFANTE É O MAIOR ANIMAL TERRESTRE. ELE TEM DUAS PRESAS DE MARFIM E SE ALIMENTA DE PLANTAS. USA A TROMBA PARA RECOLHER O ALIMENTO E PARA BEBER ÁGUA. OS ELEFANTES SEMPRE ANDAM EM BANDO COM SEUS FILHOTES. PRESTE ATENÇÃO À LEITURA DO POEMA QUE VINICIUS DE MORAES FEZ PARA O ELEFANTINHO. DEPOIS, PINTE A CENA.

144


ATIVIDADE 112

Peça às crianças que formem a palavra ELEFANTE com as letras móveis. Pergunte: Quantas letras tem a palavra? Qual é a primeira letra? E a última? Que letras se repetem? Você conhece outras palavras que começam com E? Quais? No seu nome aparece a letra E? Aparecem outras letras da palavra ELEFANTE?

LEIA O NOME DO ANIMAL MOSTRADO NA FOTO.

PINTE AS LETRAS DO NOME DELE.

DEPOIS CUBRA OS PONTILHADOS PARA APRENDER A ESCREVER A LETRA E.

E L E FA N T E QUANTAS LETRAS E TEM A PALAVRA ELEFANTE? Três.

Antes de solicitar a realização da atividade, trace a letra E de imprensa maiúscula no quadro de giz, pedindo às crianças que observem o movimento que você faz com as mãos.

E E E E 145


ATIVIDADE 113

Explore as figuras, identificando cada uma delas oralmente. Depois escreva as palavras ESCOVA, ESCADA e ESTRELA no quadro de giz, com letra de imprensa maiúscula. Peça às crianças que observem o que existe de parecido na escrita dessas palavras. Leve-as a concluir que todas começam com ES e terminam com a letra A.

OBSERVE AS FIGURAS ABAIXO E DIGA O NOME DE CADA UMA DELAS. DEPOIS, PINTE SOMENTE AS FIGURAS QUE TÊM O NOME COMEÇADO PELA LETRA E.

/// estrela caminhão

escova

/// casa

///

bola

escada

146


ATIVIDADE 114

Peça às crianças que façam desenhos ou colagens em folhas de papel para representar a quantidade cinco. Escreva o numeral 5 no quadro de giz, pedindo que prestem atenção ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da atividade no livro.

VAMOS COLORIR AS ESTRELAS DO DESENHO? DEPOIS, CONTE O NÚMERO DE ESTRELAS E REPRESENTE A QUANTIDADE USANDO TRACINHOS.

5

CINCO ESTRELAS

|||||

CUBRA OS PONTILHADOS PARA APRENDER A ESCREVER O NUMERAL QUE REPRESENTA O CINCO.

5 5 5 5 5 5 5 5 147


ATIVIDADE 115

Antes de iniciar a leitura, faça um levantamento dos conhecimentos das crianças sobre as fábulas. Pergunte, por exemplo: Alguém sabe o que é uma fábula? Quem já ouviu uma? Vocês conhecem a fábula da lebre e da tartaruga? Como uma lebre se movimenta: ela é rápida ou lenta? E uma tartaruga? Vocês acham possível a tartaruga vencer uma corrida? e assim por diante.

OUÇA A LEITURA DA FÁBULA A LEBRE E A TARTARUGA E VEJA COMO PODEMOS APRENDER UMA COISA MUITO IMPORTANTE.

148


149


ATIVIDADE 116 DESENHE A PARTE DA HISTÓRIA DE QUE VOCÊ GOSTOU MAIS. Permita que todas as crianças mostrem seu desenho e falem sobre a parte da história que escolheram para desenhar. Aproveite para conversar sobre os ensinamentos que a fábula traz. Seria interessante ler outras fábulas para as crianças ou mostrar vídeos dessas histórias.

150


Convide as crianças a recontar a fábula “A lebre e a tartaruga”. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação ATIVIDADE 117 Infantil (v. 3), “recontar histórias é outra atividade que pode ser desenvolvida pelas crianças. Elas podem contar histórias conhecidas com a ajuda do professor, reconstruindo o texto original à sua maneira. Para isso podem apoiar-se nas ilustrações e na versão lida. Nessas condições, cabe ao professor promover

RECORTE OS ADESIVOS DA PÁGINA 257 DO MATERIAL COMPLEMENTAR E COLE-OS NO LUGAR ADEQUADO. DEPOIS DISSO, RECONTE A HISTÓRIA DA LEBRE E DA TARTARUGA.

situações para que as crianças compreendam as relações entre o que se fala, o texto escrito e a imagem. O professor lê a história, as crianças escutam, observam as gravuras e, frequentemente, depois de algumas leituras, já conseguem recontar a história, utilizando algumas expressões e palavras ouvidas na voz do professor. Nesse sentido, é importante ler as histórias tal qual estão escritas, imprimindo ritmo à narrativa e dando à criança a ideia de que ler significa atribuir significado ao texto e compreendê-lo.”

151


UNIDADE 11 POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS ATIVIDADE 118

Embora as imagens desta página apresentem indígenas com o rosto pintado ou enfeitado, é fundamental explicar às crianças que há muitas etnias indígenas no Brasil e que há grandes diferenças entre elas.

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE OS INDÍGENAS BRASILEIROS. VEJA NAS FOTOS ABAIXO INDÍGENAS DE DIFERENTES POVOS. FAÇA UM X NAS FOTOS QUE MOSTRAM CRIANÇAS INDÍGENAS.

X

X

X

X

153


ATIVIDADE 119

Há muitas informações sobre os povos indígenas disponíveis na internet. Se for possível, consulte o site Povos indígenas no Brasil Mirim: <http://pibmirim.socioambiental.org/>. Acesso em: ago. 2013.

OBSERVE, NESTA PÁGINA E NA SEGUINTE, TRÊS FOTOS DA ALDEIA AIHA, ONDE VIVEM INDÍGENAS DO POVO KALAPALO. Esta também pode ser uma boa oportunidade para mostrar às crianças os filmes “Tainá: uma aventura na Amazônia” (2000), “Tainá: a aventura continua” (2004) e “Tainá: a origem” (2011).

154


A foto mostra indígenas do povo Kalapalo e do povo Wuaja se preparando para o ritual do Jawari. “Trata-se de uma série de disputas, cada qual entre dois indivíduos de etnias diferentes, colocados a cerca de seis metros um do outro. Cada um por sua vez atira dardos no adversário, procurando atingi-lo da cintura para baixo.

Os jogadores se protegem escondendo-se, esquivando-se ou pulando atrás de um feixe de varas, que não podem mover do chão. Os dardos têm suas pontas embotadas com bolas de cera e suas hastes são enfiadas num coco de tucum (chamado Jawari em língua kamaiurá, como o rito ficou mais conhecido), com furos, que os faz sibilar, quando atirados. Os dardos são lançados com ajuda de um propulsor, instrumento amplamente difundido no passado, mas que hoje, no Brasil, só existe no Alto Xingu e cujo uso se limita e esse jogo.” Disponível em: <http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xingu/1549>. Acesso em: ago. 2013.

R ODA DE CON VER SA

155


ATIVIDADE 120

Chame a atenção dos alunos para a vestimenta das crianças mostradas nas fotos. Leia também o nome de cada povo ao qual cada criança faz parte. É importante evidenciar a diversidade de realidades culturais, evitando a difusão de estereótipos em relação aos povos indígenas.

CONTORNE AS FOTOS ASSIM:

AS CRIANÇAS INDÍGENAS ESTÃO BRINCANDO.

AS CRIANÇAS INDÍGENAS ESTÃO PESCANDO.

AS CRIANÇAS INDÍGENAS ESTÃO INDO PARA A ESCOLA. verde

POVO IANOMÂMI azul

POVO GUARANI

vermelho

POVO KAPINAWA

156


ATIVIDADE 121 DESENHE UMA CRIANÇA INDÍGENA E INVENTE UM NOME PARA ELA. Antes de solicitar o desenho, mostre aos alunos diferentes imagens de crianças indígenas, de povos variados. Aproveite para cantar “Os indiozinhos”. A letra pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor.

157


ATIVIDADE 122

Leia as legendas para as crianças, chamando a atenção para o nome dos diferentes povos.

MUITOS INDÍGENAS PESCAM E CAÇAM PARA SE ALIMENTAR. TAMBÉM PLANTAM E RETIRAM ALIMENTOS DA NATUREZA. A MANDIOCA É O PRINCIPAL CULTIVO DE ALGUNS POVOS INDÍGENAS. COM ELA, FAZEM A FARINHA E A TAPIOCA. OBSERVE A FOTO E ESCUTE O QUE ESTÁ ESCRITO NAS LEGENDAS.

INDÍGENAS DO POVO KAMAIURÁ PESCANDO.

INDÍGENA DO POVO IANOMÂMI CAÇANDO.

INDÍGENAS DO POVO IANOMÂMI DESCASCANDO MANDIOCA.

INDÍGENA DO POVO KALAPALO COMENDO MANDIOCA COM PEIXE.

RODA DE CON VER SA

158


ATIVIDADE 123

Apresente às crianças outras figuras relacionadas ao artesanato indígena, como cestos, potes, vasilhas, colares, bolsas, esculturas, esteiras, instrumentos musicais, entre outras.

OS INDÍGENAS BRASILEIROS PRODUZEM DIVERSOS OBJETOS ARTÍSTICOS. UTILIZANDO A PALHA, FAZEM CESTOS MUITO BONITOS E, COM A CERÂMICA, PRODUZEM VASOS QUE SÃO VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE.

CESTOS

VASOS

RECORTE AS PEÇAS DA PÁGINA 247 DO MATERIAL COMPLEMENTAR E MONTE O VASO DE CERÂMICA DOS ÍNDIGENAS DA ILHA DE MARAJÓ, NO PARÁ. POR SUA ORIGEM, ELA É CHAMADA DE CERÂMICA MARAJOARA.

159


ATIVIDADE 124

Peça às crianças que formem a palavra INDÍGENA com as letras móveis. Pergunte: Quantas letras tem a palavra? Qual é a primeira letra? E a última? Que letras se repetem? Qual é a diferença entre elas (I e Í)? Você conhece outras palavras que começam com I? Quais? No seu nome aparece a letra I? Aparecem outras letras da palavra INDÍGENA?

CUBRA OS PONTILHADOS PARA FAZER O TRAÇADO DA LETRA I. ELA É A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA INDÍGENA.

INDÍGENA

I I I I I I RECORTE A FIGURA DE UM OBJETO, ALIMENTO, ANIMAL OU QUALQUER OUTRO ELEMENTO QUE TENHA O NOME COMEÇADO PELA LETRA I. COLE-A NO ESPAÇO ABAIXO. Peça às crianças que digam o nome das figuras coladas. Registre esses nomes no quadro de giz. Depois, peça a elas que copiem o nome de sua figura no livro.

161


ATIVIDADE 125 O INDÍGENA SAIU PARA PESCAR E TROUXE ALGUNS PEIXES. PINTE A CENA.

CONTE OS PEIXES QUE O INDÍGENA PESCOU.

REPRESENTE A QUANTIDADE COM TRACINHOS.

////// Socialize as respostas das crianças para que elas conheçam diferentes estratégias, experimentem novas formas e possam avançar em seus procedimentos de registro.

163


ATIVIDADE 126

Peça às crianças que façam desenhos ou colagens em folhas de papel para representar a quantidade seis. Escreva o numeral 6 no quadro de giz, pedindo que prestem atenção ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da atividade no livro.

O INDÍGENA PESCOU SEIS PEIXES. PODEMOS REPRESENTAR O SEIS POR UM NUMERAL. CUBRA OS PONTILHADOS PARA APRENDER A ESCREVER O NUMERAL SEIS.

6

SEIS PEIXES

6 6 6 6 6 6 6 6

O DADO TEM SEIS FACES. CADA UMA DELAS TEM MARCADA UMA QUANTIDADE DE PONTOS, QUE VAI DE UM A SEIS. CONTORNE A FACE DO DADO QUE MOSTRA SEIS PONTOS.

Se for possível, disponibilize alguns dados para as crianças brincarem e observarem os pontos de cada face.

164


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “as atividades relacionadas com os fenômenos da natureza, além de tratarem de um tema que desperta bastante interesse nas crianças, permitem que se trabalhe de forma privilegiada a relação que o homem estabelece com a natureza. Podem ser trabalhados por meio da observação direta quando ocorrem na região onde se situa a instituição de educação infantil, como as chuvas, a seca, a presença de um arco-íris etc., ou de forma indireta, por meio de fotografias, filmes de vídeo, ilustrações, jornais e revistas etc. que

UNIDADE 12 AS CORES DO ARCO-ÍRIS ATIVIDADE 127

APÓS UMA CHUVA, QUANDO MILHARES DE GOTINHAS QUE FICAM NO AR RECEBEM A LUZ DO SOL, FORMA-SE UM ARCO COLORIDO QUE PARECE NÃO TER FIM. É O ARCO-ÍRIS. OUÇA O POEMA E OBSERVE O ARCO-ÍRIS NA FOTO.

tragam informações a respeito do assunto. Sair para um passeio na região próxima à instituição após uma pancada de chuva, para observar os efeitos causados na paisagem, por exemplo, pode ser bastante interessante.”

R ODA DE CON VER SA

165


ATIVIDADE 128

Disponibilize giz de cera para que as crianças separem as cores que vão utilizar na pintura. Explique a elas que o anil é uma tonalidade de azul e que violeta é a cor roxa.

O ARCO-ÍRIS TEM SETE CORES: VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE, AZUL, ANIL E VIOLETA. TERMINE DE PINTAR O ARCO-ÍRIS COM GIZ DE CERA.

166


ATIVIDADE 129

Peça às crianças que façam desenhos ou colagens em folhas de papel para representar a quantidade sete. Escreva o numeral 7 no quadro de giz, pedindo que prestem atenção ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da atividade no livro.

O ARCO-ÍRIS TEM SETE CORES. CUBRA OS PONTILHADOS PARA APRENDER COMO SE ESCREVE O NUMERAL QUE REPRESENTA O SETE.

7 SETE CORES

7 7 7 7 7 7 7 7 167


ATIVIDADE 130

Oriente as crianças a usar lápis de cor para pintar as figuras. Apresente a cor preta e converse sobre os elementos de cor preta que conhecem. É provável que eles já tenham visto algum animal de cor preta (como um gato, um cachorro, uma pantera, um urubu), objetos e alimentos (como jabuticaba, feijão, uva).

PINTE SETE LÁPIS COM AS CORES DO ARCO-ÍRIS.

PINTE OS LÁPIS RESTANTES COM A COR PRETA.

CONTE QUANTOS LÁPIS APARECEM DESENHADOS NA PÁGINA.

168


Converse com as crianças sobre os dias da semana. Pergunte: Que dia da semana é hoje? Que dia foi ontem? Que dia será amanhã? Em que dias da semana não temos aula? O que vocês costumam fazer nesses dias? Que dia vem depois de quarta-feira? E antes de segunda-feira? Se for possível, apresente às crianças a música “Dias da semana”, de Patati e Patatá. Sugestão: Acesso em: SEMANA TEM SETE DIAS. <http://letras.mus.br/patati-patata/807456/>. ago. 2013.

ATIVIDADE 131

A

VAMOS LER JUNTOS OS NOMES DOS DIAS DA SEMANA. DEPOIS, COMEÇANDO PELO DOMINGO, ESCREVA UM NUMERAL PARA CADA DIA DA SEMANA, NA SEQUÊNCIA EM QUE ELES OCORREM. DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

1

2

3

4

verde

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

5

6

7

verde

PINTE DE VERDE OS DIAS EM QUE VOCÊ NÃO TEM AULA.

RODA DE CON VER SA

169


ATIVIDADE 132 NOS FINAIS DE SEMANA, AS PESSOAS COSTUMAM SAIR PARA PASSEAR. ALGUMAS VÃO AO PARQUE, À PRAIA, AO CAMPO. OUTRAS VÃO AO CINEMA, AO TEATRO, AO ZOOLÓGICO, AO CIRCO, AO SHOPPING CENTER , À CASA DE UM PARENTE. REPRESENTE COM UM DESENHO UM PASSEIO QUE VOCÊ JÁ FEZ EM FAMÍILA. Converse com as crianças sobre as opções de lazer que existem no lugar onde vocês moram. Incentive a prática de esportes ao ar livre e passeios que valorizem a cultura local.

R ODA DE CON VER SA

170


ATIVIDADE 133

Realize algumas atividades para trabalhar noções de referência espacial. Sugestões: Peça às crianças que levantem o braço direito, depois o braço esquerdo; deem a mão direita um para o outro; pulem com o pé direito, depois com o esquerdo; toquem a mão direita do colega; em círculo, peça que coloquem a mão

UM PASSEIO MUITO DIVERTIDO É IR AO CIRCO. VOCÊ JÁ FOI AO direita no colega que está à esquerda; coloquem o pé direito um CIRCO ALGUMA VEZ? passo a frente etc. VAMOS COLORIR O CIRCO DA FIGURA COM AS CORES INDICADAS. OS BALÕES À ESQUERDA E A BANDEIRA DA DIREITA

AS VOGAIS I E O DA PALAVRA CIRCO E A CORTINA DA ENTRADA

OS BALÕES À DIREITA E A BANDEIRA DA ESQUERDA

OUTRAS LETRAS DA PALAVRA CIRCO E A LONA

vermelho

CRC

vermelho

verde

amarelo azul

azul

azul

azul

RODA DE CONVER SA

171

verde


ATIVIDADE 134 PINTE O PALHAÇO BIRUTA. DEPOIS, CUBRA OS PONTILHADOS PARA ESCREVER O NOME DELE.

Explique às crianças o significado da palavra biruta, que, nesse contexto, quer dizer inquieto, maluco, de comportamento variável. Peça às crianças que formem a palavra BIRUTA com as letras móveis. Depois, pergunte: Quantas letras tem a palavra? Qual é a primeira letra? E a última? Há letras repetidas? Você sabe o nome de todas as letras? Alguma dessas letras aparece em seu nome? Qual(is)? e assim por diante.

BIRUTA 172


ATIVIDADE 135 LEIA COM A PROFESSORA. DEPOIS COLE LÃ OU BARBANTE EM CADA UMA DAS LETRAS.

CIRCO RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS AS LETRAS DA PALAVRA CIRCO. COLE-AS NO ESPAÇO ABAIXO FORMANDO A PALAVRA. Explore a palavra CIRCO fazendo perguntas do tipo: Quantas letras tem a palavra? Qual é a primeira letra? E a última? Há letras repetidas? Você sabe o nome de todas as letras? Alguma dessas letras aparece em seu nome? Qual(is)? e assim por diante.

173


ATIVIDADE 136 VAMOS COLORIR A CENA E AJUDAR O MÁGICO? RECORTE DE REVISTAS ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ GOSTARIA DE TIRAR DA CARTOLA DO MÁGICO E COLE-AS NO QUADRO. DEPOIS, PINTE AS LETRAS A DA PALAVRA MÁGICA ABRACADABRA COM A COR AMARELA. PINTE AS OUTRAS LETRAS DE AZUL.

ABRACADABRA Essa é uma boa oportunidade para apresentar alguns truques de mágica às crianças. Se for possível, convide um mágico a visitar a instituição.

175


ATIVIDADE 137 NO CIRCO TRABALHAM VÁRIOS ARTISTAS. ALÉM DOS PALHAÇOS E DOS MÁGICOS, HÁ TRAPEZISTAS, EQUILIBRISTAS, MALABARISTAS, GINASTAS E OUTROS. RECORTE OS ADESIVOS DA PÁGINA 259 E COLE-OS NO LUGAR ADEQUADO. Há muitas músicas relacionadas ao tema circo que podem ser apresentadas às crianças. Sugestões de DVD: Xuxa só para baixinhos 5 – Circo. Som Livre, 2004. Palhaço Topetão – Circo de brincar. Som Livre, 2011.

177


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “algumas brincadeiras tradicionais podem ATIVIDADE 138 contribuir para a qualidade das experiências motoras e posturais das crianças, como, por exemplo, a brincadeira de estátua cuja regra principal é a de que as crianças fiquem paradas como estátua a um sinal, promovendo a OBSERVE OS EQUILIBRISTAS. manutenção do tônus muscular durante algum tempo.”

QUANTOS PRATOS CADA UM DELES ESTÁ EQUILIBRANDO?

REGISTRE AS QUANTIDADES COM MARQUINHAS OU COM NUMERAIS.

6

5

8

QUEM ESTÁ EQUILIBRANDO MAIS PRATOS? RESPONDA DIZENDO A COR DA BLUSA DO EQUILIBRISTA. O equilibrista de blusa vermelha.

179


ATIVIDADE 139

Peça às crianças que façam desenhos ou colagens em folhas de papel para representar a quantidade oito. Escreva o numeral 8 no quadro de giz, pedindo que prestem atenção ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da atividade no livro.

O ARTISTA DO CIRCO EQUILIBRA OITO PRATOS. CUBRA OS PONTILHADOS PARA APRENDER COMO SE ESCREVE O NUMERAL QUE REPRESENTA O OITO. DEPOIS, PINTE OS BALÕES COM OITO CORES DIFERENTES.

8

OITO PRATOS

8 8 8 8

180


UNIDADE 13 SOMOS DIFERENTES ATIVIDADE 140 SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS. ALGUMAS PESSOAS TÊM CABELOS COMPRIDOS, OUTRAS TÊM CABELOS CURTOS. ALGUMAS PESSOAS TÊM OLHOS CASTANHOS, OUTRAS TÊM OLHOS VERDES. ALGUMAS PESSOAS TÊM PELE CLARA, OUTRAS TÊM PELE ESCURA. ALGUMAS PESSOAS SÃO ALTAS, OUTRAS SÃO BAIXAS. APESAR DE TODAS ESSAS DIFERENÇAS, SOMOS TODOS SERES HUMANOS E TEMOS OS MESMOS DIREITOS. POR ISSO, DEVEMOS NOS RESPEITAR, CONVIVER EM HARMONIA E PRATICAR A SOLIDARIEDADE E A AMIZADE. DESTAQUE OS ADESIVOS DA PÁGINA 261 DO MATERIAL COMPLEMENTAR E COLE-AS ABAIXO.

RODA DE CON VER SA Valorize as diferenças de cada um, tomando sempre o cuidado de não expor as crianças a constrangimentos e não incentivar nenhum tipo de discriminação.

181


ATIVIDADE 141 ALGUMAS PESSOAS SE LOCOMOVEM COM A AJUDA DE CADEIRA DE RODAS. LEVE A MENINA ATÉ A SALA DE AULA. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 2), “a maneira como cada um vê a si próprio depende também do modo como é visto pelos outros. O modo como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor e pelo grupo em que se insere tem um grande impacto na formação de sua personalidade e de sua autoestima, já que sua identidade está em construção. Um exemplo particular é o caso das crianças com necessidades especiais. Quando o grupo a aceita em sua diferença está aceitando-a também em sua semelhança, pois, embora com recursos diferenciados, possui, como qualquer criança, competências próprias para interagir com o meio. Vale destacar que, nesse caso, a atitude de aceitação é positiva para todas as crianças, pois muito estarão aprendendo sobre a diferença e a diversidade que constituem o ser humano e a sociedade.”

182


ATIVIDADE 142 RECORTE DE REVISTAS FOTOS DE CRIANÇAS BEM DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. COLE OS MENINOS NESTA PÁGINA E AS MENINAS NA PÁGINA SEGUINTE. PROCURE, POR EXEMPLO, CRIANÇAS ALTAS, BAIXAS, QUE USAM ÓCULOS OU APARELHOS, DE PELE ESCURA, DE PELE CLARA, DE CABELOS CURTOS OU COMPRIDOS. MENINOS Há muitos livros que abordam as diferenças e as semelhanças entre as pessoas. Se for possível, selecione um deles para ler às crianças. Sugestões: Nem todas as girafas são iguais, de Márcia Honora, editora Ciranda Cultural. Na minha escola todo mundo é igual, de Rossana Ramos, editora Cortez. Somos iguais mesmo sendo diferentes, de Marcos Ribeiro, editora Moderna.

183


MENINAS Se for possível, apresente às crianças o DVD Cocoricó – Iguais nas diferenças (Direção de Fernando Gomes. Brasil: Paramount, 2011). Nesse DVD, a Turma do Cocoricó apresenta episódios tendo como tema central a inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência física. As crianças podem descobrir o que acontece com a Zazá quando ela perde os óculos e com Alípio quando começa a usar aparelho nos dentes. Júlio leva o Mauro, um amigo especial, para brincar. Mauro e as crianças se juntam para aproveitar o dia, respeitando as diferenças de cada um.

R ODA DE CONVER SA

185


ATIVIDADE 143

Para trabalhar a ideia de quantidade nove, solicite às crianças que façam outros agrupamentos: nove lápis, nove palitos, nove bolinhas de papel. Peça também que façam uma marquinha para cada criança e contem quantas marquinhas fizeram ao todo.

VEJA UM GRUPO DE NOVE CRIANÇAS. ELAS ESTÃO INDO PARA A ESCOLA. VOCÊ PERCEBE COMO ELAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS?

187


ATIVIDADE 144

Peça às crianças que façam desenhos ou colagens em folhas de papel para representar a quantidade nove. Escreva o numeral 9 no quadro de giz, pedindo que prestem atenção ao movimento que você faz. Depois, solicite a realização da atividade no livro.

VEJA COMO REPRESENTAMOS A QUANTIDADE NOVE COM O NUMERAL 9. CUBRA OS PONTILHADOS PARA APRENDER A REPRESENTAR ESSE NUMERAL.

9 NOVE ABELHAS

9 9 9 9 9 9 9 9 188


UNIDADE 14 CONTANDO COM GRUPOS – NUMERAIS DE 1 A 10 ATIVIDADE 145

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (v. 3), “na contagem propriamente dita, ou seja, ao contar objetos as crianças aprendem a distinguir o que já contaram do que ainda não contaram e a não contar duas (ou mais) vezes o mesmo objeto; descobrem que

ESCREVA O NUMERAL QUE REPRESENTA A QUANTIDADE DE devem repetir as palavras PESSOAS EM CADA UM DOS GRUPOS. tampouco numéricas já ditas e que, se mudarem sua ordem, obterão resultados finais diferentes daqueles de seus companheiros; percebem que não importa a ordem que estabelecem

6

para contar os objetos, pois obterão sempre o mesmo resultado. Pode-se propor problemas relativos à contagem de diversas formas. É desafiante, por exemplo quando as crianças contam agrupando os números de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.” 5

7

189


ATIVIDADE 146

Explore as imagens com os alunos, perguntando: São quantas meninas? E quantos meninos? Quantas crianças estão com os dois braços para baixo? Quantas crianças estão com as pernas dobradas? Quantas crianças estão de calça jeans? e assim por diante.

FAÇA UM CONTORNO COM UMA LINHA FECHADA FORMANDO UM GRUPO DE NOVE CRIANÇAS. DEPOIS, DIGA QUANTAS FICARAM DE FORA. Apenas uma criança ficará fora do agrupamento.

190


ATIVIDADE 147

Converse com as crianças sobre as fotos apresentadas. Pergunte para que servem os números nas cédulas, no relógio, no telefone e na calculadora. Incentive-as a falar de outras situações em que utilizam os números e a localizar números no ambiente escolar.

VOCÊ JÁ APRENDEU QUE OS NUMERAIS SÃO OS SÍMBOLOS QUE UTILIZAMOS PARA REPRESENTAR AS QUANTIDADES. LEIA EM VOZ ALTA, COM SEUS COLEGAS, OS NUMERAIS DE 1 A 9.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 DESTAQUE OS ADESIVOS DA PÁGINA 263 DO MATERIAL COMPLEMENTAR E COLE-OS ABAIXO.

CONTORNE A FOTO QUE NÃO MOSTRA NUMERAIS.

191

Urso.


ATIVIDADE 148

Explore as cenas com as crianças, pedindo que descrevam as ações praticadas em cada uma.

HÁ QUANTAS CRIANÇAS EM CADA CENA? ESCREVA O NUMERAL.

EM QUE CENA A PROFESSORA ESTÁ PRESENTE? CONTORNE-A.

2 6

4 3

7

5

8

192


ATIVIDADE 149

Convide algumas crianças a dizer a quantidade de elementos dos agrupamentos que não foram pintados: 3 patos, 9 peixes, 5 cães, 5 patos, 4 joaninhas, 3 coelhos.

PINTE OS DESENHOS ONDE HÁ SOMENTE UM ANIMAL E OS GRUPOS COM DOIS ANIMAIS. /// ///

///

///

/// ///

///

193

///


ATIVIDADE 150

Se for possível, leia para as crianças o livro “Ovos com pernas – contando de dois em dois”, de Michal Dahl, editora Hedra Educação. Resenha: Conte os ovos antes dos pintinhos saírem da casca. De dois em dois, descubra onde os ovinhos com pernas foram parar. Um livro da série Matemática para crianças.

COM O MOVIMENTO INDICADO PELAS SETAS, CUBRA OS PONTILHADOS E ESCREVA O NUMERAIS 1 E 2 VÁRIAS VEZES.

1 1

1 1

1 1

1 1

2 2 2 2 2 2 2 2 194


ATIVIDADE 151 CIRCULE UM GRUPO DE TRÊS FORMIGAS E ESCREVA O NUMERAL 3. Essa pode ser uma boa oportunidade para contar a história dos três porquinhos.

3 3 3 3 3 CIRCULE UM GRUPO DE QUATRO BORBOLETAS E ESCREVA O Essa pode ser uma boa oportunidade para relembrar com as crianças o nome NUMERAL 4. de animais de 4 patas.

4 4 4 4 4 195


ATIVIDADE 152

Se for possível, leia para as crianças o livro “Usando as mãos – contando de cinco em cinco”, de Michal Dahl, editora Hedra Educação. Resenha: Com as mãos podemos fazer incríveis desenhos. Vamos contar de cinco em cinco enquanto aprendemos soluções criativas para desenhar. Um título da série Matemática para crianças.

CIRCULE UM GRUPO DE CINCO JOANINHAS E ESCREVA O NUMERAL 5. Essa pode ser uma boa oportunidade para retomar as cinco vogais.

55555 CIRCULE UM GRUPO DE SEIS GALINHAS E ESCREVA O NUMERAL 6. Essa pode ser uma boa oportunidade para retomar as seis faces do dado.

6 6 6 6 6 196


ATIVIDADE 153 CIRCULE UM GRUPO DE SETE PIRULITOS E ESCREVA O NUMERAL Essa pode ser uma boa oportunidade para contar às crianças a história “Branca de Neve e os sete 7. anões”.

7 7 7 7 7 CIRCULE UM GRUPO DE OITO LARANJAS E ESCREVA O NUMERAL Essa pode ser uma boa oportunidade contar às crianças que as aranhas têm oito patas e cantar 8. com elas “A dona aranha”. A letra pode ser encontrada nas Orientações específicas do Manual do Professor.

8 8 8 8 8 197


ATIVIDADE 154 CIRCULE UM GRUPO DE NOVE PETECAS E ESCREVA O NUMERAL 9. Essa pode ser uma boa oportunidade para retomar com as crianรงas os numerais de 1 a 9.

9 9 9 9 9 9 9 9 198


ATIVIDADE 155

Coloque nove elementos iguais em uma caixa, contando com as crianças. Depois, vá tirando de um em um e dizendo quantos elementos restaram, até chegar ao zero.

ESCREVA O NUMERAL QUE REPRESENTA A QUANTIDADE DE BOMBONS EM CADA CAIXA.

8

9

7

6

5

4

2

3

1

199

0


ATIVIDADE 156 QUANDO QUEREMOS REPRESENTAR QUE NÃO HÁ NENHUMA UNIDADE EM NOSSA CONTAGEM, UTILIZAMOS O NUMERAL ZERO. ACOMPANHE AS SETAS E CUBRA OS PONTILHADOS PARA ESCREVER O ZERO.

0

ZERO

0 0 0 0 0 0 0 0 200


ATIVIDADE 157 ESSE ANO APRENDEMOS MUITAS COISAS INTERESSANTES. CONHECEMOS MELHOR OS ANIMAIS, OS MEIOS DE TRANSPORTES E OS POVOS INDÍGENAS. APRENDEMOS TAMBÉM A ESCREVER AS VOGAIS E OS NUMERAIS DE UM A NOVE. JÁ CONHECEMOS UM POUQUINHO DO ALFABETO E TALVEZ VOCÊ JÁ SAIBA ESCREVER ALGUMAS PALAVRAS. USE OS QUADROS ABAIXO PARA ESCREVER SEU NOME E SUA IDADE. NOME:

IDADE:

ANOS

201


CRÉDITOS DAS IMAGENS Página 18 Mauricio Simonetti/Pulsar Imagens Página 19 Fernando Favoretto/Criar Imagem Página 20 1000words/Dreamstime.com Marioiram/Dreamstime.com Página 31 Fernando Favoretto/Criar Imagem Página 33 Sanjay Deva/Dreamstime.com Marzanna Syncerz/Dreamstime. com Pat138241/Dreamstime.com Dave King/Dorling Kindersley/ Getty Images Albie Bredenhann// Dreamstime. com Verastuchelova/Dreamstime.com Página 35 Viknesh Nadaraja/Dreamstime. com Nerss/Dreamstime.com Vishakha Shah/Dreamstime.com Vladimir Voronin/Dreamstime. com Julija Sergeeva/Dreamstime.com Yury Shirokov/Dreamstime.com Página 41 Adam James/Alamy/Glow Images Jose Manuel Gelpi Diaz/ Dreamstime.com Leung Cho Pan/Dreamstime.com Cherydi/Dreamstime.com Página 43 Maksym Gorpenyuk/Dreamstime. com Xi Zhang/Dreamstime.com Wavebreakmedia Ltd/ Dreamstime.com Bayda127/Dreamstime.com Milannea/Dreamstime.com Frenc/Dreamstime.com Página 44 Melissa King/Dreamstime.com Fotosv/Dreamstime.com Aurinko/Dreamstime.com Anton Starikov/Dreamstime.com Fernando Favoretto/Criar Imagem Página 49 Monkey Business Images/ Dreamstime.com Monkey Business Images/ Dreamstime.com Página 58 João Prudente/Pulsar Imagens Wenling01/Dreamstime.com Página 59 Tomasz Markowski/Dreamstime. com Ale Ruaro/Pulsar Imagens Dalibor Sevaljevic/Dreamstime. com Página 66 Marazem/Dreamstime.com Gvictoria/Dreamstime.com

Borkiss/Dreamstime.com Karam Miri/Dreamstime.com Uatp1/Dreamstime.com Cristina Bernhardsen/Dreamstime. com Aleksandrs Samuilovs/ Dreamstime.com Eugenedudar/Dreamstime.com Página 68 Zdenek Fiamoli/Dreamstime.com Cammeraydave/Dreamstime.com Rezkrr/Dreamstime.com Vincent Giordano/Dreamstime. com Ksena2009/Dreamstime.com Borissos | Dreamstime.com Hupeng | Dreamstime.com Hughstoneian | Dreamstime.com Página 70 © Varius | Dreamstime.com Página 78 Sergii Figurnyi/Dreamstime.com Jose Manuel Gelpi Diaz/ Dreamstime.com Anette Romanenko/Dreamstime. com Aldegonde Le Compte/ Dreamstime.com Página 84 Juri Bizgajmer/Dreamstime.com Jaroslaw Kilian/Dreamstime.com Julián Rovagnati/Dreamstime.com Página 85 Artzzz/Dreamstime.com Wan Ashhar Marzuki Wan Mustaffa/Dreamstime.com Invictus999/Dreamstime.com Lobzikov/Dreamstime.com Turkbug/Dreamstime.com J0hnb0y/Dreamstime.com Página 88 Pavel Losevsky/Dreamstime.com Berc/Dreamstime.com Bowie15/Dreamstime.com Página 89 Greenland/Dreamstime.com Mauricio Jordan De Souza Coelho/Dreamstime.com Anusorn62/Dreamstime.com Página 101 Lobzikov/Dreamstime.com Página 104 Stanimir Ivanov/Dreamstime.com Ml12nan/Dreamstime.com Dmitry Kalinovsky/Dreamstime. com Neerajarora/Dreamstime.com Página 105 Ryby/Dreamstime.com Página 106 Elena Schweitzer/Dreamstime. com Dmitry Kalinovsky/Dreamstime. com Sage78/Dreamstime.com Ryan Pike/Dreamstime.com Kikupaju/Dreamstime.com

Página 107 F9photos/Dreamstime.com Yinghua/Dreamstime.com Draftmode/Dreamstime.com Renzzo/Dreamstime.com Draftmode/Dreamstime.com Forever88/Dreamstime.com Olga Lupol/Dreamstime.com Vinicius Tupinamba/Dreamstime. com Suljo/Dreamstime.com Página 112 Francesco Alessi/Dreamstime.com Página 115 Carolina K. Smith M.d./ Dreamstime.com Página 117 Christian Draghici/Dreamstime. com Página 118 Christian Draghici/Dreamstime. com Olga Ermolaeva/Dreamstime.com Página 122 Boarding1now/Dreamstime.com Devy/Dreamstime.com Amenic181/Dreamstime.com Uptall/Dreamstime.com Página 123 Michaela Stejskalova/Dreamstime. com Página 125 Ron Chapple/Dreamstime.com Cesar Diniz/Pulsar Imagens Jana Šcigelová/Dreamstime.com Dmitry Kalinovsky/Dreamstime. com Zé Zuppani/Pulsar Imagens Federicofoto/Dreamstime.com Kurhan/Dreamstime.com Fernando Favoretto/Criar Imagem Iakov Filimonov/Dreamstime.com Sebastian Czapnik/Dreamstime. com Iakov Filimonov/Dreamstime.com Jason Dewey/Taxi/Getty Images Página 131 Fernando Favoretto/Criar Imagem Jim West/Alamy/Glow Images Fotograf77/Dreamstime.com Monkey Business Images/ Dreamstime.com ZUMA Press, Inc/Alamy/Glow Images Lisa F. Young/Dreamstime.com Página 134 imagebroker/Photoshot/Other Images Valentin Armianu/Dreamstime. com Andreas Karelias/Dreamstime. com Effe45/Dreamstime.com R. Gino Santa Maria/Dreamstime. com Cesar Diniz/Pulsar Imagens Página 135 Alenavlad/Dreamstime.com Frenc/Dreamstime.com

202

Ricardo Azoury/Pulsar Imagens Luciana Whitaker/Pulsar Imagens Dmitry Kalinovsky/Dreamstime. com Supergenijalac/Dreamstime.com Página 139 Gabriel Robledo/Dreamstime.com Santiphoto/Dreamstime.com Página 140 Mikephotos/Dreamstime.com Derejeb/Dreamstime.com Hannu Viitanen/Dreamstime.com Página 141 Kts/Dreamstime.com Michal Bednarek/Dreamstime. com Mark Eaton/Dreamstime.com Página 145 Gabriel Robledo/Dreamstime.com Página 153 Rogério Reis/Pulsar Imagens Mario Friedlander/Pulsar Imagens Fabio Colombini Edson Sato/Pulsar Imagens Edson Grandisoli/Pulsar Imagens Edson Sato/Pulsar Imagens Página 154 Fabio Colombini Página 155 Delfim Martins/Pulsar Imagens Página 156 Edson Sato/Pulsar Imagens Fabio Colombini Delfim Martins/Pulsar Imagens Página 158 Renato Soares/Pulsar Imagens Edson Sato/Pulsar Imagens Edson Sato/Pulsar Imagens Fabio Colombini Página 159 Dorival Moreira/Pulsar Imagens Paulo Fridman/Pulsar Imagens Fabio Colombini Páginan 165 Konstik/Dreamstime.com Página 177 Randy Miramontez/Dreamstime. com © James Mattil | Dreamstime.com Natursports/Dreamstime.com Rui Matos/Deamstime.com Aija Lehtonen/Dreamstime.com Página 187 David Davis/Dreamstime.com Thomas Perkins/Dreamstime.com Jiri Hera/Dreamstime.com Ljupco Smokovski/Dreamstime. com Stockyimages/Dreamstime.com Paul Hakimata/Dreamstime.com Viktor Pravdica/Dreamstime.com Shuen Ho Wang/Dreamstime.com Santhosh Kumar/Dreamstime. com

Página 189 Monkey Business Images/ Dreamstime.com Monkey Business Images/ Dreamstime.com Serrnovik/Dreamstime.com Página 190 Szefei/Dreamstime.com Iliuha007/Dreamstime.com Harmkruyshaar/Dreamstime.com Flashon Studio/Dreamstime.com Hongqi Zhang (aka Michael Zhang)/Dreamstime.com Marcus Tavares/Dreamstime.com Gabriel Blaj/Dreamstime.com Serrnovik/Dreamstime.com Photoeuphoria/Dreamstime.com Serrnovik/Dreamstime.com Página 207 Phang Kim Shan/Dreamstime.com Página 209 Edson Sato/Pulsar Imagens Página 217 Vinicius Tupinamba/Dreamstime. com Iakov Filimonov/Dreamstime.com Szefei/Dreamstime.com Serrnovik | Dreamstime.com Página 243 Draftmode/Dreamstime.com Renzzo/Dreamstime.com Forever88/Dreamstime.com Vinicius Tupinamba/Dreamstime. com Página 245 F9photos/Dreamstime.com Draftmode/Dreamstime.com Yinghua/Dreamstime.com Suljo/Dreamstime.com Alexstar/Dreamstime.com Lepas/Dreamstime.com Página 255 Mark Eaton/Dreamstime.com Steve Allen/Dreamstime.com Gabriel Robledo/Dreamstime.com Lukas Blazek/Dreamstime.com Michal Bednarek/Dreamstime. com Nico Smit/Dreamstime.com Santiphoto/Dreamstime.com Rui Matos/Dreamstime.com Página 261 Edson Sato/Pulsar Imagens Oleksandr Lysenko/Dreamstime. com Rsusanto/Dreamstime.com Andres Rodriguez/Dreamstime. com Mahmoud Mahdy/Dreamstime. com Picstudio/Dreamstime.com Jennifer Russell/Dreamstime.com Página 263 Divulgação/Banco Central Choneschones/Dreamstime.com Alexmax/Dreamstime.com Paul Maguire Anki21/Dreamstime.com


DATAS COMEMORATIVAS


SUMÁRIO 15 de março – Dia da Escola.............................................................................. 205 22 de março – Dia Mundial da Água.................................................................207 19 de abril – Dia do Índio.................................................................................... 209 1º de março – Dia do Trabalho.............................................................................211 Mês de junho – Festas Juninas........................................................................... 213 21 de setembro – Dia da Árvore.......................................................................... 215 12 de outubro – Dia das Crianças....................................................................... 217 15 de outubro – Dia do Professor........................................................................ 219


15 DE MARÇO

DIA DA ESCOLA NESTA DATA, VAMOS PRESTAR UMA HOMENAGEM ÀS PESSOAS QUE NOS AJUDAM A TORNAR A ESCOLA UM LUGAR AGRADÁVEL. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO AS PESSOAS QUE TRABALHAM EM SUA ESCOLA, COMEÇANDO PELA PROFESSORA.

205


22 DE MARÇO

DIA MUNDIAL DA ÁGUA A ÁGUA É O BEM MAIS PRECIOSO DA NATUREZA. ELA É FUNDAMENTAL PARA NOSSAS VIDAS, PARA NOSSA SAÚDE, PARA NOSSA HIGIENE, PARA AS PLANTAS E ATÉ PARA AS INDÚSTRIAS. POR ISSO, É MUITO IMPORTANTE ECONOMIZAR ÁGUA E NÃO POLUIR OS RIOS E O AMBIENTE. RECORTE DE REVISTAS SITUAÇÕES ONDE HÁ DESPERDÍCIO DE ÁGUA OU POLUIÇÃO, QUE DEVEM SER EVITADAS, E COLE-AS AQUI. DEPOIS, COMPARE SEU TRABALHO COM O DE SEUS COLEGAS.

207


19 DE ABRIL

DIA DO ÍNDIO NO DIA DO ÍNDIO, DEVEMOS REFLETIR BASTANTE SOBRE COMO PODEMOS AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS. DEVEMOS RESPEITAR SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, SEU MODO DE VIDA E A PROPRIEDADE DE SUAS TERRAS. FAÇA UMA PESQUISA EM REVISTAS E JORNAIS E COLE ABAIXO O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE FIGURAS E FOTOS QUE REPRESENTAM A CULTURA DOS DIFERENTES POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS.

209


1º DE MAIO

DIA DO TRABALHO NESSE DIA COMEMORA-SE O TRABALHO DAS PESSOAS NO MUNDO INTEIRO. FAÇA UMA PESQUISA E ESCOLHA TRÊS PROFISSÕES PARA REPRESENTAR POR MEIO DE UM DESENHO. PODE SER A PROFISSÃO DE UMA PESSOA DA FAMÍLIA OU QUE TRABALHA NA ESCOLA.

211


MÊS DE JUNHO

FESTAS JUNINAS AS FESTAS JUNINAS SÃO CELEBRADAS EM TODO O BRASIL COM BEBIDAS, COMIDAS TÍPICAS E DANÇAS, COMO A QUADRILHA. AS PESSOAS VESTEM TRAJES TÍPICOS, DECORAM OS LUGARES COM BANDEIRINHAS E ARMAM BARRACAS COM COMIDAS E DIVERSÕES. AS CRIANÇAS JÁ ESTÃO PRONTAS PARA A QUADRILHA. SÓ FALTA COLORIR SUAS ROUPAS.

213


21 DE SETEMBRO

DIA DA ÁRVORE VOCÊ JÁ IMAGINOU O QUE SERIA DE NOSSAS VIDAS SEM AS ÁRVORES? SEU DIA SERVE PARA NOS LEMBRAR, TAMBÉM, DA IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS DO MEIO AMBIENTE. ESCOLHA UMA ÁRVORE DA ESCOLA, DA PRAÇA, DO PARQUE, DA RUA ONDE VOCÊ MORA OU DE SUA CASA E COMECE A CUIDAR DELA. SE ALGUMA COISA RUIM ACONTECER COM ELA, COMUNIQUE A PROFESSORA OU SEUS FAMILIARES. RECORTE PAPEL COLORIDO E COLE AS FOLHAS NA ÁRVORE.

215


12 DE OUTUBRO

DIA DAS CRIANÇAS HOJE É SEU DIA! TODA CRIANÇA TEM DIREITO À EDUCAÇÃO, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, AMOR E CARINHO. ENFIM, TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE SER FELIZ! RECORTE EM REVISTAS UM PRESENTE PARA CADA CRIANÇA ABAIXO E COLE-O AO LADO DELA.

217


15 DE OUTUBRO

DIA DO PROFESSOR HOJE HOMENAGEAMOS AQUELE OU AQUELA QUE ESTÁ SEMPRE AO NOSSO LADO, NOS AJUDANDO A CRESCER E A APRENDER, BRINCANDO CONOSCO, LENDO HISTÓRIAS MARAVILHOSAS E COMPARTILHANDO NOSSAS ALEGRIAS. DESENHE ABAIXO O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NA ESCOLA COM SUA PROFESSORA. DEPOIS, DÊ A ELA UM ABRAÇO BEM APERTADO E UM BEIJO, MOSTRANDO TODO SEU CARINHO.

219


MATERIAL COMPLEMENTAR


CARTÃO E CRACHÁ

223


ALFABETO Mテ天EL

A C F I K N Q S V Y I

A D F I L N Q T V Y O

A D G I L O Q T W Y U

B D G J L O R T W Z A

B E G J M O R U W Z E

225

B E H J M P R U X Z I

C E H K M P S U X A O

C F H K N P S V X E U


LETRAS PARA COLAR NA ATIVIDADE 8

A C F I K N Q S V Y I

A D F I L N Q T V Y O

A B B D D E G G G I J J L L M O O O Q R R T T U W W W Y Z Z U A E

227

B E H J M P R U X Z I

C E H K M P S U X A O

C F H K N P S V X E U


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 43

229


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 43

231


FIGURA PARA A ATIVIDADE 47

233


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 60

235


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 72

237


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 75

239


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 76

241


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 87

243


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 88

245


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 123

247


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 82

249


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 89

251


COLAR ONDE QUISER

FIGURAS PARA A ATIVIDADE 96

253


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 110

255


COLAR ONDE QUISER

FIGURAS PARA A ATIVIDADE 117

257


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 137

259


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 140

261


FIGURAS PARA A ATIVIDADE 147

263


Aprender e Saber - Educação Infantil - Vol. 3  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you