MKT00_Layout 1 31/08/12 14:12 Page XII
Marketing e o mercado infantil
grupo, o que permite também que as empresas tratem este consumidor com o cuidado necessário. Para atingir o objetivo de fornecer uma base para que o leitor aprofunde seu conhecimento de marketing aplicado ao consumidor infantil, organizamos este livro em três partes:
Parte 1 A primeira parte está organizada em três capítulos. O Capítulo 1 aborda questões históricas que permitem compreender de forma mais aprofundada as razões que tornaram o segmento de mercado composto pelas crianças significativo para as empresas na segunda metade do século XX. O Capítulo 2 discute as questões que envolvem o desenvolvimento da criança, pois é a partir da compreensão das fases de desenvolvimento que a empresa poderá adequar suas estratégias ao consumidor que almeja atingir. O Capítulo 3 trata do processo de socialização do consumidor, ou seja, do processo de aprendizado que ocorre para que a criança se torne um consumidor capacitado. Esta primeira parte dá a base para que o leitor compreenda as análises e considerações feitas no restante do texto.
Parte 2 A segunda parte analisa, primeiro, as principais estratégias de marketing aplicadas ao consumidor infantil. No Capítulo 4, são explorados os conceitos de segmentação e posicionamento adequados ao mercado infantil. Do Capítulo 5 ao 8, analisa-se o composto (ou mix) de marketing, ou seja, produto (Capítulo 5), preço (Capítulo 6), praça (Capítulo 7) e promoção (Capítulo 8). Finaliza-se a segunda parte com um capítulo que trata de marcas e personagens. Decidimos pela apresentação desse tema em separado, pois esta é uma estratégia bastante utilizada por empresas que focam o consumidor infantil, fazendo-se necessário tratar desse aspecto das estratégias de marketing de forma mais aprofundada.
Parte 3 Na terceira parte, são abordados alguns tópicos que, se não forem centrais aos processos apresentados na segunda, são muito importantes para as empresas que trabalham com as crianças. Primeiro, apresentamos no Capítulo 10 uma discussão sobre o processo decisório familiar. Isso se faz necessário, pois as mudanças culturais
XII