Marketing e o mercado infantil

Page 1

Andres Rodriguez Veloso Graduado em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Administração (Marketing) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atua como professor doutor de Marketing do Departamento de Administração da Faculdade­ de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Coordenador de Projetos da Fundação Instituto de Administração. Coautor de livros e de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Revisor técnico de inúmeros livros de Marketing. Consultor de empresas na mesma área.

Marcos Cortez Campomar Economista, mestre e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Curso de doutorado na Nortwestern University (USA) e pesquisador na Manchester Business School (UK). Cursos na Harvard Business School (USA) e University of Tsukuba (Japão). Coordenador de Projetos e ex-diretor da Fundação Instituto de Administração. Professor titular de Marketing da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Coordenador do ProMark, Programa de Marketing e de Serviços. Ex-diretor da FEA-Ribeirão Preto da USP. Ex-subsecretário de Serviços do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo. Ex-diretor da PROMOCET. Ex-diretor do Cladea e do BALAS. Ex-coodernador da Área de Marketing da ANPAD. Consultor de organizações do setor público e privado. Autor de diversos artigos e livros sobre Marketing. Orientador de mais de cinquenta mestres e doutores. [www.campomar.com.br]

e o mercado infantil

Andres Rodriguez Veloso | Diogo Hildebrand | Marcos Cortez Campomar

O mercado infantil envolve crianças, famílias e empresas que vendem produtos (bens e serviços) a esses consumidores. A importância da criança como mercado consumidor vai além daqueles produtos básicos normalmente relacionados a ela, como brinquedos, guloseimas e jogos. Sua influência extrapola para outras decisões familiares tanto de forma direta (a criança pede diretamente um produto) como indireta (os pais pensam na criança na hora de comprar). Se levarmos em conta todo o potencial de influência que os infantes têm nos mais diversos segmentos, como automóveis, férias em família, eletroeletrônicos, percebe-se que esse mercado é muito maior do que se pode imaginar. Ao tratar do público infantil, é indispensável procurar fontes múltiplas de conhecimento para fundamentar a discussão com a profundidade necessária. Para isso buscou-se apoio na psicologia, na pedagogia e entre aqueles que estudam o desenvolvimento físico, cognitivo e social da criança. Ao longo do texto, são abordados trabalhos publicados no Brasil, assim como estudos seminais realizados, primordialmente, nos Estados Unidos e, em menor extensão, na Europa e na Ásia. Buscou-se apoio também nas inúmeras pesquisas realizadas pelos autores ao longo dos últimos seis anos com crianças e suas famílias, empresas de brinquedo, varejistas e profissionais de marketing. Para pesquisar esse público, trabalhou-se com os mais diversos métodos, entre eles observação, coleta de desenhos e entrevistas. Desse esforço de pesquisa bibliográfica e empírica resultou Marketing e o mercado infantil, que se configura como um compêndio sobre as questões relacionadas à comercialização de produtos aos infantes, e, fundamentalmente, analisa como o marketing pode ser aplicado adequadamente ao mercado infantil. Aplicações: Obra indicada para as disciplinas comportamento do consumidor, estratégia de marketing­e segmentação de mercado, assim como referência para as disciplinas composto de marketing (preço, praça, promoção e produto), tópicos de marketing e socialização do consumidor­. Indicada também para a disciplina pesquisa de marketing, por apresentar alternativas de técnicas de coleta de dados mais adequadas ao público infantil, para executivos interessados no mercado infantil, e para pais preocupados com a influência das empresas sobre seus filhos.

isbn 13 978-85-221-1195-4 isbn 10 85-221-1195-2

Para suas soluções de curso e aprendizado, visite www.cengage.com.br

cpa_MKTMercadoInfantil_12SET.indd 1

marketing e o mercado infantil

Diogo Hildebrand Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ph.D. em Marketing pelo Baruch College da City University of New York. Autor e coautor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e capítulos de livros. Palestrante sobre Marketing em faculdades no Brasil e nos Estados Unidos. Consultor de empresas na área de Marketing.

Ma r keti n g

outras obras

Veloso | Hildebrand | Campomar

sobre os autores

Princípios da pesquisa de marketing Tradução da 4ª edição norte-americana / 2ª edição brasileira William G. Zikmund e Barry J. Babin Gerenciamento de marketing verde Robert Dahlstrom Comportamento do consumidor Tradução da 5ª edição norte-americana Wayne D. Hoyer e Deborah J. MacInnis Comunicação de marketing Integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação Baseado na 8ª edição norte-americana Edson Crescitelli e Terence A. Shimp

Andres Rodriguez Veloso Diogo Hildebrand Marcos Cortez Campomar

Marketing e o mercado infantil

9 788522 111954 9/12/12 3:13 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.