ADM - 4LTR Press

Page 32

Para uma empresa com mil colaboradores, a diferença aumenta para 27 milhões de dólares a mais em vendas e 4 milhões de dólares a mais de lucro anual! Outro estudo que considera como o investimento em pessoas afeta as vendas das empresas constatou que as empresas com desempenho ruim foram capazes de melhorar seu retorno do investimento médio de 5,1% para 19,7% e aumentar as vendas em 94 mil dólares por funcionário. Elas obtiveram essa conquista adotando técnicas administrativas simples como fixar expectativas de desempenho, analisar e remunerar o desempenho do funcionário.59 Portanto, além de aumentar significativamente a lucratividade de empresas sólidas, as práticas administrativas conseguem recuperar empresas em dificuldade. Para determinar como o investimento em pessoas afeta o desempenho do mercado de ações, os pesquisadores compararam as empresas na lista da revista For-

Figura 1.6 Vantagem competitiva por meio de pessoas: práticas administrativas 1. Segurança no emprego – Segurança no emprego é a forma de compromisso irrevogável que as empresas podem assumir perante os funcionários. Eles podem inovar e aumentar a produtividade sem temer perder o emprego. 2. Contratação seletiva – Se os funcionários são a base da vantagem competitiva de uma empresa e eles possuem segurança no emprego, então a empresa precisa recrutar agressivamente e escolher bem os candidatos a fim de contratar os mais talentosos disponíveis. 3. Equipes autogerenciadas e descentralização – As equipes autogerenciadas são responsáveis por sua própria contratação, compras, atribuição de funções e produção. Equipes autogerenciadas conseguem criar muitas vezes enormes aumentos de produtividade por meio de maior empenho e criatividade dos funcionários. A descentralização permite aos colaboradores que se encontram mais próximos (e possuem maior conhecimento a respeito) dos problemas, da produção e dos clientes tomar decisões na hora certa. A descentralização aumenta a satisfação e o compromisso. 4. Remuneração elevada vinculada ao desempenho organizacional – A remuneração elevada é necessária para atrair e conservar funcionários talentosos e para indicar que a organização valoriza seus colaboradores. Os empregados, assim como os fundadores, acionistas e gestores da empresa precisam participar dos resultados financeiros quando a companhia tiver sucesso. Por quê? Porque os funcionários que possuem um interesse financeiro em suas empresas são mais propensos a ter uma visão de longo prazo e a pensar como proprietários dela.

© 2010 Photos.com, uma divisão da Getty Images. Todos os direitos reservados.

De acordo com Pfeffer, as empresas que investem em seus quadros de pessoal também criam vantagens competitivas de longa duração difíceis de serem acompanhadas por outras empresas. Realmente, outros estudos demonstram de forma clara que práticas administrativas sólidas podem produzir vantagens substanciais em quatro áreas importantes do desempenho organizacional: receita de vendas, lucros, retornos no mercado de ações e satisfação do cliente. Em termos de receita de vendas e lucros, um estudo realizado com quase mil empresas dos Estados Unidos constatou que as empresas que adotam apenas algumas das ideias mostradas na Figura 1.6 obtiveram 27.044 dólares a mais de vendas por funcionário e 3.814 dólares a mais de lucros por funcionário do que as demais.58 Para uma empresa com cem colaboradores, essas diferenças atingem 2,7 milhões de dólares a mais em vendas e quase 400 mil dólares a mais no lucro ao ano!

5. Treinamento e desenvolvimento de habilidades – De modo análogo a uma empresa de alta tecnologia que investe milhões de dólares no upgrade de computadores ou na modernização de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, uma empresa cuja vantagem competitiva baseia-se em suas próprias pessoas precisa investir no treinamento e no desenvolvimento das aptidões de seus funcionários. 6. Redução das diferenças de status – Uma empresa deve tratar todos os funcionários, independentemente de seus cargos, da mesma forma. Não há vagas de estacionamento reservadas. Todos comem no mesmo refeitório e possuem benefícios similares. O resultado: melhor comunicação, pois os funcionários se concentram em problemas e soluções em vez de no modo como são menos valorizados que os gestores. 7. Partilha de informações – Se os funcionários forem tomar decisões que sejam boas para a solidez e o sucesso no longo prazo da empresa, precisam receber informações (sobre custos, finanças, produtividade, períodos de desenvolvimento e estratégia) que eram conhecidas anteriormente apenas pelos gestores. Fonte: J. Pfeffer, The Human Equation: Building Profits by Putting People First (Boston: Harvard Business School Press,1996).

20

Parte 1 – Introdução à Administração

MGMT2_Capitulo01.indd 20

9/11/2010 15:16:08


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.