Período da Grande Tribulação e suas principais características – por: Célio Bispo de Souza
INTRODUÇÃO A Bíblia prediz que o caos mundial, a instabilidade e a desordem aumentarão quanto mais nos aproximarmos do final dos tempos, Jesus disse que haveria “guerras rumores de guerra, fome, peste e terremotos em vários lugares (Mt 24,6,7).
Este ensaio científico foi fruto de horas a fio de reflexões acerca do assunto tratado. O propósito maior - foi apresentar um breve estudo à luz dos preceitos bíblicos sobre os eventos dos últimos dias - enfocando de forma breve a tribulação, a grande tribulação e suas características, cujos enunciados bíblicos mostraram na tessitura do texto a diferença entre eles. São acontecimentos escatológicos 1 discutidos hoje, no presente para preparação prévia aos acontecimentos futuros – lembrando, porém - que a Bíblia, indiscutivelmente é a fonte de informação mais autêntica e sua mensagem o ponto focal nas discussões deste gênero. Justificou-se a escolha do tema - por consistir em um período de destaque na história escatológica da humanidade. Evento único que todos os cristãos devem conhecer. Já o problema em destaque se liga ao fato da existência de várias teorias que tentam distorcer a interpretação literal do assunto. A problemática que se instaurou diz respeito à escatologia cristã, que nos tempos presentes vem se apresentando de forma diluída na liturgia e na vida das igrejas em geral deixando os crentes confusos sem distinguir a profecia bíblica com a adivinhação do futuro e as predições dos profetas. Nesse contexto pergunta-se: Por que se tornou louvável a iniciativa deste estudo ao socializar a escatologia aos crentes e descrentes da Palavra? Nada de novo, aparentemente, apareceu sobre o tema proposto, além do que já foi dito e discutido entre os proponentes das várias interpretações milenaristas do fim dos tempos – mesmo assim, buscou-se reflexões na doutrina das últimas coisas em autores da área pertinente - para que o leitor se aprofunde na Palavra e, assim adquira o discernimento das coisas – ou seja, o sentido e as diferenças entre as profecias – e só assim, poder distinguir claramente a escatologia da apocalíptica. 1
Escatologia significa uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. A escatologia - consiste em uma daquelas áreas em que, na melhor das hipóteses, os crentes concordam em discordar. Pinto apud Pentecost 2006 In Manual de escatologia. São Paulo: Vida Acadêmica, 2006.
15