2 minute read

Saiba a diferença entre Artrite, Tendinite e Bursite

A boa função do sistema músculo-esquelético depende da integridade de seus componentes (ossos, músculos e tendões, articulações, bursas e ligamentos). Quando um desses componentes não funciona bem, isso se reflete em dor e dificuldade de realizar os movimentos que são sinais claros de que algo no corpo não está bem. Porém, diante da similaridade dos sintomas, é muito comum as pessoas confundirem as doenças. Perante este quadro se faz necessário entender as particularidades, diferenças e semelhanças entre a artrite, a artrose e a tendinite.

Advertisement

Entrevista com a Dra Flaviana Busignani da Silva CRM: 24791

Especialista em Cirurgia da Mão, Ortopedia e Traumatologia

FB – Qual a diferença entre Tendinite , Bursite e Artrite ? E quais os principais sintomas

Dra Flaviana – O termo “ite” significa inflamação. Então a diferença entre esses termos é o local: tendinite – tendão, bursitebursa, artrite – articulação (juntas). Como essas estruturas estão muito próximas, pode haver confusão na origem dos sintomas, e até mesmo ocorrerem juntos.

Os tendões são os prolongamentos dos músculos, que se inserem nos ossos e promovem o movimento da articulação. Já as bursas são bolsas de gel que tem o papel de amenizar atritos e impactos.

Os processos inflamatórios dessas estruturas geralmente se manifestam com dor, edema (inchaço) e dificuldade de movimento.

Tendinites e bursites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas se não tratadas. As artrites compõem um quadro mais amplo, sendo necessário pesquisa detalhada, com abordagem multidisciplinar.

FB - Quais as melhores maneiras de se prevenir a tendinite?

Dra Flaviana - Tomando alguns cuidados, como:

• Ergonomia nas atividades laborativas;

• Condicionamento muscular, principalmente daqueles envolvidos com a atividade de trabalho ou física que se pretende fazer;

• Lembrar das pausas para evitar longas posturas inadequadas;

• Sempre fazer aquecimento antes de começar qualquer atividade física;

• Não se esquecer dos alongamentos.

FB – Como é feito o diagnóstico de uma tendinite e/ou uma bursite ?

Dra Flaviana - requer uma história médica cuidadosa e um exame físico direcionado. Somente assim podemos avaliar a real condição do paciente e planejar um tratamento específico.

Radiografias podem ser úteis para excluir anormalidades ósseas. Deve ser salientado que tendões e bursas não são visíveis em radiografias, no entanto o uso da ultra-sonografia e, mais recentemente da ressonância nuclear magnética, trouxeram um auxílio extremamente importante na definição do local e grau da lesão.

FB - Como é feito normalmente o tratamento de alguns casos , tendinite/ bursite / artrite?

Dra Flaviana - O objetivo inicial do tratamento é diminuir e, se possível, inibir a dor. Na dor aguda, utilizamos analgésicos, anti-inflamatórios hormonais e não-hormonais. Associar repouso e afastamento temporário da atividade também faz parte da abordagem. Em alguns casos, é necessário inclusive a imobilização do local afetado.

Simultaneamente, temos que abordar as causas do problema e orientar as medidas necessárias para resolução.

Nesse intuito, a Fisioterapia e a Terapia da Mão são aliados aos médicos no tratamento. A reabilitação inicialmente tem o objetivo de tirar a dor, mas, sobretudo ela é utilizada como recuperação de amplitude de movimentos e prevenção de recidivas, através de exercícios específicos e orientados por profissionais capacitados.

Dra Flaviana Busignani da Silva CRM: 24791

Especialista em Cirurgia da Mão, Ortopedia e Traumatologia Número do Consultório: (41) 9 8421-6004