2 minute read

Preenchimento Labial

Benefícios e cuidados a respeito do procedimento:

Lábios hidratados, boca macia com contorno e volume são alguns deles, o que faz com que o procedimento seja um dos mais procurados, principalmente pelas mulheres

Advertisement

Entrevista com a Dra.

Giselle Hoelz Alvares especialista em Harmonização Orofacial.

FB - O que você atribui ao fato da técnica do preenchimento labial estar em alta?

Dra. Giselle - Independente da idade e da cultura, o lábio sempre teve grande importância como característica de beleza. Lábios volumosos, flexíveis, vermelhos e úmidos estão associados à juventude, saúde, sensualidade e atratividade sexual. Conforme dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica(International Society of Aesthetic Plastic Surgery, ISAPS), em 2019, o preenchimento com ácido hialurônico foi considerado o segundo procedimento não cirúrgico mais prevalente no mundo, estando o Brasil em segundo lugar neste Ranking mundial.

FB - Quais as principais queixas no consultório com relação aos lábios e qual o seu principal objetivo com a técnica?

Dra. Giselle - Os padrões estéticos variam muito entre as culturas e ao longo do tempo. Atualmente, há preferência por lábios grossos, de aspecto natural, proporcionais as demais características faciais, com borda vermelha, bem definida e equilíbrio entre as dimensões superior e inferior.

Com o envelhecimento, os lábios começam a sofrer alterações, pois existem processos de remo- delação e mudanças que afetam a forma e o entorno dos lábios. Os sinais visíveis desse envelhecimento nos lábios e na região perioral são causados principalmente por atrofia. Isso provoca uma combinação de deflação e flacidez. Tanto em homens quanto em mulheres, as medidas dos lábios têm a propensão de alongar-se e a espessura e volume de diminuírem. Estas alterações na arquitetura labial resultam em estreitamento e perda de volume. Surge, assim, um desafio para nós profissionais que é recuperar o volume pedido e devolver ao paciente um lábio de aspecto jovem e natural.

É utilizado para o preenchimento de rugas, cicatrizes, aumento de volume labial, sulco naso jugal e remodelamento do contorno facial.

Um dos erros associados ao preenchimento labial com o ácido hialurônico está na técnica, concentração e aplicação inadequadas, resultando no que popularmente foi apelidado de “boca de pato”.

(AH) deve ser evitado em indivíduos com hipersensibilidade conhecida, em mulheres grávidas ou no período de amamentação, bem como não deve ser injetado em área com im- plante permanente ou aplicado próximo a locais onde haja doença ativa de pele, inflamações ou feridas.

FB - Quanto tempo dura o efeito do preenchimento labial e qual o valor?

Dra Giselle - Os resultados do preenchimento labial realizado com ácido hialurônico costumam durar em média de 12 a 18 meses.

O valor aproximado desse procedimento varia de R$ 1200 a R$ 1800.

GISELLE HOELZ ALVARES CRO 13087 - Cirurgiã Dentista com mais de 20 anos de relevante experiência profissional em Clínica geral, Endodontia, Prótese, Harmonização Orofacial, Periodontia, Clareamento Dental e Odontologia Estética e

Restauradora. Atuação em consultorio proprio, Clínica Emergencial 24 horas (priorizando o alivio da dor e bem estar do paciente) e Clínica Emergencial de Hospitais com foco em acidentados. Especialização em Endodontia (UFPR) e Harmonização Orofacial (UNIFAZ), com Pós-graduação em Endodontia, Pacientes Especiais, Prótese e Odontologia Estética (ABO).Elevado conhecimento em normas sanitárias (Anvisa) e Gestão de consultório. Facilidade de comunicação, planejamento e gestão efetiva dos tratamentos junto ao paciente.

Tel/ WhatsApp: (41) 99597-9640 Site: odontogiselehoelz.odo.br

Instagram: @dragiselehoelz

FB- O ácido hialurônico utilizado no preenchimento labial é seguro? Por quê algumas pessoas que fizeram preenchimento ficam com os lábios com o tal aspecto da “boca de pato?

Dra Giselle - O preenchimento ideal deve ser seguro, eficaz, biocompatível, não alergênico, não carcinogênico, reprodutível, estável, de fácil aplicação, tendo um bom custo/benefício e de fácil remoção. Diante desses quesitos o ácido hialurônico é o que mais se aproxima do ideal.

FB- Caso ocorram reações adversas que podem ser causadas pelo preenchimento com o (AH) o que deve ser feito?

Dra. Giselle - Em situações em que ocorram reações como inflamação local, hiperemia, sensibilidade e hematomas, recomenda-se a aplicação de gelo(crioterapia), fototerapia (LED e Laser de 1.064nm), o uso de anti-histamínicos e Prednisona oral, por curto período. Assim como a maioria dos produtos cosméticos, o