14 minute read

6. ANÁLISE DE RESULTADOS

Next Article
Compromissos

Compromissos

91%

Eixo Estratégico 1 - Orientação para o Cliente

Advertisement

1. Implementar serviços em resposta às necessidades identificadas Objetivos Estratégicos 2. Promover a participação social e o exercício da cidadania dos clientes 3. Assegurar a qualidade da intervenção e garantir a abrangência de serviços 113%

84%

110%

Taxa de Concretizaça o 102%

No Eixo Estratégico 1 - Orientação para o Cliente observou-se uma taxa de concretização de 102%. Neste eixo destacam-se 8 prioridades de intervenção, 13 objetivos, 31 atividades e 49 indicadores de medida. A pandemia continuou a colocar desafios à implementação dos serviços, obrigando à alteração do planeamento de atividades de forma a adaptar a intervenção ao contexto de saúde pública. Os maiores constrangimentos, reportam-se à concretização dos projetos e atividades desenhados para criar oportunidades de participação social aos clientes CEERDL e que não puderam ser implementados. No entanto, sempre que possível foram feitas as adaptações consideradas mais ajustadas, destacamos a participação no Concurso Nacional dinamizado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, ao abrigo do Programa Eco-Escolas “ O Mar Começa Aqui”, cujo envolvimento inicial dos formandos decorreu em sessões on-line. Tendo o CEERDL, conquistado o 3º prémio. No decurso de 2021, contrariando o impacto pandémico na economia, os resultados obtidos no apoio à empregabilidade e ocupação socioprofissional dos nossos clientes foram muito satisfatórios, fato que não pode ser dissociado da prestimosa colaboração das entidades parceiras da região, assim como do Centro de Emprego Local. Reforçaram-se medidas de sensibilização e acompanhamento à saúde, incrementaram-se as ações de diagnóstico de situações de risco e os rastreios preventivos. Estas ações foram sendo desenvolvidas em estreita colaboração com entidades de saúde locais e tutelares, no contributo para o bem-estar e qualidade de vida dos clientes. Com a assinatura do Acordo de Cooperação com o Centro Regional de Segurança Social de Leiria para Intervenção Precoce na Infância, com efeitos a 01/12/2021, alargamos este ano a abrangência de resposta de serviços, voltando ao atendimento das idades mais precoces, integrando a Equipa Local de Intervenção de Caldas da Rainha e Óbidos (ELI), no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce.

A portaria nº 70/2021 cria o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que sucede e substitui o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), procedendo à revisão e adequação do quadro normativo desta resposta social. Estando previsto um prazo de 24 meses após a data de publicação da referida portaria, 26 de Março de 2021, para adequação do funcionamento dos Centros de Atividades Ocupacionais, foram iniciados os procedimentos tendentes ao cumprimento desta diretiva. Participámos em grupos de discussão no âmbito da reflexão proposta pela FENACERCI neste domínio. Num biénio particularmente atípico da vivência das comunidades, inscrita numa radical mudança da realidade social mundial, parecem-nos particularmente relevantes os resultados do questionário realizado aos nossos clientes que evidenciam dados de avaliação do impacto do atendimento na qualidade de vida, autoestima dos clientes, bem como do suporte social percebido e que aponta para índices médios bastante positivos de 3,85 na dimensão qualidade de Vida, 3,10 na dimensão de Autoestima e 4,60 na de Suporte Social, (considerando uma escala de resposta de 1 – Nada Satisfeito a 5 – Totalmente Satisfeito). Mantemos a convicção de que as equipas do CEERDL têm tido um papel fundamental na promoção da participação social e bem-estar psicológico e social dos clientes dos diversos serviços.

Eixo Estratégico 2 - Envolvimento Social e Comunitário

Objetivos Estratégicos

1. Otimizar os recursos externos: parcerias, fornecedores, entidades financiadoras e comunidade 105%

Taxa de Concretizaça o 105%

No Eixo Estratégico 2 - Envolvimento Social e Comunitário, composto por 2 prioridades de intervenção, 2 objetivos, 6 atividades e medido em 9 indicadores, alcançou-se uma taxa de concretização de 105 %. O Envolvimento Social e Comunitário da Organização, é estratégico para o cumprimento da sua missão. Acreditamos que a inclusão social faz-se com e na comunidade. O estabelecimento de parcerias é essencial para o cumprimento de objetivos de inclusão educativa e ocupacional, integração profissional e acessibilidade ao emprego e inserção social e melhoria dos indicadores de saúde e de participação em atividades recreativas e culturais. O CEERDL estabelece intensa relação com o seu ambiente externo e assegura uma participação comunitária com duplo sentido, procurando sempre garantir uma relação win-win com todas as entidades. A Organização é parceira para o cumprimento de objetivos dos seus parceiros, da mesma forma conta com a participação dos seus parceiros na inclusão social e promoção da qualidade de Vida de pessoas com incapacidades. Esta otimização dos recursos externos, materializa-se nas 241 parcerias estabelecidas em 2021, com entidades públicas e privadas, fornecedores, entidades financiadoras e comunidade em geral. Em algumas alturas do ano, a dinâmica de parceria para atividades culturais, de lazer, desporto ou para ações de sensibilização, como apresentações em escolas e atividades conjuntas com outros públicos, esteve condicionada, uma vez mais pelo contexto pandémico. As parcerias estabelecidas com empresas para ocupação, formação e emprego de clientes do CRP e CACI, mantiveram o seu dinamismo excetuando alturas de confinamento e outras restrições legalmente impostas.

Os nossos parceiros conservaram o seu papel fulcral no cumprimento da nossa missão, revelando um índice médio de satisfação com parceria de 4.82, situado entre o intervalo “Muito Satisfeito” e o “Totalmente Satisfeito”. Este nível de satisfação revela que as relações de cooperação estabelecidas são sustentadas na credibilidade e a confiança na Organização. Este ano manteve-se a necessidade constante de adaptação aos imprevistos, às alterações legislativas e orientações governamentais, pelo que os parceiros na área da saúde, as federações e confederação e as entidades tutelares tiveram um papel essencial na resolução de dificuldades, na partilha de informação, e na orientação para redefinir procedimentos de prevenção e reação aos constrangimentos vividos. As parcerias comunitárias têm um papel fundamental na modificação de ideias enviesadas sobre pessoas com dificuldades desenvolvimentais e intelectuais. Apesar de continuarmos a investir especialmente nas oportunidades que apoiam as necessidades e expectativas dos clientes e nas que dão visibilidade social e reconhecimento às suas capacidades e condições para o exercício de cidadania, não foi este ano possível investir em ações de sensibilização presenciais, quer na comunidade, e também naturalmente diminuíram as visitas de terceiros aos serviços do CEERDL. Concretizou-se contudo um investimento em ações de comunicação direcionadas à comunidade através da rádio e imprensa local. A comunicação em seminários, a participação em ações de formação com apresentações sobre a missão, objetivos e serviços CEERDL e de divulgação de boas práticas foi também uma estratégia de aproximação e sensibilização comunitária e contributo para a reflexão da intervenção em reabilitação. A ligação social e comunitária do CEERDL inclui a participação na formação de jovens e profissionais, o que simultaneamente cria oportunidades de inovação organizacional. Este ano promovemos oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento a 17 pessoas em estágios curriculares e 9 estágios profissionais.

Objetivos Estratégicos

Eixo Estratégico 3 - Gestão Organizacional

1. Melhorar recursos: equipamentos e estruturas 116 % 2. Promover a participação e o desempenho dos colaboradores 102 % 3. Promover a sustentabilidade 105 % 4. Assegurar a qualidade dos serviços prestados 83 % Taxa de Concretizaça o 102 % O Eixo Estratégico 3 - Gestão Organizacional integra 4 prioridades de intervenção, 14 objetivos, 21 atividades e 30 indicadores. Neste eixo verificou-se uma taxa de concretização de 102 %. Os sistemas de comunicação e os recursos informáticos que suportam o funcionamento e a gestão organizacional, necessitam de permanente atualização e renovação de equipamento. Este ano, estas decorreram de exigências legais, mas também de necessidades de inovação e consolidação de metodologias de trabalho. Designadamente, aquisição de equipamentos informáticos e de rede, atualizações de software administrativo e de contabilidade, atualizações de plataformas de gestão de recursos humanos, de gestão da qualidade e da gestão do atendimento em respostas socias, para esta foi dada continuidade à estrutura de base, aos testes de ensaio e ao início de registos de atendimento. Este ano não foram realizadas obras de construção, requalificação ou ampliação, por não ter existido oportunidades de financiamento, mas decorreram ações para a aprovação de projetos de especialidades para a realização de obra em CACI e Residencial.

Foram apresentadas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração (PARES 3.0), candidaturas para Ampliar, Reabilitar e Renovar o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Requalificar o Lar Residencial A. Está deferido a qualificação de estrutura residencial. Foram realizadas ações de manutenção e reparação em todas as infraestruturas existentes com vista à sua conservação e reparação de danos, destacando-se reparações na Fórum Sócio Ocupacional, pela antiguidade da estrutura, a pintura e arranjo de WC da Residência Pares e a revisão da obra da lavandaria e da Floricultura. As condições de HST do CEERDL têm melhorado progressivamente, tal como se pode concluir pelo relatório de HST de 2019. Em 2020, não foi realizada auditoria anual de HST, mas foram implementadas as ações de melhoria indicadas como necessárias no ano transato. Em 2021, o relatório de auditoria mostra um aumento de não conformidades mas estão relacionadas com a reorganização de espaços e com a alocação de novos espaços, por exigências covid. O Objetivo de promover a participação e o desempenho dos colaboradores, teve este ano especial incidência na promoção de atitudes e desempenhos adequados ao contexto pandémico e às necessidades dos clientes, por forma a promover a segurança de todos e assegurar a qualidade das ações de modo criativo e inovador. O Plano de Formação Interno foi reajustado às oportunidades, tendo sido frequentadas 62 ações de formação maioritariamente à distância que envolveram 48 colaboradores. Os condicionalismos pandémicos não permitiram formação presencial interna e condicionaram a externa assim a formação de colaboradores ficou aquém do previsto. Em 2021, a Organização continuou a ajustar-se às necessidades de cada um e de todos. Realçamos que foi decisivo a consciencialização dos colaboradores, do papel que cada um desempenha na Proteção do Outro e da responsabilidade que temos com os mais vulneráveis. Esta corresponsabilização dos colaboradores, o seu sentido ético e a resiliência e coesão das equipas fez a diferença e está espelhado na avaliação de desempenho dos colaboradores e a da satisfação com o desempenho da Organização. Assim, os resultados do grau de satisfação dos colaboradores apurado é de 4,07 que é um nível médio de satisfação equivalente a Muito Satisfeito e o seu nível médio de desempenho está situado na escala de Bom (3,16). As ações previstas no Plano de Comunicação, estiveram igualmente condicionadas, especialmente no seu modo, foram intensificados canais de comunicação interna como o mail e placards informativos e realizadas reuniões parcelares internas em cada serviço com vista à partilha de informação e definição de estratégias de controlo e ajuste às condições adversas ao funcionamento regular do serviço. Estas ações pretenderam promover a participação dos colaboradores na planificação dos serviços, garantir a adesão aos valores e políticas organizacionais e a disseminação dos necessários ajustes aos objetivos estratégicos da organização e operacionais de cada serviço. A comunicação externa teve especial enfoque em ações de comunicação generalista nomeadamente através da rádio e imprensa local. A participação em ações de formação com apresentações sobre a missão, objetivos e serviços CEERDL foi também uma estratégia de aproximação e sensibilização comunitária. Foram realizados 6 artigos para jornais locais e newsletters de parceiros e 2 comunicações em eventos técnicos e profissionais Com o intuito de aumentar as oportunidades de inclusão socioprofissional de colaboradores em regime de emprego apoiado, foi proposto ao IEFP alargar acordo de cooperação para a integração de 33 pessoas. Foi deferido o pedido, aditado o Acordo e realizada a integração de 3 pessoas. A cooperação interinstitucional com entidades públicas e privadas que contribuem para a sustentabilidade organizacional, tem um papel fulcral no cumprimento da nossa missão e no alcance dos nossos objetivos, sejam as parcerias comerciais, as parcerias para patrocínio, sejam as parcerias para o desenvolvimento de ações e atividades.

Destaque-se ainda a participação por mecenato, registando-se 8 iniciativas de donativo em numerário, 4 injunções e 6 entidades com donativos em espécie. Em 2021 a Autoridade Tributária e Aduaneira, entregou ao CEERDL referente à consignação do IRS e IVA de 2019, cerca de 4000€. Manteve-se a procura de novas oportunidades de financiamento para o desenvolvimento e crescimento dos serviços, tendo sido apresentados projetos de inovação a várias entidades. Das 21 candidaturas apresentadas foram deferidas 13. Ao Programa Pares3, foram apresentadas 2 candidaturas, para Ampliar, Reabilitar e Renovar o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Requalificar o Lar Residencial A. Os projetos apresentados não tiveram diferimento até ao fim do ano. Os Serviços à Comunidade mantêm o seu contributo para a sustentabilidade e imagem organizacional, este ano a rentabilidade destas áreas melhorou relativamente ao ano transato, mas ainda estiveram condicionadas pelo próprio mercado de venda e pelo cumprimento das obrigações governamentais ao funcionamento de cada uma das atividades. O processo de gestão de compras ocorreu em consonância com as necessidades sentidas ao longo do ano, os custos diminuíram porque as necessidades de consumo foram menores e irregulares, tendo existido redução de fornecimento de telecomunicações, energia elétrica, gás, água, seguros, manutenções de viaturas e limpeza. Referir ainda que foi avaliada a qualidade da prestação de serviços de 99 fornecedores, com uma média de 3,43 (conforme o esperado), 11 fornecedores foram avaliados abaixo do nível 3 (conforme o esperado). A redução de custos também passou por uma gestão racional de recursos, registam-se 13 medidas que para além de reduzirem despesas contribuíram para o incremento de comportamentos de sustentabilidade ambiental, como por exemplo; a gestão e separação de resíduos; rentabilização de painéis solares térmicos e fotovoltaicos. O objetivo 4, assegurar a qualidade dos serviços prestados, foi apoiado pela prática dos procedimentos definidos no sistema de gestão da qualidade e pelo ajuste de alguns procedimentos designadamente na Lavandaria, Garfo e CRP, mas também pelo cumprimento do previsto em Plano de Prevenção e Contingência, que definiu as alterações ao funcionamento dos serviços e as necessárias adaptações de instalações e equipamentos. Relativamente à sustentabilidade financeira do CEERDL, a análise da situação económica e financeira expressa nas demonstrações financeiras, evidencia um acréscimo do resultado líquido do exercício face ao período anterior, na ordem dos 4,89%. Comparativamente os rendimentos aumentaram 5,69%, e os gastos aumentaram 5,89%. Mas na relação entre rendimentos e gastos absolutos, este ano o aumento dos rendimentos foi superior ao aumento dos gastos em 16,19%. O aumento dos rendimentos está relacionado com a retoma dos serviços à comunidade mas especialmente com rendimentos provenientes da atualização dos acordos estabelecidos com as entidades tutelares para o desenvolvimento de respostas sociais. Os gastos aumentaram especialmente com a subida de custos com pessoal. Assim, verifica-se que a comparticipação do estado nos gastos do CEERDL aumentou 3,2%, este ano. De registar que os meios financeiros líquidos aumentaram cerca de 11,6 %, este aumento de liquidez permitiu um ligeiro aumento de margem de segurança e a liquidez geral. A autonomia financeira da Organização está este ano na ordem dos 92%. O resultado líquido do exercício de 2021, no valor de 591.368,83€, terá a aplicação prevista nos estatutos do CEERDL.

Eixo Estratégico 4 - Inovação e Conhecimento

Objetivos Estratégicos

1. Contribuir para a produção de conhecimento e inovação das práticas em reabilitação 53 %

Taxa de Concretizaça o 53 %

A organização mantém-se alinhada com organizações congéneres, entidades federativas e confederações, e entidades tutelares na cooperação e discussão de boas práticas, com vista à melhoria contínua da intervenção em reabilitação nomeadamente, redefinição de procedimentos e metodologias de trabalho. Destaca-se que este ano, a Organização esteve sempre acompanhada e apoiada por estas entidades, para partilha de informação, discussão de boas práticas e apoio à tomada de decisões no âmbito do planeamento, prevenção e reação à pandemia. As sinergias com entidades de ensino e de formação, são essenciais à inovação e desenvolvimento das práticas organizacionais. Nesta área realça-se oportunidades curriculares, formativas e profissionais dadas pelo CEERDL, que contribuem para a formação e qualificação de ativos na área da reabilitação e que trazem para a organização novidade, criatividade e inovação, mas também se realça as oportunidades de participação e acesso a resultados e propostas de ação de estudos de investigação e de questionários de levantamento de informação sobre adaptação ao contexto pandémico, qualidade de vida, emprego e formação, educação, ciclo de vida e saúde. Realçamos o estudo da qualidade de vida dos cuidadores informais, do grupo de investigação do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), e o projeto COOPVID - Impacto da COVID-19 nas cooperativas de solidariedade social do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. A participação em ações de formação e informação e reuniões de trabalho sobre boas práticas, apresentação e avaliação de projetos e definição de novas metodologias de trabalho, sustenta a perspetiva do CEERDL de envolvimento e promoção de práticas comunitárias que difundam a inclusão social das pessoas com vulnerabilidades. Evidência é a participação no Focus Group Profissionais pela Inclusão dinamizado pela A3S (I&D), que envolve cerca de 30 entidades da área de formação e emprego de pessoas com deficiência, empreendedorismo social e sustentabilidade do terceiro sector. Em 2020, o CEERDL viu reconhecida a sua metodologia de trabalho do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), pelo Selo de Boas Práticas da Plataforma Supra Concelhia do Oeste. Este serviço é inovador destacando-se a proximidade ao cliente e a orientação para a sua autonomização. Por esta razão, em 2021, o SAD CEERDL foi apresentado na Cerimónia de atribuição dos Selos de Boas Práticas –2ª Edição, com comunicação e filme. O Fórum Socioprofissional, é resposta social única no distrito de Leiria e a sua relevância e inovação foi apresentada, a convite do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS, no II Fórum Nacional de Saúde Mental – Cooperação entre Respostas: Saúde e Segurança Social. Respostas: Saúde e Segurança Social.

This article is from: