Issuu on Google+

Plano de Ação – Presidência do Conselho Lilian Yukie Pacheco Toma

Viçosa – MG Outubro de 2013.


1. Dados Básicos de Identificação Nome: Lilian Yukie Pacheco Toma

Empresa Júnior: Sinergia

Cargo Atual: Gerente de Qualidade

Curso: Engenharia Química

Contato: lilian.yukie.toma@gmail.com

Telefone: (32) 9125-0541


2. Histórico e Atuação no Movimento Empresa Júnior

Desde o ingresso na UFV, fui incentivada pelo meu irmão, pós-júnior, a entrar na Empresa Júnior do meu curso, a Sinergia. Ele me abriu os olhos para um universo novo e que poderia ser muito proveitoso. Entretanto, ele não tinha me falado de tudo o que eu poderia aproveitar desse universo. Na Sinergia, comecei a superar muitas dificuldades e fui incentivada a me arriscar em diversas oportunidades ainda na etapa trainee. Também dentro da empresa, fui incentivada a participar de eventos do MEJ, como Células Temáticas, Capacitações CEEMPRE e Trainee, etc. A participação em eventos do MEJ me levou a ter maior disposição para me tornar conselheira, mesmo com pouco tempo de empresa. Como conselheira pude notar pontos de melhoria para o Núcleo, o que me estimulou a tentar o cargo de Presidência do Conselho da CEEMPRE.

3. Justificativa da Candidatura

A oportunidade de amadurecimento pessoal e agregação de valor a CEEMPRE em conjunto com o incentivo e apoio dos companheiros de EJ, me deram um impulso a mais para participar desse cargo que vejo como uma possibilidade de melhorar o alinhamento da Maré Verde e acabar tornando o Núcleo cada vez mais empreendedor.

4. Foco das Ações

Engajamento do MEJ e das Empresas Juniores, com foco em otimização de repasses e mudança da postura dos conselheiros.

5. Análise da Atual da Diretoria


A atual diretoria tem ótima representatividade, além de sempre trabalhar com o alinhamento das EJ’s com a estratégia em rede do MEJ, entretanto a comunicação com as empresas juniores ainda é um pouco deficitária, precisando assim de algumas medidas de correção, que englobem todo o MEJ UFV. Conseguiu-se um avanço muito grande com as EJ’s dos outros campi, como por exemplo a primeira Capacitação CEEMPRE no campus Rio Paranaíba. Um ponto a ser melhorado são os repasses no fórum e maior divulgação do calendário da CEEMPRE.

6. Propostas

6.1 Melhorar a relação entre as EJ’s e a CEEMPRE Alguns membros e conselheiros das EJ’s desconhecem as funções e cargos da CEEMPRE, por isso é importante apresentar o Núcleo e seus projetos às Empresas. Pretende-se ampliar o conhecimento através da presença do conselheiro nas Reuniões Gerais de suas Empresas, através da criação de uma apresentação modelo para o Conselheiro apresentar na EJ, em prol do engajamento e da geração de conhecimentos sobre a Maré Verde. A participação das EJ’s é essencial para a consolidação do alinhamento e para a geração de negócios para as empresas.

6.2 Recriar o modelo de Reunião do Conselho Do modo que a reunião acontece atualmente, ocorre pouca participação dos Conselheiros, não atingindo o objetivo de conectar a diretoria executiva às EJ’s. É necessário estimular os conselheiros para que assumam um papel de protagonistas, trazendo as demandas de suas EJ’s e questionando as


atividades desempenhadas pela Diretoria Executiva. Para isso serão criados Grupos de Discussão e Realização de Repasses Eficazes e Eficientes. 6.2.1 Criação de Grupos de Discussão Devido a tentativas anteriores de se estabelecer comitês que se relacionariam com as diretorias do Núcleo e ao fato de essas não terem sido muito eficazes, uma proposta para melhoria da relação entre o conselho e a diretoria executiva da CEEMPRE seria a criação de grupos de discussão, onde os conselheiros poderiam auxiliar o Núcleo com alternativas para solucionar problemas. Como forma de estimular essa discussão e obter os resultados desejados, a metodologia utilizada será a de world café, onde os participantes passam a se sentir donos das propostas, dessa maneira haverá maior aproximação entre o Corpo Executivo e os Conselheiros, reforçando o valor do Núcleo “Orgulho de ser CEEMPRE” e potencializando a formação de novas lideranças com visão crítica sobre o movimento, alinhando assim ao mantra de “desenvolvimento de potenciais”. 6.2.2 Realização de Repasses Eficazes e Eficientes Do modo como são feitos os repasses hoje, os conselheiros tem poucas informações para realizar repasses nas EJ’s, a forma de ampliar os conhecimentos repassados será a realização de repasses mais eficazes e eficientes por parte dos diretores.

6.3 Criação de uma cogestão e mudança de conselheiro eficazes Algo inevitável em uma gestão é a mudança de membros, assim ocorre também no conselho, portanto é importante gerar conhecimento para orientar os novos conselheiros da CEEMPRE. A ideia é que o conselheiro que vai sair informe com maior antecedência, para possibilitar uma reunião com os possíveis novos conselheiros para alinhar ambas as partes. Nessa reunião


serão expostas as funções do Conselheiro como forma de garantir a gestão do conhecimento. Para otimizar essa reunião, será produzido um mapeamento descritivo dos processos. Isso contribui para o alinhamento do Conselho Deliberativo aos objetivos estratégicos do Núcleo.

6.4 Melhorar a divulgação do calendário CEEMPRE Atualmente, o calendário é divulgado no início da gestão de maneira integral, com posterior divulgação do evento próximo à data. Uma ação para ampliar a adesão de empresários juniores seria a parceria com a Diretoria de Comunicação, utilizando teasers, para relembrar sobre o evento, além da divulgação de uma agenda mensal ou bimestral, por exemplo. A diminuição da adesão ocorreu, muitas vezes, devido ao tempo decorrido da divulgação do calendário completo e à ocorrência de quebras de gestão do conselho.

7. Considerações Finais

O Conselho é o órgão máximo de tomada de decisão do núcleo, além de ser o elo entre o Corpo Executivo da CEEMPRE e as EJ’s, portanto para termos um movimento cada vez mais forte e que agregue valor a todas as EJ’s da UFV é preciso tornar o nosso Conselho cada vez mais crítico, atuante e informado. Com a experiência que tive até então, o apoio da Sinergia e minha determinação em buscar soluções e ideias para acrescentar ao MEJ, me sinto preparada para assumir mais esse desafio.


Plano de Candidatura - Presidência do Conselho - Lilian Yukie Pacheco Toma