PDC 4

Page 1

Boletim da Plataforma dos Centros Urbanos

da cidade RJ - 6 de novembro de 2009 - nº4 - ano1

Adolescentes comunicadores se encontram com prefeito Educação Sobre educação, o prefeito disse que pretende dobrar o número de vagas em creches, que a grande aposta do governo está nas 150 Escolas do Futuro e que até 2016 todas essas escolas terão aulas de inglês focadas na conversação visando as Olimpíadas.

Circulação pela cidade A adolescente Grasiela Araújo sugeriu que o Rio Card fosse estendido para o final de semana para Eduardo Paes com adolescentes comunicadores

o

facilitar a circulação dos adolescentes pela cidade e o acesso

s adolescentes comunicadores da Plataforma tiveram

aos bens culturais. “Nós temos dificuldade de sair da

uma missão importante no dia 16 de outubro. Cerca de 60

comunidade para ter lazer na cidade”, disse a jovem. Eduardo

adolescentes se encontraram com o Prefeito do Rio de Janeiro,

Eduardo Paes, para apresentarem algumas das principais

Paes gostou da sugestão e ficou de estudar o caso.

Parceria com adolescentes

demandas apontadas pela consulta que realizaram com crianças e adolescentes de suas comunidades e propor alternativas para uma cidade melhor.

O prefeito solicitou a colaboração da Plataforma para ajudar o poder público a cumprir suas tarefas. Sugeriu que os adolescentes levantem em suas comunidades os principais

Os jovens Artur Menezes, Mayara Tavares, Renato Gardel, Grasiela Araújo, Taísa Frade e Luamar Mendonça sabatinaram o prefeito com questões referentes à saúde do adolescente, educação, circulação pela cidade e primeiro emprego.

PSF Indagado sobre a baixa cobertura do Programa Saúde da Família, o prefeito alegou que o Rio de Janeiro tem uma das piores do Brasil, apenas 3,5%, e se comprometeu em até o final do mandato aumentar para 40% a cobertura.

problemas e os encaminhem uma vez por mês para o secretário de assistência social Fernando Willian, que também é Articulador do Comitê Municipal da Plataforma. “Quero que vocês me ajudem a identificar os problemas específicos que podem haver em uma determinada escola, ou uma determinada unidade de saúde”, disse. “Parabéns por este trabalho que é super importante para a conscientização dos jovens e para entenderem seus direitos”, completou. A próxima reunião com o prefeito será em março de 2010, quando os adolescentes apresentarão os Planos de Ação

Cursos Profissionalizantes Sobre os cursos profissionalizantes, Artur Menezes perguntou ao prefeito qual o esforço do governo para qualificação e sugeriu um investimento em cursos de Gás e Petróleo, uma vez que a cidade tem forte potencial no ramo. Eduardo Paes reconheceu que, apesar da oferta, muitos cursos profissionalizantes não têm a qualidade adequada e afirmou que seu esforço está na qualificação das escolas municipais. “Mas acho muito boa a idéia do curso de Gás e Petróleo”, afirmou.

construídos pelos GALs a partir das demandas dos próprios moradores. A idéia é que o prefeito e subprefeitos de cada região onde os Gals atuam apóiem o Plano de Ação.


Comitê Municipal realiza primeira reunião A reunião foi aberta pelo articulador municipal do Comitê, o secretário municipal de Assistência Social Fernando Willian, que falou da intenção do governo Eduardo Paes em ter uma gestão interdisciplinar, o que vai ao encontro da proposta da Plataforma. Segundo ele, o estabelecimento de metas a partir das necessidades das comunidades como propõe a Plataforma casa perfeitamente com essa intenção da atual gestão.

Com a presença de representações de várias secretarias municipais e estaduais, além de organizações nãogovernamentais, conselhos de direitos, veículos de comunicação e membros dos Grupos Articuladores Locais (GALs) foi realizada a primeira reunião do Comitê Municipal da Plataforma, dia 30 de setembro, no Palácio da Cidade. Uma das instâncias mais estratégicas da Plataforma, o Comitê Municipal tem o objetivo de articular diferentes organizações governamentais e não-governamentais de forma a promover o diálogo e a construção conjunta de soluções para a cidade com vistas ao alcance das metas da Plataforma.

A coordenadora do UNICEF-RJ, Luciana Phebo, apresentou a Plataforma e os indicadores sociais da infância e da adolescência que a iniciativa pretende melhorar. “A idéia é que o Articulador Municipal do Comitê articule as metas da Plataforma com as ações das diferentes secretarias de forma que haja uma convergência de iniciativas e não ações isoladas”, informou Luciana. Para responder a uma das demandas colocadas pelos Grupos Articuladores, que é o maior envolvimento dos serviços públicos locais com a Plataforma, foi deliberado que as secretarias se mobilizarão para ampliar a articulação dos serviços na ponta. As secretarias, com foco nos indicadores sociais apresentados, farão a quantificação das metas da Plataforma para apresentarem na próxima reunião do Comitê, que será dezembro.

Fóruns Comunitários Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza parceria com Plataforma Para falar um pouco sobre a importância da parceria estabelecida entre a Plataforma e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), conversamos com Viviane Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da SMSDC. Parceria Plataforma / SMSDC A Secretaria de Saúde e Defesa Civil entende que promoção da saúde é responsabilidade da sociedade como um todo e deve haver uma sinergia de ações entre sociedade e poder público. A Plataforma é isso, ela tem todos os princípios fundamentais para a promoção da saúde, ela é estratégica para potencializar o trabalho da secretaria. As próprias metas da Plataforma são estratégicas para a promoção da saúde, é um projeto de promoção da saúde.

Estão acontecendo nos meses de outubro e novembro os Fóruns Comunitários da Plataforma. Organizados pelos próprios GALs, os Fóruns têm acontecido com grande participação comunitária. Em breve sairá uma edição do Boletim Por Dentro da Cidade Especial Fóruns Comunitários. Aguardem!

R

Eu apóio

RAP da Saúde Como a secretaria já tinha a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde) achamos importante estimular a sinergia, integrando os adolescentes comunicadores da Plataforma com o RAP e articulando-os com outros jovens que trabalham na perspectiva da saúde. Plataforma Os eixos que considero de maior relevância da Plataforma são a participação popular, o protagonismo das crianças e adolescentes, e a questão da equidade. São diretrizes do SUS que temos dificuldade em resolver na prática e que a Plataforma pode contribuir para que a gente resolva. Força de Mobilização O UNICEF tem um grande potencial em mobilizar o respeito do profissional de saúde, ajuda a dar relevância à saúde de comunidades populares e a valorizar a potencialidade de crianças e adolescentes.

Fernando Willian Secretário Municipal de Assistência Social/RJ e Articulador Municipal da Plataforma Iniciativa:

Parceiros Técnicos:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.