PDC 10

Page 1

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2010 - nº 10 - Ano 2

Ministério Público do RJ amplia o diálogo com as comunidades Os representantes dos GALs tiveram um encontro com o Ministério Público Estadual na última quarta-feira passada, 14. A reunião teve como prioridade apresentar denúncias de violações de direitos das crianças e adolescentes e discutir possíveis soluções e encaminhamentos junto ao Ministério Público. Foi também a oportunidade para os jovens comunicadores e promotores de saúde entregarem aos representantes do MP um relatório que traz o seu olhar sobre as violações de direitos que acontecem em suas comunidades. Os GALs trataram do mesmo assunto em suas falas, além de abordarem também temas como drogas, educaçãoUNICEF/BRZ/2010/Alexandre e saúde. A dinâmica de roda de conversa colaborou para que todos tivessem a Amorin chance de falar e serem ouvidos. Os representantes do MP apresentaram algumas sugestões e possíveis soluções para as questões apresentadas. Rodrigo Medina, coordenador do 4º Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre o encontro. “É muito importante esta aproximação com a comunidade, assim nós podemos ver mais de perto os problemas deles. Nós recebemos as demandas e fazemos os encaminhamentos para os setores responsáveis. Abrir este canal permanente de diálogoUNICEF/BRZ/Ives entre nósRocha e a comunidade é enriquecedor para ambos”.

Princesa da Dinamarca conhece Plataforma dos Centros Urbanos Dia 15 de setembro, a princesa Marie da Dinamarca visitou o Adolescentro Paulo Freire, que fica em frente à comunidade da Rocinha. A princesa Marie, esposa do príncipe Joachim da Dinamarca, conheceu a Plataforma dos Centros Urbanos, a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (Rap da Saúde) e o Programa Municipal de Saúde do Adolescente.

governos e sociedade brasileiros para o alcance, com equidade, desses objetivos. A coordenadora do UNICEF destacou ainda a participação

A princesa foi recebida pelo secretário municipal de Saúde Hans Dohmann, pela equipe do UNICEF no Rio de Janeiro, pelos adolescentes do RAP da Saúde, líderes comunitários e técnicos que atuam na comunidade. Durante o encontro, a princesa recebeu informações sobre a história da formação das favelas no Rio de Janeiro, sobre os problemas enfrentados por essas comunidades e sobre as políticas públicas que estão sendo implementadas para a superação desses problemas. Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF/RJ, apresentou a Plataforma e seus parceiros. Luciana explicou que essa iniciativa é balizada pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e busca contribuir com

Princesa Marie com Hans Dohmann fundamental dos adolescentes e das redes comunitárias.

Viviane Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, falou sobre a contribuição importante dos adolescentes do Rap da Saúde ao trabalho de promoção da saúde na cidade do Rio de Janeiro. A princesa finalizou o encontro fazendo uma doação simbólica de kits de Lego-educacional às 50 comunidades da Plataforma que foram capacitadas para sua a utilização com crianças de 1 a 5 anos de idade. Uma equipe da Lego vai acompanhar a utilização do brinquedo nas instituições de ensino infantil.


Setembro GAL Mobilização promove passeio ecológico

Atividade incentiva a leitura de crianças

Sobreviver

Aprender

O GAL Vida promoveu no dia 8 de setembro, na Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, o evento “Ler é 10”, em parceria com a organização de mesmo nome que promove o incentivo à leitura. Sessenta crianças participaram da atividade teve por

Dia 26 de setembro, o GAL Mobilização

realizou um passeio ecológico para crianças e adolescentes no Bosque da Barra. A atividade trabalhou a questão do Meio Ambiente e também o direito ao acesso à cidade, duas metas da Plataforma. Os adolescentes comunicadores participaram da cobertura do evento, que teve a participação de cerca de 45 crianças e adolescentes.

“Que papo é esse?” tratou da meta Protegerse do HIV?Aids

objetivo envolver as crianças na leitura, que escolhiam qualquer livro da estante para ler ou folhear, em seguida aconteceu uma roda de

Proteger-se do HIV/Aids

conversa.

GAL promove atividade de arte e cultura Participação do Adolescente

Participação do Adolescente

O GAL Vivendo e Aprendendo reuniu 15 adolescentes da comunidade do Urubu, para uma tarde de Arte e Cultura na

Igreja Batista de Pilares, no dia 18 de setembro. Oficinas de artesanato foram oferecida pelos jovens da comunidade. A ideia é promover três oficinas como esta, além de passeios histórico-culturais no Centro do Rio, a partir de outubro. Segundo Sonia Regina, liderança do GAL, os jovens precisam se integrar mais com a cidade. “Tem jovem aqui de 14, 15 anos que nunca saiu da comunidade. Isso tem que mudar”. Esta atividade visa atingir à meta Participação do Adolescente.

Dia 18 de setembro, a Instituição Casa de Abraão recebeu aproximadamente 30 adolescentes e jovens para cumprir uma das metas do Plano de Ação do GAL Educando com

Arte: Proteger-se do HIV/Aids. O evento tratou de temas como sexualidade e gravidez na adolescência que que foram amplamente discutidos entre os adolescentes dinamizadores e os participantes. Houve também distribuição de preservativos.

Berço dos Sonhos promove futebol e atividade de prevenção Proteger-se do HIV/Aids

O GAL Berço dos Sonhos promoveu no dia 18 de setembro uma grande atividade em Jardim Palmares. O evento contou com um torneio de futebol sub -12 com times de

comunidades da área. Tiveram também tendas de saúde bucal e camelô educativo sobre prevenção às DST/AIDS. Atividade contou com a participação de cerca de 150 pessoas.

Caso de Sucesso: GAL Cuidar é Crescer Uma das metas da Plataforma é promover a articulação política entre comunidades e serviços. Um exemplo bem sucedido é o caso do GAL Cuidar é Crescer que através da aproximação promovida pela Plataforma com a 9ª CAS e o CRAS Luisa Mahin, viabilizou a implantação do projeto Como Nossos Pais, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferece atendimento de Assistente Social e Psicólogo de 15 em 15 dias na comunidade 29 de Março. A parceria foi tão bem sucedida que o atendimento acontece na Associação Cultural Beneficente Sempre Cristo, que faz parte do GAL. O projeto atende as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família da região. Outro caso de sucesso do GAL Cuidar é Crescer no que se refere à aproximação com os serviços públicos foi a Mega Ação Social realizada dia 31 de julho e que teve a participação de cerca de 500 pessoas da comunidade. O evento contou com a parceria do Programa Saúde da Família com oficinas de prevenção HIV/Aids, do Posto de Saúde Mário Rodrigues Cid que ofereceu escovação, aferição de pressão e orientação sobre diabetes, da escola Municipal Prof. Manoel Mauricio que realizou tenda de leitura, do Detran que emitiu 1ª Via de carteira de identidade, e da 9ª CAS e do CRAS que informaram e cadastraram no Bolsa Família. Iniciativa:

Aliados:

Parceiros:

Parceiro Governamental:

Apoiadores:

Acompanhe diariamente a PCU pelo blog: www.pordentrodacidade.blogspot.com Parceiros Técnicos:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.