PDC 8

Page 1

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2010 - nº 8 - Ano 2

Adolescentes da Plataforma dialogam com Secretário-Geral da ONU “O Brasil vai atingir as metas, porém vários bolsões - semiárido, partes da região Amazônica e comunidades populares - não atingirão essas metas, se não focarmos esses territórios com prioridade”, afirmou a coordenadora do UNICEF/RJ Luciana Phebo.

O Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon esteve, dia 27 de maio, no morro da Babilônia, no Chapéu Mangueira, para conhecer a realidade de adolescentes que vivem nas comunidades populares do Rio de Janeiro. Além de visitar projetos sociais desenvolvidos na comunidade, Ban Kimoon teve também a oportunidade de conversar com os adolescentes da Plataforma dos Centros Urbanos. Os adolescentes falaram sobre os desafios que jovens como eles enfrentam diariamente nas comunidades populares, questões sobre meio-ambiente, preconceito na relação entre pessoas de diferentes classes sociais e a violência. Gustavo, de 16 anos, um dos

UNICEF/BRZ/2010/Alexandre Amorin

adolescentes que faz parte da Plataforma, destacou que as desigualdades persistem na cidade. “No mesmo bairro temos mansões e favelas uma do lado da outra”, comentou. O Secretário-Geral conheceu também o trabalho realizado pelos adolescentes comunicadores e promotores de saúde da Plataforma, iniciativa que visa a contribuir para o alcance das Metas do Milênio com equidade nos centros urbanos.

O Secretário-Geral se mostrou muito feliz com a participação dos adolescentes. Ele destacou que a ONU vem trabalhando com dedicação para que todos esses desafios sejam superados. Os adolescentes entregaram ao Secretário-Geral uma carta com suas reivindicações para que o mundo se torne melhor. Ban Ki-moon terminou sua fala dizendo aos adolescentes que é necessário ter esperança e expectativas.

Grupos Articuladores firmam aproximação com CAS Dia 31 de maio aconteceu o encontro dos GALs com as 10 coordenações de CAS e membros da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro foi uma das demandas dos GALs acolhida pelo secretário Municipal de Assistência Social Fernando William. Para o secretário a aproximação dos GALs com CAS é estratégica e pediu o esforço das coordenadoras das CAS para a colaboração com os GALs para o cumprimento das metas da Plataforma. “Se reunir com os GALs para conhecer este trabalho é fundamental para nós”, disse Fernando William. Adriana da 9ª CAS / Campo Grande, afirma que a parceria com o GAL Cuidar é Crescer, da comunidade 29 de Março, já é uma realidade e que projetos já foram levados para a comunidade devido à articulação do GAL local. A representante do Centro de Capacitação Profissional Ana Garcia se colocou à disposição da Plataforma para colaborar divulgando as atividades de capacitação do centro e promovendo um encontro mensal abordando temas de interesse dos GALs, além de atividades descentralizadas pela cidade. O encontro também foi espaço de reivindicações, alguns representantes dos GALs pediram a atenção da secretaria para a abertura de oportunidades de geração de renda. “Capacitação é importante, mas a maioria de nós já está mais do que capacitada. Queremos projetos de geração de renda, não cursos de manicure, garçon, como, o que muitas vezes, tem sido oferecido para as comunidades. Podemos mais do que isso”, reivindicou Luciano Ângelo do GAL Tatiane Lima. “Muitos programas chegam às comunidades que não condizem com o interesse das pessoas. Um programa é bom quando criado pela comunidade. Por isso acredito na proposta da Plataforma”, disse Carlos Bessa do GAL Grupo Jovem de Participação Social. Como encaminhamento, os GALs agendaram reuniões periódicas com as coordenações dos CAS das respectivas regiões.


Reunião consolida parceria entre jovens Um encontro com o objetivo de alinhar a ações da Plataforma e RAP da Saúde, assim como promover a integração entre os adolescentes das duas iniciativas, aconteceu dia 21 de maio na Universidade Veiga de Almeida. A atividade teve inicio com a apresentação pelos adolescentes da Plataforma dos Planos de Comunicação. Os planos elaborados com a supervisão da BemTV, parceira técnica da Plataforma, abordam todas as ações de comunicação que darão suporte às atividades dos Planos de Ação dos GALs. A coordenadora geral do projeto e coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, Viviane Castello Branco, apresentou o conceito de Promoção da Saúde e a relação que a Plataforma tem com esta idéia. “Participação do adolescente é promoção da saúde, prevenção da violência também é promoção da saúde. Ou seja, o que vocês fazem no âmbito da Plataforma é também promoção da saúde”, disse. A coordenadora do UNICEF-Rio Luciana Phebo, engrossou o coro da união entre os jovens, pois, segundo ela, as duas iniciativas atuam juntas e se complementam. “Estamos juntos para apoiar os adolescentes para que eles possam cumprir a tarefa de diminuir as inequidades nas comunidades.” Ana Deise, 25 anos, dinamizadora do RAP, enxerga grandes oportunidades no trabalho realizado pelo projeto. “Tive a chance de conhecer várias pessoas e vários lugares através do programa. Temos que trabalhar mesmo. Só assim seremos reconhecidos”, acredita. Ao final, os jovens puderam expor seus pontos de vista e trocar experiências sobre as duas iniciativas, consolidando ainda mais a parceria Plataforma e RAP da Saúde.

GALs recebem capacitação sobre prevenção de DST e Aids Duas oficinas de Prevenção de DST e Aids aconteceram em junho, dias 7 e 9. A atividade visou a capacitar os GALs a realizarem atividades de prevenção em suas comunidades e, dessa forma, auxiliar o cumprimento da mudança “Proteger-se do HIV/Aids”, uma das seis mudanças propostas pela Plataforma. Os GALs foram capacitados sobre as formas de prevenção do HIV/ Aids e de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os participantes receberam camisinhas femininas e masculinas e foram orientados sobre sua utilização. Foi também apresentado um vídeo com orientações de como abordar a questão da sexualidade nas escolas. O tema ainda é tabu e promover a diversidade ainda é um problema em algumas comunidades. Segundo a assessora técnica do CEDAPS Roberta Mercadante, a participação comunitária articulada com os Postos de Saúde, ONGs e escolas é um dos melhores caminhos para a prevenção. Iniciativa:

Aliados:

Oficina do IEE capacita GALs para a reutilização de materiais descartáveis para atividades de recreação A segunda oficina do IEE aconteceu dia 26 de maio, na Fundição Progresso. Os integrantes dos GALs aprenderam a fabricar materiais esportivos com matérias primas que seriam descartadas, como garrafas PET, papelão e cabos de vassoura. A ideia é que os GALs utilizem estes materiais para atividades de recreação e integração social dentro das comunidades. Tudo o que foi produzido tem utilidades múltiplas. As garrafas PET podem servir como pinos para boliche ou como delimitadores de espaço para um jogo de futebol. Uma vantagem também é que o material pode ser usado em atividades que alcançam todas as faixas etárias. Depois de algumas horas de trabalho, os integrantes dos GALs puderam interagir com suas produções. Os instrutores do IEE ensinaram várias atividades que podem ser adaptadas à realidade das comunidades. “Além de fazer práticas com as crianças, estamos ajudando a cuidar do meio ambiente”, concluiu Pierre de Abreu, do GAL Amigos do Meio Ambiente.

Planos de Ação são apresentados ao Comitê Municipal Na 4ª reunião do Comitê Municipal da Plataforma, realizada em 20 de maio, foi apresentado um relatório síntese dos Plano de Ação dos GALs. Este documento apresenta a catalogação das principais demandas dos grupos de acordo com as mudanças da Plataforma. A idéia é que todos os membros do Comitê, formado por gestores públicos, ONGs, entidades civis, órgãos de comunicação, além de GALs e adolescentes, possam apresentar colaborações e soluções para as demandas dos GALs. Parceiros:

Apoiadores:

A Universidade Gama Filho apóia a PCU cedendo espaços para realização de oficinas

Acompanhe diariamente a PCU pelo blog: www.pordentrodacidade.blogspot.com Parceiros Técnicos:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.