#adireitadamadeira - n.º 7

Page 1

ória adecer aos es do meu odo o esfor, dedicação e apoio êm manifestado es 4 adecimendenadores o Madeira ente cono que deram esto eleioligação Somos Madeira. os da odos sem tamos ocados para ansmitir à populaa e o que o o credível , deseno e de cresonómico é o da nossa . Um projeto ança e de futuro

Em nome de todos, vamos trabalhar rumo à Vitória.

cador Rui Barreto
@cdsppmadeira
#CDSnasredessociais JOSÉ MANUEL RODRIGUES ANTÓNIO LOPES DA FONSECA RUI BARRETO GONÇALO PIMENTA LUÍS MIGUEL ROSA ANA CRISTINA MONTEIRO TEÓFILO CUNHA AMÍLCAR FIGUEIRA PAULO SÉRGIO RODRIGUES LÍDIA ALBORNOZ GIL MENEZES LAVÍNIA CÔRTE

#Mensagem

O CDS TRABALHOU E QUER CONTINUAR A FAZÊ-LO!

Em 22 de setembro de 2019, o povo da Madeira foi soberano na sua decisão.

Fruto do resultado eleitoral, o CDS, que elegeu 3 deputados, tinha duas opções: continuar na oposição ou governar em coligação com o partido mais votado, o PSD, que não conseguiu a maioria absoluta, alcançando 21 dos 47 deputados que compõem a Assembleia Legislativa da Madeira.

Optamos, pela estabilidade da Madeira e dos madeirenses, colocando de parte as quezílias e diferenças partidárias e formando um governo de coligação, assente numa maioria parlamentar com 24 deputados.

Aqui chegados, há que fazer algumas considerações e avaliar o nosso trabalho ao longo destes últimos 4 anos.

Como todos sabem, mais de metade deste mandato foi dedicado a combater a maior crise sanitária das últimas gerações, o COVID 19, uma pandemia que nos afetou, nos a vários níveis, na família, na saúde, na economia, ou seja, na generalidade dos sectores da nossa sociedade. Fizemos tudo o que foi possível contra um inimigo desconhecido e invisível com as poucas “armas” que tínhamos, pois, o desconhecimento do público em geral era quase nulo e dos especialistas era muito reduzido perante esta ameaça.

Volvidos os dois anos de pandemia, voltamos a normalidade das nossas vidas, aprendendo com o passado para melhorar e apresentar as melhores soluções para o nosso futuro.

Nas áreas que nos foram atribuídas, demos provas do que somos feitos e capazes de fazer, contribuímos com o nosso conhecimento. Mas nunca tivemos a presunção de pensar que sabíamos tudo. O que não dominávamos, fizemos por aprender, estudando, ouvindo e aprendendo

com aqueles que mais sabem e, com humildade, empenho e dedicação, fizemos o nosso trabalho, conscientes que estávamos a ser avaliados pelos madeirenses e porto-santenses que, em breve, irão ser chamados às urnas para sufragar o nosso trabalho passado e as nossas propostas para o futuro.

Ao longo destes 4 anos, demos provas de confiança, lealdade, de estabilidade, de empenho, de trabalho. Cabe a todos nós, CDS, dar continuidade e provar que este projeto não termina no fim deste mandato. Temos de continuar a trabalhar com a humildade e responsabilidade que sempre nos caracterizou e ainda com mais empenho pois agora temos a aprendizagem e a experiência que estes 4 anos nos deram e para isso acontecer, temos de voltar a ter a confiança maioritária dos madeirenses no próximo dia 24 de setembro, pois é este que decide, quem deverá governar os destinos da nossa região até 2027.

2 #adireitadaMADEIRA

#Iniciativa

FESTA DOS ROMEIROS

A “rentrée” política do CDS-PP Madeira realiza-se na tradicional Festa dos Romeiros, no Chão dos Louros, já no próximo dia 4 de Setembro e irá contar, mais uma vez, com a presença dos líderes regional e nacional do partido, Rui Barreto e Nuno Melo.

O CDS-PP Madeira que, no dia 24 de Setembro, concorre às Eleições Legislativas Regionais, pela primeira vez, em coligação com o PSD Madeira, vai marcar presença na Festa dos Romeiros com o objetivo de apelar à máxima mobilização dos centristas madeirenses. Queremos que este seja um momento de convívio, mas também de mobilização do nosso partido nesta campanha que se prevê desafiante.

49.º aniversário CDS

O CDS-PP MADEIRA JUNTOU MAIS DE DUAS CENTENAS DE MILITANTES PARA CELEBRAR O 49.º ANIVERSÁRIO DO PARTIDO.

O evento contou com a presença do líder nacional, Nuno Melo e do líder regional, Rui Barreto, destacando-se, também, a presença, entre muitos outros, de José Manuel Rodrigues e Teófilo Cunha.

Na ocasião, Nuno Melo salientou que o CDS Madeira representa o melhor do CDS.

O líder nacional dos centristas veio è Região reforçar que “o CDS não está no Governo Regional por favor. Está no Governo Regional por valor”, garantiu.

O líder regional, Rui Barreto, assinalou que o

CDS é um partido incontornável e fundador da democracia portuguesa. “Somos um partido de causas e não de modas”, salientou.

Orgulhoso da experiência num governo de coligação, Rui Barreto, assumiu que termina esta legislatura com um sentimento de dever cumprido, pois “colocamos sempre o interesse das populações acima do interesse partidário”.

4 #adireitadaMADEIRA
#Efeméride
5 #adireitadaMADEIRA

PROJETO MADEIRATRAÇAR HORIZONTES

O CDS-PP Madeira renova o compromisso com os Madeirenses e Porto-Santenses. Primeiro ouvir, para depois decidir e bem governar.

O Projeto Madeira – Traçar Horizontes, é a resposta do CDS-PP Madeira aos anseios e reivindicações da população da Madeira e Porto Santo, mas acima de tudo, é a consolidação de um longo trabalho de auscultação realizado à sociedade civil, às diversas instituições privadas e públicas e aos contributos das mais diversas personalidades da nossa Região. Um programa eleitoral inovador, realista, trans-

Aprofundamento da Autonomia

formador, mas também, um programa de cariz humanista, personalista, na defesa da autonomia e das nossas gentes. Um Projeto para a década e gerações futuras. Um projeto de todos e para todos os Madeirenses e Porto-Santenses. Para que sejam maiores as alegrias que as mágoas, os sucessos que os fracassos, os direitos que os privilégios, o bem-estar que a miséria, o progresso que o imobilismo, a justiça que a injustiça, a competência que a incompetência e a autonomia que a dependência. O CDS-PP faz falta à Madeira e ao Porto Santo.

Neste contexto, gostaríamos de agradecer aos 8 coordenadores e a todas as suas equipas, pelo seu esforço e dedicação na preparação do programa eleitoral do CDS-PP Madeira – “Projeto Madeira - Traçar Horizontes”.

• Alargar as matérias que possam ser objeto do poder legislativo regional;

• Definir a capacidade tributária das Regiões e as suas relações financeiras com o Estado;

• Lutar pela revisão da Lei de Finanças Regionais que permita criar um regime fiscal próprio.

Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar

• Fomentar o envelhecimento ativo e potenciar o aumento da taxa de natalidade;

• Implementação do Projeto PIM (Preparação Individual da Medicação), nas farmácias, destinado às pessoas mais vulneráveis;

• Alterações da lei relativa às substâncias psicoativas.

6 #adireitadaMADEIRA
#Regionais 2023

Educação e Qualificação para o século XXI

• Continuar a valorizar a carreira docente;

• Reforçar a mentalidade científica como eixo estruturante do ensino;

• Rentabilizar e promover infraestruturas desportivas regionais para a realização de estágios de equipas e seleções, nacionais e internacionais.

• Priorizar os setores tecnológicos e de maior valor acrescentado.

Inovação e Tecnologia na Economia

• Posicionar a Madeira na vanguarda robótica no domínio dos Recursos e Tecnologias do Mar;

• Assegurar que as operações e os instrumentos financeiros disponibilizados pelo Banco Português de Fomento, são acessíveis a empresas sediadas na RAM;

• Continuar a aposta na diminuição do IRS até aos limites legais permitidos;

• Aumentar a elegibilidade das despesas associadas à aquisição de bens e serviços de cariz tecnológico, nos futuros sistemas de incentivos.

Ambiente e Ordenamento do Território

• Aumentar a eficiência energética de edifícios, indústrias e transportes;

• Acelerar a redução do consumo de combustíveis fósseis;

• Prosseguir o esforço de modernização das infraestruturas terrestres de apoio à atividade pesqueira;

• Dar continuidade à recuperação de todo o parque habitacional da Região.

Turismo

• Aumentar a oferta de turismo de maior qualidade, tanto no mercado generalista como em nichos de mercado como o turismo de saúde, cultural, religioso, natureza, aventura e náutico, num contexto de desenvolvimento sustentável;

• Conservar, valorizar e usufruir o património histórico-cultural e identitário.

Diáspora e Migração

• Promover a rede comercial dos produtos “Madeira” na Diáspora através de um “Balcão Comercial” dentro da rede consular;

• Instar as diferentes Ordens Profissionais e Universidades do País, para uma maior celeridade nos processos de reconhecimento dos Graus e Diplomas Estrangeiros de Ensino Superior.

Porto Santo: Presente e Futuro

• Ampliação e requalificação da marina do Porto Santo;

• Criação de um Plano de Apoio específico para o desenvolvimento, adaptação e divulgação da marca Porto Santo;

• Impulsionar o desenvolvimento de Polos Científicos.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
#adireitadamadeira - n.º 7 by cdsppmadeira - Issuu