Page 1

nº 109 - Maio 2018

CAMPANHA: CDL lança campanha de dia das mães. (Pág. 08)

ENTREVISTA: Com Nelson Siqueira, que fala sobre a 6ª Feira de Imóveis do Oeste Baiano. (Pág. 11)

www.cdlbarreiras.com.br

CTM: Código Tributário Municipal é aprovado e já está em vigor. (Pág. 4)

ARTIGO: Questões e dúvidas sobre o Diagnóstico de Imagem e Comunicação. (Pág. 10)


O MÊS MAIS AMADO CHEGOU!

JUCEB Certificação Digital Estágios Integrados do Brasil SOS Cidadão

Mês das mães, mês das noivas, mês de muitas vendas. Esse ano a CDL planejou uma Campanha de dia das Mães repleta de novidades, com prêmios que se adequam de forma criativa as super modernas mamães. A Campanha “Mãe amo te curtir” foi lançada e você vai saber nesta edição quais os prêmios e como aderir a campanha.

Assessoria Jurídica Consulta ao SPC

Saiba como será a 6ª Feira de Imóveis do Oeste Baiano, e também como ficou o código tributário municipal depois da aprovação.

Este informativo é produzido pela CDL de Barreiras (BA). Sua circulação é regional e seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

EXPEDIENTE CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARREIRAS Diretoria Biênio 2018-2019 Presidente André Braga, 1º Vice Presidente Ricardo Barbosa Campos, 2º Vice Presidente Fábio Nogueira, 1º Secretário Deyse Araujo Mesquita, 2º Secretário Humberto Júnior, 1º Tesoureiro Leandro Roberto Eckert, 2º Tesoureiro Geovani Jung Zorzo, Diretor de Eventos Thiago Quinteiro, Diretor de Produtos e Serviços Sóstenes Vital, Conselheiros Fiscais Carlos Henrique Filho, Célia Kumagai e Gil Arêas Machado, Diretor Distrital FCDL Gill Arêas Machado. O LOJISTA - Publicitário Henrique Aguiar, Assessora de Comunicação Valkíria Mota, Revisão e Relações Públicas Ricardo Campos. cdl@cdlbarreiras.com.br, Impressão Gráfica Irmãos Ribeiro Tiragem 700 exemplares. DÚVIDAS, OPINIÕES E SUGESTÕES: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 898 - Centro - Barreiras - BA CEP 47.800-000 DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA | VENDA PROIBIDA. www.cdlbarreiras.com.br

O CDL visita foi conhecer os empresários da Real Calçados, dando segmento as visitas estabelecidas no calendário da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras. Outra novidade foi a participação do presidente da CDL André Braga na palestra dos jovens estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bahia do Rio Grande- CETEP. A iniciativa teve como objetivo debater sobre uma integração e enriquecimento da base de formação curricular dos estudantes, que dispõem o estágio empresarial. A CDL participou de vários eventos que englobam o comércio, como a Páscoa no Parque, o III encontro de Mulheres empreendedoras, e o esquenta para a Feira, que é uma preparação para a 6º Feira de Imóveis do Oeste Baiano, que vem por aí com muitas novidades neste ano. No CDL em Ação, recebemos visitas importantes como a do Vice- presidente da JUCEB Salvador no Encontro empresarial da Associação dos Contadores do Oeste da Bahia em parceria com o SESI e SEBRAE, e também as visitas do Supervisor da JUCEB-Salvador para treinamento da tramitação digital no órgão que funciona na CDL- Barreiras e do atual presidente da CDL de Formosa do Rio preto, que veio conhecer um pouco mais da rotina da entidade. O Professor Fábio Tropea dá continuidade ao Diagnóstico de imagem e comunicação empresarial em mais um artigo e o SEBRAE fala sobre a semana do MEI que acontecerá De 14 a 19 de maio com aproximadamente 3 mil vagas em capacitações. Confira nas próximas páginas avisos e informações sobre o que CDL realiza para o seu associado.

Henrique Aguiar

Valkíria Mota

Publicitário

Assessora de Comunicação

Ricardo Campos Revisão, Relações Públicas

A publicação O Lojista abre espaço para você, leitor. Dê a sua opinião, crítica e sugestão sobre as nossas matérias. O que te agradou? O que poderíamos melhorar? Qual a sua dúvida? Queremos saber o que você tem a dizer para que o conteúdo do Informativo O Lojista esteja sempre alinhado com o que você quer ler. Existem diversos canais pelos quais podemos manter esse contato: (77) 3611-5395 cdl@cdlbarreiras.com.br

www.cdlbarreiras.com.br

twitter.com/cdlbarreiras

facebook.com/cdlbarreiras @cdlbarreiras


CDL EM AÇÃO

Visita

As visitas aos lojistas associados CDL continuam.

Endereços:

Em abril a Real Calçados recebeu a visita do presidente André de Góes Braga. O objetivo desses encontros no comércio é ouvir as sugestões e críticas, a fim de prestar um serviço cada vez melhor para a classe lojista.

- R. Benedita Silveira nº 429 - Centro - Rua Dom Pedro II, 79 - Centro - Rua Custodia Rocha de Carvalho, 310 - Centro

Real Calçados:

- (77) 3611-5740 - (77) 3613-4619 - (77) 3611-5815

Com 3 lojas em Barreiras a Real Calçados e Confecções está desde 2011 no segmento em nossa cidade. As lojas fazem parte de uma rede de lojas espalhadas na Bahia e o grupo segue de forma assertiva as tendências do mercado, com empresários e colaboradores comprometidos, produtos de qualidade, e facilidades no pagamento. Nossa equipe foi recebida pelos empresários Cleber e Rodrigo que deram muitas sugestões e esclareceram dúvidas com o presidente André Braga.

Telefones:

As visitas são realizadas por membros da diretoria da instituição. Os lojistas que desejarem agendar a visita na empresa, podem ligar na CDL e marcar através do telefone (77) 3611-5395.

CDL EM AÇÃO

A Equipe da JUCEB Barreiras recebeu entre os dias 21 e 23 de março a visita do Supervisor Regional Alessandro Antônio Nascimento dos Santos para um treinamento interno sobre os novos parâmetros estabelecidos pela JUCEB de Salvador, em virtude da implantação da tramitação digital.

Este mês recebemos as Visitas dos presidentes da CDL de Formosa do Rio Preto os Srs. Gerson Bonffanti e Abelardo Fernandes à sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras. A visita foi para conhecer as instalações e o processo organizacional bem como as campanhas realizadas pela CDLBarreiras. ABRIL 2018

3


CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL É APROVADO E JÁ ESTÁ EM VIGOR

CTM

26/04/2018

No dia 26 de Abril foi aprovado o Projeto de Lei nº 02/2018, que instituiu o Código Tributário Municipal que entrou em vigor a partir de 2 de maio de 2018. Depois de 7 meses de muitas reuniões e discussões, com o poder executivo, legislativo e a sociedade, encabeçadas pela CDL, CRC, SINDILOJAS e demais entidades que estiveram desde janeiro compondo a Comissão de Revisão do Código Tributário, a votação enfim aconteceu no plenário da câmara de vereadores de Barreiras.

Dentre as conquistas, pontuamos que todas as taxas foram majoradas utilizando o índice oficial do governo do IPCA-e de 2017 que foi de 2.95 % . Já o IPTU, o ITIV e ISS retornaram os valores cobrados no ano 2017 sem qualquer reajuste. A CDL define a aprovação do Código Tributário Municipal como uma grande vitória para Barreiras. Foi uma luta conjunta

de todas as entidades e toda a sociedade barreirense que se mobilizaram diante da elevada majoração dos tributos. Foram muitos debates com a sociedade civil, instituições e comissões criadas entre o Poder Executivo e Legislativo que sempre estiveram abertos ao diálogo e dispostos a ouvir as entidades representativas de vários segmentos unidas na tentativa de rever o Código tributário aprovado em setembro de 2017.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras André de Góes Braga essa é uma grande vitória, “Os valores dos Tributos estabelecidos no Código de 2017 foram revistos para o patamar que não irá comprometer a capacidade contributiva dos munícipes de Barreiras.” O Presidente ressaltou ainda que “Durante todo processo de negociação o poder executivo e legislativo se mostraram abertos ao diálogo, o que foi fundamental para uma solução que não gere desemprego, evasão de empresas e ainda, o próprio fechamento dos estabelecimentos”.


MAIS DE 3 MIL VAGAS EM CAPACITAÇÕES INTEGRAM A SEMANA DO MEI NO OESTE DA BAHIA

SEBRAE

AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS E JÁ PODEM SER REALIZADAS NO SITE DO EVENTO

B

arreiras - De 14 a 19 de maio, o Sebrae promove em toda a Bahia a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), o maior evento do país voltado para este perfil de empresário. Só na região Oeste do estado, a ação vai envolver cerca de 16 municípios, com mais de 3 mil vagas em palestras, cursos, workshops, oficinas e orientações gratuitas, além de formalização para quem busca abrir um negócio. O evento contará com palestras dos mais variados temas, como inovação, plano de negócio, gestão financeira e atendimento ao cliente. As capacitações acontecem nos municípios de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Correntina, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Paratinga, Riachão das Neves, Santana, São Desidério, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe e Serra do Ramalho. Para Emerson Cardoso, gerente da unidade regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da

Bahia, o principal objetivo do evento é qualificar os microempreendedores individuais. “É fundamental que o MEI busque informações confiáveis e de especialistas, para que desempenhe suas atividades de forma legal, segura e competitiva”, afirmou. Ainda segundo Emerson, a proposta do Sebrae é reunir esforços para auxiliar empreendedores, criando uma rede de apoio gratuito a quem está enquadrado nessa categoria, para que o MEI avance mais na gestão do negócio e na busca por conhecimento para inovar e aumentar a competitividade no mercado. As inscrições para a semana do MEI são gratuitas e já podem ser feitas pelo site do evento, www.semanadomei. com.br, onde a programação completa também pode ser consultada. Mais informações podem ser obtidas na sede da instituição em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Centro, Edifício Portinari, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

5 ABRIL 2018


PRESIDENTE DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARREIRAS PARTICIPA DA ABERTURA OFICIAL DA “PÁSCOA NO PARQUE”

O

presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras André de Góes Braga marcou presença na abertura do projeto Páscoa no Parque, uma iniciativa da prefeitura de Barreiras para dar oportunidade aos pequenos produtores de comercializar peixes durante a Semana Santa, dispondo os produtos para o consumidor num ambiente onde há conforto e comodidade aos visitantes. Em sua 2ª edição o evento de abertura aconteceu, no dia 28 de março e contou com a presença de muitas autoridades. Durante a abertura oficial aconteceu ainda a assinatura de um protocolo de intenção firmado entre a prefeitura e a Codevasf, onde a prefeitura dará continuidade às obras da unidade de processamento de pescado, que fica localizada no povoado da Baraúna. Isso significa um avanço para os pescadores que há muito tempo solicitam o funcionamento da Indústria de processamento. Um grande passo para a economia regional que terá um maior impulso nos investimentos e isso irá impactar diretamente na melhor comercialização dos peixes.

6 ABRIL 2018

CDL EM AÇÃO

O Projeto Páscoa no Parque também comercializou outros produtos como, chocolates caseiros, artesanatos, e contou com praça de alimentação, restaurantes, lanchonetes e um espaço decorado especialmente para as crianças que se encantaram com a magia da Páscoa. O evento que aconteceu entre os dias 27 a 31 de março e teve o apoio e organização da Secretaria Municipal de Agricultura, Tecnologia, Industria e Comércio, por meio do Programa Vale Produtivo em parceria com outros órgãos e instituições, foi considerado um grande sucesso. Os cinco dias do evento reuniu no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha cerca de 50 mil pessoas, que movimentaram aproximadamente R$ 1,8 milhão em compras de pescados e frutos do mar, na degustação de alimentos nos restaurantes e com produtos típicos da Páscoa. Toda essa estrutura foi projetada em quatro Vilas temáticas: Vila do Peixe, Vila dos Sabores, Vila da Páscoa e a Vila dos Parceiros.


CDL PARTICIPA

CDL PARTICIPA DO III ENCONTRO DE MULHERES EMPREENDEDORAS DA REGIÃO OESTE

CDL PARTICIPA DE PALESTRA COM ESTUDANTES DO CETEP

O

presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras André de Góes Braga participou na noite de terçafeira (27) no Espaço Fortiori do III Encontro de Mulheres Empreendedoras da região, o evento que contou com a participação de mais de 500 mulheres do Oeste da Bahia. O evento oferecido pelo SEBRAE em parceria com a CDL e Sicredi, contou com o apoio da TV Oeste, Prefeitura e Associação dos Jovens Empreendedores de Barreiras e foi organizado em comemoração ao mês das mulheres. Diante do atual cenário econômico, social e político a necessidade de despertamento para novos empreendimentos é notória e as mulheres têm representado uma fatia significativa no volume de criação de novos negócios. A capacitação teve como principal objetivo apresentar soluções inovadoras e discutir oportunidades e desafios do empreendedorismo feminino. Para o presidente da CDL cada vez mais a mulheres têm se lançando como empreendedoras e estão investindo em qualificação todo o tempo e isso é muito importantes para o mercado. “O sucesso do evento mostra que as mulheres estão engajadas em um mundo corporativo cada dia mais competitivo e inovador”. Para Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, o encontro teve o intuito de fortalecer ainda mais o empreendedorismo de gênero e apresentou reflexões sobre o atual mundo dos negócios, com a liderança de muitas mulheres, e os diferentes papéis que elas desempenham na sociedade.

No dia 14 de abril o presidente da CDL Barreiras André de Góes Braga participou da apresentação de uma proposta de incentivo e capacitação dos jovens estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bahia do Rio Grande- CETEP. Aproximadamente 50 estudantes e representantes do SINDISEMB debateram sobre uma integração e enriquecimento da base de formação curricular dos estudantes, que dispõem o estágio empresarial como ferramenta de ensino e aprendizagem. O presidente da CDL Barreiras levou o seu apoio e incentivo aos jovens que já fazem parte do EIB- Estágios Integrados do Brasil, entidade parceira da Federação das Associações do Comerciais do Estado da Bahia- FACEB, que foi implementada pela CDL criando oportunidades, tanto para empresas, como para estudantes e instituições de ensino, contribuindo assim para o desenvolvimento social econômico da região.

Dados Segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2015 (GEM), o empreendedorismo feminino está em crescimento. Entre 2001 e 2014, o Brasil registrou um aumento de 34% no número de mulheres empreendedoras, como revela a pesquisa Donos de Negócios - Análise por Gênero 2015, elaborada pelo Sebrae com dados da Pnad/IBGE de 2014. Em 2014, eram 7,9 milhões as empresárias em atuação no mercado e, desse total, 98,5% como donas de micro e pequenas empresas. Ainda nesse período, do total de mulheres com negócios existentes no Brasil, a região Nordeste ocupa o segundo lugar na pesquisa, com 29%, atrás apenas do Sudeste, com 41%. 7 ABRIL 2018


CDL LANÇA CAMPANHA DO DIA DAS MÃES 2018: SAIBA COMO ADERIR E CONCORRER AOS PRÊMIOS

J

á é comprovada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras – CDL que a segunda melhor data em faturamento, superada apenas pelo Natal, se aproxima: O dia das mães. Com condições econômicas mais favoráveis e muito otimismo a entidade preparou uma campanha para encantar lojistas e consumidores barreirenses.O presidente da CDL, André de Góes Braga e a diretoria do biênio lançaram oficialmente na noite do dia 11 a Campanha do Dia das Mães. O presidente falou das oportunidades para alavancar as vendas durante esse ano e a importância da participação do comércio para fomentar a economia. “Conto com os nossos associados para fazer dessa campanha um sucesso. A campanha foi pensada e elaborada para atender as necessidades do atual mercado”, afirmou André de Góes Braga. O Gerente Regional da Caixa Econômica Federal Nelson Siqueira falou sobre o comportamento dos empresários e colaboradores como estratégia de vendas e as expectativas para esta data tão importante para o comércio. Este ano, a Campanha intitulada “ Mãe amo te curtir” traz uma premiação voltada para as mamães do século XXI e claro também as mais tradicionais. Pensando também no perfil dos filhos que presenteiam as mamães a CDL vai premiar os internautas com 01 smartphone. Para concorrer, basta seguir as regras estabelecidas nas páginas oficiais da CDL. A premiação conta ainda com 20 vales compras no valor de R$ 300,00, 02 duas smart Tvs de 49 polegadas e 02 smartphones. O Diretor de promoções da CDL, Vitor Saback, chamou a atenção dos presentes na apresentação da Campanha e explanou de forma interativa sobre as 8 ABRIL 2018

vantagens do comércio em estar atento às mudanças ocasionadas pela evolução das ferramentas digitais como impulsionamento de vendas. As lojas participantes podem adquirir os kits na sede da CDL como acontece todos os anos, ou contatar o nosso departamento comercial pelo telefone 36115395. Os consumidores podem comprar nas lojas participantes da campanha e solicitar o cupom para concorrer aos prêmios. A campanha acontecerá de 27/04 a 14 de maio e o sorteio dos prêmios será realizado no dia 21 de maio. Siga nossas páginas nas redes sociais, marque seus amigos, compre nas lojas participantes da campanha . Instragram: @cdlbarreiras e o facebook CDL Barreiras.


CDL EM AÇÃO

VICE- PRESIDENTE DA JUCEB REALIZA PALESTRA SOBRE A JUCEB DIGITAL Atualmente os atos julgados na sede da JUCEB vão para a capital via malote, com a implantação do sistema digital, o cidadão protocola no escritório regional e em questão de segundos o processo será analisado. O auditório da CDL ficou repleto durante o evento, contadores e empresários foram surpreendidos com tantas inovações que visam cada dia mais, a celeridade dos processos e o atendimento ao cliente.

No dia 25 de Abril, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras recebeu a visita do Vice- Presidente da JUCEBSalvador, Dr. João Carlos de Oliveira, quando ministrou palestra sobre a JUCEB Digital que entrará em vigor. “Estamos vivendo em uma sociedade com uma velocidade de informação brutal. Se as empresas não estiverem preparadas para essa inovação elas certamente serão trucidadas pelo mercado global. Por esse motivo estamos trabalhando para a migração do nosso sistema e a tramitação digital, pontuou o vice presidente da JUCEB.” Com a Juceb Digital, haverá um período de transição quando o trabalho de via única funcionará paralelamente ao sistema digital. Ou seja, uma única via do documento precisará ser entregue na Junta. O usuário levará uma via na Junta, mas retirará o documento pela Internet.

A adaptação será necessária até mesmo para o cidadão. Além da Certidão Digital e dos livros digitais, há o registro de abertura da empresa que também será feito pela internet. Ou seja, o cidadão poderá fazer tudo em casa. Para a coordenadora da JUCEB Barreiras, Juvanete Rodrigues, a Junta Digital vem para favorecer o contribuinte: “Sem dúvida irá acelerar o processo, que é o que o cidadão deseja.”

Funcionamento A Junta Digital permitirá que todos os registros sejam protocolados virtualmente na JUCEB sem a necessidade de que os documentos sejam entregues presencialmente, impressos e com reconhecimento de firma. Todos os protocolos serão analisados na JUCEB e nos respectivos órgãos envolvidos como Prefeitura, Sefaz, Receita Federal de maneira muito mais rápida, pois estarão integrados.


ARTIGO

Questões e dúvidas sobre

E

ssa foi a minha cara nessas últimas semanas ao ler as numerosas mensagens de comentários, dúvidas e outras questões que o artigo do mês passado gerou. Aqui vou aproveitar este espaço para sintetizar essas questões em umas perguntas prototípicas e refletir sobre o espírito e as características do serviço oferecido. 1) “Só uma grande empresa pode se permitir o Diagnóstico”? É certo que quanto maior é a empresa, mais material comunicativo terá e então mais coisas por analisar, o que significa uma quantidade maior de horas dedicadas ao estudo e elaboração de dados comparativos. Então uma pequena empresa terá menos itens a analisar e vai precisar de uma menor quantidade de tempo de análise. 2) “Sou uma pequena empresa numa pequena cidade, todos me conhecem”! A comunicação é uma grande ferramenta de sustentação no mercado, pois a torna visível, apresentando a empresa, seus produtos e serviços ao público-alvo. Infelizmente, segue na cabeça de muitos pequenos empresários a ideia errada de que o uso das ferramentas de comunicação, incluindo a publicidade, são para grandes empresas. Pequeno não significa invisível nem irreconhecível, todos somos obrigados a procurar um lugar diferencial na mente do consumidor, sobre tudo porque os produtos e as marcas que apresentamos no mercado muitas vezes são as mesmas da nossa concorrência. 3) “A minha empresa é pequena e não posso dedicar nada a propaganda”? A imagem e comunicação da empresa não é só a propaganda, ainda que essa seja a forma mais conhecida para comunicar ao público os produtos e a imagem da empresa. Os restaurantes, por exemplo, são identificados também portas fachadas e divulgam suas especialidades ao cliente por meio de cardápios. Essas duas peças são produções da comunicação da empresa, assim como guardanapos com o logotipo do estabelecimento, uniforme dos garçons, sinalizações no ambiente (banheiro masculino, feminino) etc. 4) “Eu sempre trabalhei sem nenhum diagnóstico e cheguei longe”! Essa é a afirmação mais complicada e no mesmo tempo mais fácil de responder. Complicada por duas razões, primeiro de tudo, pelo tom da afirmação, tão seguro e incapaz de admitir a possibilidade de não ter razão. A dúvida é a base de todo novo conhecimento. Secundariamente, porque a história desse território mostra realmente 10 ABRIL 2018

como alguns empreendedores sem muita formação e conhecimentos teóricos levantaram empresas familiares bem sucedidas e desenvolvidas. Mas tudo isso, numa situação de carência e isolamento, que transformava o possuidor de um produto no rei absoluto da relação comercial. “Eu tenho o melhor produto, ou muitas vezes o único no mercado, assim que o consumidor, não pode escolher”. A melhora do transporte e sobre tudo a Internet mudou radicalmente essa situação, e hoje ter o produto não é suficiente. 5) “Internet é só para os moleques, o meu negócio é de gente adulta para clientes adultos”! Hoje o consumidor compra só depois de saber tudo sobre preços, descontos, qualidades, comparações. Os novos heróis são os bloggers ou os youtubers, influenciadores digitais que comunicam a emoção da compra que antes só se dava na loja física. E as redes deixaram de ser território exclusivo para adolescentes. Alguns jovens inclusive estão abandonando redes como o Facebook porque são frequentadas demais por pais e avós. Ter uma presença ativa na rede deixou de ser uma moda e um símbolo de modernidade para se transformar em instrumento indispensável de comunicação e imagem. 6) “Vão analisar tudo da minha empresa, incluíndo organização de recursos, capital de giro, estoque de produto, etc”? Não, o DIC se limita aos aspetos comunicativos e de imagem, não se tocam outros aspectos importantes da gestão do negócio. Nesse campo, o Sebrae é a instituição de referência, já que oferece, gratuitamente, cursos presenciais e por internet, como “Aprender a Empreender”, “Análise e Planejamento Financeiro”, “Como Vender Mais e Melhor”, “D-Olho na Qualidade ou Gestão de Cooperativas de Crédito”. 7) “O diagnóstico vai resolver todos meus problemas de comunicação”? Evidentemente não, do mesmo jeito que detectar uma doença não resolve os problemas de saúde de um indivíduo. Mas é um requisito indispensável para o tratamento sucessivo, indica quais são os problemas principais, quais as prioridades, quais os remédios mais indicados e os erros a evitar. Verdade que se você, querido leitor, deva tomar antibióticos, vai precisar de uma receita, não é? A farmácia nesse caso é o profissional da ação comunicativa: o publicitário, o designer gráfico. O médico é quem receitou o tratamento, quem antes fez o diagnóstico.

Fabio Claudio Tropea

Semiólogo, escritor, palestrante e analista das linguagens da comunicação, graduado em Sociologia e Jornalismo em Urbino (Itália). Doutor em Comunicação na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Contato: fabioclaudiotropea@gmail.com


ENTREVISTA

Caixa realiza a “6ª Feira de Imóveis do Oeste Baiano” com construtoras e corretores de Barreiras

FEIRA DE IMÓVEIS DO OESTE BAIANO

O Lojista: O Esquenta objetivou a capacitação dos construtores? Nelson Siqueira: A reunião é de fato o lançamento e ponta pé inicial onde chamamos as construtoras para ficarem antenadas ao acontecimento do evento que é um marco para a construção civil, quando todas estarão mostrando seus empreendimentos e projetos para o público. Este é o momento do esquenta feirão para que possamos realizar um super evento nos próximos dias. O Lojista: Existem novas áreas especificas para construção nesse planejamento?

F

ique atento, a Caixa econômica estará realizando a 6º Feira de Imóveis do Oeste Baiano. Para quem não conhece, é um evento nacional organizado por um dos maiores bancos brasileiros, e consiste na oferta de empreendimentos de diversas construtoras brasileiras a preços arrasadores. No feirão você pode encontrar os menores preços do mercado acompanhados por taxas de juros pequenas e ótimas condições para o seu pagamento. O principal objetivo do Feirão é facilitar a aquisição à casa própria, oferecendo as melhores condições de acordo com a renda de cada família. No dia 17 de abril o Gerente Regional da Caixa Nelson Siqueira realizou no auditório da CDLBarreiras o “Esquenta para a 6ª Feira de Imóveis do Oeste Baiano. O lojista fez uma entrevista exclusiva com o Nelson Siqueira e você ficará sabendo tudo sobre esse evento:

Nelson Siqueira: A construção civil está expandindo a cada dia mais embora as pessoas estejam preferindo morar no centro por segurança e comodidade, ainda existe a cultura de ter casa com jardim, piscina e hoje ela cresceu muito e estamos desbravando e descobrindo novos espaços principalmente se vc quer fazer um lançamento com maior espaço de uso do condomínio é necessário estar fora do centro. Essa questão de crescer em área ocupacional é fato. O Lojista: Quais as novidades das Construtoras? Nelson Siqueira: As construtoras estão inovando, trazendo diversas opções como a Casa Clube, com uma área muito grande de lazer, onde tem área comum com piscina, quadra de vôlei, parquinho, isso para a comodidade e por outro lado uma verticalização dos prédios que estão começando a nascer em parceria com a caixa. O Lojista: Qual a previsão de data para o evento? Nelson Siqueira: Em todo o Brasil o Feirão estará acontecendo no mês de maio, mas nós estamos pedindo uma possibilidade de uma excepcionalização para que aconteça nos dias 9 e 10 de junho evitando o choque com o calendário de eventos da região.

O Lojista: A Feira é uma grande oportunidade para incentivar o setor da construção, quais novidade para essa 6ª Edição? Nelson Siqueira: Temos muitas novidades, imóveis na planta, imóveis usados, onde a cota de financiamento passa para 70% imóveis adjudicados que são aqueles da caixa que serão vendidos na Feira, o Programa Minha Casa Minha vida que vem fortalecido com a faixa 1,5% uma faixa que tem um subsídio muito interessante para o comprador. A Feira deste ano está com uma dotação de 82 bilhões para o orçamento da habitação.

11 ABRIL 2018


EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A

Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, com sede nesta cidade, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 898, bairro Centro, através de sua diretoria devidamente representada por seu Presidente Sr. André de Góes Braga, CONVOCA, através do presente edital, todos os associados para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada na sede da CDL- Barreiras, às 18 horas, do dia 15 de maio de 2018, com a seguinte ordem do dia: 1. Analisar e decidir sobre proposta de fundação e criação do Instituto Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (Instituto CDL), bem como, se aprovada a sua criação, apreciar, discutir e aprovar seu estatuto;

CDL AVISA

2. O que mais ocorrer - A assembleia Geral Extraordinária instalar-se-á em primeira convocação às 18 horas com a presença da maioria dos associados e, em segunda convocação, como qualquer número de associados, meia hora depois, não exigindo quórum especial.

Barreiras –Bahia 15 de Abril de 2018 André de Góes Braga Presidente

Informativo "O Logista"- Edição 109, 2018  

Edição deste mês de maio a CDL lança Campanha de Dias das Mães.

Informativo "O Logista"- Edição 109, 2018  

Edição deste mês de maio a CDL lança Campanha de Dias das Mães.

Advertisement