Catálogo dos Vencedores do Concurso Cineastas Digitais 2023/2024
Organização
Apoios
Patrocínio
Júri Nacional
António Palmeira
Animador do Instituto Português do Desporto e Juventude de Leiria (IPDJ)
José Nobre
Professor de Multimédia do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
Elsa Matos
Direção-Geral da Educação (DGE)
Sílvia Reis
Representante da Editora Gradiva
Equipa
Direção
António Rodrigues
Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS)
Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem (CFRCA)
Coordenação
Nancy Silva | Pedro David
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) / DGE / CCEMS
Artes Gráficas
Pedro David CCEMS
Programação
Cristóvão Amado
Pink Frog / CCEMS
GRANDE PRÉMIO DO JÚRI
ESCOLA BÁSICA 2.º E 3.º CICLO DE FREIXO, PONTE DE LIMA
Autora: Mafalda Barbosa Pinheiro
Mafalda e o Cravo Vermelho A pequena Mafalda viu pela sua pequena janela uma rua triste e sem cor, mas, numa florista, avistou uma única coisa com cor naquela pequena e triste rua, um cravo vermelho. Perguntou à florista, dona Celeste, acerca do cravo e decidiu comprá-lo. Ao plantá-lo, as casas ficaram mais coloridas do que nunca, a rua, que era triste e sem cor, de um momento para o outro tornou-se a rua mais bonita que a Mafalda já vira!
Professora responsável: Mónica Isabel Marques de Sousa Carvalheira
“Mafalda e o Cravo Vermelho”
GRANDE PRÉMIO DO JÚRI
ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUES DE CASTILHO, ÁGUEDA
Autores: Miguel Santos e Rita Moreira
Chovem Peixes O Senhor que habita uma casinha sozinho viaja através das suas memórias corrompidas pela dor e solidão, com dificuldades em separar estes sonhos da conturbada realidade.
Professor responsável: Fernando Manuel Machado Cordeiro
“Chovem Peixes”
Autores: Ana Mafalda Narciso, Ana Rita Reis, Anaís Fernandes, David Rodrigues, Diana Antunes, Enzo Ribas, Francisca Porto, João Farias, Luna Santos e Mariana Antunes
A Formiga no Carreiro Animação Stop Motion baseada na música “A Formiga no Carreiro” de José Afonso, inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
“A Formiga no Carreiro”
MENÇÃO HONROSA
ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIEIRA, LEIRIA
Autores: Alexandre Morgado, Gonçalo Pedro, Afonso Abreu e Jaime Costa
A Mudança A Revolução - 25 de abril de 1974, uma vídeo narrativa que tem como objetivo abordar uma fase sensível que Portugal viveu. Esta é uma reportagem realizada com duas pessoas que vivenciaram o antes e o após 25 de abril.
Professora responsável: Teresa Maria de Carvalho Alves Faria
“A Mudança”
MENÇÃO HONROSA
ESCOLA SECUNDÁRIA DU BOCAGE, SETÚBAL
Autora: Maria Leonor Costa
Uma história com 50 anos História de uma família desesperada por liberdade. Dois irmãos esperam notícias da rádio sobre a revolução e sobre o seu pai.
Professora responsável: Ana Luzia Batista
“Uma história com 50 anos”
O Concurso, promovido pelo Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS), tem como objetivos, não só promover a utilização das TIC em contexto escolar, mas também desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de manipulação e tratamento de vídeo digital como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos. Outro propósito passa por fomentar o trabalho em equipa, incentivando o espírito de entreajuda e, ao mesmo tempo, estimulando a responsabilidade individual na perspetiva de atingir um objetivo comum, ou seja, que os alunos, em equipa, produzam filmes em formato digital devidamente enquadrados nos temas lançados a concurso.
O projeto pretende ser um exemplo de como se pode promover a articulação curricular entre disciplinas como Português, Línguas Estrangeiras, História, Geografia, TIC, entre outras. Desde o início que este concurso promove abordagens diferenciadas em contexto de aprendizagem, criando a oportunidade de mobilizar várias disciplinas no tratamento de temas transversais às várias áreas do conhecimento. Deste modo, o projeto Cineastas Digitais assume-se como uma proposta de Domínio de Articulação Curricular (DAC), validada ao longo de dezassete anos.
A edição deste ano, a XVIII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como tema geral “Há um Mundo na Minha Escola ” .
O tema desta edição é uma oportunidade para os jovens explorarem a interseção entre arte, tecnologia e cidadania, percecionando a escola como espaço tempo de conexão, crescimento e transformação. Que histórias, imagens e ideias se podem criar para revelar o mundo que existe na tua escola?