2 minute read

EDITORIAL

Adentramos 2023 com enormes expectativas no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará. A começar pelo enquadramento dos corpos d’água em classes, um dos principais instrumentos de gestão da política de recursos hídricos, aprovado pelo Plenário deste CBH após amplos estudos e debates com os mais diversos setores. O enquadramento estabelece agora os padrões ambientais que desejamos para cada curso d’água da bacia, visando assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas, bem como diminuir os custos de combate à poluição. Nosso Programa de Educação Ambiental também caminha a passos largos. Já realizamos os momentos de Diagnóstico, que aferiram as ações realizadas em nosso território, e Prognóstico, que pensa as ações que serão desenvolvidas para os próximos 15 anos. Em breve, teremos o nosso Plano de Ações Estruturadas devidamente concluído e compartilhado com a sociedade da bacia. As articulações e parcerias institucionais também têm impulsionado benefícios. Oito localidades rurais de municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Pará – Passa Tempo, Carmópolis de Minas, Cláudio, Itapecerica, Oliveira, Bom Despacho, Divinópolis e Carmo do Cajuru – foram habilitados no Edital de Saneamento Rural proposto pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e terão suas demandas atendidas. A ideia é que essa frente de parcerias mútuas com o Comitê federal não pare por aí. Igualmente, o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Pará já é realidade. O Ribeirão dos Custódios, em Cláudio, o Ribeirão do Sapé, no município de Carmo do Cajuru, e o Ribeirão Pari, em Pompéu, receberão, cada um, investimentos da ordem de R$ 2 milhões em ações que terão o objetivo de maximizar o potencial de produção de água, a partir do planejamento e da execução de Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Este ano, atravessaremos também por mais um democrático processo eleitoral, que irá definir os novos membros e Diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará. A mobilização foi incansável nos últimos meses, perante as entidades dos quatro segmentos – poder público municipal, estadual, usuários de água e sociedade civil – para que tivéssemos a máxima representatividade possível. Até o final de junho, encerraremos mais essa etapa, que evidencia a maturidade institucional do CBH. Por fim, a todos que compõem o Comitê ou contribuem para uma melhor qualidade ambiental e hídrica nesse território, o meu recado é: nos vemos em maio, em campo, à beira do rio. A Expedição Rio Pará 2023 ‘Esse Rio é Meu’ percorrerá, entre os dias 08 e 19/05, os quatros cantos da região a fim de conhecermos e reconhecermos essa bacia, seus problemas e suas potencialidades, sua gente. Vamos juntos nessa grande mobilização!

Diretoria CBH do Rio Pará

Presidente: José Hermano Oliveira Franco

Vice-presidente: Vilma Aparecida Messias

Secretário: Túlio Pereira de Sá

Secretário-adjunto: Varlei Marra

Produzido pela Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará comunicacao@cbhriopara.org.br Direitos reservados. Permitido o uso das informações desde que citada a fonte.

Comunicação: TantoExpresso (Tanto Design LTDA)

Direção: Rodrigo de Angelis / Paulo Vilela / Pedro Vilela

Coordenação de Jornalismo: Luiz Ribeiro

Redação e Reportagem: Ricardo Miranda, Paulo Barcala e Luiz Ribeiro

Revisão: Ísis Ribeiro Pinto

Fotografia: Bianca Aun, Dalton Mitre, Edson Oliveira, Fernando Piancastelli, Leo Boi e Leonardo Ramos

Diagramação e Finalização: Rafael Bergo

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARÁ

Rua Waldemar de Oliveira, nº 606, Santos Dumont. Pará de Minas – MG - 35.660-359 0800-031-1608 - comitedoriopara@gmail.com