




Revista Trimestral Online do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande
21DENOVEMBRO2024
Diretoria do CBH Grande
Presidente
Hideraldo Buch
Vice-Presidente
Maria Isabela de Souza
Secretário
Germano Hernandes Filho
Secretária Adjunta
Mônika Carneiro Meira Bergamaschi
Escritório de Apoio ao CBH Grande
Coordenadora Técnica
Daniele Nogueira dos Reis
Assistente Administrativo
Cristiane Carvalho
Assessor de Comunicação e Design Gráfico
Elidio Monteiro Junior
Revisão
Daniele Nogueira dos Reis
Projeto Grafico
Emmdesign
Soluções em Design Gráfico e Web https://www.emmdesign.com.br
Ano03-Edição14
Número14-Dezembrode2024
Revista Trimestral Online do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande
PALAVRAS DO PRESIDENTE
Entrevista FNCBH COMEMORA SEUS 25 ANOS DE FUNDAÇÃO
Seminário
CBH GRANDE REALIZA SEMINÁRIO TÉCNICO SOBRE A ADAPTAÇÃO AOS EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS
Reuniões
23ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CBH GRANDE É REALIZADA EM RIBEIRÃO PRETO - SP
Reuniões
CBH GRANDE REALIZA A 16ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA EM RIBEIRÃO PRETO - SP
Atendimento
CONTATOS TELEFÔNICOS CONTATOS DIGITAIS
35 3064-3445
35 98419-2812
cbhgrande@finatec.org.br
SEDE CBH GRANDE
Rua Araguaia, 155 - Jardim dos Estados CEP 37701-076 - Poços de Caldas - MG
@cbhgrande /cbhgrand www.cbhgrande.org.br
17
A 14ª edição da revista online, Somos Grandes, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande - CBH Grande, está finalizada, mais um ano termina com muita sa sfação e sen mentodedevercumprido.
Começamos com a seção “Palavras do Presidente“, Hideraldo Buch que fala sobre a “5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente que traz como tema central a emergência climá ca e o desafio da transformação ecológica, onde as rodadasdeconversasemtodooPaísvãoatémaiode2025’’.
Na matéria de capa apresentamos o Seminário Técnico realizado pelo CBH Grande, coordenado por Maria Isabela Souza, vice presidente do CBH Grande, com o tema “AdaptaçãoaosEventosClimá cosExtremos“.
Na sequência em Reuniões, apresentamos a “23ª Reunião Ordinária e a 16ª Reunião Extraordinária do CBH GranderealizadasnacidadedeRibeirãoPreto-SP“.
Para finalizar a 14ª edição apresentamos o relato sobre o “1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas - I ERCOB-daNorte’’.
Um Feliz Natal e um 2005 repleto de realizações e sucesso!!!Umaexcelenteleitura!!!
ACS CBH Grande 04 06 10 13 15 Evento
Hideraldo Buch Presidente do CBH Grande
Vem aí a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente Comoenfrentamosaemergênciaclimá ca?
A 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente az como tema central a emergência climá ca e o desafio da transformação ecológica, onde as rodadas de versasemtodooPaísvãoatémaiode2025.Oanode 2023 foi o mais quente da história, e o aumento da emperatura do planeta foi percebido de norte a sul do aís na forma de ondas de calor, inundações e secas. entos extremos cada vez mais intensos e frequentes manifestações do aquecimento global Temos uco tempo para deter o agravamento da crise climá ca e garan r uma transição rápida e justa para um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases efeito estufa e resiliente às mudanças do clima. Mais ecentemente, o estado do Rio Grande do Sul tem rentado eventos climá cos extremos, fenômeno etamente ligado às consequências do aquecimento global.
Análises meteorológicas indicam que a intensificação das tempestades severas e das inundações epen nas, que afetaram milhares de vidas e causaram nos significa vos à infraestrutura regional, está associadaaoaumentodavariabilidadeclimá ca.Emum tudo realizado pelo Centro Nacional de Monitoranto e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) tacou-se a necessidade urgente de uma transição na tão ambiental do Brasil, de uma abordagem rea va a uma proa vamente voltada à gestão de riscos. Esta Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade de o país discu r a emergência climá ca e ouvir a população sobre alterna vas disponíveis, quando novas polí cas estão sendo definidas no Brasil, alinhadas com obje vos globais. Ainda neste ano, segundo o Ministério do Meio Ambiente, o País terá um novo Plano Clima, com estratégias nacionais de mi gaçãoeadaptaçãoemaisdeduasdezenasdeplanos setoriais.Vamosaguardar Obrigado!
Grandeabraço.
FÓRUM NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
A Revista “SOMOS GRANDEs“do CBH Grande, em comemoração aos 25 anos de fundação, teve o prazer de entrevistar o Coordenador Geral do FNCBH, Maurício Marques
Scalon - CBH Araguari-MG e Lupércio Ziroldo
Antônio - Diretor Regional do SP-ÁGUAS – Bacia do BaixoTietê.Acompanhem...
Revista SOMOS GRANDEs - O que é quais os os obje vosdoFNCBH?
Maurício Marques - Fórum Nacional de Comitê de Bacias Hidrográficas é um organismo que defende e representa os 149 comitês ins tuídos no Brasil e tem por obje vo defender os interesses desses comitês em relação ao sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e todos os seus interesses per nentes à polí ca de recursos hídricos.
Revista SOMOS GRANDEs - Quais decisões cabe ao FNCBH com relação aos comitês de bacias hidrográficas?
MaurícioMarques-Ocomitêdebaciahidrográfica é um ente do de estado dentro do sistema de gerenciamento de recurso hídrico, o fórum Nacional de comitês de bacias hidrográficas é o organismo que não tem reconhecimento legal e nem é regulamentado em outras instâncias, ele existe como organismo independente e ele não tem poder de decisão sobre as questões diretas dos comitês de bacias hidrográficas e isso cabe somente ao comitê o fórum Nacional representa o comitê nas suas demandas em relação à polí ca dosrecursoshídricos.
RevistaSOMOSGRANDEs- O FNCBH está fazendo 25 anos, deixe em breve relato sobre a evolução dofórumnestesanosdesuafundação.
Maurício Marques - Então durante todos esses 6
Maurício Marques Scalon - Coordenador Geral CBH Araguari/MG
anos o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas vem discu ndo a polí ca de recurso extra de maneira permanente, conforme o seu regimento em reuniões ordinárias extraordinárias e principalmente vem realizando anualmente o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficasqueéumencontroeomomentoemquetodos os comitês podem par cipar de oficinas de capacitação, de discussões em mesas redondas de apresentação de trabalhos exitosos dos comitês no nível de Brasil, agora além disso agora nós estamos fazendo um trabalho junto a ao congresso para que agenteconsigarealizaralgumasituaçãoquesejade importância por exemplo o PL 4546 que é o tal do chamado PL do Marco hídrico que émuito deletério ao sistema de recurso hídrico. Nós estamos fazendo um trabalho junto com a câmara dos deputados e a nossa intenção é que esse projeto seja re rado da falta de votação ele acaba simplesmente com os Comitê de Bacias Hidrográficas e traz de volta a
Revista Trimestral Online do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande
propriedade da água não como bem público mas mas como bem privado o que é muito ruim para todos, então a gente tem feito essas defesas polí cas, dessas discussões. Como por exemplo nós fizemos uma discussão muito séria a respeito da CEFURH - Compensação Financeira pela U lização dos Recursos Hídricos, que estava no senado e ela foi através de ações nossas do fórum nacionaledetodososcomitês.
Revista SOMOS GRANDEs - Suas considerações finais e deixe aqui sua mensagem de natal e final deano.
MaurícioMarques- Então eu acredito muito que a nossa luta nunca será em vão, nós sempre temos que lutar por aquilo que nós pretendemos e queremos, principalmente por aquilo que é mais importante para cole vidade. Eu quero muito que a gente consiga terminar esse ano com muitos avanços, muitas situações importantes para resolução das questões dos comitês e desejo a todos um Feliz Natal um Feliz Ano Novo. Estamos na reta final do ano, vamos fazer o úl mo encontro regional do ano que vai ser em Palmas em dezembro e espero que a gente consiga cumprir as nossas metas do nosso plano de trabalho dessa coordenação do Fórum Nacional e que a gente consiga produzir alguma coisa que seja significa va para que todos tenham um lucro grande com essa questão da água que é tão importantenavidadetodosnós, grandeabraço.
Maurício
Scalon - Coordenador Geral CBH Araguari/MG.
Mundial da Água; Diretor Execu vo do Conselho La no-americano da Água; Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias REBOB; Secretário Técnico da Rede La no-Americana de Organismos de BaciaRELOB.
Revista SOMOS GRANDEs - O que mo vou a criação do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas(FNCBH)? LupércioZiroldoAntônio- Precisamente no ano de 1998, quando os Comitês de Bacia já eram realidade em alguns Estados do Brasil, Paulo Paim, Rio Grande do Sul, uma pessoa conectada neste processo democrá co e compar lhado de gestão das águas pela sociedade, organizou uma reunião em Porto Alegre, tendo como foco o tema Comitês de Bacia, onde compareceram representantes dos Estados de São Paulo, eu incluso, Ceará, Santa Catarina e do próprio Rio Grande do Sul, que já nha o Comitê Sinos como referência nacional. Ali, nesta reunião de dois dias, onde todos os Estados puderam apresentar os avanços neste processo de gestão integrada das águas pelos Comitês de Bacia, decidimos pela criação de um Fórum Nacional de Comitês,comoobje vodefortalecerestetrabalho colegiado fantás co, promovendo assim o compar lhamento de ações exitosas e o engajamento de mais pessoas neste processo. Foi
então marcado para ocorrer em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, no ano seguinte, 1999, o 1º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que teve a par cipação de mais de 400 pessoas de vários Comitês do Brasil. Podemos sinte zar, apontando que o FNCBH foi mo vado pela vontade de várias pessoas que viam naquele momento, o processo de gestão das águas pelos Comitês, como um importante marco no Sistema de Recursos Hídricos e um avanço necessário para a melhoria da disponibilidade e qualidade de nossas águas, em especial, com a par cipação de todaasociedade.
RevistaSOMOSGRANDEs-Comoequandosedeu oprocessodecriaçãodoFNCBH?
Lupércio Ziroldo Antônio - No 1º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Ribeirão Preto, São Paulo, ano de 1999, com uma programação voltada para o fortalecimento deste trabalho colegiado dos Comitês de Bacia, cresceu entre os par cipantes esta união de ideias de engajamento, disseminação e compar lhamento de ações exitosas pelos Comitês, e ao final do encontro, foi fundado oficialmente o Fórum Nacional de Comitês de Bacia, que teve, merecidamente, como primeiro Coordenador, Paulo Paim do Rio Grande do Sul. Definiu-se também que a Coordenação seria amparada, como é até os dias atuais, por um Colegiado de membros vindos dos Estados do Brasil que possuem Comitês, dando maior legi midade ao FNCBH. Decidiu-se também neste 1º Encontro em Ribeirão Preto, que anualmente, o FNCBH iria promover, com a organização de seu Colegiado Coordenador, encontros pelo Brasil, tendo sido marcado para o ano 2000, o 2º Encontro dos Comitês de Bacia, que ocorreu na cidade de Fortaleza,Ceará.
RevistaSOMOSGRANDEs-OFNCBHestáfazendo 25 anos, deixe em breve relato sobre a evolução dofórumnestesanosdesuafundação.
LupércioZiroldoAntônio- Minha opinião pessoal é que o FNCBH chega aos 25 anos fortalecido e reconhecido por todo o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos Nacional Ponto forte deste reconhecimento é inicialmente as mais de 70 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente, seja dentro dos Comitês de Bacia como membros tulares ou suplentes, ou nas suas Câmaras Técnicas, ou nos trabalhos desenvolvidos por estes Colegiados junto às comunidades. Mas este reconhecimento vai além, já que nos Comitês de Bacia, temos representantes de pra camente todos os setores usuários na economia, do poder público municipal, estadual ou federal e da sociedade civil, através de suas organizações e en dades. Soma-se a estes fatos concretos, que o Encontro Nacional de Comitês de Bacia, considerado o maior evento das águas em nosso país, já passou por quase todos os Estados brasileiros, levando público sempre superior à 1200 pessoas, e sempre com uma programação voltada paraofortalecimentodosetorderecursoshídricos.
Revista SOMOS GRANDEs - Suas considerações finais. Lupércio Ziroldo Antônio - Tenho 42 anos dedicado aos recursos hídricos dentro do órgão gestor das águas no Estado de São Paulo. Me orgulho disto. Sou parte de um segmento que trabalha voltado essencialmente à melhora na qualidade de vida das pessoas, com ações que sempre busquem um melhor cuidar de nossas águas. Neste cenário, tenho mais de 30 anos par cipando de Organismos de Bacia, em especial dos Comitês de Bacia, espaço primordial de muitos dos avanços de nosso Sistema e que considero como base de realizações fac veis de ações certas para termos água em quan dade e qualidade para todos. Com 2024 terminando, deixo parte de minha esperança e trabalho já voltados para 2025, onde tenho certeza de que a água terá lugar bem melhor nas polí cas públicas de Estado e dentrodaagendapolí cadopaís.
Realizado no dia 21 de novembro de 2024, na cidade de Ribeirão Preto – SP, nas dependências do auditório da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), teve início às 13h30 contando com a apresentação de 3 palestras com os temas: Mudanças climá cas, aspectos da Bacia do Rio Grande; Proposta do programa de ações sobre mudanças climá cas para a Bacia Hidrográfica do Rio Grande e suas bacias afluentes; e a mesa sobre as Ações para o
enfrentamento aos eventos extremos onde foi discu do sobre o pagamento por serviços ambientais; Uso racional da água na irrigação e reuso da água na indústria e agricultura. O seminário foi coordenado pela vice presidente do CBH Grande, Maria Isabela Souza e contou com a par cipação dos palestrantes Stella Guida - Prefeitura Municipal de Itanhandu - MG, Marco ViníciusCastroGonçalves-EspecialistaemRegulaçãode Recursos Hídricos e Saneamento Básico - ANA, Luciana Aparecida Zago de Andrade - Especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico – ANA, Henrique Pinheiro Veiga - Superintendente adjunto de Planos, programas e projetos – ANA e Márcio da Silva José-PresidentedaempresaAquapoloAmbiental. A coordenação agradece a presença de todos os par cipantesqueabrilhantaramoseminário.
O seminário técnico "Adaptação aos Eventos Climá cos Extremos", realizado pela CBH Grande, foi uma boa oportunidade de se aprofundar nas discussões sobre o impacto das mudanças climá cas nos recursos hídricos. Durante o evento, foram abordadas estratégias de adaptação aos eventos extremos na bacia, com ênfase na gestão eficiente dos recursos hídricos. Também foi discu da a crise hídrica, destacando o valor econômico sobre reúso de água como uma das soluções sustentáveis para o meio ambiente. Destaque para o setor produ vo que já torna real a transformação de águas residuais em água de reúso de alta qualidade, u lizadaemprocessosindustriais,reduzindoademandaporáguapotável,conformeapresentadopelaAquapolo.
CBH Grande Discute Adaptação a Eventos Climá cos Extremos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) realizou o seminário Adaptação aos Eventos Climá cos Extremos, abordando estratégias para enfrentar os impactos das mudanças climá cas na região. Com destaque para os desafios hídricos, como secas prolongadas, chuvas intensas e eventos extremos crescentes, o evento reuniu especialistas e gestores para propor soluções que garantam a segurança hídrica e a resiliência da bacia. Entre as inicia vas apresentadas, destacou-se o fortalecimento do monitoramento hidrológico e climá co, com a implementação de sistemas de alerta para eventos crí cos e a operacionalização de uma Sala de Acompanhamento para monitorar em tempo real as condições do sistema hídrico. Um Plano de Gerenciamento de Riscos foi estruturado para reduzir a vulnerabilidade da região, promovendo ações preven vas e de mi gação. As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e a restauração de ecossistemas foram apontadas como essenciais para a adaptação aos impactos climá cos, com destaque para o Programa Produtor de Água de Itanhandu, que alia prá cas sustentáveis à conservação ambiental. Outro exemplo foi o Aquapolo, maior projeto de reuso de água da América La na, que reduz a pressão sobre os recursos hídricos e contribui para a neutralização de emissões de carbono. O seminário ressaltou a importância de ações integradas entre governos, sociedade civil e inicia va privada, com base em estudos climá cos detalhados e estratégias adapta vas. O obje vo é antecipar soluções para garan r a sustentabilidade dos recursos hídricos e prevenir crises futuras. Com o lema “A água nos une, o clima nos move!”, o evento reforçou a necessidade de esforços coordenados e adapta vos frente aos desafiosclimá cos,garan ndoasegurançahídricaearesiliênciadabaciadoRioGrandeparaaspróximasgerações.
A qualidade técnica, os conhecimentos e as trajetórias profissionais dos palestrantes, foram aspectos relevantes da úl ma plenária do CBH Grande neste ano.Para que possamos deixar este "legado vital" às futuras gerações é necessário mudar o nosso comportamento com relação ao uso das águas subterrâneas e superficiais, além de observaraquestãodoriscodeaçõessemplanejamentoecontrole,umavezquepodem provocar danos irreparáveis e irrecuperáveis ao entorno das nascentes e locais de recarga,comaocupaçãodesordenadadestasáreas.
CBH DO BAIXO RIO GRANDE
CBH BAIXO RIO
PELOS 22 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO
CBH DA SERRA DA MANTIQUEIRA UGRHI1
PELOS 30 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO
CBH NASCENTES DO RIO GRANDE
PELO SEU 1º ANO DE SUA FUNDAÇÃO
CBH DOS RIOS TURVO/GRANDE UGRHI15
PELOS 29 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO
Mesa composta pela Diretoria do CBH Grande.
Aconteceu dia 22 de novembro de 2024, na cidade de Ribeirão Preto - SP a 23ª Reunião Ordinária do CBH Grande nas dependências do auditório da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), com seu início às 8h30. Dentre os assuntos discu dos da pauta, sobre Deliberação XX/2024 que ins tui o Grupo de Trabalho para discussão de Áreas de Restrição de Usos de Recursos Hídricos, visando à proteção da Ic ofauna da Bacia Hidrográfica do Rio Grande - GT Áreas de Restrição de Usos, os conselheiros
decidiram enviar para análise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA; Apreciaram e aprovaram a Deliberação 92/2024 que aprova o Relatório Anual de A vidades de 2024 do CBH Grande e também foi apresentado a versão preliminar da estrutura do Plano de Ações do PIRH Grande integrado aos planosdasbaciasafluentes.
Dentre os presentes, a Diretoria do CBH Grande agradece a presença de todos os conselheiroseconvidados.
ACS CBH Grande
O Dia Mundial do Solo foi ins tuído em 2013 pela FAO. Comemorado pela primeira vez em 05 de dezembro de 2014, a data tem por obje vo divulgar a importância dos solos para a manutenção da vida no planeta Terra.
Hideraldo Buch, Presidente do CBH Grande (ao centro) realizando a abertura da 16ª Reunião Extraordinária..
Foi realizada também, no dia 22 de novembro de 2024 na cidade de Ribeirão Preto - SP a 16ª Reunião Extraordinária do CBH Grande nas dependências do auditório da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), com seu início às 12h, onde os conselheiros deliberaram sobre a apreciação e aprovação da Deliberação CBH Grande XX/2024 que aprova as normas, procedimentos e critérios para o processo de escolha e indicação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande para a gestão 2025-2029 e também sobre a Deliberação CBH Grande XX/2024 que ins tui a Comissão Eleitoral para a condução do processo de escolha e indicação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande,gestão2025-2029.
A Diretoria do CBH Grande agradece a presença de todos os conselheiros e convidados presentes no evento.
ACS CBH Grande
Revista Trimestral Online do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande
O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. Jesus Cristo, em sua infinita sabedoria, nos proporciona a cada ano uma nova chance de evoluirmos espiritualmente. Época de celebrar com a família e, principalmente, agradecer mais do que pedir. Que você e a sua família desfrutem de uma noite de Natal marcada pela paz e de uma virada de ano recheada de alegrias! Que este novo ano seja uma jornada de reflexão e crescimento, onde possamos aprender com as experiências passadas e construir um futuro cheio de esperança e oportunidades. Que a prosperidade e a abundância acompanhem cada passo que você der em 2025 e que este ano seja repleto de realizações e sucesso em todos os aspectos da vida. Que a saúde seja sua maior riqueza e que você encontre equilíbrio e bem-estar em todos os momentos deste novo ano. Cuide de si mesmo e daqueles que ama. Desejo que o amor e a amizade aqueçam o seu coração em 2025. Que você cul ve relacionamentos significa vos e encontre alegria nas conexões com os outros. Feliz Ano Novo!
Público presente no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas da região Norte - ERCOB.
1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil – ERCOB Norte foi realizado nos dias 02 e 03 de dezembro, no Palácio Araguaia, em Palmas/TO, contando com importantes discussões sobre bacias hidrográficas e preservação ambiental.
O estado do Tocan ns, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), juntamente com os Comitês das Bacias Hidrográficas da Região Norte do país e o Fórum
Nacional de Comitês de Bacias, sediou o 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas da Região Norte (ERCOB). O Presidente do CBH Rio Grande Sr. Hideraldo Buch
do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande
O evento destacou a gestão de recursos hídricos na Região Norte do país.
par cipou do evento representando o CBH Rio Grande.
O evento destacou a gestão de recursos hídricos na Região Norte do país e teve como obje vo central, promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os estados do Amazonas,
Público de grande expressividade compareceu no 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas da região Norte - ERCOB.
Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocan ns. Houve vários panoramas neste evento tais como Avanços, Desafios e Perspec vas para a implementação da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos nas bacias hidrográficas da Região Norte, fortalecimento e sustentabilidade dos Comitês e Órgãos Gestores, as experiências exitosas dos Comitês de BaciasdaRegiãoNorte. Houve também uma oficina de Educação Ambiental apresentado por Renata Maranhão da Agência Nacional de Água e Saneamento Básica. E comapar cipaçãomáximadetodosnaplenária. Ficou como exercício para todos, responderem o ques onário sobre os temas que queremos para a educação Ambiental para que possam levar para o ENCOB/2025 Foram três visitas técnicas realizadas pela organização do evento.
Apoio: