Revista Viver Cassems

Page 30

SAÚDE INFANTIL

SAÚDE INFANTIL 30 //

de higiene na gengiva do bebê devem ser utilizados apenas gaze e água. “A higienização é feita somente uma vez ao dia, após a última mamada antes de o bebê fazer o sono da noite. Após os seis meses, quando os pais inserirem as papas na alimentação da criança, é necessário higienizar depois dessa alimentação e à noite”. A amamentação tem papel fundamental no desenvolvimento da estrutura bucal. A profissional de odontologia explica que o bebê nasce com o queixo retruso, para facilitar o momento do parto, e o aleitamento materno auxilia nos primeiros dias. “Nos primeiros dias da amamentação, a criança ainda não suga o seio da mãe, ela ordenha. E, para fazer esse processo, ela projeta a mandíbula e abocanha. Então, a amamentação é importante para estimular o crescimento, porque, com essa projeção, ela se desenvolve. Além de tudo isso, auxilia no posicionamento da língua e na respiração, que deve ser nasal, e não bucal”. No entanto, Heloisa esclarece sobre o mito de que o leite materno não causa cáries na criança. “É necessário entender que, apesar de ser um leite materno, que não é rico em açúcares, carboidratos, gorduras, também pode causar cárie. Então, tudo que gruda no dente pode fermentar e trazer essas bactérias para a boca do bebê”. Após os seis primeiros meses de vida, a introdução alimentar também tem papel fundamental no desenvolvimento da dentição. A orientação da odontopediatra é para a textura dos alimentos oferecidos para a criança. “Orientamos para que os pais evitem, ao máximo, aquelas papas peneiradas, amassadas e batidas. Desde que começa a se alimentar, inclusive, para incentivar a deglutição e estimular a gengiva, é preciso amassar grosseiramente o alimento e oferecer. A partir do momento em que tiver os dentes anteriores, alguns alimentos já podem ser dados em pedaços maiores”.

Outra dúvida frequente dos pais é sobre a influência da chupeta e do bico da mamadeira na formação dos dentes da criança. Heloisa chama a atenção para a questão de que, com a vida moderna, é comum que os pais tenham de deixar os seus filhos aos cuidados de outras pessoas e, nesses momentos, essas ferramentas podem contribuir como um facilitador. Por isso, ela orienta para o uso correto. “Deve-se evitar utilizar mamadeira e chupeta, mas, se não for possível, é preciso usar a mamadeira apenas para o momento do mamá e a chupeta apenas para acalmar o choro. O bico utilizado deve ser o ortodôntico, de cabeça chata. Também é importante que esses hábitos sejam retirados da criança até os dois anos”. O processo de erupção dentária dos bebês gera muitas inseguranças aos pais. De acordo com a odontopediatra, alguns acreditam que o nascimento dos dentes dá febre nas crianças, mas o que acontece é um quadro febril. “A criança fica com a cabeça um pouquinho mais quente, o resto do corpo em temperatura normal, os pés e as mãos frios. Com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.