A luz e a visão - Sessões 1 e 2 - Resumo para os alunos

Page 1

Aceite para publicação em 15 de Março de 2010.

ESCOLA_________________________________ Ciências Físico-Químicas – 8º Ano – 20__/20__ Resumo das sessões 1 e 2

O que é a Luz?  A luz é energia que se espalha pelo espaço. É esta forma de energia que nos permite ver o que nos rodeia.  Sem luz, os nossos olhos nada conseguem ver.  Como a luz que nos ilumina é normalmente a luz branca do sol, achamos que os objectos têm sempre a mesma cor mas, como verificaste com as experiências que fizeste, a cor do mesmo objecto muda, se ele for iluminado com luz de cores diferentes.  A cor dos objectos depende da cor da luz com que eles estão a ser iluminados!

Como chega a luz do sol até nós?  A nossa principal fonte de luz é o Sol.  A luz que o sol produz propaga-se (“espalha-se”) pelo espaço vazio e chega ao nosso planeta cerca de 8 minutos e meio depois, iluminando os locais por onde passa.  A luz propaga-se no espaço, ou seja, “espalha-se por todo o lado”, em todas as direcções e sempre em linha recta.  Há outras fontes de luz, como as lâmpadas (da iluminação eléctrica), o fogo, uma trovoada…

Como conseguimos ver o que nos rodeia?  É a luz que se reflecte nos objectos (“choca” com os objectos e “volta para trás”) e que é depois captada pelos nossos olhos, que nos permite ver o que nos rodeia.  Na ausência de luz não conseguimos ver o que nos rodeia. Os objectos tornam-se visíveis quando são iluminados por uma fonte de luz e reflectem uma parte dessa luz; a luz reflectida chega aos nossos olhos e assim conseguimos vê-los.  Quando a luz encontra um objecto no seu caminho atravessa-o, se ele for transparente ou é reflectida, se ele for opaco.

Reflexão da luz – Espelho plano  A luz incide (“bate”) no espelho segundo um determinado ângulo (o ângulo de incidência) e é reflectida em sentido oposto, mas com um ângulo com o mesmo valor do ângulo de incidência. Este é o chamado ângulo de reflexão.  Se a luz incidir perpendicularmente ao espelho é reflectida em sentido oposto, na mesma direcção (volta para trás). O ângulo de incidência e o ângulo de reflexão são nulos.

Onde “está” a imagem que vejo no espelho?  Num espelho plano o objecto que vemos parece que está atrás do espelho.  Na realidade o que vemos no espelho é a imagem do objecto, que está situada no ponto onde vão convergir (onde se vão juntar) os raios de luz que são reflectidos pelos espelhos e chegam aos nossos olhos.  A imagem está “dentro do espelho” e só aí a podemos ver; diz-se por isso que é uma imagem virtual.

by Ana Paula Paiva