AL 3.2 (10º ano) – Capacidade Térmica Mássica Autoria da simulação: Léo Rodrigues Macena dos Santos ; Paulo Simeão Carvalho
Roteiro de exploração da Atividade Experimental Virtual Esta Atividade Experimental Virtual (AEV) possibilita estudar o comportamento de blocos feitos de diversos materiais, quando aquecidos por uma resistência elétrica de potência aproximadamente constante durante um intervalo de tempo fixo. Os materiais disponíveis para o estudo nesta AEV são o cobre (Cu), alumínio (Al), um material desconhecido (para ser identificado com os resultados experimentais) e finalmente um material cujo valor da capacidade térmica mássica é gerado aleatoriamente. Os resultados experimentais obtidos na simulação permitem determinar a capacidade térmica mássica dos materiais disponibilizados. A simulação tem uma versão em Português e outra em Inglês, devendo ser escolhida, no arranque, a versão pretendida.
Descrição Nesta simulação, blocos cilíndricos de materiais que podem ser o Cobre (Cu), o Alumínio (Al), um material desconhecido ou um cujo valor da capacidade térmica mássica é gerado aleatoriamente, são aquecidos por uma resistência elétrica de 2,19 Ω, que é colocada ao longo do seu eixo central. A temperatura do bloco, inicialmente a 25,0 °C, é medida por um sensor colocado no seu interior. A diferença de potencial (U) e a corrente elétrica (I) que passam na resistência elétrica podem ser medidas com um voltímetro e um amperímetro, respetivamente, como mostra a animação. A massa dos blocos pode ser ajustada (mínimo 1000 g, máximo 3000 g). A dimensão dos blocos na simulação não está à escala. Os materiais de que são feitos os blocos são:
Cobre (Cu)
Alumínio (Al)
Um material desconhecido
A simulação permite ainda estudar o comportamento de um material cujo valor da capacidade térmica mássica é gerado aleatoriamente. O intervalo de tempo de duração da experiência é, por defeito, de 120 s. Podes variar esse valor entre 60 s e 600 s.