Page 1

Quantas รกrvores tem a escola?


1ª Sessão – Recolha de dados (60 mn) e assembleia de turma (30 mn) Objectivos: - saber orientar-se segundo um mapa, planta, esquema - localizar em planta objectos em tamanho real - calcular a média aritmética Material: Ficha com a planta da escola Caneta Máquina fotográfica Descrição: Os alunos distribuem-se livremente pelo recinto escolar, em pares, e registam na planta as árvores que encontram (com um símbolo pré-definido: cruz, bolinha…). Foi-lhes pedido que no fim do percurso escolhessem a “sua” árvore, uma árvore em particular da qual irão mais tarde calcular a altura e o perímetro e estudar com mais pormenor. A professora vai interagindo com os diferentes pares e fotografando cada aluno ao lado da árvore escolhida.

De volta à sala de aula todos fazem a sua contagem e respondem à pergunta: afinal quantas árvores tem a escola? Registamos no quadro todos os números encontrados. Mas se as árvores são as mesmas, como resolver a questão de respostas diferentes? Surge a necessidade de calcular a média aritmética dos dados indicados.


2ª Sessão – Medições (60 mn) e registo de resultados (30 mn) Objectivos: - fazer correctamente medições - calcular a altura e perímetro de uma árvore - desenhar em detalhe uma folha Material: Ficha com texto informativo sobre o trabalho a realizar Ficha de registo das medições e desenho Lápis, borracha Fitas métricas Descrição: Os alunos lêem o texto que pode ser do tipo:

Fonte: http://ribacoa.no.sapo.pt/concurso.htm

Calcular altura e perímetro Qual é o perímetro do tronco (1 metro acima do solo)? Para medir o perímetro, podes utilizar uma fita-métrica ou uma corda. No caso da fita-métrica não ser suficientemente longa, utiliza uma corda. Enrola-a à volta da árvore, estica-a em seguida

e mede-a com uma fita-métrica ou uma régua.


Qual é a altura da árvore? Para medir a altura de uma árvore, não é preciso trepar até ao topo da árvore com uma fita métrica. Só são necessário 1 lápis ou régua e uma fita métrica grande, com alguns metros. Coloca-te em frente da árvore com o lápis (ou a régua) na mão, de braço esticado, de modo a que vejas o lápis e a árvore sobrepostos e que os dois apresentem o mesmo tamanho. Para tal, podes aproximar-te ou afastar-te para que os dois tenham o mesmo tamanho. Não te esqueças de apontar bem para o cimo e para a base do tronco da árvore. Após teres sobreposto o lápis à árvore, marca o sítio onde te encontras e mede a distância até à base da árvore. Essa será a altura aproximada da tua árvore.

Fonte: http://www.uarte.mct.pt/activ/dia-arvore/dicas.asp

“Dicas” para a observação e registo das características da árvore 1. Localização Onde se encontra a árvore exactamente? Descreve o caminho a seguir para chegar à tua árvore.


2. Folhagem É uma árvore de folha caduca ou perene? As árvores de folha caduca, ficam sem folhas no Inverno, que caem no Outono e voltam a nascer na Primavera (ex: plátano). As árvores de folha perene, têm folhas ao longo de todo o ano (ex: pinheiro). Se conseguires encontrar algumas folhas no chão que saibas que pertenceram à árvore, ou se a árvore tiver folhas, descreve-as (Não arranques folhas da árvore nem partas nenhum ramo):

3. Medições da árvore Qual é o perímetro do tronco (1 metro acima do solo)?: Para medir o perímetro, podes utilizar uma fita-métrica ou uma corda. No caso da fita-métrica não ser suficientemente longa, utiliza uma corda. Enrola-a à volta da árvore, estica-a em seguida e mede-a com uma fitamétrica ou uma régua. Outra forma de descobrir o perímetro é “abraçar” a árvore. Várias pessoas encostam-se à árvore, com os braços esticados e com as mãos dadas umas às outras. Para algumas árvores bastam uma ou duas pessoas, mas para outras chegam a ser necessárias 5 ou mais. Em seguida, as pessoas que abraçaram árvore, põem-se ao lado umas das outras, ainda com os braços esticados e de mãos dadas. Outra pessoa mede a distância que vai desde a mão da primeira pessoa até à mão da última. Qual é a altura da árvore?: Para medir a altura de uma árvore, não é preciso trepar até ao topo da árvore com uma fita métrica. Só é necessário 1 lápis, uma pessoa para ajudar e uma fita métrica grande, com alguns metros. Uma das pessoas põe-se à frente da árvore com o lápis na mão, de braço esticado, de modo a que veja o lápis e a árvore sobrepostos e que os dois apresentem o mesmo tamanho. A outra pessoa vai-se encostar ao tronco da árvore. De seguida, quem tiver o lápis na mão vai rodá-lo com firmeza nunca deslocando a base do lápis da base do tronco, como se fosse o ponteiro de um relógio, até que o lápis fique na horizontal, “deitado” no chão. Depois pede a quem se encontra encostado à árvore, para andar para o lado até chegar ao ponto que coincide com o bico do lápis. Quando isso acontecer, a pessoa pára de andar e marca a sua posição no chão. A seguir mede-se a distância desde o tronco até ao local marcado no chão e obténs a altura da tua árvore.

A professora certifica-se que todos entenderam o que vão fazer no exterior e distribui as fitas métricas. De volta à sala de aula concluem livremente o desenho da folha e é-lhes pedido que pesquisem para completar o trabalho: 4. História


Que idade terá, no mínimo? Qual é a sua “história”: Tenta pesquisar, perguntando aos funcionários que já trabalham há mais tempo na escola, se eles se lembram quando a árvore foi plantada ou desde quando se lembram de ela ali estar. No entanto, a árvore pode estar há pouco tempo num local e já ser muito mais velha, por ter sido transplantada. Tenta saber se a árvore está ligada a algum acontecimento importante (comemoração do Dia do Ambiente, por exemplo).

5. Identificação Que árvore é? Refere algumas das suas características • •

Nome comum: Nome científico:

Tipo de folha:

Tipo de casca: Utiliza livros de identificação de árvores e a Internet para descobrir qual é a tua árvore. É mais fácil descobrir qual é a árvore que estamos a pesquisar se tivermos fotografias das suas folhas, pedaços da casca, frutos ou flores para podermos comparar. Não se devem arrancar pedaços à árvore! Aproveita o que estiver caído no chão e que saibas pertence à árvore. Se a árvore tiver folhas, refere se são simples ou compostas, dentadas ou lisas. O tronco poderá ter casca lisa ou rugosa. Também é importante saber se é uma resinosa.

6. Produtos extraídos da árvore As árvores deste tipo dão alguns produtos que nós possamos utilizar? Lembra-te que as árvores fornecem-nos frutos, cortiça, madeira, e até alguns produtos para uso na medicina. É o caso da tua árvore?

O trabalho individual ficará completo com a colagem da fotografia. Anexo: ficha de registo do trabalho realizado


ESCOLA ______________________________ Ficha de trabalho de CN / MAT:” Quantas árvores tem a Escola?” Com um dos teus colegas vais percorrer toda a zona exterior dos pavilhões, contar e localizar na planta da escola todas as árvores que encontrarem. A nossa escola tem ___ árvores. A minha estimativa foi boa / má porque a média de contagens da turma foi ___.

Agora vais escolher a “tua” árvore e descobrir tudo o que puderes sobre ela: Espécie__________________________Flores / frutos _____________________ Tipo de folhas_____________________(desenha uma folha)

Com as técnicas aprendidas na aula de Matemática calcula: Perímetro ____m.

Altura___m.

Porque escolheste esta árvore? _____________________________________ Dá-lhe um nome________________________________________ Cola aqui a vossa fotografia:

Quantas árvores tem a escola  

Material da Casa das Ciências disponível para download em: http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=...

Advertisement