__MAIN_TEXT__

Page 1


PROTOCOLO ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Assunto: Interações seres vivos – ambiente. Influência dos fatores abióticos no comportamento dos seres vivos. As Ciências Experimentais utilizam o denominado método científico. Vamos aplicá-lo a uma situação concreta.

Problema

Pensa um pouco

Como reagem os seres vivos aos fatores abióticos?

Por que razão alguns mosquitos, como as melgas, se juntam rapidamente em torno de qualquer lâmpada, nas noites quentes de verão?

Por que razão se encontram minhocas nos solos húmidos e não nos solos secos? Por que é que o teu gato se deita sempre junto ao aquecedor, ou dorme aos teus pés? Estes exemplos parecem mostrar que os seres vivos alteram o seu comportamento em função de fatores abióticos como a luz, a água ou a temperatura. Mas será mesmo assim?

Analisa informação Bichos-de-Conta

Retirado de internet, fonte desconhecida


Os Bichos-de-conta pertencem ao Filo Arthropoda, membros do Subfilo Crustacea, o mesmo das lagostas, e o seu nome científico é Armadillium vulgare. Os Bichos-de-conta são o único grupo de crustáceos inteiramente terrestre, todos os outros vivem ou no mar ou nas águas dos rios. Estes animais apresentam o corpo segmentado e revestido por uma espécie de armadura, que lhes confere proteção contra os seus predadores. Para além disso, ao mínimo sinal de perigo, enrolam-se ficando com forma de uma conta (dos terços), donde resulta o seu nome. Caso não tenhas reparado, estes animais apresentam olhos, apesar de viverem bastante tempo enterrados no solo. No campo podes facilmente encontrá-los debaixo de rochas.

Formula hipóteses

Com base na informação contida no texto e no que já conheces destes animais, como pensas que irão reagir a: Presença/Ausência de Luz (justifica)

Presença/Ausência de Água (justifica)

Presença/Ausência de Calor (justifica)

Planifica a experiência Agora vais estudar o comportamento dos bichos-de-conta em função da luz. Planifica uma atividade experimental, tendo como objetivo:


Investigar a influência da luz no comportamento dos bichos-de-conta.

Como Reagem os Bichos-de-conta à Luz? Material       Procedimento 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Regista os dados

Estudo da influência da Luz no Comportamento dos Bichos-de-conta


1º Ensaio Zona Zona Iluminada Escura

2º Ensaio Zona Zona Iluminada Escura

2’ 4’ 6’ 8’ 10’ 12’ 14’ 16’ Média

Analisa os resultados e tira conclusões

1. Que fatores abióticos se mantiveram constantes ao longo da experiência (variável controlada) e qual variou?

2. Compara os resultados obtidos nos dois ensaios. O que podes concluir? Achas importante a realização de dois ensaios?

3. Tendo em conta os resultados obtidos, que conclusões podes tirar sobre

o comportamento dos Bichos-de-conta em relação à presença ou ausência de luz?

4. Compara agora os resultados obtidos com a hipótese formulada inicialmente. Essa hipótese foi apoiada ou rejeitada pelos resultados?


Procura agora planificar outra atividade experimental, a realizar numa próxima aula de Ciências Naturais… Objetivo: Investigar a influência da temperatura comportamento dos bichos-de-conta.

no

Profile for Casa Ciências

Atividade Fatores abióticos  

Parte do recurso da Casa das Ciências "Atividade Fatores abióticos". Disponível para download em: https://www.casadasciencias.org/recurso/78...

Atividade Fatores abióticos  

Parte do recurso da Casa das Ciências "Atividade Fatores abióticos". Disponível para download em: https://www.casadasciencias.org/recurso/78...

Advertisement