Issuu on Google+

PLANO DE AULA Disciplina / Área Curricular não Disciplinar

Data

Hora

Sala

Ano/Turma

Ciências Naturais 1. UNIDADE DIDÁCTICA 2. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

3. COMPETÊNCIAS/ OBJECTIVOS

4. SUMÁRIO

Organismo Humano em Equilíbrio Sistema Cárdio-Respiratório Conceitos: Sistema Circulatório Sanguíneo, Sistema Circulatório Linfático, sangue, linfa, glóbulos vermelhos, hemácias, eritrócitos, glóbulos brancos, leucócitos, plaquetas, trombócitos, plasma, linfa intersticial, linfa circulante, vasos linfáticos, elementos figurados, hemoglobina, anemia, leucemia, hemofilia DOMÍNIO DO CONHECIMENTO: Identifica os fluidos que constituem o meio interno; Conhece o mecanismo de formação da linfa; Conhece os diferentes constituintes do sangue e respectivas funções; Distingue o sangue da linfa; Distingue linfa intersticial de linfa circulante; Conhece as funções da linfa; Relaciona a anemia com uma alimentação deficiente em ferro; Relaciona a variação na quantidade de glóbulos brancos com as infecções no organismo; Relaciona a renovação constante da linfa intersticial com a manutenção da vida das células; Interpreta textos e figuras. DOMÍNIO DO RACIOCÍNIO: Formula problemas e hipóteses; Resolve problemas; Prevê e avalia resultados; Estabelece comparações; Realiza inferências; Desenvolve processos de organização da informação. DOMÍNIO DA COMUNICAÇÃO: Utiliza linguagem científica; Utiliza diferentes modos de representar a informação; Partilha informação; Utiliza correctamente a Língua Portuguesa nas diferentes fontes de informação e na construção do conhecimento. DOMÍNIO DAS ATITUDES: Compreende a importância da Ciência para o dia-a-dia do cidadão; Compreende o processo de construção da ciência; Revela curiosidade; Revela perseverança; É rigoroso; Reformula o seu trabalho; Contribuir para a manutenção da coesão da comunidade escolar, assente num clima de escola que se pretende manter e aprofundar e numa cultura de escola que se pretende optimizar, tendo subjacentes os princípios e valores estabelecidos no Projecto Educativo. Correcção do trabalho de casa. Introdução ao sistema Cárdio-Respiratório. Sangue e linfa: constituição e função. Resolução de uma ficha de trabalho.

DESENVOLVIMENTO DA AULA (referir estratégias/actividades e recursos utilizados nos diferentes momentos da aula) [1.º Momento de Aula – sumário e correcção do trabalho de casa] Projectar-se-á o sumário da aula, permitindo aos alunos o seu registo.

[2.º Momento de Aula – motivação e objectivos] Solicitar-se-á aos alunos o registo do título do capítulo que será iniciado - “Sistema Cárdio-Respiratório”. Neste contexto, discutir-se-á a razão da designação, bem como a existência de dois sistemas circulatórios. A análise dos objectivos de aula será realizada através da visualização e discussão de uma animação da Universidade de Harvard, onde se mostra a circulação sanguínea e todos os processos celulares envolvidos na diapedese. A visualização do filme permitirá a consciencialização do processo de construção da ciência, bem como da interpretação visual de um fenómeno celular que será abordado no capítulo. Será ainda uma forma de integrar os conhecimentos/objectivos da aula de forma visual, tornando explícitos os objectivos de aprendizagem.


[3.º Momento de Aula – Diagnóstico/integração de conhecimentos prévios] Posteriormente, colocar-se-á a seguinte questão aos alunos: Quais são as funções do sistema Circulatório Sanguíneo? Com base na interpretação de figuras, solicitar-se-á aos alunos para sistematizarem as funções deste sistema. Concluirse-á esta exploração solicitando aos alunos para transcreverem no caderno diário, classificando as funções em categorias: funções de transporte, defesa/reparação e regulação (este esquema será também fornecido aos alunos). Ainda neste contexto, solicitar-se-á a dois alunos para legendarem o tecido sanguíneo. Aproveitar-se-á para distinguir a representação das células do sangue sob a forma de ilustração da imagem ao MOC e STEM. Para além de permitir a participação e diagnóstico de conhecimentos dos alunos, esta tarefa visa a construção/organização do conhecimento a partir dos conhecimentos prévios.

[4.º Momento de Aula – Aquisição de conhecimentos] Seguidamente, colocar-se-á a seguinte questão aos alunos: Quais são os fluidos que se encontram no corpo humano/meio interno? Entregar-se-á uma ficha de trabalho aos alunos sobre sangue e linfa e pedir-se-á a um aluno para ler o texto. Seguidamente, explorar-se-á a imagem da ficha de forma a responder à primeira questão. Ainda neste contexto, explorar-se-á um gif animado construído para ajudar à compreensão da interdependência de sangue e linfa, bem como uma figura com a distribuição dos vasos linfáticos. Posteriormente, prosseguir-se-á a resolução da ficha de trabalho e, após discussão das questões com os alunos, estas deverão ser registadas na ficha de trabalho. De seguida, colocar-se-á a seguinte questão aos alunos: Como é constituído o sangue? Partindo da análise de uma imagem ao microscópio do tecido sanguíneo, solicitar-se-á a um aluno para ordenar os elementos figurados do sangue em função do seu tamanho, número e duração das células. Esta interactividade pretende a integração de conhecimentos com base na organização de informação visual. Partindo da interactividade anterior, analisar-se-á um quadro-resumo com os constituintes do sangue, destacando a informação obtida anteriormente na tabela. Aproveitar-se-á para fazer a ligação com os conhecimentos dos alunos, nomeadamente sobre algumas doenças e factos relacionados com os diferentes constituintes do sangue. Continuar-se-á a resolução da ficha de trabalho. A exploração de recursos diversos à medida que os alunos realizam a ficha de trabalho permite uma construção do conhecimento e constante registo de conceitos e ideias, fomentando o trabalho prático e consolidação de conceitos. O uso de interactividades ajudará os alunos a construir o seu conhecimento.

[5.º Momento de Aula – Fecho de aula] Concluir-se-á a aula exibindo uma animação da escola virtual a título de resumo da aula. Os alunos serão informados de que concluiremos a ficha de trabalho na próxima aula e também que deverão realizar a questão 3. como trabalho individual. A conclusão de aula e o trabalho individual permitirão a integração de conhecimentos/investigação bem como a ligação com uma situação do quotidiano – uma análise ao sangue.

Recursos utilizados: Apresentação interactiva para quadro interactivo (animações, filmes 3D, exercícios de exploração de imagens, categorização, legenda de imagens, imagens animadas, análise de tabelas,…). Fichas de trabalho: 1) mapa de conceitos de trabalho individual; 2) ficha de aula sobre meio interno (registo de conceitos e ideias, análise de informação, aplicação de conceitos,…). Caderno diário (registo do sumário, informação, apontamentos). Observações

O PROFESSOR:


Plano de aula do material "Introdução ao estudo do sangue e linfa"