Dispositivos móveis no apoio a uma aprendizagem autónoma com a app milage aprender+

Page 1

GUIMARÃES 9,10 e 11 de julho Mauro, ISE, CIMA, CIAC, Universidade do Algarve, Portugal Ana Paula Alves, AE Dr. Francisco Sanches, Braga, Portugal Sílvia Zuzarte, AE de Casquilhos, Barreiro, Portugal Sónia Barbosa, AE de Santo António, Barreiro, Portugal

MILAGE APRENDER+

O projeto MILAGE (MathematIcs bLended Augmented GamE) é um projeto ERASMUS+, financiado pela Comissão Europeia, coordenado pela Universidade do Algarve, envolvendo sete parceiros de quatro países (Portugal, Espanha, Noruega e Turquia), que se iniciou em 2015, tendo como principal objetivo promover a criação e a utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem da Matemática. No âmbito deste projeto a Universidade do Algarve desenvolveu para a utilização por alunos a APP MILAGE APRENDER+, gratuita, para dispositivos móveis com sistema operativo Android e IOS.

Considera-se que a aprendizagem se torna mais interativa e centrada no aluno por implementar uma abordagem de aprendizagem móvel baseada em vídeos educacionais num ambiente gamificado, com um esquema de autoavaliação e de avaliação pelos pares que visa estimular a aprendizagem autónoma e ativa dos alunos (Figueiredo et al., 2017). Associada à aplicação dos alunos está disponível a versão do professor, MILAGE APRENDER+ PROFESSORES, igualmente gratuita, para que os professores (do 1.º ciclo ao secundário) possam criar os conteúdos de aprendizagem e acompanhar o trabalho dos seus alunos. Para a utilização da aplicação em contexto de sala de aula, os alunos podem resolver (individualmente, a pares ou em pequenos grupos) uma ficha de exercícios da aplicação MILAGE, selecionando-a a partir de um conjunto de fichas organizadas pelas respetivas temáticas do seu ano de escolaridade.

Fig. 1 - Alunos do 8.º ano de Matemática da Escola 2.º e 3.º ciclos Dr. Francisco Sanches, Braga, a utilizarem a APP MILAGE APRENDER+ em sala de aula.

Estão disponíveis, fichas com três níveis de dificuldade (inicial, intermédio e avançado). Os alunos resolvem cada um dos exercícios no seu caderno e tiram fotografia da respetiva resolução, usando uma funcionalidade da aplicação. De seguida, podem visualizar e comparar a sua resolução com a efetuada pelo professor, observando na aplicação as cotações, atribuindo pontos por cada etapa de resolução bem-sucedida, concretizando assim a sua autoavaliação. Se quiserem poderão ainda visualizar, para cada questão, uma explicação em vídeo da resolução. No final de cada ficha, poderão ainda avaliar os seus pares, analisando as resoluções dos colegas, verificando o raciocínio apresentado, atribuindo a respetiva pontuação. No caso de os alunos estarem a trabalhar em grupo, todos realizam os exercícios e, no final, comparam e discutem as suas resoluções e escolhem uma delas ou reescrevem-na. À medida que os alunos resolvem os exercícios, autoavaliando-se e fazendo a avaliação dos seus pares, ganham pontos, posicionando-se num ranking com três níveis de pontuação (escola, Portugal e mundial).

Fig. 2 - Alunos do 12.º ano de Matemática A da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro, a utilizarem a APP MILAGE APRENDER+ em grupo na sala de aula.

Na aprendizagem fora da sala de aula, os alunos podem realizar autonomamente as fichas que escolherem ou as indicadas pelo professor, ao seu ritmo e onde quiserem. Um misto das duas formas anteriores também é possível, cabendo ao professor analisar a melhor estratégia de utilização desta plataforma para benefício da aprendizagem dos seus alunos. Os professores podem ainda proporcionar aos seus alunos atividades de aprendizagem em que estes assumem o papel de construtores de recursos para a plataforma MILAGE. Nesse contexto, cabe ao professor o papel de orientação, supervisão e de validação final das fichas construídas pelos alunos. As fichas são sempre submetidas na plataforma pelo professor, de acordo com as normas estipuladas pelo projeto. Da nossa experiência de utilização desta aplicação com alunos dos vários ciclos de escolaridade, podemosdestacar a sua importância no apoio ao estudo autónomo do aluno e à sua motivação para a aprendizagem da Matemática. Ao professor permite-lhe uma melhor gestão de diferentes ritmos de aprendizagem e outrasdinâmicas de trabalho, contribuindo para a diferenciação pedagógica dentro e fora da sala de aula. Figueiredo, M. J. G., Bidarra, J., González-Pérez, A., & Godejord, B. (2017). Promoting Autonomous Work of Students with the MILAGE LEARN+ app. In International Technology, Education and Development Conference, March, pp. 7660-7667

Fig. 3 - Alunos do 10.º ano de Matemática A da Escola 2.º e 3.º ciclos e Secundária de Santo António, Barreiro, a produzirem recursos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.