Page 1

Guião do Professor / Instruções de utilização.

Este Projeto de trabalho está dividido em várias partes. Opcional – Imprimir 3D. Se pretende utilizar as tecnologias de impressão em 3D, deve começar por imprimir os recursos (.STL) disponibilizados (pasta com o nome imprimir 3D) para que a fase de experimentação possa fluir sem interrupções. Se elaborar a experiência com um DVD escolha uma lanterna de mão led. de meio alcance e com feixe de luz branca. Aviso: A pasta parte 2 do pião contem componentes pequenos, como tal devem ser tomadas medidas de segurança.

Papel – Impressão da Banda Desenhada e os Discos de Newton. Dentro da pasta intitulada Imprimir BD irá encontrar os ficheiros em formato PDF, prontos a imprimir; a banda desenhada; e os Discos de Newton já contruídos. Os alunos devem colorir conforme indicações dadas na banda desenhada, ou usar metodologias apropriadas à exploração do tema e das atividades práticas. Explorando as Aprendizagens Essenciais podem usar como opção o compasso e a régua para criar os discos de Newton e explorar o que acontece se se diminuir o tamanho das divisórias das cores. Em ambas a situações o sucesso da atividade depende de algum rigor, como no uso das cores corretas, sequência das cores e a saturação do disco. Outro fator crucial é a posição em que se fura o disco, por isso deve-o furar mesmo no centro (não aconselho o uso das canetas de feltro em papel regular). Aviso: Fotossensibilidade/ataques epiléticos: Algumas pessoas podem sofrer ataques epiléticos ou desmaios provocados por flashes ou padrões de luz, e isto pode acontecer enquanto veem televisão ou utilizam videojogos, ….

Digital – Apresentação interativa e simulação do Disco de Newton. Na pasta com o nome Digital encontra-se uma apresentação em que pode usar o projetor ou o quadro interativo para que a turma consiga ver e ler a banda desenhada, permitindo navegar entre páginas. Ao carregar nas imagens pode-se ampliar essa área da banda desenhada para que os alunos consigam ler com mais facilidade. Inclui-se três simulações da atividade que usam as mesmas cores, mas com tonalidades e saturação diferentes (simulando algumas situações que ocorrem ao elaborar a atividade prática do Disco de Newton). Este recurso oferece a possibilidade de distribuir o conteúdo digital a todos os alunos, sem custos, e permite a construção de questões problemas ou de trabalhos de projeto baseados nas questões dos alunos ou na criação de um questionário online que permite uma consulta rápida às respostas de todos os participantes que responderam, possibilitando uma personalização bastante ampla da atividade e dos seus tópicos. Aviso: Fotossensibilidade/ataques epiléticos: Algumas pessoas podem sofrer ataques epiléticos ou desmaios provocados por flashes ou padrões de luz, e isto pode acontecer enquanto veem televisão ou utilizam videojogos, ….

Agradecimentos Este trabalho foi elaborado no decorrer da unidade curricular de Literacia Científica, do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, com o incentivo e supervisão da docente Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Goncalves.

Nuno Guilherme.


A PATRÍCIA CURIOSA (A Patrícia e as Cores). Descrição Esta atividade tem como principal pressuposto levar os alunos a efetuarem investigações numa determinada temática usando a banda desenhada, como recurso didático. Neste caso concreto, pretende-se que, partir deste recurso os alunos descubram informações relacionadas com os arco-íris primários e secundários e conceitos de: luz; cor; espectros de luz, bem como levar os alunos a descobrir quem foi Isaac Newton. Esta banda desenhada foi realizada com o intuito de responder à questão “Como fazem os cientistas?” e possibilita a promoção de áreas de saber, previstas nas aprendizagens essenciais para o 1.º CEB, 2º CEB e 3º CEB. Contudo, a exploração deste material pode ser efetuada recorrendo-se a diferentes formas, em diferentes contextos e em níveis de escolaridade não limitados aos propostos. A atividade possui um caráter interdisciplinar, podendo ser explorada numa metodologia de trabalho de projeto, usando-se as questões dos alunos como questões-problema, podendo-se, assim, explorar variantes de trabalhos de projeto que promovam o desenvolvimento de capacidades previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Devido ao seu conteúdo digital, este recurso é de implementação fácil e é apropriado para certas metodologias que usem a literacia digital para a sua resolução, como por exemplo a educação híbrida.

Objetivos de Aprendizagem Fomentar a Literacia Científica nos alunos, por meio da utilização de materiais apelativos e lúdicos, acerca de factos científicos, de curiosidades e perspetiva-se as características essenciais de um cientista, questionando temas que podem ser trabalhados isoladamente ou em conjunto com outras áreas de saber.

Categoria

Unidade

Tema

Várias

Ciências Naturais, Luz, Literacia Científica.

Cores, espectros de luz, atividades práticas.

Tipo de recurso    

Apresentação. Documento em PowerPoint. Documento em PDF (guia e Atividade prática). Ficheiros de impressão 3D.

Interatividade  

Apresentação interativa. Atividade prática.

Palavras-Chave Disco de Newton, espectros de luz, cores, Isaac Newton, Introdução às ciências.

Nome do Ficheiro

Tamanho do Ficheiro

PATRICIAEASCORES.zip

60.5 MB

Profile for Casa Ciências

Como fazem os cientistas? (A PATRÍCIA CURIOSA em: A Patrícia e as cores)  

Guião do professor do recurso publicado na Casa das Ciências em: https://www.casadasciencias.org/recurso/8946

Como fazem os cientistas? (A PATRÍCIA CURIOSA em: A Patrícia e as cores)  

Guião do professor do recurso publicado na Casa das Ciências em: https://www.casadasciencias.org/recurso/8946

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded