Issuu on Google+

Praia de Lavadores “Laboratório Natural” deAmbientes Geológicos


Localização

• Lavadores é uma praia rochosa localizada a Sul do Cabedelo (estuário do rio Douro), na Zona Centro Ibérica, área limítrofe com a Zona de Ossa Morena.

LAVADORES


O Cabedelo, no estuário o rio Douro, é uma estrutura de areia, alongada e com cerca de 1km de comprimento e 100m de largura, que estrangula a saída do rio para o mar. A actual forma do Cabedelo é resultado da conjugação da acção do mar, do rio, do vento e do ser humano, evoluindo com o tempo. PORTO Cabedelo


Cabedelo, no estuรกrio do Rio Douro


AMBIENTE MAGMÁTICO EM LAVADORES


Granito de Lavadores

• O granito de Lavadores é um granito porfiróide (com cristais dee feldspato mais desenvolvidos no seio de uma massa granular), predominantemente biotítico, localizado na Zona Centro Ibérica.


O granito, na paisagem: Diaclases


Caos-de-blocos


A paisagem de Caos de Blocos, conjuntos de blocos graníticos arredondados, forma-se devido a alteração da rocha por ocorrência de redes de diaclases, ou fracturas, e posterior acção mecânica das águas.


Na paisagem granítica de Lavadores, observam-se aspectos típicos de disjunção esferoidal (rochas com o aspecto de descamação) e de erosão diferencial, neste último caso identificando-se megacristais de feldspato mais salientes do que o resto da rocha.


Disjunção esferoidal


Eros達o diferencial


Torre granĂ­tica (Tor)


As torres graníticas resultam da acumulação de blocos graníticos que não sofreram transporte, encontrandose dispostos de acordo com o sistema de fracturas ou diaclases que lhes deu origem. Em Lavadores, as torres graníticas ocorrem em número reduzido, não ultrapassando os 6m de altura e possuindo as arestas arredondadas.


Encraves e filões • Os encraves são estruturas magmáticas, escuras, incluídas no granito. • Os filões são rochas que cortam o granito, sendo, pois, de origem mais recente.


Enxames de encraves


Os enxames de encraves são aspectos com grande predominância de estruturas negras, rochas mais ricas em biotite e mais pobres em quartzo. Este facto pode ser explicado pela cristalização mais ou menos simultânea de dois magmas imiscíveis e com diferentes viscosidades, correspondendo um deles a um magma granítico e outro a um magma mais básico.


Soleiras


As soleiras correspondem a filões subhorizontais (rocha mais clara e de textura aplítica, essencialmente constituída por feldspato e quartzo) que foram postos a descoberto, apresentando-se como plataformas e sendo de formação mais recente do que a rocha granítica em que se encontram.


Marmitas • As marmitas litorais resultam da abrasão marinha, quando seixos rodopiam, com a dinâmica das ondas, originando cavidades arredondadas, na rocha.


Marmita de gigante


Em Lavadores, é possível identificar plataformas de abrasão, resultantes da acção das ondas do mar.


Plataforma de abras達o


Estruturas fluidais


As estruturas fluidais são estruturas típicas de fluxo magmático, definindo alinhamentos frequentemente caracterizados pela alternância de bandas escuras, de biotite, com bandas mais claras.


AMBIENTE METAMÓRFICO EM LAVADORES


Migmatitos


Os migmatitos são rochas heterogéneas constituídas por duas fracções: uma que nunca passou pelo estado de fusão e outra que se admite ter sofrido uma fusão parcial.

Actualmente, o termo migmatito é usado para designar uma mistura entre uma fracção metamórfica e uma fracção magmática.


Gneisse ocelado • De origem metamórfica e fazendo parte da Zona de Ossa Morena, o gneisse ocelado constitui, em Lavadores, o que localmente se chamam as Pedras Amarelas.


GNEISSE alterado (Zona de Ossa Morena)


Dobra


VEIOS DE QUARTZO, no gneisse.

Cristais de Quartzo


AMBIENTE SEDIMENTAR EM LAVADORES


Terraços marinhos - Período Quaternário-


Os terraços marinhos visíveis em Lavadores têm cerca de 2 milhões de anos de idade (Período Quaternário), neles sendo identificáveis séries transgressivas (sequências positivas) e séries regressivas (sequências negativas).


Terraços marinhos: sÊrie regressiva


Em conclusão, podemos dizer que a Praia de Lavadores constitui um verdadeiro laboratório natural onde se encontram presentes, numa pequena área, estruturas geológicas típicas dos ambientes magmático, metamórfico e sedimentar. De referir que a situação se encontra valorizada no PDM, no sentido de se protegerem estes aspectos, nomeadamente os terraços marinhos, da invasão pelo cimento e pela construção imobiliária.


NA NATUREZA, NADA SE PERDE, ... TUDO SE TRANSFORMA, AO LONGO DO TEMPO... E A GEOLOGIA AJUDA A CONHECER A DINÂMICA DA TERRA.


Laboratório natural de ambientes geológicos