__MAIN_TEXT__

Page 1

INSTRUÇÕES

Para implementação do roteiro anexo deverá instalar o seguinte programa existente na Casa das Ciências:

Simulador de desenvolvimento de plantas virtuais

http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=3508 7990&Itemid=23

Nota: Dos qutro tipos de ensaio que é permitido realizar, importa dizer que o que diz respeito à planta Paliurus lutum o guião elaborado não se adequa/aplica.


Simulador de desenvolvimento de plantas virtuais A aplicação “Simulador Plantas Virtuais”, que se encontra instalada no teu computador, permite a execução de um trabalho experimental num laboratório virtual. A atividade tem os seguintes objetivos:  Sistematizar tarefas inerentes a um trabalho de investigação laboratorial;  Concluir da importância de diferentes fatores no desenvolvimento das plantas;  Concluir das diferenças existentes entre diversas plantas no que respeita à influência dos fatores abióticos. PROCEDIMENTO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

17.

18.

19. 20. 21. 22. 23. 24. 25.

Abre a aplicação “Simulador Plantas Virtuais”. Clica sobre uma das imagens. Clica sobre a imagem correspondente à espécie que o teu professor indicou. Coloca a temperatura num valor nem muito alto, nem muito baixo (16 oC). Coloca para os restantes fatores um valor médio. Clica no botão para verificar o desenvolvimento da planta nas condições escolhidas. Regista na tua folha o valor correspondente ao desenvolvimento da planta. Clica no botão para fazer um ensaio com outras condições. Coloca a intensidade luminosa no valor baixa. Regista na tua folha o valor correspondente ao desenvolvimento da planta. Clica no botão para fazer um ensaio com outras condições. Coloca a intensidade luminosa no valor alta. Regista na tua folha o valor correspondente ao desenvolvimento da planta. Compara os 3 valores obtidos e regista na tua folha o valor ótimo de intensidade luminosa determinado. Verifica se algum dos valores obtidos corresponde a condições em que não há desenvolvimento da planta. Regista na tua folha. Clica no botão para fazer um ensaio com outras condições e coloca o valor ótimo de intensidade luminosa na aplicação. Durante o decorrer da experiência não alteres este valor. Tal como fizeste anteriormente regista os três valores obtidos em relação ao fator humidade do solo e coloca na aplicação o seu valor ótimo. Regista os resultados na tua folha. Precede de igual modo para os restantes fatores: 18.1. acidez do solo. 18.2. amplitude térmica diária. 18.3. fotoperíodo. 18.4. humidade do ar. Mantém os fatores que analisaste no seu valor ótimo. Regista na tua folha o valor correspondente ao desenvolvimento da planta desde os -10oC até aos 40oC. Regista na tua folha o valor ótimo determinado para a temperatura média e as condições em que não há desenvolvimento. Retrocede na aplicação ( ). Clica no local, onde podes passar para o teu computador, uma folha em Excel para registares os resultados obtidos durante a experiência. Preenche a folha. Guarda o documento no Ambiente de Trabalho do teu computador.

Profile for Casa Ciências

Guiao "simulador de plantas virtuais"  

Guião do material da Casa das Ciências "Simulador de desenvolvimento de plantas virtuais" disponível para download em: http://www.casadascie...

Guiao "simulador de plantas virtuais"  

Guião do material da Casa das Ciências "Simulador de desenvolvimento de plantas virtuais" disponível para download em: http://www.casadascie...

Advertisement