Guia de Exploração Tipo de material: Apresentação de diapositivos Título: Alteração do Granito Disciplina: Biologia e Geologia Ano II (11º ou 12º ano)
Enquadramento no Programa Tema IV – Geologia, problemas e materiais do quotidiano 2. Processose materiais geológicos importantes em ambientes terrestres. 2.1 Principais etapas de formação das rochas sedimentares. Rochas sedimentares. As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra. A apresentação explora a alteração superficial do granito (rocha magmática intrusiva), salientando a importância do sistema de diáclases na intensidade e velocidade dos processos de meteorização desta rocha. Destaca em particular a alteração química da rocha com a exploração do processode hidrólise dos feldspatos (caulinização).
Sugestões metodológicas A apresentação de diapositivos “Alteração do Granito” deve ser utilizada em contexto de sala de aula com alguns cuidados, uma vez que em determinados diapositivos são utilizadas formas/sólidos geométricos e volumetrias que podem, caso não sejam explicadas aos alunos as razões da sua utilização, induzir concepções erradas quanto às formas e volumetrias reais das rochas envolvidas nos processos geológicos em estudo. O mesmo se aplica aos aspetos relacionados com escalas verticais e horizontais e velocidades reais. Por esta razão sugere-se a discussão com os alunos sobre estes aspetos para que ocorra uma apreensão clara por parte destes da comparação com os processose escalasenvolvidas. Deverá ser dada atenção aos seguintes aspetos: 1. No diapositivo 3, salientar o facto do cubo (castanho) representar apenas um pequeno volume de magma presente numa bolsada magmática no interior da litosfera, cujas dimensões e formas reais podem ser inferidas do diapositivo anterior, pelo que o que irá ser descrito para este pequeno volume se aplica ao volume total de magma; 2. Os diapositivos 3 e 4 representam a solidificação do magma em profundidade e formação do granito (cor do cubo altera de castanho para cinzento); 3. A partir do diapositivo 5 as alteraçõesocorridas no granito são supergénicas; 4. A sequência de diapositivos 7 a 10 pretende representar a infiltração e acumulação de águas de precipitação nas diáclases que serão responsáveis pela alteração física/química da rocha;
1