Química da Digestão na boca

Page 1

QUÍMICA DA DIGESTÃO NA BOCA Aceite para publicação em 21 de dezembro de 2017 - CASA DAS CIÊNCIAS

- Guião de utilização UNIDADE: Sistema digestivo TEMA: Química da digestão na boca TIPO DE RECURSO: Animação interativa (Flash), para utilização em todo o tipo de plataformas. PALAVRAS CHAVE: Digestão; Reações químicas; Reações de hidrólise; Enzimas; Catalisador; Substrato; Especificidade enzimática; Amilase salivar (Ptialina); Amido; Glicogénio; Celulose; Fibras vegetais; Maltose; Glicose; Proteína; Aminoácido; Lípido; Ácido gordo; Glicerol; Monómero. OBJETIVOS: - Compreender a especificidade das enzimas, isto é, atuam sobre uma determinada substância (substrato) ou grupo restrito de substâncias (substratos). - Identificar os nutrientes complexos cuja digestão se inicia na boca. - Identificar os nutrientes complexos que não sofrem digestão na boca. - Identificar o produto de digestão do amido e do glicogénio na boca. - Identificar a enzima responsável pelo desdobramento do amido e do glicogénio na boca. - Relacionar a ação da amilase salivar no desdobramento dos polissacarídeos complexos com o tipo de ligação química entre monómeros de glicose. BOTÕES DE NAVEGABILIDADE NA INTERFACE: --» Parar a animação --» Avançar --» Voltar ao início da animação --» Avançar imagem a imagem --» Recuar imagem a imagem --» Sair da aplicação 1


TAMANHO RELATIVO DOS ELEMENTOS GRÁFICOS: - A animação interativa está adequada à utilização em sala de aula, com um projetor de vídeo (e quadro interativo), permitindo que toda a turma possa observar os objetos, ler as legendas e descodificar as mensagens implícitas e explícitas. - As moléculas e os respetivos monómeros não estão representados na mesma escala.

PROPOSTA DE METODOLOGIA A UTILIZAR NA EXPLORAÇÃO: 1- Após a enzima (objeto branco) quebrar uma das ligações do polissacarídeo, parar a animação e questionar: a)- Qual o nome da molécula que foi sujeita a digestão/reação química? R: AMIDO (cuja legenda aparecerá, logo que se continue a animação). b)- Qual o produto da digestão do amido na boca? R: MALTOSE (cuja legenda aparecerá, logo que se continue a animação). c)- Qual o nome das substâncias responsáveis pela quebra das ligações químicas das macromoléculas? R: ENZIMAS (é importante referir aqui que a digestão é um conjunto de reações químicas catalisadas por enzimas; estas reações são de hidrólise, isto é, a divisão das moléculas dá-se com a colaboração da água). d)- Tendo em consideração que o nome das enzimas deriva do substrato onde atua e termina em “ase”, qual o nome da enzima responsável pela quebra das ligações químicas do amido? R: AMILASE SALIVAR (cujo nome aparecerá, logo que se continue a animação). O professor deve chamar a atenção que esta amilase se denomina, também, de Ptialina para a diferenciar de outras amilases pertencentes a outros sucos digestivos. 2- O processo referido no ponto 1, volta a acontecer com uma nova molécula de amido. Assim, as questões já colocadas em a) e b) poderão repetir-se. 3- Quando a enzima se encontra com a macromolécula constituída por mais de 100 aminoácidos (aa), parar a animação e questionar: a)- Qual o motivo de não ter havido reação química/quebra das ligações entre aminoácidos? R: A enzima amilase salivar (ptialina) não é específica deste substrato. 2


b)- Qual o nome da molécula que não foi sujeita a digestão/reação química? R: PROTEÍNA (cujo nome aparecerá, logo que se continue a animação).

4- Após a enzima quebrar uma das ligações da macromolécula constituída por uma cadeia ramificada de monómeros de glicose, parar a animação e questionar: a)- Qual o produto da digestão da molécula que foi sujeita à ação da enzima (amilase salivar)? R: MALTOSE (a molécula de maltose irá para junto da respetiva legenda). b)- Qual o nome da molécula que foi sujeita a digestão/reação química? R: GLICOGÉNIO (cuja legenda aparecerá, logo que se continue a animação).

5- Quando a enzima se encontra com a macromolécula constituída por monómeros de glicose com ligações diferentes (pontos verdes) dos polissacarídeos anteriormente quebrados, parar a animação e colocar as questões: a)- Qual o motivo de não ter havido reação química/quebra das ligações entre os monómeros de glicose? R: As ligações não são quebráveis por esta enzima. b)- Qual é, neste caso, a macromolécula que não sofre digestão/reação química? R: CELULOSE (tem todo o interesse, neste momento, sublinhar o facto do ser humano não possuir enzimas para a digestão das fibras vegetais, como, por exemplo, de celulose; não sendo digeríveis as fibras vegetais, é importante salientar o interesse da sua ingestão a todas as refeições).

6- Quando a enzima se encontra com a macromolécula constituída por uma molécula de glicerol e três de ácidos gordos, parar a animação e questionar: a)- Qual o motivo de não ter havido reação química/quebra das ligações? R: A enzima amilase salivar (ptialina) não é específica deste substrato. b)- Qual o nome da molécula que não foi sujeita a digestão/reação química? R: LÍPIDO (cujo nome aparecerá, logo que se continue a animação).

3


FICHA TÉCNICA: Programa utilizado na construção dos objetos gráficos: Corel Draw Programa utilizado na construção da animação: Flash Player Grafismo: Carlos Pereira Interface: Carlos Pereira Animação: Carlos Pereira Textos: Carlos Pereira

Publicado sob uma Licença Creative Commons BY-SA da CASA DAS CIÊNCIAS

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.