Page 1

Tectónica de placas Ficha de Trabalho A Turma: 7.º____ Nomes dos alunos

Números

Introdução A superfície da Terra divide-se em diferentes secções, designadas placas tectónicas. Nos contactos entre as placas tectónicas ocorrem processos de formação e de destruição da superfície da Terra, entre outros. Nesta atividade irás explorar as seguintes questões: Questão n.º 1: Como é que ocorre a formação, expansão e destruição da placa oceânica? Questão n.º 2: Por que razão o volume da Terra não aumenta se as placas oceânicas se expandem?

Para responderes às questões anteriores, realiza as próximas tarefas. 1.ª tarefa: A formação e expansão da placa litosférica oceânica. 1. Observa as figuras 1, 2 e 3, que representam a abertura de um oceano e a formação e expansão da placa litosférica oceânica durante um período de tempo de 15 milhões de anos. As setas vermelhas assinalam a direção das forças que atuam sobre a crosta.

1. Pormenor do interior e da superfície da Terra antes da abertura de um oceano.

2. Pormenor do interior e da superfície da Terra passados 5 milhões de anos após o início da abertura do oceano.

Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro

1


3. Pormenor do interior e da superfície da Terra passados 15 milhões de anos após o início da abertura do oceano.

1.1. Descreve os processos que ocorreram ao nível da placa oceânica. 1.2. Lê o seguinte texto sobre a expansão da placa oceânica1. A expansão ou o alastramento da placa oceânica está continuamente a ocorrer, conduzindo a um movimento de afastamento (semelhante ao de um tapete rolante) para um e para o outro lado da dorsal média oceânica, em consequência da convecção na astenosfera. Este movimento processa-se a uma velocidade que varia de 1 cm/ano a 15 cm/ano. Estas ideias foram propostas, em 1962, por Harry Hess, geólogo da Universidade de Princeton, o que contrastava com as ideias de Wegener, que pensava que o fundo dos oceanos permanecia estacionário enquanto os continentes se movimentavam sobre este.

1.2.1. Indica a variação da velocidade anual da expansão da placa oceânica. 1.2.2. Menciona o investigador que apresentou, pela primeira vez, a ideia da expansão do fundo dos oceanos. 1.2.3. Explica por que razão as evidências da expansão das placas oceânicas contrariaram as ideias de Wegener.

2. Observa as figuras que representam a temperatura à superfície da Terra (figura 4) e no interior da Terra (figura 5). As setas vermelhas assinalam a direção das forças que atuam sobre as placas.

4. O termómetro regista a temperatura à superfície da Terra.

1 Fonte: Guerner Dias, A., Freitas, C., Guedes, F., & Bastos, C. (2011). Expansão do fundo oceânico.

WikiCiências, 2(05):0315.

http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Expansão_do_Fundo_Oceânico

Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro

2


5. O termómetro regista a temperatura no interior da Terra.

Seleciona a opção que completa corretamente a seguinte afirmação: “A temperatura da Terra é…” (A) mais elevada à superfície do que em profundidade. (B) mais elevada em profundidade do que à superfície. (C) igual à superfície e em profundidade.

3. Observa as figuras que representam a densidade da crosta oceânica (figura 6) e da crosta continental (figura 7).

6. O medidor regista a densidade da crosta oceânica.

7. O medidor regista a densidade da crosta continental.

Seleciona a opção que completa corretamente a seguinte afirmação: “A densidade da crosta oceânica é…” (A) mais elevada do que a da crosta continental. (B) mais reduzida do que a da crosta continental. (C) igual à da crosta continental.

Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro

3


4. Abre a aplicação Google Earth®.

4.1. Localiza a zona de expansão do oceano Atlântico mais perto de Portugal continental. Determina a latitude e a longitude de um lugar dessa zona de expansão do oceano Atlântico. 4.2. A cadeia montanhosa submersa que se situa na zona mediana do oceano Atlântico e que resulta do movimento das placas tectónicas denomina-se… (A) rifte. (B) planície oceânica. (C) plataforma continental. (D) dorsal oceânica. (Seleciona a opção correta.) 4.3. Identifica outras zonas no globo de expansão dos oceanos. Determina a latitude e a longitude de um lugar nessas zonas.

2.ª tarefa: A destruição da placa oceânica.

Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro

4


1. Observa as figuras 8, 9 e 10, que representam a destruição da placa oceânica resultante da colisão dessa crosta com crosta continental, durante um intervalo de tempo de 50 milhões de anos. A seta verde assinala a direção das forças que atuam sobre a crosta.

8. Pormenor do interior e da superfície da Terra no início da colisão de crosta oceânica velha com crosta continental.

9. Pormenor do interior e da superfície da Terra decorridos 10 milhões de anos da colisão de crosta oceânica velha com crosta continental.

10. Pormenor do interior e da superfície da Terra decorridos 50 milhões de anos da colisão de crosta oceânica velha com crosta continental.

1.1. Ordena os processos que conduzem à destruição da placa oceânica a partir das afirmações seguintes. A. Quando a crosta oceânica antiga atingiu uma determinada profundidade, o material que a constitui entrou em fusão. B. A crosta oceânica antiga mergulhou por baixo da crosta continental. C. O material que resultou da fusão da placa oceânica antiga ascendeu até à superfície, originando atividade vulcânica.

2. Observa a seguinte figura, que representa os limites das placas tectónicas na superfície terrestre.

Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro

5


A zona assinalada por A corresponde a uma área de colisão de placas onde ocorre a destruição de placa oceânica.

2.1. Identifica as placas tectónicas representadas na zona assinalada por A. 2.2. Nas placas tectónicas associadas à zona assinalada por A existe um… (A) limite convergente. (B) limite divergente. (C) limite transformante. (Seleciona a opção correta.) 2.3. Usando a aplicação Google Earth®, determina a latitude e a longitude de um lugar no limite entre as placas tectónicas anteriores.

3.ª tarefa: A manutenção do volume da Terra. A partir do que aprendeste através da realização dos exercícios das tarefas anteriores, explica por que razão o volume da Terra não aumenta, apesar da expansão dos oceanos.

Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro

6


Ficha técnica

Título

CreativeLab_Sci&Math _ Tectónica de placas _ Ciências Naturais _ 7.º ano

Autores

Bento Cavadas | Bruno Sousa | Nuno Ribeiro Google Earth®

Imagens Edições ASA

Publicação:

Aceite para publicação em 08 outubro 2018

Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro

7

CreativeLab_Sci&Math | Tectónica de placas _ Ciências Naturais _ 7.º  

Parte do recurso da Casa das Ciências "CreativeLab_Sci&Math | Tectónica de placas _ Ciências Naturais _ 7.º ", disponível para download em:...

CreativeLab_Sci&Math | Tectónica de placas _ Ciências Naturais _ 7.º  

Parte do recurso da Casa das Ciências "CreativeLab_Sci&Math | Tectónica de placas _ Ciências Naturais _ 7.º ", disponível para download em:...

Advertisement