Vulcanismo no Havai Ficha de Trabalho A Turma: 7.º____ Nomes dos alunos
Números
Introdução Um vulcão pode ser caracterizado por uma abertura na crusta terrestre através da qual a lava, os gases e outros materiais são expelidos para a superfície da terra. No dia 3 de maio de 2018, o vulcão Kilauea, no Havai, entrou novamente em erupção. Nesta atividade irás explorar as causas, as características e as consequências da erupção do vulcão Kilauea.
Notícia “Erupção Kilauea, Havai: entrou em ação um dos maiores vulcões do mundo!”. 1. Lê, atentamente, a seguinte notícia.
ERUPÇÃO KILAUEA, HAVAI: ENTROU EM AÇÃO UM DOS MAIORES VULCÕES DO MUNDO! A “Big Island” como é conhecida, ou Ilha Grande em português, no arquipélago do Havai (EUA), é uma área de potencial atividade sísmica devido à sua localização geográfica. De facto, mesmo antes da erupção, esta ilha teve intensa atividade sísmica, pelo que os responsáveis já tinham avisado para a possibilidade de erupção do vulcão Kilauea. No dia 2 de maio, antes da erupção do vulcão, registou-se neste local um sismo de magnitude 5,5 na escala de Richter que abalou o distrito de Hualien. Este sismo foi o maior que ocorreu no Havai desde 1975 e gerou pequenas ondas de tsunami em torno da “Big Island”. A Proteção Civil do Estado do Havai informou também que as flutuações do mar variaram entre 20,32 centímetros e 40,64 centímetros em Kapoho. Felizmente, não houve registo de vítimas mortais nem prejuízos materiais, segundo a indicação dos serviços meteorológicos. Neste sentido, quando se dá a erupção do vulcão no dia 3 de maio, as autoridades locais decidiram emitir
ordens de evacuação das áreas urbanas como forma de dar resposta a este fenómeno natural. Mais de 10 mil habitantes foram obrigados a sair de casa! De acordo com os responsáveis máximos, a ordem dada a todos os residentes da subdivisão de Leilani foi abandonar imediatamente as suas casas. Esta ordem estava anteriormente limitada a uma parte do bairro, mas a priorização das autoridades locais passou, obviamente, por salvar vidas e prevenir possíveis catástrofes. Seis fissuras no solo, cada uma com várias centenas de metros de comprimento, foram confirmadas na subdivisão de Puna durante o primeiro dia. Enormes quantidades de lava são expelidas destas fissuras, bem como gases vulcânicos. A extensão dos danos provocados ainda não é conhecida, mas as autoridades locais apontam para que pelo menos duas infraestruturas tenham sido significativamente destruídas.
Ciências Naturais, 7.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro
1