CREATIVELAB_SCI&MATH - A Amazónia em perigo - Ciências Naturais - 8.º ANO

Page 1

A Amazónia em perigo | Ciências Naturais | 8.º ano

Bento Cavadas Bruno Sousa Nuno Ribeiro

Ciências Naturais | 8.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro 1


Índice 1.

Introdução......................................................................................................................... 3

2.

Enquadramento da atividade............................................................................................3

2.1.

Enquadramento curricular.............................................................................................3

2.2.

Enquadramento didático................................................................................................4

2.3.

Sugestões para a exploração da atividade....................................................................5

3.

Documentos complementares...........................................................................................5

4.

Propostas de solução........................................................................................................5

5.

Referências bibliográficas.................................................................................................6

6.

Ficha técnica..................................................................................................................... 6

Ciências Naturais | 8.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro 2


1. Introdução Este recurso, denominado “A Amazónia em perigo”, visa explorar as consequências das alterações dos ecossistemas, nomeadamente da floresta tropical da Amazónia, com origem em causas antrópicas. Os textos do recurso foram adaptados a partir do artigo “O fim da amazónia” (Wallace & Webb, 2007). O recurso foi elaborado com a preocupação de proporcionar oportunidades de articulação curricular com outras disciplinas, nomeadamente com a Geografia e com a Matemática. Esta temática enquadrase no currículo da disciplina de Ciências Naturais do 8.º ano de escolaridade e insere-se no tema “Educação Ambiental” da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Neste contexto, a atividade disponibiliza ao professor duas fichas de trabalho para os alunos, acompanhadas de questões de exploração. Apresentam-se, também, propostas de solução das questões apresentadas.  Ficha de trabalho A | A desflorestação da Amazónia  Ficha de trabalho B | As queimadas na Amazónia Os documentos das atividades são disponibilizados em formato Word ®, para que possam ser alterados e/ou adaptados à realidade de cada turma.

2. Enquadramento da atividade 2.1. Enquadramento curricular O recurso educativo disponibilizado permitirá desenvolver, nos alunos, as seguintes áreas de competências, definidas como objetivos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017):  Linguagens e textos (A).  Informação e comunicação (B).  Saber científico, técnico e tecnológico (I). As tarefas podem ser exploradas tendo em conta o seguinte enquadramento curricular: Conteúdos

Ciências Naturais, 8.º ano

Tema: Sustentabilidade na Terra

Aprendizagens Essenciais

Discutir causas e consequências da alteração dos ecossistemas, justificando a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas e do modo como a sua gestão pode contribuir para alcançar as metas de um desenvolvimento sustentável.

Discutir opções para a conservação dos ecossistemas e o seu contributo para as necessidades humanas, bem como a importância da ciência e da tecnologia na sua conservação.

Distinguir catástrofes de origem natural de catástrofe de origem antrópica, identificando as causas das principais catástrofes de origem antrópica e valorizando saberes de outras disciplinas (ex.: Geografia).

Explicar o modo como a poluição, a desflorestação, os incêndios e as invasões biológicas podem afetar os ecossistemas. (ME/DGE, 2018a, p. 10)

Ciências Naturais | 8.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro 3


As atividades apresentam oportunidades de integração curricular com outras disciplinas: Conteúdos

Aprendizagens essenciais

Comunicar e participar

Geografia, 8.º ano

Apresentar exemplos de soluções para a gestão pacífica e sustentável dos conflitos entre recursos naturais e a população.

Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização para minimizar os impactes ambientais, socioeconómicos e culturais da distribuição e evolução da população e do povoamento, a diferentes escalas.

Enunciar medidas para fomentar a cooperação entre povos e culturas, que coexistem no mesmo território.

Relatar medidas para melhorar a qualidade de vida e o bem--estar das populações urbanas, rurais e migrantes. Explicar a importância do diálogo e da cooperação internacional na preservação da diversidade cultural. (ME/DGE, 2018b, pp. 6-7)

Tema: População e Povoamento

Conteúdos

Aprendizagens essenciais

Resolução de problemas Tema: Álgebra

Matemática , 8.º ano

Resolver problemas utilizando equações e funções, em contextos matemáticos e não matemáticos, concebendo e aplicando estratégias para a sua resolução, incluindo a utilização de tecnologia, e avaliando a plausibilidade dos resultados. (ME/DGE, 2018c, p. 11)

Planeamento estatístico Tema: organização e tratamento de dados

Interpretar e produzir informação estatística e utilizá-la para resolver problemas e tomar decisões informadas e fundamentadas. (ME/DGE, 2018c, p. 13)

2.2. Enquadramento didático No documento das Aprendizagens Essenciais para Ciências Naturais, 8.º ano, é salientado que os alunos devem tomar “consciência do impacto da intervenção humana na Terra e da necessidade de adoção de comportamentos de cidadania ativa e justa, coerentes com um desenvolvimento sustentável” (ME/DGE, 2018a, p. 2). O impacto do ser humano no planeta é evidente em várias dimensões e as alterações climáticas revelam já efeitos no dia a dia de todos. Por essa razão, propõe-se a exploração, em sala de aula, de um recurso educativo destinado ao estudo de como o ser humano está a afetar a floresta da Amazónia. Nesse recurso educativo também é abordada a influência da desflorestação sobre as comunidades indígenas locais, de modo a possibilitar a exploração de algumas Aprendizagens Essenciais de Geografia do 8.º ano, no tema “População e povoamento”.

Ciências Naturais | 8.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro 4


2.3. Sugestões para a exploração da atividade Propõe-se a formação de grupos de 2 alunos. Materiais: Fichas de trabalho A e B, 1 por grupo. Duração: 50 minutos. 

Ficha de trabalho A | A desflorestação da Amazónia: 30 minutos

Ficha de trabalho B | As queimadas na Amazónia: 20 minutos

3. Propostas de solução Ficha de trabalho A | A desflorestação da Amazónia 1. 1.1. Opção B. 1.2. Opção D. 1.3. Opção C. 1.4. Opção D. 1.5. Opção C. 2. Área de Portugal continental em 2018: 89 102 km2. Fonte: PORDATA Área desflorestada na Amazónia em julho de 2019: 2254 km2. Até julho de 2019 foi desflorestada na Amazónia uma área equivalente a aproximadamente 2,5% do território continental português. 3. População indígena é o conjunto de habitantes que vivem num determinado local há muito tempo, e que vivem dos recursos naturais disponíveis, antes da chegada ou da colonização por outro povo. 4. A desflorestação origina a perda de biodiversidade e de recursos naturais dos quais as populações indígenas sobrevivem, o que pode causar conflitos e pobreza. Para além disso, as populações indígenas têm contraído doenças trazidas pelos trabalhadores e colonos, para as quais não tinham defesas.

Ficha de trabalho B | As queimadas na Amazónia 1. A desflorestação origina secas. As secas, ao diminuírem os níveis de humidade da floresta tropical, potenciam a origem de fogos de grandes dimensões. 2. 2.1. Opção D. 2.2. Opção D. 3. As queimadas, a curto prazo, aumentam a produtividade dos solos porque as cinzas aportam nutrientes. Contudo, a longo prazo, os solos ficam mais sujeitos à ação dos agentes erosivos, que removem progressivamente nutrientes solo da superfície terrestre levando à desertificação. 4. A resposta poderá apresentar duas das seguintes consequências: 

Diminuição da biodiversidade.

Ciências Naturais | 8.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro 5


Desaparecimento de zonas de cultivo.

Aumento da erosão.

Deslizamento de terras.

Aumento da escorrência superficial de águas.

Cheias.

4. Referências bibliográficas Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Retirado de http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_do s_alunos.pdf Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (2018a). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 8.º ano. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Ciências Naturais. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Retirado de http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/ciencias _naturais_3c_8a_ff.pdf Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (2018b). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 8.º ano. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Geografia. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Retirado de http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/8_geogr afia.pdf Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (2018c). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 8.º ano. 3.º Ciclo do Ensino Básico. Matemática. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Retirado de http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/matemat ica_3c_8a_ff_18julho_rev.pdf PORDATA (2019). Superfície. Consultado, 26 agosto 2019, em https://www.pordata.pt/Municipios/Superfície-57 Wallace, S., & Webb, A. (2007). “O fim da Amazónia.” National Geographic Portugal, 70, 2-31.

5. Ficha técnica Título

CreativeLab_Sci&Math _ A Amazónia em perigo _ C. Naturais _ 8.º ano

Autores

Bento Cavadas | Bruno Sousa | Nuno Ribeiro

Imagens Publicação:

cedidas por

Edições ASA

Aceite para publicação em

Ciências Naturais | 8.º ano | Bento Cavadas, Bruno Sousa e Nuno Ribeiro 6


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.