Page 1

Educação Ambiental

Compostagem doméstica

Barroso Martins V. (2006) Pilha de compostagem simples. Braga: ESD Maria II


Alguns factos: Segundo estimativas, entre 40 a 50 % do total dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produzidos diariamente são constituídos por Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB’s) como ervas, relva, folhas secas, ramos, cascas e restos de alimentos.


Alguns factos: 

Quem possui jardins procede à poda das

árvores e arbustos anualmente e tem de providenciar no sentido de ver-se livre dos ramos resultantes. 

São também aparadas a relva e as ervas do

jardim, algumas vezes durante o ano. 

Anualmente também são recolhidas as

folhas que caem das árvores, no Outono.


Alguns factos: 

Os restos dos alimentos, quer crus quer

cozinhados, são colocados diariamente no saco dos resíduos indiferenciados sendo misturados com resíduos de outra natureza e enviados diariamente para os aterros ou incineradoras.


Alguns factos: 

Esta política de acondicionamento dos

RUB’s não é sustentável a médio e longo prazo pois provoca o esgotamento precoce dos aterros sanitários além de não valorizar estes resíduos.


Como solucionar: Como resolver este problema, de forma sustentĂĄvel, ao nĂ­vel de casa ou da Escola?


Como solucionar : Construir uma pilha domĂŠstica de compostagem simples para decompor, de forma natural, os resĂ­duos biodegradĂĄveis.


Compostagem doméstica É um processo simples, económico e vantajoso para reciclar os Resíduos Urbanos Biodegradáveis. Pode instalar-se no jardim de casa ou da escola, debaixo de uma árvore.


Compostagem doméstica Começa-se por seleccionar um local adequado num recanto do jardim ou do quintal e debaixo de uma árvore, preferencialmente de folha caduca.


Compostagem doméstica Colocam-se os

A função dos elementos de

ramos de maior

base como os ramos e o tubo

espessura, de

oco ou tronco é estruturar a

forma circular, no

pilha e facilitar o máximo

local onde vamos

arejamento.

construir a pilha.


Compostagem domĂŠstica Adquire-se uma rede de malha larga, com 1m de altura e 4m de comprimento, e arma-se sobre os ramos jĂĄ colocados, prendendo-se nas pontas.


Compostagem domĂŠstica Coloca-se um tubo oco perfurado de cartĂŁo ou plĂĄstico ou mesmo um tronco de madeira no centro da pilha de compostagem.


Compostagem doméstica Adiciona-se uma camada de folhas secas sobre os ramos colocados no fundo. A espessura da camada de folhas pode ser variável. Deve regar-se com água cada camada após colocação na pilha.


Compostagem domĂŠstica Adiciona-se uma camada de aparas de relva e ervas verdes sobre a camada de folhas jĂĄ colocadas no fundo. A espessura da camada de ervas deve ser menor que a de folhas.


Compostagem domĂŠstica Adiciona-se nova camada de folhas secas sobre a camada de ervas verdes. A espessura da camada de folhas deve ser superior Ă das ervas verdes.


Compostagem doméstica Adiciona-se mais uma camada de ervas verdes sobre a camada de folhas secas. A adição de camadas de folhas secas e ervas verdes pode ser espaçada no tempo à medida que esses materiais ficarem disponíveis.


Compostagem doméstica Podem intercalar-se também alguns restos de alimentos, evitando os ricos em proteínas (queijo, ovos …) para evitar maus cheiros durante a decomposição e o assalto à pilha pelos roedores.


Compostagem doméstica Concluída a construção da pilha de compostagem simples podem retirar-se o tubo oco do centro e a rede circundante, que poderão ser utilizados para construir nova pilha noutro local.


Compostagem domĂŠstica Semanalmente deve regar-se, com ĂĄgua, a pilha de compostagem mas nĂŁo em excesso, de forma a manter sempre um elevado grau de humidade.


Compostagem doméstica Decorridos alguns meses, os resíduos urbanos biodegradáveis colocados na pilha sofreram decomposição pelas bactérias, protistas e fungos e transformaram-se num aglomerado negro.


Compostagem doméstica Os materiais negros designam-se “composto” e podem ser utilizados como adubo vegetal na plantação de novas espécies no jardim ou ser utilizado como corrector de solos, em campos de cultivo agrícola.


Compostagem doméstica A utilização desta técnica contribui para a participação de cada um na resolução dos problemas colocados com a produção de resíduos urbanos biodegradáveis e, por esta via, para uma maior sustentabilidade da vida do Homem neste planeta Terra.

(fim)

Compostagem  

Material da Casa das Ciências disponível para download em: http://www.casadasciencias.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=3...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you