Issuu on Google+

Educação Ambiental

Compostagem doméstica

Barroso Martins V. (2006) Pilha de compostagem simples. Braga: ESD Maria II


Alguns factos: Segundo estimativas, entre 40 a 50 % do total dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) produzidos diariamente são constituídos por Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB’s) como ervas, relva, folhas secas, ramos, cascas e restos de alimentos.


Alguns factos: 

Quem possui jardins procede à poda das

árvores e arbustos anualmente e tem de providenciar no sentido de ver-se livre dos ramos resultantes. 

São também aparadas a relva e as ervas do

jardim, algumas vezes durante o ano. 

Anualmente também são recolhidas as

folhas que caem das árvores, no Outono.


Alguns factos: 

Os restos dos alimentos, quer crus quer

cozinhados, são colocados diariamente no saco dos resíduos indiferenciados sendo misturados com resíduos de outra natureza e enviados diariamente para os aterros ou incineradoras.


Alguns factos: 

Esta política de acondicionamento dos

RUB’s não é sustentável a médio e longo prazo pois provoca o esgotamento precoce dos aterros sanitários além de não valorizar estes resíduos.


Como solucionar: Como resolver este problema, de forma sustentĂĄvel, ao nĂ­vel de casa ou da Escola?


Como solucionar : Construir uma pilha domĂŠstica de compostagem simples para decompor, de forma natural, os resĂ­duos biodegradĂĄveis.


Compostagem doméstica É um processo simples, económico e vantajoso para reciclar os Resíduos Urbanos Biodegradáveis. Pode instalar-se no jardim de casa ou da escola, debaixo de uma árvore.


Compostagem doméstica Começa-se por seleccionar um local adequado num recanto do jardim ou do quintal e debaixo de uma árvore, preferencialmente de folha caduca.


Compostagem doméstica Colocam-se os

A função dos elementos de

ramos de maior

base como os ramos e o tubo

espessura, de

oco ou tronco é estruturar a

forma circular, no

pilha e facilitar o máximo

local onde vamos

arejamento.

construir a pilha.


Compostagem domĂŠstica Adquire-se uma rede de malha larga, com 1m de altura e 4m de comprimento, e arma-se sobre os ramos jĂĄ colocados, prendendo-se nas pontas.


Compostagem domĂŠstica Coloca-se um tubo oco perfurado de cartĂŁo ou plĂĄstico ou mesmo um tronco de madeira no centro da pilha de compostagem.


Compostagem doméstica Adiciona-se uma camada de folhas secas sobre os ramos colocados no fundo. A espessura da camada de folhas pode ser variável. Deve regar-se com água cada camada após colocação na pilha.


Compostagem domĂŠstica Adiciona-se uma camada de aparas de relva e ervas verdes sobre a camada de folhas jĂĄ colocadas no fundo. A espessura da camada de ervas deve ser menor que a de folhas.


Compostagem domĂŠstica Adiciona-se nova camada de folhas secas sobre a camada de ervas verdes. A espessura da camada de folhas deve ser superior Ă  das ervas verdes.


Compostagem doméstica Adiciona-se mais uma camada de ervas verdes sobre a camada de folhas secas. A adição de camadas de folhas secas e ervas verdes pode ser espaçada no tempo à medida que esses materiais ficarem disponíveis.


Compostagem doméstica Podem intercalar-se também alguns restos de alimentos, evitando os ricos em proteínas (queijo, ovos …) para evitar maus cheiros durante a decomposição e o assalto à pilha pelos roedores.


Compostagem doméstica Concluída a construção da pilha de compostagem simples podem retirar-se o tubo oco do centro e a rede circundante, que poderão ser utilizados para construir nova pilha noutro local.


Compostagem domĂŠstica Semanalmente deve regar-se, com ĂĄgua, a pilha de compostagem mas nĂŁo em excesso, de forma a manter sempre um elevado grau de humidade.


Compostagem doméstica Decorridos alguns meses, os resíduos urbanos biodegradáveis colocados na pilha sofreram decomposição pelas bactérias, protistas e fungos e transformaram-se num aglomerado negro.


Compostagem doméstica Os materiais negros designam-se “composto” e podem ser utilizados como adubo vegetal na plantação de novas espécies no jardim ou ser utilizado como corrector de solos, em campos de cultivo agrícola.


Compostagem doméstica A utilização desta técnica contribui para a participação de cada um na resolução dos problemas colocados com a produção de resíduos urbanos biodegradáveis e, por esta via, para uma maior sustentabilidade da vida do Homem neste planeta Terra.

(fim)


Compostagem