A luz e a visão - Sessão 1

Page 1

A Luz e a Visão O que é a Luz? Como chega a luz do sol até nós? Como conseguimos ver o que nos rodeia? Afinal de que cor é?

Sessão 1


O que é a Luz?

A Luz e a Visão

A luz é energia que se espalha pelo espaço. É esta forma de energia que nos permite ver o que nos rodeia.

Sem luz, os nossos olhos nada conseguem ver.

Esta explicação é uma descrição simplificada de um fenómeno que vamos conhecer melhor em seguida.

Sessão 1


Como chega a luz do sol até nós?

A Luz e a Visão

A nossa principal fonte de luz é o Sol.

A luz que o sol produz propaga-se (“espalha-se”) pelo espaço vazio e chega ao nosso planeta cerca de 8 minutos e meio depois, iluminando os locais por onde passa. A luz propaga-se no espaço, ou seja, “espalha-se por todo o lado”, em todas as direcções e sempre em linha recta.

Há outras fontes de luz, como por exemplo as lâmpadas (da iluminação eléctrica), o fogo, uma trovoada ou até mesmo um pirilampo… Nestas fotos vemos uma imagem do sol e imagens onde é visível a propagação da luz em linha recta (clica nas imagens para as veres ampliadas)

Sessão 1


A Luz e a Visão

É a luz que se reflecte nos objectos (“choca” com os objectos e “volta para trás”) e que é depois captada (apanhada) pelos nossos olhos, que nos permite ver o que nos rodeia. Na ausência de luz não conseguimos ver o que nos rodeia. Os objectos tornam-se visíveis quando são iluminados por uma fonte de luz e reflectem uma parte dessa luz; a luz reflectida chega aos nossos olhos e assim conseguimos vê-los.

pr s o

Esta superfície da água funciona como um espelho. Tal como a porta do roupeiro, que é opaco (não deixa a luz entrar), reflecte a luz que nela incide.

r! ica at

V am

O aquário e a cortina da janela são transparentes: a luz atravessa-os e deixam ver o que está atrás deles.

veres o nascer do sol!

Clica na imagem, para

Como conseguimos ver o que nos rodeia?

Sessão 1


A Luz e a Visão

Afinal de que cor é? Olha à tua volta…

De que cor é a tua camisola? E a cadeira em que estás sentado? E a tua caneta, de que cor é? E o rato do computador com que estás a trabalhar? Tens a certeza de que a caneta tem sempre essa cor? À descoberta... se se iluminar com uma lanterna colorida, que cor têm os objectos? Consulta o guião da actividade experimental, seguindo esta ligação:

Actividade 1

O que concluíste com a actividade experimental? Vamos comparar resultados e conclusões...

Sessão 1

Clica aqui!


Conclusões

A Luz e a Visão

Como a luz que nos ilumina é normalmente a luz branca do sol, achamos que os objectos têm sempre a mesma cor mas, como verificaste com as experiências que fizeste, a cor do mesmo objecto muda, se ele for iluminado com luz de cores diferentes. Por exemplo: • um objecto que é branco quando é visto à luz do sol: - fica verde, se for iluminado com luz verde; - fica vermelho, se for iluminado com luz vermelha; - fica amarelo, se for iluminado com luz amarela; • e, um objecto que é azul quando é visto à luz do sol: - fica preto, se for iluminado com luz verde; - fica azul, se for iluminado com luz azul; - fica preto, se for iluminado com luz amarela;

A cor dos objectos depende da cor da luz com que eles estão a ser iluminados!

Sessão 1


Ver a propagação da luz em linha recta

Foto do sol

Fotos em que é visível a propagação dos raios de luz em linha recta


Ver a propagação da luz em linha recta

Fotos em que é visível a propagação dos raios de luz em linha recta


Materiais para o ensino de Física com suporte das TIC

Licença de utilização Os materiais divulgados no Portal Casa das Ciências foram desenvolvidos no âmbito da investigação de mestrado realizada pela autora e estão abrangidos por uma licença Common Creatives: "A Luz e a Visão" - Materiais para o ensino de Física com suporte das TIC by Ana Paula Paiva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal License.

Atribuição de créditos No desenvolvimento destes materiais pedagógicos foram utilizados alguns recursos desenvolvidos por outros autores, a quem se agradece. Estes recursos estão identificados, com atribuição de créditos no documento “Licença e Atribuição de créditos” que é parte integrante do conjunto de materiais publicados.

Aprovação dos materiais para publicação Aceite para publicação em 15 de Março de 2010.